Valle Nevado e Farellones no Chile

Se você tem o sonho de conhecer a neve ou reviver essa experiência, uma ótima opção é visitar os centros de esqui do Chile. A estações mais conhecidas estão próximas de Santiago, são elas: Valle Nevado, Farrellones, El Colorado e La Parva.

Viajando para o Chile entre os meses de junho a setembro (com pico de neve em julho e agosto), é possível curtir os centros de esqui, no entanto, vale lembrar que de ano para ano a quantidade de neve pode oscilar, ou seja, tem anos que tem mais e outros menos neve.

Mas se você não conseguiu agendar suas férias para a temporada de inverno, saiba que fora da alta temporada, algumas estações chilenas oferecem atividades para o verão como: teleférico, trekking, cavalgadas e passeios de bike.

Para chegar até os centros de esqui, você pode contratar os serviços de transporte como vans ou agência de turismo local, nós, por exemplo, optamos em fazer o passeio de um dia inteiro (Valle Nevado + Farellones), com uma empresa de turismo, saímos no início da manhã e retornamos no final da tarde, foi um passeio bem tranquilo. Já para quem deseja alugar um carro no inverno, saiba que não é recomendado, pois, as pistas no alto dos Andes ficam cobertas de neve, e podem ser perigosas para quem não está acostumado a dirigir em estradas nestas condições, além do mais, os centros de esquis ficam no alto das montanhas e o caminho é bastante sinuoso, com pistas repletas de curvas (se você tem pré-disposição a enjoar facilmente, evite fazer refeições pesadas antes de pegar a estrada).

Valle Nevado | Farellones | El Colorado | La Parva

Valle Nevado e Farellones
Estrada rumo ao Valle Nevado
Valle Nevado e Farellones
Estrada rumo ao Valle Nevado

Valle Nevado e Farellones
Estrada rumo ao Valle Nevado
Valle Nevado

Localizado cerca de 60km (1h30) de Santiago, o Valle Nevado é o maior centro de esqui da América do Sul, está localizado no meio dos Andes, onde as montanhas chegam até 3.670 metros de altura acima do nível do mar.

A estação é muito moderna e a mais “profissional” do Chile, já tendo sido sede de vários campeonatos importantes.

Conta com teleféricos que levam ao topo da montanha, escola de esqui e snowboard, loja de equipamentos e acessórios, rampa para facilitar a subida. Além de poder praticar os esportes de neve, você também poderá ficar hospedado em um dos três hotéis do resort que contam com restaurantes, lojas e outros entretenimentos.

Valle Nevado e Farellones
Escola de neve – Valle Nevado
Valle Nevado e Farellones
Escola de neve – Valle Nevado
Valle Nevado e Farellones
Escola de neve – Valle Nevado
Valle Nevado e Farellones
Valle Nevado
Chile Valle Nevado
Valle Nevado
Chile Valle Nevado
Restaurante no Valle Nevado
Chile Valle Nevado
Valle Nevado
Chile Valle Nevado
Valle Nevado
Chile Valle Nevado
Valle Nevado
Chile Valle Nevado
Valle Nevado
Chile Valle Nevado
Valle Nevado

Escola de esqui e snowboard

Para aprender e praticar esqui e/ou snowboard com instrutores treinados. Ao comprar seu ingresso, você pode optar pelo combo aula de esqui e/ou snowboard + equipamentos e acessórios. As aulas são voltadas para os adultos, crianças a partir de 04 anos e deficientes com esqui adaptado.

Aluguel de equipamentos e acessórios

Você tem a opção de alugar somente o esqui e/ou snowboard ou se preferir poderá alugar o kit completo que inclui os acessórios. Em nosso caso, optamos em alugar somente o esqui e o snowboard, pois, levamos roupas “pesadas” do Brasil.

Confira os tipos de equipamentos:

Esqui

  • Sport – para quem está começando a esquiar;
  • Prestige – para esquiadores mais experientes, com um nível de esqui mais avançado;
  • Heliski – para esquiadores que possuem alta experiência em pistas de neve virgem a mais de 4.500 metros de altura.

Snowboard

  • Pranchas para a prática de snowboard.

Acessórios

  • Calças, jaquetas, luvas e capacetes.

Raquetes de Neve

  • Próprias para fazer caminhadas pela neve da montanha.

Capacete

  • Câmera Digital Integrada no capacete

Atividades no verão

O Valle Nevado oferece também algumas atrações na baixa temporada, quando não há neve nas montanhas.

  • Teleférico – leva o visitante ao topo dos Andes, com vista para a bela região.
  • Passeio de cavalo – passeio pela montanha, sendo, necessário reservar com antecedência de no mínimo 48 horas.
  • Trekking – caminhada guiada pelos Andes, o passeio começa subindo uma montanha, e segue pelas trilhas. Recomendamos levar água, chapéu/boné, protetor solar, repelente, óculos escuros, roupas e sapatos confortáveis.
  • Passeio de teleférico + Almoço com grelhado típico “a lo pobre” e refrigerante, água ou taça de vinho nos restaurantes Bar Lounge ou La Fourchette.
  • Passeio de teleférico + Almoço clássico Hambúrguer com um refrigerante no Bar Lounge.
Onde Comer

Restaurantes

  • Mirador del Plomo Buffet de cozinha internacional com carnes grelhadas. Fica no Hotel Puerta Del Sol. Aberto diariamente. Café da manhã das 7h às 10h. Jantar das 18h30 às 23h
  • La Fourchette – comida francesa e mediterrânea, com cardápio de vinhos variados. Localizado no Hotel Valle Nevado. Aberto diariamente. Café da manhã das 7h às 10h. Almoço consulte os horários na recepção. Jantar das 19h às 23h.
  • Sur – cozinha internacional a la carte, está localizado no Hotel Tres Puntas. Aberto diariamente. Café da manhã das 7h às 10h. Jantar das 18h30 às 23h.
  • Don Giovanni – cozinha italiana serve massas e carnes, está ao lado do Bar Lounge. Aberto diariamente. Almoço das 12h30 às 15h. Jantar das 18h30 às 23h.
  • Bajo Zero – localizado dentro do centro de esqui Valle Nevado, possui terraços com uma visão espetacular da Cordilheira dos Andes. Aberto diariamente das 9h30 às 17h.
  • La Leñera – serve hambúrgueres, carnes grelhadas e uma variedade de bebidas. Aberto diariamente.

Bares e Pubs

  • Bar Lounge – serve drink junto à lareira. Está localizado no Hotel Valle Nevado. Aberto diariamente 10:00 a 23:00.
  • Bar Puerta del Sol – coquetéis nacionais e internacionais, além das mais variadas especialidades da comida japonesa. Fica dentro do Hotel Puerta Del Sol. Aberto diariamente 10:00 a 24:00.
  • Bar Tres Puntas – drink, karaokê e espaço para dança com música ao vivo e mesa de sinuca. Localizado no Hotel Tres Puntas. Aberto diariamente 19:00 a 02:00
  • Bar Valle Nevado – serve uma variedade de vinhos. Aberto diariamente. Aberto diariamente 15:00 a 23:00.
Hotéis 

Hotel Valle Nevado – oferece acesso direito às pistas. Os quartos possuem Wi-Fi e terraço com vista para a Cordilheira dos Andes. Conta ainda com o restaurante La Fouchette, sala de recreação infantil e fitness center.

Puerta del SolO diferencial deste hotel é que ele oferece alguns quartos conectados, ideal para famílias que viajam juntas. Está localizado a 50 metros das pistas de esqui, conta também com acesso direto a piscina aquecida, Kids Zone, sala de leitura, cyber café, Bar Puerta Del Sol e com o Restaurante Mirador del Plomo.

Tres Puntaslocalizado somente a 150 metros das pistas, abriga o Pub Tres Puntas e o Restaurante Sur.

Valle Nevado e Farellones
Valle Nevado
Apartamentos

Para quem deseja passar uma temporada mais longa na região dos Andes, tem a opção de alugar um apartamento.

Valle de Condores I e II são 63 apartamentos que oferecem espaços de 26 até 83 metros quadrados, e 01, 02, e 03 dormitórios possuem estacionamento, janelas isolantes frio/calor, calefação, cozinha equipada e vista para a Cordilheira dos Andes.

  • 1ª opção: studio – para 2 pessoas (quarto com cozinha agregada e banheiro)
  • 2ª opção: para até 3 pessoas (apartamento com 01 Quarto, 01 Banheiro, sala e cozinha americana)
  • 3ª opção: para até 5 pessoas (apartamento com 02 Quartos, 02 Banheiros, sala e cozinha americana)
  • 4ª opção: para até 6 pessoas (apartamento com 03 Quartos, 02 Banheiros, sala e cozinha americana)

Valle de la Luna possui 8 andares e 23 apartamentos, dispõe de sala de jogos, lavanderia, sala de estar com piscina interior.

  • 1ª opção: para 6 pessoas ( 02 Quartos / 02 Banheiros / sala e cozinha equipada)
  • 2ª opção: para 8 pessoas (03 Quartos / 03 Banheiros / sala e cozinha equipada)

Valle del Sol conta com apartamentos de 2 e 3 quartos, o diferencial está na piscina aquecida e o acesso direto as pistas de esqui da região.

  • 1ª opção: para 6 pessoas (02 Quartos / 02 Banheiros / sala e cozinha equipada)
  • 2ª opção: para 8 pessoas (03 Quartos / 03 Banheiros / sala e cozinha equipada)

Informações Úteis

  • Ingressos são vendidos na bilheteria.
  • Endereço: Valle Nevado – Avenida Vitacura 5250 of. 304, Vitacura, Región Metropolitana, Chile
  • Site oficial http://www.vallenevado.com/pt/
  • Clique aqui para ver o mapa das pistas

Parque de Farellones

O Parque de Farellones é ideal para quem deseja simplesmente brincar e fazer outras atividades na neve. Encontra-se a cerca de 40 minutos de Santiago e oferece atrações como, esqui, tirolesa, tubing (decida com boia). A proposta do Farellones é totalmente diferente do Valle Nevado, tendo atividades recreativas voltadas para toda a família.

A agência que contratamos parou em uma loja de equipamentos, para que pudéssemos alugar o “esquibunda” (prancha que desliza pela neve), com o brinquedo em mãos aproveitamos muito a neve de Farellones. Confira também nosso vídeo no final da matéria.

Portanto, não dá para dizer qual é a melhor opção: Valle Nevado? Ou, Farellones? Depende do que você pretende fazer: Esquiar? Apenas brincar na neve? Uma alternativa é fechar com uma agência de turismo os dois passeios, desta forma, você conseguirá aproveitar um pouco de cada um, que estão localizados 13,3km (20min) de distância um do outro.

Valle Nevado e Farellones
Parque de Farellones
Valle Nevado e Farellones
Parque de Farellones
Valle Nevado e Farellones
Farellones
Valle Nevado e Farellones
Parque de Farellones “esquibunda”
Valle Nevado e Farellones
Parque de Farellones “esquibunda”
Valle Nevado e Farellones
Parque de Farellones “esquibunda”
Atividades no inverno
  • Tubing boia para adultos e crianças (com mais de 5 anos) deslizarem pela neve. Altura mínima de 1,20 metros. Tempo aproximado de duração. 45 minutos.
  • Tirolesa possui o total de 180 metros, a tirolesa sobrevoa as montanhas. Permitido crianças a partir de 6 anos com altura mínima de 1,20.
  • Teleférico passeio com vista dos Andes.
  • Aulas de esqui e snowboard para aprender e praticar acompanhado de um instrutor treinado para todos os níveis, incluindo as crianças, está localizada no setor de Base e Summit.
  • Aluguel de equipamentos: são dois pontos de aluguel para alugar equipamento, estão localizados na Base (Domo) e sector Summit.
  • Trenó parecido com uma pequena bicicleta, porém, sem rodas e que desliza pela neve.
  • Bicicleta própria para neve
  • Raquetes próprias para caminhar pela neve
Valle Nevado e Farellones
Tubing – Parque de Farellones
Valle Nevado e Farellones
Tirolesa – Parque de Farellones
Atividades no verão
  • Bike passeio de bicicleta com três tipos de caminho: fácil (ideal para família), nível intermediário e nível expert, as trilhas possuem cerca de 1,5 km cada.
Trilhas da bike
Cururo: Verde, com curvas e pequenas subidas para iniciantes.
Foxes: Azul, com obstáculos e vermelha com mais de 1,5 metros, possui subidas e dificuldade média-alta.
Condors: Negra, com mais obstáculos, indicada apenas para especialistas.
  • Tubing Splash boia gigante que desliza sobre a água por cerca de 250 metros. Tempo aproximado de duração. 45 minutos. Crianças com mais de 5 anos, altura mínima de 1,20
  • Tirolesa com cerca de 180 metros que sobrevoa as montanhas. Tempo aproximado de duração. 30 minutos.
  • Teleférico com vista privilegiada dos Andes.
  • Acampamento para quem curte acampar poderá passar uma noite na montanha em Farellones, no entanto, é preciso fazer reserva. O programa inclui: trekking, fogueira, assado de carne e frango, atividades ao ar livre e de lazer e guias especializados.
Restaurantes
  • Restaurant Clodet uma das poucas opções Farellones. Oferecem basicamente lanches rápidos. Horário: 09:30 às 17:30.
  • Pub Restaurante El Montanes localizado em frente às pistas de esqui na área Farellones. Dá a opção de menu executivo entre 12:30 e 15:00 hrs , composto de entrada, prato principal, uma bebida, taça de vinho, sobremesa e café peolo preço de 10.000 pesos chilenos. Horário: 09:30 às 17:30.
  • Cafeteria Iglu localizado no setor Parques Farellones. Serve cheeseburgers, acompanhados de bebidas e cafés. Horário: 08:30 às 17:30.

Informações Úteis

El Colorado

El Colorado é um centro de esqui localizado aprox. 39km de Santiago, possui quatro pistas: Ladeira Oeste, Ladeira Sul Oeste, Ladeira Sul Este e Vale Olímpio e a Pista Farellones, sendo a maior com 3.460 metrôs de altura, além das pistas conta com uma ótima infraestrutura. Funciona no mesmo esquema do Valle Nevado, com pistas para a prática de esqui e snowboard.

Serviços

  • Aluguel de equipamento e acessórios para crianças e adultos como jaqueta, calça, capacete, óculos para neve e luvas.
  • Aulas de esqui e snowboard para aprender e praticar acompanhado de um instrutor treinado para todos os níveis, incluindo as crianças.

Restaurantes

  • El Refugio Restaurant está localizado no quarto andar do edifício El Parador.  Abre as 11:30.
  • Mirador Restaurante possui uma vista panorâmica do centro de esqui, serve kebabs, sanduíches e marisco durante os fins de semana. Endereço: Colorado, 2.920 metros. de altura, acesso utilizando Esqui de acesso ou usando o teleférico Cururo. Horário: 9:00 às 17:00 O acesso fica localizado no alto da pista de esqui.
  • Kilometro Lanzado Terraza KL Fast Food. Horário das 09:00 às 17:00
  • Olimpo localizado a 3.202 metros de altura possui uma vista panorâmica das estações de esqui de Santiago. Serve sanduíches, cremes, saladas, deliciosos pratos com frutos do mar e tapas para partilhar. Endereço: ao lado do teleférico La Copa. Horário: 9:00 às 17:00 de quinta a domingo. O acesso fica localizado no alto da pista de esqui.
  • Juan Valdez Café localizado em frente às pistas com vista al Cono (Cerro Colorado). Horario: 08:00 a 18:00
  • Ski Lunch El Panadon café da manhã das 8:30 às 10:30 e almoço das 11:30 até às 16:30

Informações Úteis

La Parva

Grande centro de esqui, localizado aprox. 01 hora de Santiago.  Está a 2.750 metros acima do nível do mar na Cordilheira dos Andes, abriga 12 pistas de esqui, escola para iniciantes, aluguel de equipamento e acessórios.

O seu diferencial é que ao lado do centro de esqui, existe um grande condomínio de casas e apartamentos que estão disponíveis para venda ou aluguel, além de serviços como supermercados, restaurantes, lojas e hotéis. Confira mais informações no site oficial http://www.propiedadeslaparva.cl/sitio/

Atividades de Verão

  • Acampamento com estacionamento, banheiros, churrasqueira e a cafeteria Mirador del Condor
  • Trekking caminhada com subida pela montanha e passeio de teleférico.
  • Bike passeio de bicicleta pelas pistas da montanha e passeio de teleférico.

Restaurantes

La Marmita de Pericles especialidade em fondues (queijo, carne, chocolate) e outros pratos como peixes, carnes e saladas. Aos domingos, servem o tradicional churrasco com salada, como menu de almoço. Está localizado na base da trilha Parva Chica. Endereço: Setor Parva Chica, com esqui e acesso de veículos (Sector “A” no mapa Pueblo). Diariamente: 13:00 – 16:00 / noite: 20:00 – 00:30 (reserva até às 20:00 horas).

Olímpico La Parva serve café da manhã e almoço, variedade de pizzas, italiana, mexicana, sanduíches, carnes brancas e vermelhas, tapas bar e vegetariano (só faltou ter feijoada com caipirinha! rss). Endereço: Setor Golondrina, esqui e acesso de veículos ( “B” Sector no mapa Pueblo). Horários: Seg – Qua: 9:00-23:00 / Qui – Sáb: 9:00 – 2:00 / Sun: 9:00 – 23:00

3100 Sandwicheria/Bar servem pizzas, empanadas, hambúrgueres, cachorro-quente, kebabs e sopas, além de bebidas, cerveja, vinho e snacks. Endereço: Setor de 3100, no topo da Alpha andarivel (# 2 em Trail Mapa) o acesso só de esqui. Horário: 9:00 AM. – 17:30

Mirador del Condor café e lanches, inclui chocolate quente, cappuccino, sopas e uma variedade de petiscos. Está localizado próximo ao teleférico The Eagles. Endereço: Com base andarivel Las Aguilas (# 1 em pistas mapa), acesso direto às pistas única. Horários: 9:00 AM. – 17:30

El Montañes serve pizzas, carnes, saladas, sobremesas, vinho e cerveja. Endereço: Setor Parva Chica, com esqui e do veículo acesso.

Pirka del Aguila especializado em peixes e sopa, serve cervejas, vinhos e pisco. Localizado no topo de La Parva. Horário: a partir das 13:00 às 16:30

Informações Úteis
Checklist para viagem

Confira nosso “checklist” de neve e aventura do que levar para sua viagem.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

Informações Adicionais
  • Clique para ver as câmeras (ao vivo) e as condições meteorológicas em Valle Nevado  e   El Colorado 
  • Post atualizado em 21 de fevereiro de 2017.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Veja também
Assista nosso vídeo


Já esteve nos Centros de Esqui no Chile? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Valle Nevado

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

9 comentários em “Valle Nevado e Farellones no Chile

  • 27 27UTC Maio 27UTC 2017 em 22:51
    Permalink

    Olá Marcelo e Paula, parabéns pelo post! Compartilhei-o no Facebook em um grupo sobre a América-Latina, Espanha e Portugal. Se quiserem participar do grupo fiquem a vontade. Abraços!

    Resposta
  • 3 03UTC junho 03UTC 2017 em 21:02
    Permalink

    Olá Marcelo e Paula,
    Irei com minha família e amigos para o Chile em Julho. Marcamos um passeio até uma Estação de Esqui, no dia 04. Estamos na dúvida entre o Valle Nevado e o El Colorado. Qual das duas é a melhor? É a nossa primeira vez no Chile.
    Abraços,
    Cristiane

    Resposta
    • 3 03UTC junho 03UTC 2017 em 22:55
      Permalink

      Olá Cristiane! Ambas as estações são tops, com estrutura total para quem quer esquiar ou mesmo a apreender a esquiar. O Valle Nevado é mais famoso e maior (tem mais pistas) o que é ótimo para os mais experientes …mas tem valores um pouco mais caros no aluguel de equipamentos e tickets. Uma boa opção se vcs forem iniciantes seria o passeio incluindo Farellones, que também te dá opção de poder fazer um tubing (escorregar de bóia) ou tirolesas. Algumas empresas incluem no pacote uma parada em um local para a pratica de “esqui-bunda” próximo a Farellones. Adoramos o Chile, é um dos nossos locais favoritos e temos certeza que vcs irão gostar. Muito obrigado por visitar o nosso blog! Desejamos uma excelente viagem a vcs! Abracos!

      Resposta
      • 7 07UTC junho 07UTC 2017 em 14:00
        Permalink

        Olá,
        Obrigada pela dica. É nossa primeira vez no Chile..estamos bem animados..Vamos tentar fazer um passeio entre Farellones e El Colorado. Indicam alguma empresa?
        Abraços

      • 8 08UTC junho 08UTC 2017 em 02:10
        Permalink

        Olá Cristiane,
        Indicamos a sousas tour, uma empresa especializada em atender os turistas brasileiros.
        Fizemos alguns passeios com eles e não tivemos nenhum problema. Veja o site no link abaixo.
        http://sousastour.com

        Espero ter ajudado! Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade em nos escrever. Abraços!

      • 8 08UTC junho 08UTC 2017 em 17:27
        Permalink

        Obrigada!

    • 19 19UTC agosto 19UTC 2017 em 02:00
      Permalink

      Obrigado pela visita e comentário!💙💙

      Resposta

Deixe uma resposta

Anúncios
Documento de Viagem
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: