Visita ao Oceanário de Lisboa

Inaugurado em 1998, o Oceanário de Lisboa abriga mais de 8.000 espécies de animais e plantas, conta com exposições permanentes e temporárias que abordam os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho.

  • Exposição Permanente: nesta área você encontrará um grande aquário com 5 milhões de litros de água salgada e diferentes espécies de peixes, anfíbios, invertebrados, aves, mamíferos, plantas e algas. As áreas estão bem sinalizadas e com placas informativas sobre cada espécie.
  • Exposição Temporária: você vai encontrar projetos de paisagismo aquático que despertam no ser humano à reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta. No momento, o Oceanário de Lisboa exibe a obra: “Florestas Submersas by Takashi Amano”, trata-se de uma floresta submersa em um grande aquário, enquanto você observa as plantas é possível ouvir uma música ambiente ao fundo.

O Oceanário de Lisboa colabora com várias instituições de pesquisa sobre a conservação da biodiversidade marinha. Conta com uma equipe de profissionais como, oceanógrafos, veterinários, biólogos e gestores ambientais. Durante nossa visita, percebemos que há uma preocupação do aquário em tentar reproduzir ao máximo o habitat das espécies.

Vale muito a pena uma visita, porque, além de ver diversos tipos de animais, o aquário desperta no visitante a importância de preservar e proteger a natureza.  No site oficial há dicas muito úteis que eles chamam de eco-atitudes relacionados em formato PDF no link.

Oceanário de Lisboa by day
Oceanário de Lisboa | Foto: By Neitram (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0-3.0-2.5-2.0-1.0)], via Wikimedia Commons
Oceanario lisboa
Oceanário de Lisboa | Foto: By No machine-readable author provided. Mortadelo2005 assumed (based on copyright claims). [Public domain], via Wikimedia Commons

Oceanário de Lisboa
Pinguim de Magalhães
Oceanário de Lisboa
Pinguim de Magalhães
Oceanário de Lisboa
Pinguim de Magalhães
Achamos as dicas muito legais e decidimos por listar algumas das dicas:
  • Economize água diminuindo o tempo de banho, fechando a torneira ao escovar os dentes e não usando o vaso sanitário como lixeira;
  • Utilize lâmpadas fluorescentes ou de led para redução de consumo de eletricidade e consequente redução da emissão de CO2. Estas lâmpadas são mais caras, mas você terá retorno no médio prazo, já que elas duram mais e sua conta de energia diminuirá. Vale lembrar que é importante descartar as lâmpadas velhas de forma correta. Vide locais de descarte neste site.
  • Utilize sacolas retornáveis ao ir ao supermercado;
  • Dê preferencia a compra de produtos em refil com a menor quantidade possível de plástico na embalagem;
  • Dê preferência a alimentos da estação e provenientes de produtores locais. Desta forma, se incentiva a produção local, diminuindo a queima de combustível no transporte destes alimentos;
  • Tente enviar oque for possível para reciclagem. Veja este site que consideramos muito interessante;
  • Não consuma nenhum produto que possa estar contribuindo com a extinção de espécies e degradação dos ecossistemas;
  • Não tire nada da natureza (com exceção de fotos), e também não deixe nada nela (com exceção dos suspiros e saudades);
Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa
Aquário com 5 milhões de litros de água salgada
Oceanário de Lisboa
Aquário com 5 milhões de litros de água salgada
Oceanário de Lisboa
Aquário com 5 milhões de litros de água salgada

Oceanario de Lisboa (5579908953)
Oceanário de Lisboa | Foto: By islandjoe from Helsinki, Finland (Oceanario de Lisboa Uploaded by tm) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

Oceanário de Lisboa – Informações úteis
  • Acessibilidade: possui rampas e elevadores para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Serviços: restaurante, café e loja de lembrancinhas com produtos dedicados à vida marinha.
  • Confira o valor do bilhete no site oficial.
  • Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº Doca dos Olivais, no Parque das Nações. (Metrô Cabo Ruivo)
  • Post atualizado em 17 de agosto de 2017.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Oceanário de Lisboa
Peixes no Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa
Peixes no Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa
Peixes no Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa
Coral no Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa
Estrela do Mar no Oceanário de Lisboa
Veja Também

Já esteve no Oceanário de Lisboa? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Oceanário de Lisboa

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Um comentário em “Visita ao Oceanário de Lisboa

Deixe uma resposta

Anúncios
Documento de Viagem
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: