Parque General San Martín

Parque General San Martín e Cerro de La Gloria em Mendoza

Por: Documento de Viagem | Atualizado em: 07 de abril de 2017.

Inaugurado em 1896, o Parque General San Martin, possui 400 hectares de área verde e 17km de trilhas em uma imensa área verde localizada no coração de Mendoza. O nome é uma homenagem ao General argentino San Martin (1778-1850), conhecido pelas campanhas revolucionárias que foram decisivas para a independência da Argentina, Chile e Peru.

Pela manhã pegamos um táxi em direção ao parque, ao chegarmos o taxista nos perguntou se queríamos ir direto para o Cerro de La Gloria ou ficarmos na entrada do parque. Como a nossa intenção era fotografar e filmar todo o lugar, decidimos desembarcar no portão de entrada principal. Pois bem, começamos nossa caminhada, passamos por belíssimas paisagens, porém, após alguns minutos andando, andando e andando, percebemos que o Cerro estava muuuuuuito longe (cerca de 3,7km da entrada principal), sendo assim, precisaríamos pegar outro táxi.

É impossível conhecer todo o parque a pé, então o ideal é contratar os serviços de uma agência de turismo, táxi com preço fechado (ida e volta), alugar um carro ou mesmo uma bike (disponível na entrada principal do parque) para se chegar ao parque e subir o Cerro de la Gloria.  Em nosso caso, foi uma sorte conseguirmos outro táxi vazio passando naquela hora dentro do parque, o taxista fechou um preço até o Cerro e depois o retorno até o nosso hotel.

A entrada é gratuita para o Parque General San Martín e para o Cerro de La Gloria, no entanto, para as demais atrações é necessário verificar junto aos funcionários do parque ou consultar uma agência de turismo local.

Veja o que ver dentro deste parque gigante.

• Os portões de entrada situados na entrada do parque são portões enormes de ferro em estilo europeu do início do século XX.
  • Cavalos de Marly localizados próximos aos portões são duas esculturas de cavalos uma de cada lado da avenida.
  • Fonte dos Continentes representa a América, Ásia, Europa e África.
  • O lago trata-se de um lago artificial que oferece ao visitante um belo lugar para descanso e práticas de esportes como “regata”.
  • Clube Mendoza de Regatas localizado na beira do lago. Site oficial http://www.regatasmendoza.com.ar/
  • O Roseiral cerca de 500 espécies de roseiras, plantadas em um lindo jardim em estilo francês.
  • Parque Aborígine abriga a flora da montanha, com destaque para uma enorme variedade de cactos.
  • Jardim Zoológico criado em 1939, possui 50 hectares com cerca de 68 espécies de mamíferos e 78 de aves.
  • Teatro Grego Frank Romero Day (anfiteatro) criado em 1940, serve de cenário para eventos do vinho “Fiesta Nacional de la Vendimia”. Tem capacidade para até 19.242 espectadores sentados.
  • Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) criada em 1939 é o maior centro de educação de Mendoza. Site oficial http://www.uncuyo.edu.ar/
  • Estadio Mundialista foi construído em 1978 quando a Argentina foi sede da Copa Mundial de Futebol.
  • Cerro Arco área de entretenimento para a prática de montanhismo, trekking, trilha sinalizada. Do alto da montanha acontecem atividades de paraquedismo, asa delta e mountain bike.
  • Reserva Divisadero Largo reserva geológica natural com registros fósseis de 240 milhões de anos. Conta com trilhas sinalizadas de 1h às 4h de duração e serviços de guias profissionais. Situada em Piedemonte de la Precordillera. Horários de visitação das 8h às 17h. Site oficial http://www.ciudaddemendoza.gov.ar/circuito-reserva-divisadero-largo
Os portões de entrada
Cavalos de Marly
Fonte dos Continentes
O lago
Clube Mendoza de Regatas

Cerro de La Gloria

Localizado no alto da montanha, possui vista privilegiada de Mendoza e dos Andes. Lá se encontra o monumento ao Exército de Los Andes, construído em homenagem à San Martín (citado no início do texto), simboliza a partida do Exército (cavalos erguidos) e a chegada (cavalos cansados). São seis de cada lado representando os seis passos feitos pelo Exército para atravessar a Cordilheira dos Andes, conhecido como: “Las Seis Rutas Sanmartinianas“:

1. Come-Caballos
  2. Guana
  3. Los Patos
  4. Uspallata
  5. El Portilho
  6. El Planchón
A cidade de Mendoza vista a partir do Cerro de La Gloria

Circuito turístico Papagallo/El Challao

Ao lado do parque General San Martín, está localizado o Circuito turístico Papagallo/El Challao uma vila turística que estende-se até o Cordón de Las Lajas. El Challao conta com hotéis, cinema, casas noturnas, restaurantes e atividades de campings, motocross, parapente, trekking, mountain bike. Lá também se encontra o Termas del Challao e o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

Informações Úteis

• Acessibilidade: O parque possui algumas áreas com acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais. Clique aqui para ler mais sobre o assunto no site oficial.
  • Horários: aberto 24 horas todos os dias da semana.
  • Endereço: Av. Emilio Civit e Boulogne Sur Mer.
  • Compre seus ingressos para passeios e excursões para Mendoza com nossa parceira Viator.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.