ArgentinaMendozaMundo

Passeio Alta Montanha em Mendoza: Parque Aconcágua

Passeio Alta Montanha rumo a Cordilheira dos Andes: vem com a gente descobrir um dos lugares mais fascinantes de Mendoza!

Um dos tours mais buscados em Mendoza é o passeio Alta Montanha, que passa por diversas atrações como o Monte Aconcágua, até chegar ao Cristo de Los Andes, o ponto alto do programa durante o verão.

Trata-se de um passeio de um dia inteiro, com duração total de 12h (saindo às 7h30 e retornando às 19h30 ao hotel). O tour até Cristo de Los Andes é de 213 km e inclui paradas em dois restaurantes, sendo a primeira (ida) um café da manhã e a segunda (volta) um almoço (não inclusos no preço do pacote).

Passeio de alta montanha Mendoza
O passeio de alta montanha é feito pela Rota Internacional 07, que liga a Argentina ao Chile
Passeio de Alta Montanha Mendoza
No caminho encontramos paisagens deslumbrantes e muitos brasileiros vindos de Santiago para Mendoza e vice-versa

Passeio Alta Montanha – Mendoza

O trajeto é feito pela Rota Internacional 07 que liga a Argentina ao Chile. Assim, Mendoza fica aos pés da Cordilheira dos Andes e a 363 km de Santiago.

Vamos lá! Durante o caminho você vai poder apreciar paisagens deslumbrantes, como vinhedos, montanhas, formações rochosas, e muita neve se você for durante o inverno.

Outra curiosidade é que para quem viaja com mais tempo vale a pena dar uma esticadinha na viagem para fazer a rota Santiago-Mendoza, são cerca de 7 horas de estrada. Outra dica é viajar durante o dia, para aproveitar a paisagem durante o caminho.

A forma mais barata de ir de Santiago para Mendoza é de ônibus, mas também é possível ir de avião ou alugar um carro.

Passeio de Alta Montanha Mendoza
Os turistas alugam carros, vans de turismos e até motos (deve ser uma sensação indescritível pilotar uma moto na estrada entre a Cordilheira dos Andes)

Navegue por tópicos

O passeio Alta Montanha incluiu as seguintes paradas:

Represa Potrerillos

A construção da Represa Potrerillos teve início em 1999 através do consórcio Pescarmona Metallurgical Industries (IMPSA) e Cartellone, com o objetivo de controlar o fluxo de água e a produção de eletricidade. Está localizada no rio Mendoza a uma altitude de 1380 metros que se estende por uma área de 900 hectares.

Represa Potrerillos
A Represa Potrerillos encontra-se a uma altitude de 1380 metros, que se estende por uma área de 900 hectares

Rutas Sanmartinianas

As Rutas Sanmartinianas são caminhos para o Chile criados pelas tropas do general argentino San Martín (similares aos nossos desbravadores bandeirantes). Inclusive, foi através dessas rotas que as tropas Sanmartinianas invadiram o território chileno em 1817.

Durante o passeio paramos em Uspallata, uma vila que fica no caminho para o Cristo de Los Andes.

As seis rotas Sanmartinianas Del Cruce de los Andes são:

  1. Come-Caballos
  2. Guana
  3. Los Patos
  4. Uspallata
  5. El Portilho
  6. El Planchón
Rutas Sanmartinianas
Rutas Sanmartinianas são caminhos para o Chile criados pelas tropas do general argentino San Martín
Passeio de Alta Montanha Mendoza
Foi através destas rotas que as tropas Sanmartinianas invadiram o território chileno em 1817
Rutas Sanmartinianas
Impossível ir a Mendoza e não ouvir alguma referencia de San Martín, seja pelo nome de uma rua, praça, parque, cassino ou museu
Passeio de Alta Montanha Mendoza
Passamos por um trecho da rota Uspallata, que fica no caminho para o Cristo de los Andes

Povoado de Uspallata

Situado em Las Heras ainda nos domínios de Mendoza, o Povoado de Uspallata fica próximo da fronteira com o Chile na Rota Internacional 7. É muito utilizado como ponto de parada pelas agências de turismo e alpinistas. Inclusive, foi lá que paramos para tomar café da manhã e usar os banheiros.

+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!

Povoado de Uspallata
Povoado de Uspallata – Situado em Las Heras ainda nos domínios de Mendoza, está  próximo da fronteira com o Chile, na Rota Internacional 7
Passeio de Alta Montanha Mendoza
É muito utilizado como ponto de parada pelas agências de turismo e alpinistas.

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo Passeio Alta Montanha e explore a fascinante Cordilheira dos Andes!

Estação de Esqui Los Penitentes

Localizada cerca de 180 km (2h30) de Mendoza e de Santiago do Chile, a Estação de Esqui Los Penitentes está em meio aos Andes, onde as montanhas chegam a 3.000 metros de altura acima do nível do mar. O nome vem devido as formações rochosas lembrarem monges ajoelhados fazendo penitência.

A estação é moderna, conta com teleférico que leva os turistas até o topo da montanha, escola de esqui/snowboard, loja de equipamentos e acessórios. E tem mais, além de poder praticar o esporte de neve, você também poderá ficar hospedado em um dos quatro hotéis do resort: Hotel Ayelen, Edifício Portezuelo, Edifício Juncal e o Refugio Cruz de Caña, que contam com restaurantes, lojas e outros serviços.

Estação de esqui Los Penitentes
A estação de esqui Los Penitentes está em meio aos Andes, onde as montanhas chegam a 3.000 metros de altura acima do nível do mar
O que fazer em Mendoza
A estação é moderna, conta com teleférico que leva o turista até o topo da montanha, escola de esqui e snowboard, loja de equipamentos e acessórios

Quando ir?

Viajando para Mendoza entre os meses de junho a setembro (com pico de neve em julho e agosto), é possível curtir os centros de esqui, no entanto, vale lembrar que de ano para ano a quantidade de neve pode oscilar, ou seja, tem anos que tem mais e outros menos neve.

Já durante o verão, o teleférico fica aberto e leva o visitante ao topo dos Andes proporcionando uma bela vista da região.

  • Endereço: Rota Internacional 7, km 161, Los Penitentes.
  • Site oficial Los Penitentes
Estação de esqui Los Penitentes
Viajando para Mendoza entre os meses de junho a setembro (com pico de neve em julho e agosto), é possível curtir os centros de esqui

Los Penitentes Las Heras Mendoza
Los Penitentes | Imagem: Leandro Kibisz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Puente del Inca

A 180 km de Mendoza, seguindo pela Ruta 7, Puente del Inca é um pequeno vilarejo que abriga uma curiosa formação rochosa, uma ponte natural sobre o rio Las Cuevas. O rio é originado de uma fonte de água termal composta por sais de enxofre, cloreto de sódio, alcalinas, arsénico, bicarbonato e cálcio, com temperaturas que variam entre 33°C a 38°C.

A nossa guia nos explicou que em 1965 aconteceram alguns deslizamentos de terra destruindo o Hotel Puente del Inca, o incidente interrompeu a circulação de trens, porém poupou apenas uma capela colonial que permanece intacta até hoje. Desde estão, o hotel permanece abandonado e Puente del Inca passou a fazer parte da área protegida provincial.

+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!

Puente del Inca
Puente del Inca – Pequeno vilarejo que possui uma curiosa formação rochosa que forma uma ponte natural sobre o rio Las Cuevas
Passeio de Alta Montanha Mendoza
A Puente del Inca pertence a uma área protegida provincial

Puente del Inca
Capela colonial que permanece intacta até hoje em Puente del Inca

Parque Provincial do Aconcágua

O Parque Provincial abriga e preserva a montanha mais alta do Hemisfério Ocidental: o Aconcágua com 6.962 metros de altitude. O monte é muito procurado por alpinistas do mundo inteiro – durante a temporada de verão que vai de dezembro a março.

De acordo com os montanhistas, a face norte onde fica a “rota normal” não apresenta grandes dificuldades técnicas, no entanto, não é aconselhável enfrentá-la sem os mínimos conhecimentos de montanhismo, pois os efeitos da altitude são graves (a pressão atmosférica é de 40% do nível do mar existente) e as condições meteorológicas podem mudar drasticamente.

Há diversos outros pacotes de passeios para o parque Aconcágua, por exemplo, fazer trilhas.

Site oficial Aconcágua Mendoza

Parque Provincial do Aconcágua
O Parque Provincial do Aconcágua abriga e preserva a montanha mais alta do Hemisfério Ocidental: o Aconcágua, com 6.962 metros de altitude
Passeio de Alta Montanha Mendoza
Há diversos pacotes de passeios que entram no parque Aconcágua para trilhas

Aconcágua
O Aconcágua é muito procurado por alpinistas do mundo inteiro, durante a temporada de verão que vai de dezembro a março

Cristo Redentor de Los Andes

Após uma longa viagem finalmente chegamos até o Cristo Redentor de Los Andes que se encontra a 4.200 metros de altitude acima do nível do mar.

Não sabemos explicar com palavras o quão emocionante foi estar lá, considerando tudo que passamos: muitas horas de estrada, clima seco, fortes ventos e temperatura de -7º graus. Isso mesmo, no alto da Cordilheira a temperatura costuma ficar abaixo de zero grau.

Fizemos esse tour no mês de março, no finalzinho do verão argentino.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Cristo Redentor de los Andes
Após uma longa viagem finalmente chegamos até o Cristo Redentor de los Andes que se encontra a 4.200 metros de altitude acima do nível do mar
Passeio de Alta Montanha Mendoza
Foi emocionante fazer esse passeio
Cristo Redentor de los Andes
O Cristo Redentor está localizado entre a fronteira da Argentina e Chile e simboliza a união dos dois países
Tour de Alta Montanha Mendoza
Ainda no alto encontramos dois pequenos estabelecimentos um argentino e outro chileno, nos quais muitos turistas utilizam como abrigo para se protegerem do intenso frio

+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços na Amazon!

Shopee Viagem

Alta Montanha no Verão

O Cristo Redentor está localizado entre a fronteira da Argentina e Chile, e simboliza a união dos dois países que possuem bandeiras hasteadas lado a lado. Ainda no alto da montanha, encontramos dois estabelecimentos pequenos, um argentino e um chileno, nos quais muitos turistas utilizam como abrigo para se protegerem do intenso frio.

Ah! Outro ponto importante é que a subida até o Cristo acontece somente no verão e com condições meteorológicas favoráveis, pois os veículos autorizados sobem uma ribanceira na beira da encosta do monte. Portanto, em outras épocas o trajeto se torna ainda mais perigoso.

Mendoza pontos turísticos
Fizemos este tour no mês de março, no finalzinho do verão argentino
Tour de Alta Montanha
O clima seco, fortes ventos e temperatura de -7º graus
Cristo Redentor de los Andes
A subida até o Cristo acontece somente no verão e com condições meteorológicas favoráveis, pois, os veículos autorizados sobem uma ribanceira na beira da encosta da montanha
Passeio de Alta Montanha
Fora da época de verão o trajeto se torna ainda mais perigoso

Rota do centro de Mendoza até o Cristo de Los Andes

Informações Úteis

  • Para esse passeio levamos uma mochila equipada com garrafa de água, bolachas, protetor solar, protetor labial, nosso kit farmácia, chapéu/boné, óculos de sol, blusa de lã, jaqueta corta vento e sapatos confortáveis;
  • Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet;
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
  • Site oficial do governo de Mendoza;
  • Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Post atualizado em 20 de setembro de 2021.

Leia mais


E aí? Já esteve em Mendoza? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Passeio Alta Montanha, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

9 thoughts on “Passeio Alta Montanha em Mendoza: Parque Aconcágua

  • Aii a neve deve ser tão incivel.. deu até vontade de esquiar.. Mais um lugar para a lista de desejos!

    Resposta
    • Olá Wellington! Fizemos o passeio de alta montanha pela cordilheira com a Huentata. Eles foram bastante pontuais e também profissionais. Abraços

      Resposta
    • Documento de Viagem

      Olá Jackson Oliveira! Fizemos o passeio de alta montanha pela cordilheira com a Huentata Eles foram bastante pontuais e também profissionais. Pagamos $ 57,00 dólares (valor ref. março/2017). Abraços

      Resposta
  • Olá!
    Tenho uma dúvida: na parada das Rutas Sanmartinianas, quanto tempo vocês andaram? Vocês pararam no Parque Aconcágua? Se eu for em Maio e não tiver a subida até o Cristo Redentor de los Andes, o passeio passa pelo Parque mesmo assim?

    Obrigada.

    Resposta
    • Documento de Viagem

      Olá Tatiana, tudo bom? Vamos as suas perguntas:

      Rutas Sanmartinianas – O tour faz apenas uma parada rápida, onde o guia explica sobre a história do local;
      Parque Aconcágua – Não entramos no parque, somente paramos na beira da estrada (em frente ao parque) para ver o pico do Aconcágua;
      Cristo Redentor de los Andes – O passeio de Alta Montanha é oferecido o ano inteiro, a única exceção fica para a subida até o Cristo de los Andes (o monumento fica fechado, sendo aberto apenas no verão). Esse tour também é oferecido por praticamente todas as agências locais. No geral, os pontos turísticos visitados são praticamente os mesmos: a Represa de Potrerillos, Povoado de Uspallata, Rutas Sanmartinianas, Los Penitentes, Puente del Inca e o Parque Provincial do Aconcágua.

      Esperamos ter ajudado. Abraços!

      Resposta
      • Olá, ajudou sim!
        Muito obrigada! 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Documento de Viagem

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading