Guia completo de Monte Verde, MG

Olá Viajantes, hoje vamos falar um pouco sobre um dos nossos destinos prediletos, a pitoresca Monte Verde. Inicialmente famosa por abrigar os casais que vão até lá curtir o friozinho romântico das montanhas e comer muito bem nos seus restaurantes, também vem sendo muito procurada pelos turistas em busca de contato com a natureza, através de suas inúmeras trilhas.

Guia completo de Monte Verde

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia-MG, estando localizada a 30 km de distância a partir de uma estrada asfaltada, mas cheia de curvas. No passado era bem mais “sofrido” chegar a MV, pois esta estrada era de terra batida.

Somente estar por lá, sentir o clima de “Monte” e provar da sua gastronomia já é uma delicia. Mas a cidade reserva muito mais, principalmente para os mais aventureiros. Listamos abaixo algumas opções de passeios.

O que fazer em Monte VerdeRestaurantes | Hotéis | Como circular | O que vestir | Quando Ir

Monte Verde
Estrada para Monte Verde
Monte Verde
Estrada para Monte Verde
Monte Verde
Portal de Monte Verde
Monte Verde
Portal de Monte Verde

Monte Verde
Portal de Monte Verde
O que fazer em Monte Verde
Outras Atrações
Bóia-Cross no Rio Jaguari

Somente é praticado de Dezembro a Março, quando a temperatura sobe nos termômetros. A descida acontece no rio Jaguari, o principal do município de Camanducaia que está localizado a 15 km de distância de Monte Verde. Todo o equipamento de segurança como capacete, colete salva-vidas, joelheira e cotoveleira são fornecidos, além da bóia. A descida dura cerca de 1 hora. Preço em torno de 95 reais por pessoa incluindo o translado.

  • Para contratar o passeio indicamos a Multisport Mantiqueira.
  • Endereço: Av. Monte Verde, 1095 (em frente ao Bradesco).
Passeios de Land Rover / Jipe com as operadoras locais

Na avenida principal, há vários quiosques de empresas turísticas que vendes os passeios que duram cerca de 3 horas e passam pelos principais atrativos turísticos. Algumas delas incluem trilhas e outras focam na visualização do pôr do sol a partir do aeroporto ou de outro ponto da cidade.

Monte Verde
Passeios de Land Rover
Monte Verde
Pôr do Sol em Monte Verde
Monte Verde
Pôr do Sol em Monte Verde
Monte Verde
Pôr do Sol em Monte Verde
Monte Verde
Pôr do Sol em Monte Verde
Passeios de Mountain Bike

Respirar um ar puro pedalando pela região é sensacional, mas exigirá certo esforço devido a sua geografia montanhosa. A região permite fazer diversas trilhas de bike aos mais experientes. Caso não leve sua bike, você poderá alugar uma com o Bernardo no fone (35)3438-2538.

Reserve já o seu hotel em Monte Verde e garanta os melhores preços!

Orquidário MV

Boa opção para os amantes das plantas. As orquídeas são o carro chefe da casa (há aproximadamente 1500 espécies diferentes), porém há também outras espécies como as curiosas plantas carnívoras (aproximadamente 150 espécies) e outras espécies exóticas de plantas. As estufas ficam abertas para visitação e também é possível comprar algumas plantas. Sazonalmente são ministrados cursos/palestras para grupos com o biólogo e proprietário José Mauricio Piliackas (veja informações para inscrição no site oficial).

  • Abre apenas as sextas das 10hs às 15hs,  sábados domingos e feriados das 10hs às 17hs.
  • Endereço: Avenida Sol Nascente, 1000 – Monte Verde – MG
Monte Verde
Orquidário
Monte Verde
Orquidário
Monte Verde
Orquidário
Monte Verde
Orquidário
Monte Verde
Flores em Monte Verde
Paulo das Trutas

Nosso passeio de Land Rover inclui uma passadinha no Paulo das Trutas, onde encontramos diversos viveiros com a criação dos peixinhos. O guia nos explicou um pouco sobre o processo de criação das trutas e nos mostrou as trutas em seus diferentes estágios.

  • No local há o restaurante que serve a truta como carro chefe em diferentes pratos. Há também um alambique no local. Não há necessidade de pagar entrada.
  • Endereço: Rua da Floresta, 810
Monte Verde
Paulo das Trutas
Monte Verde
Paulo das Trutas
Monte Verde
Paulo das Trutas
Monte Verde
Paulo das Trutas
Guia completo de Monte Verde
Comprinhas

As roupas  e acessórios para o frio e os produtos alimentícios locais são inegavelmente os principais atrativos para deixar o seu dinheirinho por lá.

Também há diversas lojas de comidinhas que são ótimos presentes. Dá pra enlouquecer com a variedade de queijos, geleias, chocolates e biscoitinhos.

Recomendamos uma passadinha no Shopping Center Celeiro, que fica bem no centrinho e tem diversas lojinhas a céu aberto onde se vende desde roupas e acessórios, artesanato local, comidinhas, vinhos, etc… Ao fundo há um pequeno parquinho com um observatório onde alguns esquilinhos podem aparecer.

  • Endereço: Avenida Monte Verde, 743
Monte Verde
Shopping Center Celeiro
Monte Verde
Shopping Center Celeiro
Monte Verde
Shopping Center Celeiro

Outro lugar que vale uma passadinha é o Atelier Monte Verde, para quem quiser comprar artesanato local. Em sua fachada há diversas plaquinhas com frases engraçadas que já vale a visita pela criatividade, além do que você pode encomendar uma com frase de sua própria autoria.

  • Endereço: Alameda Pinheiral, 27 (travessa da Av Monte Verde)

Listamos outros lugares para fazer comprinhas localizados na Av. Monte Verde:

  • Vila Alpina sabonetes artesanais
  • Vila Germânica
  • Vila Europa
Monte Verde
Vila Alpina sabonetes artesanais
Monte Verde
Vila Alpina
Monte Verde
Vila Germânica

Monte Verde
Vila Europa
Restaurantes e outras comidinhas

Não tem como pisar em Minas Gerais e não comer bem, e esta máxima permanece verdadeira em Monte Verde. Há inúmeros restaurantes disponíveis no entorno da Rua Monte Verde, bem como em alguns hotéis da região. Sendo um destino de frio, o prato tradicional servido por muitos restaurantes é o fondue e os calóricos e deliciosos pratos mineiros.

Vamos listar alguns dos nossos restaurantes preferidos, espero que gostem.

Mont Vert – A Casa do Fondue 

É indicada como uma das melhores senão o melhor lugar para se degustar um fondue. Também servem outros pratos além do seu carro chefe.

  • Endereço: Rua Rolinha, 71 – Centro, Monte Verde (a uma quadra da avenida principal)
Monte Verde
A Casa do Fondue
Monte Verde
A Casa do Fondue
Monte Verde
A Casa do Fondue
Monte Verde
A Casa do Fondue
Chopperia do Fritz 

Para os amantes das cervejas e da culinária alemã não pode deixar de fora uma visita ao Fritz (veja também nosso post sobre o Fritz). Gostamos bastante dos chopps artesanais e dos pratos servidos.

  • Endereço: Rua Rolinha, 40, Monte Verde (quase em frente da casa do Fondue)
Restaurante Marcius

Ele está localizado bem no centro da avenida principal e fica até meio escondido (tem que se descer uma rampa para chegar até ele).  Nos surpreendemos com a saborosa comida (provamos a truta cozida ao vinho com alcaparras) e recomendamos.

  • Servem pratos variados incluindo os típicos mineiros.
  • Endereço: Avenida Monte Verde 847, Monte Verde
Monte Verde
Restaurante Marcius
Monte Verde
Restaurante Marcius
Monte Verde
Restaurante Marcius
Casa da Lucia 

Serve o tradicional strudel (torta) de maçã que também pode ser acompanhado de um sorvete artesanal. Fique de olho na placa com o informativo do horário das fornadas e se programe para degustar a sua sobremesa lá.

  • Endereço: Rua Mantiqueira, 198, Monte Verde (esquina com a Av.Monte Verde)
Monte Verde
Casa da Lucia
Monte Verde
Strudel (torta) de maçã – Casa da Lucia
Portale di Napoli

Para variar um pouco da comida mineira, uma boa opção é conhecer esta cantina italiana e provar uma de suas massas  gostosas caseiras ou o carro chefe da casa que é o polpetone.

  • Endereço: Av. Monte Verde, 215, Monte Verde
Sabor Mineiro

Como o próprio nome diz, o forte da casa são as delicias da cozinha mineira. Tem um bom custo benefício talvez por ficar um pouco mais distante do centrinho.

  • Endereço: Av Sol Nascente, 1945, Monte Verde
Villa Amarela 

Servem pratos variados da culinária nacional, além dos pratos mineiros tradicionais. Tem um buffet de feijoada servido aos sábados. Tem um diferencial de ter um parquinho para os pequenos brincarem no fundo do restaurante.

  • Endereço: Avenida Da Fazenda 10, Monte Verde
Provence Cottage Bistrô 

Para uma refeição de ”chef” sugerimos visitar este Bistrô que também é uma pousada  com chalés para você se sentir em casa. Atentar que o atendimento é bastante privativo, pois atendem apenas 24 pessoas por jantar com necessidade de reserva. O menu de cada dia é fechado e conforme disponibilidade dos produtos da época.

  • Endereço: Rua Cedrus Libani, 380

Hotéis

Este item é uma dificuldade que podemos chamar de boa, há tantos hotéis e pousadas em Monte Verde (em torno 250) que fica até difícil escolher onde ficar.

Todos os hotéis que selecionamos tem o que consideramos básico e priorizamos nas nossas escolhas como café da manhã incluso, wi-fi, boa avaliação e bom custo benefício. Ia esquecendo….selecionamos também somente opções com lareira disponível.

5 estrelas
Pousada Carícia do Vento

Tem tudo que um casal deseja para passar excelentes dias em MV. Tem quartos grandes e decoração clean com vista para a montanha e hidromassagem. Também oferece serviços de spa e tem disponíveis chalés independentes a disposição.  Localizado a 600 metros do centro.

  • Endereço: Rua Parelha, 128, Monte Verde, CEP 37653000, Brasil
Roots – Resort

Requintado e bonito spa resort com muitas atividades para se fazer nele, como quadra poliesportiva, campo de futebol, quadra de tênis, piscina externa e ofurô. Há diversos tratamentos estéticos com terapias variadas para você se renovar.  Está localizado bem próximo do centro, a apenas 200 metros da igreja Batista na avenida principal.  Tem até heliponto nele para os mais vips (necessário avisar com antecedência).

  • Endereço: Rua da Rolinha, 198 Bairro Centro, Monte Verde, CEP 37653-000, Brasil
4 estrelas
Hotel Villa Greenberg

Está muito bem localizado a 400 metros do Shopping Celeiro. Tem o diferencial de possuir uma minicozinha equipada com micro-ondas para quem tem filhos pequenos.

  • Endereço:  Avenida Monte Verde , 2243, Monte Verde, CEP 37653-000, Brasil
Hotel Saint Michel

Todas as suítes possuem camas king size e as superiores tem banheira de hidromassagem.

Tem o diferencial de servir refeições em seus 2 renomados restaurantes (Mont Saint Michel e Saint Fondue) para aqueles dias em que não quiser sair do hotel.

  • Está localizado a 900 metros da igreja batista (Av. Monte Verde).
  • Endereço: Avenida Sol Nascente, 365, Monte Verde, CEP 37653-000, Brasil
3 estrelas e pousadas
Pousada Alpenblumen 

Ficamos hospedados nesta pousada na nossa última visita a Monte Verde e podemos afirmar que nos atendeu muito bem. Tem ótimo custo benefício para quem quer apenas um ponto de descanso em um local confortável, limpo e com um gostoso café da manhã. Tem o diferencial de ser uma pousada petfriendly. Fomos muito bem atendidos pelo casal Wanderlei e Jaci durante toda a nossa estadia.

  • Endereço: Av. Sol Nascente, 1324, Monte Verde
Monte Verde
Pousada Alpenblumen
Monte Verde
Pousada Alpenblumen
Pousada Spa Mirante da Colyna 

Foi a estadia na nossa primeira visita a Monte Verde e certamente deixou saudades.

Está localizado bem próximo do centro, a apenas 300 metros do Shopping Celeiro. Tem uma vista privilegiada para as montanhas (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo e Pico do Selado). Tem o diferencial de ter o Spa Samadhi nas suas dependências, um lugar perfeito para você relaxar com os tratamentos corporais.

  • Endereço: Rua do Selado, 187, Monte Verde, CEP 37653-000, Brasil
Monte Verde
Pousada Spa Mirante da Colyna
Monte Verde
Pousada Spa Mirante da Colyna

Monte Verde
Pousada Spa Mirante da Colyna
Como Circular

Se optar por ficar hospedado próximo a avenida principal (Av. Monte Verde), indicamos fazer a maioria dos passeios a pé. Exceto as trilhas mais distantes, quase tudo gira em torno da avenida principal e é possível de se fazer caminhando. Você queima as calorias dos chocolates e fondues e também ajuda o meio ambiente. Também vale lembrar que na alta temporada é bem difícil parar o carro no centro.

Monte Verde
Monte Verde

Monte Verde
Avenida Monte Verde
O que Vestir

Se você for visitar MV no inverno, vá preparado para o frio com meias de lã, luvas, gorros, cachecóis e roupas mais pesadas. Quando cai a noite os termômetros despencam muito rápido. Vale também levar um pijama quentinho para dormir. Mesmo no verão é sempre bom ter uma blusa leve a mão ao cair da noite.

Confira nosso “checklist” de verão, invernocriança e aventura do que levar para sua viagem.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

Quando Ir

É inegável dizer que o frio é o protagonista e os meses de inverno são os mais procurados pelos turistas. Mas isto não tira o brilho de se visitar MV em outros meses e estações. Apenas atente-se a previsão das chuvas que costumam ser mais corriqueiras no verão. Viajamos para Monte Verde pela primeira vez em 2006, depois em junho de 2011 e maio de 2017.

Veja nossa tabela de temperatura.

Monte Verde temperatura clima

Temporada de inverno (2017)

Veja a programação oficial da temporada de inverno 2017

Monte Verde
Monte Verde 06º graus no final do mês de junho
Monte Verde
Monte Verde -02º graus no final do mês de junho
Monte Verde
Monte Verde geada no final do mês de junho
Informações úteis
  • Na baixa temporada os restaurantes se revezam no funcionamento.
  • O dia de “folga” é na quarta-feira, na baixa temporada vai ser um dia com mais comércios fechados.
  • A voltagem em Monte Verde é de 110, porém, há hotéis que tem saída de 220 volts. Você encontrará o novo modelo de tomada de três pinos redondos, no entanto, alguns lugares ainda podem manter tomadas com plugues antigos. Na dúvida, o melhor é levar um adaptador, ou solicitar um adaptador na recepção do seu hotel.
  • Tomada no Brasil
  • A distância de Monte Verde a São Paulo é de 196 km.
  • Acessibilidade: a principal “Avenida Monte Verde” e algumas atrações contam com acesso para o deslocamento de portadores com necessidades especiais. Outras áreas possuem calçadas desniveladas que dificultam a mobilidade.
  • Clique aqui para ver o mapa da cidade.
  • Post atualizado em 17 de junho de 2017.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Versão para impressão

documento-de-viagem-versao-para-impressao-2Para facilitar criamos um documento com o resumo de todos os itens citados acima, clique aqui para imprimir a versão em PDF.


Assista nossos vídeos



Já esteve em Monte Verde? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Monte Verde

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

9 comentários em “Guia completo de Monte Verde, MG

Deixe uma resposta

Anúncios
Documento de Viagem
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: