San Pedro de Atacama – Oasis no deserto

Olá viajantes! Hoje o post é sobre o Deserto do Atacama, em nossa opinião, um dos lugares mais fascinantes do mundo. Quando pensávamos em deserto, logo surgia em nossa mente um lugar no meio do nada e sem vida, mas ao colocarmos nossos pés no Atacama percebemos que é totalmente diferente do que imaginávamos. O deserto chileno abriga lagoas, montanhas com neve, termas com água natural, gêiseres, além de paisagens que mais parecem do planeta Marte.

Deserto do Atacama

O Atacama é um dos lugares mais secos do mundo, nunca recebeu chuvas significativas nos últimos 500 anos. Devido as correntes marítimas do Oceano Pacífico e por não conseguirem atravessar a Cordilheira dos Andes, as nuvens úmidas acabam descarregando seu conteúdo antes de chegarem ao deserto, por isso raramente chove na região.

É considerado também o deserto mais alto do mundo, possui planícies que podem chegar até 6.885 metros de altura acima do nível do mar. Devido a estas condições geográficas, tem clima quente durante o dia e frio ao anoitecer, as temperaturas podem variar de 0 °C a 40 °C. Por isso, é necessário levar roupas adequadas para o frio e se preparar para encarar o clima inóspito do deserto. Outro ponto a salientar são os efeitos da altitude ou o “Soroche” (como é chamado por lá). Leva alguns dias para se adaptar e algumas pessoas chegam a passam mal com os efeitos, como dor de cabeça, cansaço, enjoos e falta de ar.

O Atacama é lindo, mas suas condições geográficas o tornam um pouco bruto. Nada que um período de adaptação não resolva. No final temos certeza que o saldo será muito positivo e certamente terá valido a pena.

O que fazer| Onde Comer Onde Ficar | Quando ir

O que fazer em Atacama
Outras atrações
San Pedro de Atacama

É um povoado com pouco mais de 3.000 habitantes, a 2.400 metros de altitude e serve de base para hospedagem e dali sair para se fazer todos os passeios pela região. Tem como característica ruas de terra e construções de adobe (espécie de argila). Fica ao norte do Chile fazendo fronteira com a Bolívia e com a Argentina.

A Caracoles é a rua principal de San Pedro, nela e em suas ruas perpendiculares você vai encontrar os principais restaurantes, lojas de artesanato, bancos, mini-mercados e algumas agências de turismo que realizam excursões para os principais lugares do deserto.

Reserve já o seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Ao chegarmos a San Pedro decidimos já reservar os passeios, dessa forma é possível comparar e negociar um preço bom, principalmente se você fechar todos os tours com a mesma agência. No entanto, considerem reservar os tours com antecedência se você for viajar na alta temporada, ou se quiser fazer os tours com uma agência específica.

O Oasis no deserto

Há vários passeios oferecidos em San Pedro, às empresas de turismo costumam colocar placas na porta de suas lojas informando qual será sua programação para os próximos dias. A maioria das atrações é de meio período permitindo que sejam feitos até dois passeios por dia. Normalmente os tours começam às 7h e retornam às 14h, e os da tarde saem às 16h, retornando às 20h, durante este intervalo você ficará livre para almoçar ou fazer um lanche em San Pedro. Para os passeios que saem de madrugada ou tem duração de um dia inteiro, costuma ser oferecido café da manhã e/ou almoço. É interessante confirmar com a agência de turismo, o que está incluído.

A cidade tem outros atrativos turísticos como a Igreja de San Pedro de Atacama construída em 1774 pelos jesuítas espanhóis que colonizaram a região, o Museu de Arqueologia R. P. Gustavo de Paige que abriga cerâmicas e utensílios da cultura pré-colombiana e uma feira de artesanato local. Caminhando pelas ruas do povoado é possível avistar o imponente vulcão Licancabur no horizonte, localizado entre o Chile e a Bolívia, com 5.920 metros de altura. Dá para se vê-lo de vários pontos do Atacama sempre bonito e fotogênico.

San Pedro de Atacama
Rua Caracoles em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Rua Caracoles em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Rua Caracoles em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Vulcão Licancabur no horizonte em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Principal praça em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Principal praça em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama church
Igreja San Pedro de Atacama | Foto: By Fabolu (de.wikipedia uploaded by Fabolu) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/)], via Wikimedia Commons
Tour astronômico

O Deserto do Atacama é considerado um dos melhores lugares para observação das estrelas, devido a suas condições favoráveis, como a altitude, baixa umidade e pouca luminosidade local, ou seja, esse tour é imperdível!

A observação acontece durante a noite, no entanto, não são todas as agências que oferecem este passeio. As saídas não acontecem durante a lua cheia, sendo assim, o ideal é tentar realiza-lo o quanto antes quando chegar a San Pedro. Para isto, basta deixar o nome em uma lista de espera e escolher entre o tour guiado em espanhol ou em inglês.

O campo de observação é completamente escuro, na primeira parte do tour o astrônomo explica sobre as estrelas, as constelações, os planetas e os visitantes podem observar o céu a olho nu. Na segunda parte a explicação é sobre os telescópios, para qual ponto do céu ele está apontado e depois todos podem olhar através desses equipamentos para as estrelas e para os planetas.

Devido às baixas temperaturas durante a noite é servido um chocolate quente para aquecer os visitantes, então, prepare-se para ir bem agasalhado.

Informações úteis
  • O tour é feito todos os dias, exceto em noites de lua cheia ou de céu nublado.
  • O primeiro horário é das 20h às 22h30 (tem outros grupos mais tarde)
  • Leve agasalho pesado, luvas e cachecol para suportar o frio da noite;
  • Valor do passeio $20.000,00 pesos chilenos (R$ 99,00) preço referente abril/2016. Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento.
San Pedro de Atacama
Céu estrelado em Atacama
ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array)

É um grandioso projeto que busca informações sobre as nossas origens cósmicas. A estação está localizada a 50 km de San Pedro e suas enormes antenas em Chajnantor, a 5.000 metros acima do nível do mar.

Como já mencionado no Tour Astronômico, o Atacama é uma das regiões mais secas da Terra e foi nesse lugar que os astrônomos encontraram condições perfeitas para a observação.

Dirigindo pela Rota 27 é possível avistar o ALMA, a nossa guia explicou que se trata de um projeto internacional em conjunto com a Europa, Estados Unidos, Japão, Chile, Canadá, Taiwan e Coréia do Sul.

ALMA tem 66 antenas, sendo que 54 delas têm 12 metros de diâmetro. Cada uma está interligada através de sinais e juntas funcionam como um único telescópio gigante.

Além do desenvolvimento astronômico, o projeto trouxe alguns benefícios para o Chile, como a formação de profissionais especializados, o desenvolvimento de engenharia e software, melhoria na infraestrutura de telecomunicações e o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais e regionais.

Se você quiser visitar o projeto ALMA, basta acessar o site oficial e preencher o formulário de solicitação. A entrada acontece aos sábados e domingos de manhã, e você irá conhecer as instalações, o quarto de controle, os laboratórios. No entanto, por razões de segurança não é permitida a visita ao planalto Chajnantor, onde estão as enormes antenas, a uma altitude de 5.000 metros.

View of the Very Large Telescope
ALMA | Foto: By J.L. Dauvergne & G. Hüdepohl / ESO (http://www.eso.org/public/images/eso-paranal-51/) [CC BY 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0)], via Wikimedia Commons
The future ALMA array on Chajnantor
ALMA | Foto: By ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/L. Calçada (ESO) [CC BY 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0) or CC BY 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0)], via Wikimedia Commons
Atacama Pathfinder Experiment telescope
ALMA | Foto: By ESO/B. Tafreshi (http://www.eso.org/public/images/potw1216a/) [CC BY 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0)], via Wikimedia Commons

Aluguel de bicicleta

O passeio de bicicleta é uma das atividades que tem se tornado cada dia mais comum em San Pedro. Logo que chegamos à cidade, vimos muitos turistas de bike pelo povoado. As bicicletas são bem conservadas e contam com equipamentos de segurança (capacete, cotoveleira, cadeado). O preço do aluguel custa em torno de 5.000 pesos chilenos (R$ 24,00), podendo variar de acordo com a loja escolhida e o tempo de uso (meio período ou um dia inteiro).

Alugamos duas bikes em San Pedro e fomos conhecer a região. Cada visitante faz sua programação, se você tiver mais pique, poderá pedalar mais de 10, 20 km e chegar a lugares como Vale do Catarpe, Quebrada del Diablo, Aldea Tulor e Valle de La Muerte. A preguiça nos impediu de ir mais longe e somente pedalamos até Pukará de Quitor, antigas ruínas Incas do século XII, o trajeto tem 3 km do centro e dá para fazer tranquilamente de bicicleta e durante o caminho aproveitamos para conhecer o Museo Del Meteorito.

Pedalamos todo percurso sob uma estrada de terra batida, sempre em companhia de alguns cachorros da região, aliais o Chile como todo tem muitos cães abandonados. Achamos o passeio bem tranquilo, levamos uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar, óculos de sol e blusa de manga comprida para proteger do sol.

San Pedro de Atacama
Passeio de bicicleta em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Vulcão Licancabur visto a partir de San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Passeio de bicicleta em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Passeio de bicicleta em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Passeio de bicicleta em San Pedro de Atacama
Aluguel de Carro

Em nossa opinião, alugar um carro não é uma opção recomendável, deixe para fazer os passeios com as agências de San Pedro, que estão acostumadas com as estradas do Atacama. Para você ter uma ideia, muitos trechos não são sinalizados e o GPS não costuma funcionar bem.

Como Chegar

Primeiro é preciso desembarcar no Aeroporto Internacional de Santiago, depois embarcar em outro voo  com duração aprox. de duas horas até o Aeroporto de Calama (o mais próximo de San Pedro). De lá, são mais 100 km de carro pela Rota 23, através de uma estrada em bom estado de conservação e com direito a paisagens típicas do deserto, inclusive o nosso transfer parou na Cordillera de La Sal que fica no caminho entre as duas cidades.

Cordilheiras dos Andes: Santiago do Chile
Cordilheiras dos Andes
San Pedro de Atacama
Energia Eólica na Rota 23 entre Calama e San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Cordillera de La Sal na Rota 23 no caminho entre Calama e San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama
Cordillera de La Sal na Rota 23 no caminho entre Calama e San Pedro de Atacama
Qual moeda levar para o Atacama?

Em San Pedro existem várias casas de câmbio. Na verdade, são lojas de diversos segmentos que acabam realizando o câmbio de moeda de maneira informal. Se levar dólar ou real, poderá fazer o câmbio nessas lojas. Contudo, você estará sujeito cotação local, então, vale a pena pesquisar antes de trocar o dinheiro.

Cartões de crédito são bem aceitos em San Pedro, a desvantagem é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38%. Vale lembrar também que o valor do dólar será calculado no dia do fechamento da fatura e não referente ao dia da compra.

Restaurantes

Quando chegamos a San Pedro de Atacama, a primeira impressão que tivemos foi que a gastronomia não seria um dos pontos altos ali. Vimos um pequeno oásis de comercio com uma rua principal (Caracoles) e ruazinhas que cortam esta avenida, todas de terra e pequenas lojinhas de comercio, tudo bem rústico a primeira vista. Mais tarde, caminhando com mais calma pelas ruazinhas, notamos que relativamente há opções variadas de restaurantes (alguns até gourmets!). Foi uma ótima surpresa encontrar boa comida no meio do deserto!  Não podemos esquecer do sempre adorável vinho chileno e do pisco sour (ambos a um bom custo)  que acompanharam as nossas refeições e fez delas ainda melhores.

Muitos restaurantes oferecem o “Menu executivo do dia”, composto por uma entradinha, prato principal e sobremesa. É uma boa opção para economizar. Basta procurar as opções escritas nas lousas nas entradas dos restaurantes.

Listamos algumas opções de refeições. Esperamos que gostem.

San Pedro de Atacama
Almoçando em San Pedro de Atacama
La Pica Del Indio

Este restaurante de nome peculiar é uma boa opção para uma refeição bem servida a um bom custo. Como a maioria dos restaurantes no Atacama, tem uma decoração simples, mas fiel ao cenário do deserto. Servem pratos variados incluindo carnes, massas e pizzas.

Endereço: Tocopilla, 418 (Travessa da Caracoles), San Pedro de Atacama

Pizzeria El Charrua

Tem como carro chefe as pizzas servidas de maneira artesanal em uma tábua de madeira. Também servem massas e saladas. Ela é bem pequena e por consequência está sempre cheia  nos horários de pico principalmente a noite.

Endereço: Tocopilla 442, San Pedro de Atacama

La Estaka

Junto ao Adobe e o Blanco, é um dos restaurantes que consideramos mais “gourmets” no Atacama. Servem opções variadas de pratos sempre com um toque do tempero andino.

Endereço: Caracoles 259, San Pedro de Atacama

Adobe

Tem uma bonita decoração servindo pratos variados e bem apresentados . Manteve a rusticidade e informalidade nas suas mesas e bancos de madeira longos. Bom para os casais se sentarem lado a lado e se aquecerem nas noites frias no deserto.

Endereço: Caracoles 211, San Pedro de Atacama

Blanco

Como o seu próprio nome já diz, este restaurante tem o branco na maior parte da sua decoração, contrastando com os demais estabelecimentos que seguem a linha marrom do deserto. Está localizado bem no meio da Caracoles em uma esquina bem agitada pelo vai e vem de turistas. É uma ótima opção para um jantar mais chique em um ambiente romântico a meia luz. Servem receitas da culinária mundial com um toque dos sabores andinos.

Endereço: Caracoles 195B, San Pedro de Atacama

Las Delicias de Carmen

Boa opção para provar os sabores da culinária local. A noite dispõe de opção de um menu no jantar com entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho ou água por um preço único. Tem duas unidades.

Endereço: Calama,370B / Caracoles,259B , San Pedro de Atacama

La Casona

Em as parrillas (carnes grelhadas) como o seu carro chefe, sempre com acompanhamentos com toques do tempero local. O salão principal é bem amplo com uma bonita lareira central que aquece o ambiente.

Endereço: Caracoles 195A, San Pedro de Atacama

Ayllu

Além de uma agencia de turismo e hostel, esta empresa especializada em atender brasileiros também é proprietária de um restaurante.  Lá vc poderá provar a carne de lhama (que dizem ser uma carne saudável) acompanhada deum bom vinho ou das cervejas artesanais que dispõe em seu cardápio.

Endereço: Toconao, 479, San Pedro de Atacama

Tierra Todo Natural

O foco deste restaurante é servir comida saudável com sabor convidativo. Tem opção de pratos para vegetarianos e também servem o menu do dia (entrada + prato principal e sobremesa) por um preço mais camarada.

Endereço: Caracoles 271, San Pedro de Atacama

Onde Ficar
Hotéis

Boas opções de hotéis não faltam no meio do deserto. Em sua maioria são pequenas pousadas ou hostals, mas também há opções mais requintadas e exclusivas para viajantes mais exigentes.

Recomendamos escolher um hotel próximo a avenida principal (Caracoles) para ter mais facilidade na hora de retornar dos jantares.

Listamos algumas opções que para nós serviriam perfeitamente. Todas as opções selecionadas tem itens essenciais para nós como wifi, café da manhã e banheiro privativo. Esperamos que gostem da nossa seleção.

Explora Atacama

Excelente opção para quem não quer se preocupar com nada ao chegar ao Atacama. Ele oferece hospedagem no modelo All-inclusive realmente completos. Inclui-se no pacote além das refeições e bebidas (inclusive vinhos), uma gama de passeios disponíveis e até o translado entre Calama e San Pedro. Ainda tem como diferencial possuir um spa e um acesso exclusivo as termas de Puritama.  Não podemos deixar de citar o seu observatório astronômico que te permite observar as estrelas e planetas.

Endereço:  Domingo Atienza s/n Avllu de Larache – San Pedro de Atacama

Altiplanico Atacama

Este hotel fica um pouco mais afastado do agito do centrinho, sendo boa opção para descansar e se recuperar dos inúmeros passeios.

Tem o diferencial de ter um restaurante no hotel, que te dá a opção de fazer a refeição por lá em um dia em que esteja mais cansado.

Endereço: Domingo Atienza 282 – San Pedro de Atacama

Ckoi Atacama Lodge

Foi neste lodge que ficamos na nossa visita ao Atacama. Localizado a uma caminhada do inicio da Caracoles, fomos jantar todos os dias caminhando para o centrinho. Apesar de estar próximo da rua principal, o movimento da vila termina pouco antes e ao anoitecer fica bem escuro no caminho. Nada que uma lanterninha providencialmente anexada a chave do nosso quarto não desse jeito. Era maravilhoso voltar do jantar e passar por este trecho sem luz e contemplar o céu do Atacama.

O café da manhã é bem gostoso e servido na cozinha comunitária. Inclusive dão a opção de omeletes ou ovos mexidos para turbinar o seu café da manhã.

Contam com opções variadas de quartos, alguns para famílias grandes com até 6 adultos e 1 criança.

Quando fomos havia uma pequena lhama no hotel bem mansinha e fotogênica.

Endereço: Pasaje Rio Pacsa, 100 – San Pedro de Atacama (sim, passa um riozinho na entrada do hotel!).

San Pedro de Atacama
Hotel Ckoi Atacama
San Pedro de Atacama
Eu com a Lhama no Hotel Ckoi Atacama
Quechua Hotel

Mais uma boa opção próxima ao centrinho estando localizado a apenas 300 metros da sua principal. Tem quartos maiores disponíveis para a família (3 adultos e 1 criança). Tem estacionamento disponível incluso no valor da diária.

Endereço: Ignacio Carrera Pinto 550 A – San Pedro de Atacama

Hotel Casa Algarrobo

Hotel novo e confortável que está cerca de 800 metros da Igrejinha de San Pedro. Dispõe de bikes para alugar no próprio hotel e uma piscina para relaxar. Alguns quartos tem varanda com uma bela vista para o imponente vulcão Licancabur e as cordilheiras.

Endereço: Calle Algarrobos, 225 – San Pedro de Atacama

Hostal Pueblo de Tierra

Hostal com cara de hotel, incluindo piscina e banheiro privativo. Está a 600 metros do centrinho de San Pedro.

Endereço: Los Algarrobos, 170 – San Pedro de Atacama


Hostal Miskanty

Opção com bom custo/benefício com preços justos e acomodações simples, mas suficientes para uma estadia tranquila.

Está localizado bem próximo (1 quadra) da avenida principal (Caracoles), tendo fácil acesso a vários restaurantes.

Endereço: Paseje Mutulera, 141 – San Pedro de Atacama

Qual a melhor época para ir

Qualquer época do ano é perfeita para visitar o Deserto do Atacama. As temperaturas são bem acentuadas, ou seja, altas durante o dia e baixas durante a noite.

Contudo, se você viajar na baixa temporada, entre os meses de março a maio (outono) e de setembro a outubro (primavera), vai encontrar um clima mais ameno. Viajamos para o Atacama em abril de 2015 e para nós foi uma ótima escolha.

San Pedro de Atacama temperatura clima

O que vestir
  • Roupas e calçados confortáveis apropriados para caminhada/trekking.
  • De manhã e madrugada faz muito frio, então, leve blusa fleece, jaqueta corta vento, luvas e cachecol. Se for entrar nas termas e/ou piscina leve roupa de banho, toalha e chinelo.
  • Para os passeios andávamos com uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar, labial, nosso kit farmácia, chapéu/boné, óculos de sol;
  • Conforme citamos no início do texto, o Atacama é o deserto mais seco do mundo, devido ao seu clima extremamente seco as mucosas do nariz, olhos e bocas ficam muito ressecadas. Para amenizar o desconforto leve também: soro fisiológico para o nariz, lágrima artificial para os olhos e protetor labial.
  • Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados.
  • (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).
  • Confira nosso “checklist” de verãoinverno e aventura do que levar para sua viagem;
Informações Úteis
  • Documentação: Leve passaporte válido ou documento de identidade (RG) em bom estado de conservação e com data de emissão de até 10 anos (neste caso, a carteira de motorista não é aceita como documento de identificação, no entanto, é necessário levá-la caso queira alugar um veículo). Confira mais informações sobre o documento de identidade nos sites abaixo:
  • http://www.brasil.gov.br/turismo/2012/04/mercosul-com-rg
  • http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=242048
  • A voltagem em San Pedro é de 220, porém, há hotéis que tem saída de 110 volts.
  • Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento.
  • Vale lembrar que é sempre importante se hidratar, devido ao friozinho, você acaba bebendo menos água do que deveria.
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
  • Site oficial de San Pedro https://sanpedroatacama.com/
  • Post atualizado em 30 de julho de 2017.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Rota de Calama até San Pedro de Atacama.

Versão para impressão

documento-de-viagem-versao-para-impressao-2Para facilitar criamos um documento com o resumo de todos os itens citados acima, clique aqui para imprimir a versão em PDF.

 

 

 


Assista nosso vídeo

Já esteve em San Pedro de Atacama? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

San Pedro de Atacama

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 comentários em “San Pedro de Atacama – Oasis no deserto

  • 1 01UTC setembro 01UTC 2017 em 04:30
    Permalink

    Boa noite, sobre a moeda tenho uns 500 euros e uns 150 dolares, acha que é possível pagar o hostel com euro? Teria que pagar os 19% do tal imposto? Ou acha melhor levar qual moeda?Obrigada!

    Resposta
    • 2 02UTC setembro 02UTC 2017 em 03:39
      Permalink

      Boa noite Ingrid! A grande maioria dos hostels no Atacama aceita tanto dólares como euros. O imposto a que se refere é o IVA(impuesto al valor agregado) , e todo estrangeiro em visita ao Chile pode ficar isento pagando com cartão de crédito internacional ou dólar/ euro. De qualquer forma vale a pena perguntar no seu hostel no momento da contratação o critério adotado por eles. Nós levamos dólares e conseguimos a isenção, bem como fazer câmbio de forma bem fácil. Se for passar antes em Santiago, costuma ser vantajoso fazer o câmbio por lá. Abs e agradecemos a visita. ❤

      Resposta

Deixe uma resposta

Anúncios
Documento de Viagem
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: