Casapueblo e o espetacular Pôr do Sol

Quando pensamos em visitar o Uruguai, o primeiro ponto turístico que surgiu em nossas cabeças foi a Casapueblo. Programamos-nos para conhecê-la tão logo chegamos a Punta Del Este. A Casapueblo é uma grande construção em pedra branca, que lembra muito o estilo das casas costeiras da ilha de Santorini (Grécia). Ela foi erguida sobre as encostas rochosas de Punta Ballena e demorou mais de 40 anos para ser concluída. Possui uma arquitetura particular onde cada pôr do sol é uma cerimônia única.

Casapueblo e o espetacular Pôr do Sol

Em 1958, o artista plástico Carlos Páez Vilaró decidiu construir uma casa de veraneio/atelier. Vilaró nasceu em Montevidéu, Uruguai em 1923, foi um artista autodidata que durante toda sua vida manteve um permanente contato com o mundo das artes, dedicou-se as pinturas até o último dia de sua vida. Faleceu na Casapueblo em 24 de fevereiro de 2014, deixando um valioso legado e grandes obras.

A melhor forma de chegar a Casapueblo é através de carro ou táxi (combinar preço fechado ida e volta). Está localizada aprox. 13 km do centro comercial de Punta del Este, possui fácil acesso pela Rambla Ruta 10 Juan Díaz de Solís. Não tem estacionamento, mas não se preocupe é possível encontrar uma vaga na rua do museu. Ou se preferir, perto dali fica a Estrada Panorâmica, trata-se de um dos principais pontos para ver o pôr do sol em Punta del Este, lá você vai encontrar mais vagas disponíveis.

O museu/atelier possui três andares, sendo:

  • Nível Inferior (1º andar): terraço com vista para o pôr do sol, salas com obras de Vilaró e de outros artistas.
  • Nível médio (2º andar): entrada, recepção, terraço com vista para o pôr do sol e salas com obras e livros de Vilaró e de outros artistas.
  • Nível superior (3º andar): sala de cinema que exibe um documentário sobre a casa e a vida de Vilaró, cafeteria e o principal terraço com vista para o pôr do sol.
Casapueblo
Quando pensamos em visitar o Uruguai, o primeiro ponto turístico que surgiu em nossas cabeças foi a Casapueblo
Casapueblo
A Casapueblo é uma grande construção em pedra branca, que lembra muito o estilo das casas costeiras da ilha de Santorini (Grécia)
Casapueblo
Ela foi erguida sobre as encostas rochosas de Punta Ballena
Casapueblo
Além do museu/atelier, a Casapueblo abriga o Club Hotel Casapueblo
Casapueblo
Possui uma arquitetura particular onde cada pôr do sol é uma cerimônia única
Casapueblo
Em 1958, o artista plástico Carlos Páez Vilaró decidiu construir uma casa de veraneio/atelier
Casapueblo
Vilaró foi um artista autodidata que durante toda sua vida manteve um permanente contato com o mundo das artes
Casapueblo
Vilaró deixou um valioso legado e grandes obras
Casapueblo está localizada aprox. 13 km do centro comercial de Punta del Este
A Casapueblo está localizada aprox. 13 km do centro comercial de Punta del Este
Pôr do Sol

Sem dúvida foi um dos mais belos entardeceres que já presenciamos em nossas vidas. Visitamos Punta del Este no início do mês de maio, o clima estava agradável e com o Sol brilhando todos os dias.

Por volta das 17h30 nos dirigimos para o principal terraço que fica no nível superior para apreciarmos o Pôr do Sol. Além do belíssimo espetáculo, todos os dias, juntamente com o início do entardecer acontece a “Cerimônia do Sol”, um poema escrito e recitado pelo próprio Vilaró. A gravação é sobre a importância do sol na vida de todos os seres da Terra.

Confira na integra o poema de Carlos Páez Vilaró

Recomendamos reservar sua visita ao entardecer em um dia de céu limpo. Conseguir um espaço com uma boa visão do Pôr do Sol é bem concorrido, mas vale muito a pena, além do que é emocionante demais ver o Pôr do Sol ao som do poema de Vilaró.

Nós a visitamos em 2 dias seguidos, o primeiro dia visitamos a casa e o segundo dia vimos o Pôr do Sol das encostas a esquerda da casa.

Para finalizar, segue mais uma dica, a famosa Casapueblo fica no caminho das Grutas de Punta Ballena cerca de 7 minutos de carro. (Vide nosso post com mais detalhes das Grutas de Punta Ballena ).

Casapueblo
Sem dúvida foi um dos mais belos entardeceres que já presenciamos em nossas vidas
Casapueblo
Visitamos Punta del Este no início do mês de maio, o clima estava agradável e com o Sol brilhando todos os dias
Casapueblo
Por volta das 17h30 nos dirigimos para o principal terraço que fica no nível superior para apreciarmos o Pôr do Sol
Casapueblo
Além do belíssimo espetáculo, todos os dias, juntamente com o início do entardecer acontece a “Cerimônia do Sol”, um poema escrito e recitado pelo próprio Vilaró
Casapueblo
Recomendamos reservar sua visita ao entardecer em um dia de céu limpo
Casapueblo
Conseguir um espaço com uma boa visão do Pôr do Sol é bem concorrido, mas vale muito a pena
Casapueblo
É emocionante demais ver o Pôr do Sol ao som do poema de Vilaró
Casapueblo
A Casapueblo fica no caminho das Grutas de Punta Ballena cerca de 7 minutos de carro
Informações Úteis
  • O ingresso custa R$ 30,00 ou U$ 8,00 (valor referente maio/2017). Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento.
  • A Casapueblo não possui boa acessibilidade. Prédio com escadas.
  • Além do museu/atelier, a Casapueblo abriga o Club Hotel Casapueblo, a vantagem de ficar hospedado é que você terá o privilégio de apreciar o Pôr do Sol durante toda sua estadia.
  • Do lado de fora da casa, há uma encosta a esquerda onde é possível ver o Pôr do Sol e também toda a extensão da Casapueblo por uma perspectiva diferente que irão propiciar ótimas fotos (não há necessidade de pagar).
  • Site oficial http://carlospaezvilaro.com.uy/nuevo/
  • Post atualizado em 21 de maio de 2017.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Veja Também
Assista nossos vídeos: Casapueblo e o Pôr do Sol



Já esteve na Casapueblo? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Casapueblo

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula Costa, formada em Pedagogia. O casal mora em São Paulo/Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 comentários em “Casapueblo e o espetacular Pôr do Sol

Deixe uma resposta

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: