Gramado - Rio Grande do Sul

Dicas de viagem e programação em Gramado

Programação em Gramado |  Por Documento de Viagem | Atualizado em: 21 de dezembro de 2016.


Quando decidimos conhecer Gramado em nossas férias, tínhamos em mente encontrar comidinhas gostosas, uma cidade com construções típicas e um povo acolhedor. Encontramos tudo isto e para nossa grata surpresa muito mais!! Não fazíamos ideia da estrutura que a região tem para receber os turistas, da quantidade de atrações (em sua maioria com acessibilidade) e como a cidade fica ainda mais encantadora na época de Natal.

Ao chegarmos lá, encontramos paisagens e arquiteturas lindíssimas. A herança deixada pelos imigrantes alemães e italianos é nítida em cada canto de Gramado, desde o típico sotaque até  no chimarrão que os locais levam a tiracolo para todos os lugares que vão.

Gramado é aquele tipo de destino que agrada a todos, oferece ótimas opções de passeios, como parques temáticos, exposições, lojas e restaurantes. Não é a toa que é o destino mais visitado do Rio Grande do Sul.

No centro da cidade você vai encontrar pontos de paradas obrigatórias como a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais onde acontece o festival de cinema (famoso pelo Kikito, que é a estatueta que os vencedores do festival recebem).

Veja as atrações e as dicas que preparamos sobre Gramado!

O Que Fazer| Onde Comer | Onde Ficar | (como circular, quando ir e o que vestir)

Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Gramado

O que fazer em Gramado

Outras Atrações

Praça das Etnias

Localizada no centro, a Praça das Etnias, é uma homenagem às três culturas responsáveis pela colonização de Gramado: italiana, alemã e portuguesa. Lá você vai encontrar artesanatos e a Casa do Colono, conhecida por vender comidas artesanais produzidas na região, tais como, pães, doces, geleias e muitas outras delícias. Na época de Natal a praça fica ainda mais bonita. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1848 – Centro, Gramado – RS

Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Praça das Etnias
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Praça das Etnias
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Praça das Etnias
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Praça das Etnias

Igreja Matriz São Pedro

No inicio era uma pequena capela de madeira, só em 1943 iniciou a construção em pedras, o que levou aproximadamente 8 anos para ficar concluída. Em seu jardim encontram-se as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus Cristo em tamanho real. Está localizada no centro de Gramado e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Igreja Matriz São Pedro
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Jardim da Igreja Matriz São Pedro
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Igreja Matriz São Pedro ao fundo
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Igreja Matriz São Pedro iluminada à noite

Palácio dos Festivais

Famoso por sediar o maior Festival de Cinema da America Latina, é visitado por turistas, artistas nacionais e internacionais. Logo na entrada, você vai encontrar uma estátua do Kikito (o Deus da Alegria), ele é conhecido também como “Troféu Kikito de Ouro”, dado como premio aos ganhadores do festival. O Festival de Cinema de Gramado acontece todos os anos, no mês de agosto, fora da época do festival o Palácio mantém em cartaz vários filmes. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697 – Centro de Gramado/RS

Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Palácio dos Festivais – Gramado
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Palácio dos Festivais Troféu Kikito de Ouro

Rua Torta

A rua Emílio Sorgets, mais conhecida como Rua Torta é uma ladeira íngreme, ficou conhecida por sua forma ziguezague, fica bem próximo a Praça das Etnias. Existe outra “Rua Torta” chamada Lombard Street, só que esta, fica na Califórnia, Estados Unidos.

Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Rua Torta
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Rua Torta

A Mina de Gramado

Exposição de mais de 150 pedras preciosas, tais como: ametista, quartzo e muitas outras, ao entrar na Mina de Gramado, você irá conhecer um pouco sobre a extração de pedras preciosas do Brasil e de outros Países. Além disso, o lugar tem um túnel com 80 metros de extensão, pequenos lagos e cascatas. Ao final, você poderá fazer algumas comprinhas na Loja da Mina, lá são vendidas jóias e peças para decoração feitas com as pedras preciosas. Endereço: RS 235, Km 31, s/n – Carazal, Gramado – RS

Algum Lugar

Parque temático que apresenta os principais monumentos do mundo em miniatura, entre eles, Torre Eiffel, Estátua da Liberdade, Muralha da China. Endereço: Av. das Hortênsias, 4635 – Carniel, Gramado – RS (Está localizado no piso inferior do Supercarros).

Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Centro de Gramado
Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Centro de Gramado

Onde Comer

A cidade oferece uma variada e farta gastronomia herdada pelos imigrantes italianos e alemães, há opções para todos os gostos e apetites, destacando as casas que servem o tradicional fondue, casas de café colonial, churrascarias típicas e até bistrôs moderninhos.

Casa di Paolo Comida típica da Serra Gaúcha. Optando pelo carro chefe da casa que é o rodízio, você será servido na mesa por uma sequencia de delicias (sopa de capeletti, salada, polenta e galetos e massas) que podem ser repetidas.  Conclusão: saímos de lá rolando…Há opções de pratos individuais para os mais moderados. Ambiente agradável e bem localizado. Endereço: Rua Garibaldi, 23 – Centro de Gramado

Programação em Gramado (Foto: Documento de Viagem)
Casa di Paolo

Belle du Valais  Refinado restaurante suíço em Gramado, possuí um cardápio especial onde a estrela principal é o fondue. Tem uma decoração clássica com ambiente a meia luz perfeita para um jantar romântico. Valor em torno de 150 reais por pessoa (foundue). Endereço: Av. das Hortênsias, 1432 – Centro, Gramado

Chalet de la Fondue Tradicional casa no estilo europeu que serve uma sequência de foundue, com opção sem lactose. Para os mais comedidos, também tem ótimas opções de pratos bem elaborados e servidos a “la carte”.  Endereço:  Av.. das Hortênsias, 1297 – Centro-Gramado

Cantina de Vícolos Cantina com características rústicas e jeitão familiar com bom custo/benefício. Tem em seu cardápio os tradicionais pratos italianos desde massas com molhos especiais, risotos e  pratos especiais com cordeiro. Endereço: Avenida das Hortênsias, 1377 – Centro-Gramado.

Las Leñas Restaurante e Parrilla Uruguaya  Tem como carro chefe os cortes de carnes, demonstrando um pouco do jeito uruguaio de fazer churrasco que chamam de parrillada. Destacamos o prato entrecot da casa, um combo que vem com queijo provolone, ovo, fritas, arroz, salada, azeitona, ervilha e pimentão.  Endereço: Rua Bela Vista, 55, Centro- Gramado.

San Tao Restaurante especializado em comida japonesa com opções de sequência de sushis e sashimis especiais e também com sabores brasileiros. Há opção do rodizio especial com valor a 98 reais/adulto ou o tradicional (78-homem/68-mulher). Endereço: Rua Garibaldi, 63 – Centro – Gramado

TripAdvisor-3
SITE PARCEIRO

Onde Ficar

Hotel Ritta Höppner (5 estrelas) construído na década de 50 possui conforto e requinte, está situado a um quilômetro da Rua Coberta (um dos pontos turísticos de Gramado). O hotel oferece um chá da tarde para os hóspedes e brinquedoteca para as crianças com brinquedos e livros infantis. Oferece como diferencial chá da tarde incluso na diária além do café da manhã e alguns quartos com hidro e até piscina privativa.

Valle D’incanto Midscale Hotel (4 estrelas) o hotel oferece um belo café da manhã próximo a uma lareira, todos os quartos possuem varanda e tem decoração moderna de muito bom gosto. Fica um pouco mais distante do centro de Gramado, oque acaba trazendo um pouco mais de tranquilidade para quem quer ficar mais afastado.

Hotel Kehl Haus (3 estrelas)  encontra-se no meio das Colinas de Gramado, está a 70 m da Avenida das Hortênsias e a 2,2 km da Igreja de Pedra. Hotel aconchegante com quartos espaçosos. É considerado um ótimo custo/ beneficio em Gramado.

Pousada Bella TerraPousada com excelente custo/benefício pra quem quer ficar bem no centro de Gramado e fazer o passeio na cidade a pé. Prove estacionamento e wifi gratuito no valor da diária.

Como circular, quando ir e o que vestir em Gramado

documento-de-viagem-carro-2

Confira aqui dicas sobre transporte, temperatura e muito mais para você viajar melhor para Gramado!


Versão para impressão

documento-de-viagem-versao-para-impressao-2Para facilitar criamos um documento com o resumo de todos os itens citados em Gramado e Canela, clique aqui para imprimir a versão em PDF.

Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.

Assista nosso vídeo:


Já esteve em Gramado? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

documento-de-viagem-gramado-pinterest

Voltar ao topo da página


LEIA MAIS


Organize sua viagem para Gramado

Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo Blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog.
Anúncios

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

4 ideias sobre “Dicas de viagem e programação em Gramado”

Deixe uma resposta