ChileMundoSantiago

3 vinícolas em Santiago do Chile: como é a visita

Conheça três vinícolas em Santiago do Chile: Concha y Toro, MontGras e Viu Manent, com degustação de vinho durante o tour.

O Chile é um dos maiores produtores de vinhos do mundo e como bons apreciadores da bebida, não poderíamos deixar de fazer esse passeio que atrai milhares de visitantes todos os anos, com produções que vão desde safras menos conhecidas a vinhos premiados internacionalmente.

Viña Peña
Viña Peña | Imagem: Richard Espinoza, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Navegue por tópicos

Vinícolas em Santiago do Chile

As melhores vinícolas em Santiago ficam, em sua maioria, nos arredores da cidade e funcionam com diferentes tipos de visita. Em geral, os tours são guiados e mostram os diferentes tipos de uva, as etapas da produção do vinho e com degustação incluída.

A melhor época para visitar as vinícolas do Chile é durante o verão (nós fomos em fevereiro), que é pouco antes da colheita, quando as parreiras estão verdinhas e cheias de uvas. Por isso, é recomendável fazer sua reserva com antecedência pela internet.

Concha y Toro
Concha y Toro

Como visitar as vinícolas chilenas?

Várias agências de turismo oferecem passeios às vinícolas, incluindo deslocamento e ingresso. Se você busca fazer uma viagem mais econômica e independente, poderá fazer o tour por conta própria, utilizando linhas de ônibus e metrô.

A vantagem de contratar uma agência de turismo ou ir de transporte público é que você não precisa se preocupar quanto a degustar os vinhos e dirigir. Visitando com seu veículo, o motorista deverá degustar apenas bebidas não alcoólicas!

Concha y Toro Santiago
A vinícola Concha y Toro está localizada no Valle del Maipo, cerca de 34 km (54 minutos) de Santiago

Cultivo da Uva

Durante o passeio aprendemos que as condições climáticas do país favorecem o cultivo da uva, pois o solo é fértil e o clima é adequado ao plantio.

Além disso, a Cordilheira dos Andes juntamente com o Oceano Pacífico, o Deserto do Atacama e a Patagônia Chilena formam barreiras naturais que protegem a plantação de diversos tipos de parasitas.

Continue lendo este post!

Cordilheira dos Andes
Santiago impressiona até mesmo do alto do avião de onde conseguimos ver a imponente Cordilheira dos Andes

Concha y Toro

Só para ter uma ideia, as montanhas dos Andes chegam até 6.962 metros de altura e a 8.000 km de comprimento, o cume mais alto fica na Argentina, o Aconcágua, localizado a 180 km do centro de Mendoza. E do outro lado temos o maior oceano do mundo, o Pacífico, que cobre quase um terço da superfície do planeta Terra.

Na região norte do Chile, está localizado o Deserto do Atacama com cerca de 1 000 km de extensão, considerado o deserto mais seco e mais alto do mundo. E, na região Sul, está localizada a Patagônia Chilena, cercada por montanhas cobertas com neve, além de lagos com tons azulados e geleiras.

Realmente, diante desse cenário, o acesso dos insetos até os vinhedos chilenos é bem complicado, concorda?

Concha y Toro
Na primavera e verão, as parreiras estão cheias de uvas

Concha y Toro

Fundada em 1883, a Concha y Toro está localizada no Valle del Maipo a cerca de 34 km de Santiago (54 minutos) e atualmente é uma das maiores produtoras de vinho do mundo.

A vinícola teve início com o plantio de uma grande variedade de uvas vindas da França, como Cabernet Sauvignon, Sauvignon blanc, Semillon, Merlot e Carmenère.

Os primeiros galões de vinhos foram vendidos no mercado chileno e a partir de 1933 começaram a ser exportados, inicialmente para o porto de Roterdã na Holanda.

Vinícolas em Santiago Chile
Adega

Casillero del Diablo

Um dos vinhos mais famosos da vinícola é o Casillero del Diablo, uma linha com mais de quatro décadas de história.

Diz a lenda que o fundador Don Melchor de Concha y Toro percebeu que os vinhos da sua adega estavam sumindo, então ele decidiu plantar a noticia que o culpado dos sumiços era o “diabo” que por ali vivia.

Pois bem, a lenda se espalhou entre os camponeses e os roubos cessaram, mas a história ficou e o Casillero del Diablo se tornou a marca mais conhecida e emblemática da vinícola.

+ Encontre seu hotel em Santiago e garanta os melhores preços no Booking!

Casillero del Diablo
Casillero del Diablo

Tipos de Tours

A vinícola oferece basicamente dois tipos de tour: Tradicional com degustação de três taças de vinho e o Marques Premium com degustação de 7 taças de vinho, sendo 4 taças acompanhadas de um sommelier que ensina a harmonizar os vinhos com uma seleção de queijos finos. Esse último foi o que nós escolhemos.

Viña Concha y Toro
Tour Marques de Casa Concha

Como é a visita?

O passeio começa pelos jardins e pelos vinhedos carregados com vários tipos de uvas – na primavera e verão, podendo provar algumas uvas. No inverno, as parreiras ficam completamente secas.

Logo depois, continua pelas adegas de vinhos e pela sala Casillero del Diablo. Nesse momento, o guia conta a história por trás deste famoso rótulo. O tour termina com a degustação de três taças da bebida – o visitante leva uma taça de presente.

Fomos à vinícola Concha y Toro com a agência TourGo e fomos muito bem atendidos. A agência TourGo possui atendimento em português e os leitores do Documento de Viagem recebem um desconto especial!

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre a Concha y Toro e conheça uma das vinícolas mais antigas do Chile!

Informações Úteis

  • Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem somente escadas;
  • Idiomas: espanhol, inglês e português;
  • Há também uma loja onde você pode comprar vinhos e outros acessórios;
  • Estação de metrô: Las Mercedes / catraca saída sentido “Concha y Toro Poniente” / pegar táxi, transfer ou ônibus;
  • Endereço: Pirque, Región Metropolitana, Av. Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Región Metropolitana, Chile;
  • Reservar com antecedência;
  • Site oficial: Concha y Toro

MontGras

Inaugurada em 1993 na região do Valle de Colchagua, cerca de 195 km de Santiago, a MontGras é considerada uma das vinícolas mais importantes do Chile, com presença nas principais regiões do país (Colchagua, Maipo e Leyda), além de participação elevada nos mercados internacionais.

Vinícola MontGras - Valle de Colchagua
Vinícola MontGras – Valle de Colchagua

MontGras

Além de produzir bons vinhos, a vinícola preocupa-se com a questão da sustentabilidade, executando as melhores práticas nos campos e nas linhas de produção.

Desde 2011, a MontGras é certificada com o Código Sustentável das Viñas do Chile que visa incorporar práticas sustentáveis no negócio do vinho, bem como o uso consciente da água, energia e combustível.

Valle de Colchagua Santiago
Instalações de produção

Como é a visita?

A MontGras possui um porte menor, se comparada com a Concha y Toro e, talvez por isso, foi a que mais gostamos, pois o passeio é mais exclusivo – estávamos em um grupo de apenas seis pessoas.

A visita guiada começa com a apresentação da vinícola, um casarão lindo e aconchegante, e segue com uma aula sobre o plantio, colheita, tipos de uvas e fabricação dos vinhos.

São diversos tipos de passeios pela vinícola, que vão desde o tour tradicional com degustação, tour com almoço e até tours para participar da colheita, oferecido apenas na época de la vendimia, quando os parreirais estão cheios de uvas prontas para serem colhidas.

Nós escolhemos o tour tradicional com degustação de três vinhos diferentes, incluindo premium e reserva, acompanhados com queijos e frios.

MontGras Santiago
Instalações de produção
MontGras Chile
A visita continua ao redor da adega para entender o processo de vinificação

Informações Úteis

  • Duração: 1 hora e 30 minutos;
  • Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem escadas;
  • Ingresso: CLP $18.000 por pessoa;
  • Idiomas: espanhol, inglês e português;
  • Há também uma loja onde você pode comprar vinhos e outros acessórios;
  • Endereço: Camino Isla de Yáquil s/n Palmilla, Colchagua, VI Región;
  • Reservar com antecedência;
  • Site oficial: MontGras
Vinícolas em Santiago do Chile
Degustação com três tipos de vinhos acompanhados com queijos e frios

MontGras Viñas
O guia explica o processo de vinificação e suas principais características

Viu Manent

Fundada em 1935 na região de Valle de Colchagua, cerca de 195 km de Santiago, a Viu Manent era apenas um comércio de embalagens de vinhos. Só em 1966 seus proprietários decidiram comprar a fazenda San Carlos de Cunaco na Colchagua e começaram a fabricar o próprio vinho.

Após muitos anos no mercado, a Viu Manent se consolidou como uma das maiores produtoras de vinhos no Chile e hoje exporta para mais de 30 países.

Vale dizer que a empresa tem a sustentabilidade entre seus valores, inclusive é detentora de vários selos de reconhecimento pela preservação do meio ambiente.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Viu Manent Valle de Colchagua Chile
Valle del Colchagua é uma das regiões vitivinícolas mais conhecidas do Chile
Viu Manent
A vinícola Viu Manent está localizada na região de Valle de Colchagua (195 km) de Santiago

Tour Carruagem

A Viu Manent também oferece diversos tipos de passeios, como passeio de carruagem, bicicleta, piquenique no campo, almoço, entre outros.

Nós escolhemos o Tour Carruagem que inclui visita guiada ao jardim de variedades, passeio de carruagem pelos vinhedos e visita às instalações de produção.

O passeio termina com degustação guiada de cinco vinhos das linhas: Gran Reserva, Secreto e Premium, acompanhados de porções de biscoitos salgados.

Há também uma loja onde você pode comprar vinhos e outros acessórios.

Viu Manent vinícola
Jardim de Variedades
Viu Manent Chile
Tour Carruagem

Informações Úteis

  • Duração: 1 hora e 15 minutos;
  • Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Preço por pessoa: CLP 18.000 adultos – CLP 10.000 crianças e idosos;
  • Idiomas: espanhol e inglês;
  • Endereço: Carretera del Vino Km 37, Cunaco. Valle de Colchagua, VI Región;
  • Como chegar: mapa da vinícola;
  • Reservar com antecedência;
  • Site oficial: Viu Manent.
Passeios vinícolas Chile
Para fazer seu tour é preciso agendar
Gran Reserva Viu Manent
Na língua indígena, “Colchágua” quer dizer “vale de pequenas lagoas”

Quer saber mais?

Se você chegou até aqui, que tal dar uma olhada nos maravilhosos passeios que tem no Chile? Uma das nossas principais dicas é contratar os passeios com antecedência para não correr o risco de perder nada do maravilhoso destino.

A nossa parceira TourGo tem os melhores passeios e atendimento personalizado aos brasileiros. E para melhorar ainda mais, economize 10% no seu pacote de passeios contratando a TourGo pelo nosso link.

TourGo Chile

Informações úteis

  • Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Se for dirigir, não beba;
  • Post Thumbnail: Imagem de Árpád Czapp por Pixabay;
  • Post atualizado em 07 de março de 2023.

Leia mais


E aí? Já esteve nas vinícolas chilenas? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre vinícolas chilenas, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Leia mais

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

One thought on “3 vinícolas em Santiago do Chile: como é a visita

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Documento de Viagem

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading