Termas de Puritama no Deserto do Atacama

Termas no deserto? Sim, pode acreditar às Termas de Puritama são um verdadeiro Oasis em meio ao Deserto do Atacama, estão localizadas cerca de 30 km de San Pedro de Atacama, a uma altitude de 3.500 acima do nível do mar.

Para chegar as Termas de Puritama é preciso caminhar um pouquinho, já que estão “escondidas” na parte baixa entre duas montanhas e por uma vegetação típica do deserto. A agência de turismo parou o carro no estacionamento e depois seguimos a pé rumo às termas, a caminhada é de cerca de 500 metros feita em piso de terra.

São 08 poços abastecidos por águas que brotam do lençol freático a uma temperatura que varia entre 25ºC a 33,5ºC. Cada poço possui uma intensidade diferente. Como assim? Quanto mais próximo ele estiver da saída das águas termais, mais quente ele será. Geralmente as piscinas mais afastadas possuem pequenas cachoeiras, águas mornas e são mais vazias.

As Termas de Puritama possuem infraestrutura que inclui vestiários, banheiros, mesas e passarelas de madeira que ligam um poço a outro. Ah! E não se preocupe se não souber nadar, as piscinas não são fundas, a água fica entre a cintura e a altura do peito.

Por fim, entramos nas piscinas quentinhas e a sensação foi de relaxamento e alívio do cansaço e da secura do Deserto, sem falar que as águas de Puritama possuem propriedades medicinais e terapêuticas indicadas para quem sofre de reumatismo, artrite, estresse, etc etc etc…certamente vai voltar curado de lá!

As termas estão no caminho dos Gêiseres del Tatio e algumas operadoras turísticas fazem os 2 passeios conjugados. Também há operadoras que fazem o passeio das termas combinado com o trekking de Guatin (uma trilha pelo deserto e seus cactos que vamos falar mais a frente). Uma boa opção para se ganhar tempo!

Uma das piscinas é exclusiva para os turistas que estão hospedados no Explora Atacama (*****).

Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama
Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama
Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama
Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama
Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama
Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama no Deserto do Atacama
Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama
Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama
Atacama Termas de Puritama
Termas de Puritama
Informações Úteis
  • O que levar: Roupa de banho, toalha, protetor solar, labial, chinelo, boné e óculos de sol. A temperatura é quente durante o dia, no entanto, esfria quando o Sol se põe, portanto, traga também uma jaqueta e calça;
  • Leve lanche, caso não esteja incluso no preço do tour (verifique a disponibilidade com sua agência de turismo);
  • Vale lembrar que é sempre importante se hidratar, então, carregue sua garrafa de água;
  • Valor da entrada: CLP 15.000/R$ 74,00 (manhã) e CLP 9.000/R$ 44,00 (tarde) preço referente abril/2015. Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento;
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
  • Post atualizado em 09 de julho de 2017.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Rota de San Pedro de Atacama até as Termas de Puritama.

Veja Também

Já esteve nas Termas de Puritama? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Atacama Termas de Puritama

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

3 comentários em “Termas de Puritama no Deserto do Atacama

Deixe uma resposta

Anúncios
Documento de Viagem
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: