Vale dos Dinossauros

Vale dos Dinossauros: Dicas do Parque de Canela

Por Documento de Viagem | Atualizado em: 08 de dezembro de 2016.


Como já mencionado no post do Parque Florybal, o Vale dos Dinossauros é uma atração mais “cientifica” e voltada à história dos dinossauros, enquanto que o Florybal é mais voltado para a magia da natureza nos tempos da pré-história. Os parques ficam lado a lado e vale a pena conhecer os dois, pois são atrações totalmente diferentes e com propostas diferentes.

Inaugurado em julho de 2014, o Vale dos Dinossauros faz parte do Grupo Dreams, proprietários também do Dreamland Museu de Cera, Super Carros, Harley Motor Show e Hollywood Dream Cars.

Quando chegamos ao estacionamento, fomos recepcionados e transportados para dentro do parque a bordo de um micro-ônibus, com direito a trilha sonora do “Jurassic Park” que mexeu com nosso imaginário. A visita é livre e o passeio é feito a pé pelos caminhos que levam ao encontro dos “Dinos”. Durante nossa caminhada encontramos vários dinossauros, o que nos trouxe a sensação de estarmos vivendo na Pré-História, só que nos dias atuais. O Parque possui cerca de 30 espécies jurássicas que se movimentam e emitem sons característicos em uma área total de 35 mil metros.

Vale dos Dinossauros
Vale dos Dinossauros
Vale dos Dinossauros
Vale dos Dinossauros
Vale dos Dinossauros
Vale dos Dinossauros

O passeio é uma ótima maneira de conhecer um pouco sobre a história dos maiores animais que o planeta Terra já abrigou. Até hoje há discussões e pesquisas acerca de sua evolução, reprodução e extinção. As espécies estão identificadas por placas informativas contendo nome cientifico, origem e hábitos. O passeio é feito em ambiente a céu aberto, ideal para os dias não chuvosos.

Não é uma atração longa, ficamos cerca de 1h30, e achamos que foi mais que o suficiente para se conhecer bem o vale, tirar muitas selfies e até fazer amizade com alguns dos “Dinos”, rsrs.

Conheça algumas das espécies do parque:

Diplodocus cujo nome significa “dupla viga” era uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 154 a 152 milhões de anos, media cerca de 45 metros de comprimento, sendo que só seu pescoço possuía 15 vértebras enormes.

Diplodocus - Vale dos Dinossauros
Diplodocus – Vale dos Dinossauros

Espinossauro “lagarto espinhoso” foi um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiu, viveu há aproximadamente entre 112 a 97 milhões de anos atrás, media cerca de 17 metros de comprimento e pesava cerca de 7 toneladas.

Mamenchissauro “lagarto de Mamenchi” foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante a segunda metade do período Jurássico, tinha um dos maiores pescoços que media aproximadamente 15 metros de comprimento.

Mamenchissauro - Vale dos Dinossauros
Mamenchissauro – Vale dos Dinossauros

Parassaurolofo (“lagarto com cristas paralelas” ou “paralelo ao Saurolophus”) foi uma espécie de dinossauro herbívoro e semi-quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo. Media cerca de 10 metros de comprimento, 4,5 metros de altura em pé, 2 metros de altura e pesava em torno de 3 toneladas.

Paquicefalossauro significa “lagarto cabeça-dura” foi uma espécie herbívora e bípede que viveu durante o período Cretáceo, chegava a ter 4 metros de comprimento. Os primeiros restos de fósseis dessa espécie foram encontrados nos EUA e Canadá, em meados do século passado.

Pterossauros foram répteis voadores que viveram no mesmo período que os dinossauros, constituem uma ordem extinta da classe Reptilia, que corresponde aos répteis voadores do período Mesozóico. Foram os primeiros vertebrados a adotar o voo como forma de vida há aproximadamente 230 milhões de anos atrás.

Pterossauros - Vale dos Dinossauros
Pterossauros – Vale dos Dinossauros

Tiranossauro Rex significa ‘lagarto tirano rei’ ou ‘réptil tirano’, foi um dos maiores carnívoros que chegavam a medir 12,0 metros de comprimento e 5,0 metros de altura. Viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos, em toda a região que hoje é a América do Norte.

Tiranossauro Rex - Vale dos Dinossauros
Tiranossauro Rex – Vale dos Dinossauros
Tiranossauro Rex - Vale dos Dinossauros
Tiranossauro Rex – Vale dos Dinossauros
Tiranossauro Rex - Vale dos Dinossauros
Tiranossauro Rex – Vale dos Dinossauros
Tiranossauro Rex - Vale dos Dinossauros
Tiranossauro Rex – Vale dos Dinossauros

Tricerátopo “cabeça com três chifres” foi um tipo de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás, principalmente na região que é hoje a América do Norte.

Vale dos Dinossauros
Vale dos Dinossauros
Acessibilidade - Vale dos Dinossauros
Acessibilidade – Vale dos Dinossauros

Informações Úteis:

  • Há uma loja com souvenires relacionados ao período jurássico;
  • Lanchonete temática;
  • Acessibilidade: o parque possui acessos para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Ingresso ao Parque Vale dos Dinossauros é vendido unitário (50 reais cada) ou Combo (150 reais) que dá direito a ingressos para as atrações: Vale dos Dinossauros + Dreamland Museu de Cera + Super Carros + Harley Motor Show + Hollywood Dreams Cars;
  • Endereço: Rodovia RS 466 Estrada do Caracol, Nº 1600 em Canela no estado do RS (ao lado do Parque Florybal);
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente das 9h às 18h.
  • Site oficial http://www.valedinossauros.com.br/c/canela/
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
TripAdvisor-3
SITE PARCEIRO

Veja Também

Assista nosso vídeo:


Já esteve no Vale dos Dinossauros em Canela/RS? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

documento-de-viagem-vale-dos-dinossauros-canela-pinterest

Voltar ao topo da página


LEIA MAIS


Organize sua viagem para Canela/RS

Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo Blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog.

Anúncios

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta