Conheça os principais miradouros de Lisboa

Miradouros | Por: Documento de Viagem | Atualizado em: 18 de agosto de 2017.


Além dos prédios históricos, Lisboa é conhecida também por abrigar inúmeros miradouros, ou mirantes, nome mais conhecido pelos brasileiros. Localizada entre várias colinas, a cidade possui várias subidas e descidas, fazendo com que cada miradouro tenha uma vista incrível da capital portuguesa.

Elevador de Santa Justa

Inaugurado em 1902, o elevador de Santa Justa conhecido também como Elevador do Carmo possui características em estilo neogótico, sua função é ligar a Cidade Baixa à Cidade Alta (a Rua de Santa Justa a Rua do Carmo). Possui 45 metros de altura e uma das mais belas vistas de Lisboa.

Na bilheteria são vendidos dois tipos de bilhetes, um que dá acesso ao terraço de Santa Justa (5 euros)  e outro que te dá o direito de subir ao ponto mais alto do mirador (+1,5 euros). Ambos permitem uma vista panorâmica do Castelo de São Jorge, do rio Tejo e das ruínas da Igreja do Convento do Carmo.

O miradouro abre diariamente das 8:30 as 20:30, podendo subir de elevador ou chegar caminhando pela rua de cima até o piso do terraço. É uma opção para quem quiser economizar dinheiro e também tempo, pois é normal haver fila para subir de elevador. Também é possível pagar somente para subir ao topo do mirante a partir do piso terraço pagando os 1,50 euros.

Endereço: Rua de Santa Justa 1150 – Lisboa (Metrô Baixa-Chiado)

Miradouros de Lisboa: Elevador de Santa Justa (Foto: Documento de Viagem)
Elevador de Santa Justa e Convento do Carmo (ao fundo)
Elevador of Santa Justa platform
Elevador de Santa Justa | Foto: By David Sim from London, United Kingdom (Elevador of Santa Justa platform) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Lisboa: Elevador de Santa Justa (Foto: Documento de Viagem)
Elevador de Santa Justa
Lisboa: Elevador de Santa Justa (Foto: Documento de Viagem)
Lisboa visto a partir do Elevador de Santa Justa
Lisboa: Elevador de Santa Justa (Foto: Documento de Viagem)
Lisboa visto a partir do Elevador de Santa Justa
Portugal: Castelo de São Jorge em Lisboa (Foto: Documento de Viagem)
Castelo de São Jorge visto a partir do Elevador de Santa Justa
Miradouro de Santa Luzia

É, sem dúvida, um dos miradouros mais bonitos de Lisboa, está decorado com típicos azulejos portugueses que mostram a Praça do Comércio antes do terremoto de 1755. Oferece uma vista privilegiada do bairro de Alfama e do Rio Tejo. Durante nossa visita, pudemos observar um navio de cruzeiro atracado no litoral português e a Igreja de Santa Engrácia, conhecida como Panteão de Lisboa. Pertinho dali, encontra-se o Miradouro das Portas do Sol com uma vista igualmente incrível.

O Miradouro de Santa Luzia fica no caminho do castelo de São Jorge, assim é possível encaixar os dois no mesmo dia. Para chegarmos até o mirante embarcamos em um bondinho, conhecido como Elétrico 28, que passa por alguns pontos turísticos, como: Alfama e Baixa Chiado. Confira aqui o itinerário do bonde.

Site oficial do bonde Elétrico 28 http://www.carris.pt/pt/electrico/28E/descendente/

MiradouroSantaLuzia
Miradouro de Santa Luzia | Fonte: See page for author [Public domain], via Wikimedia Commons
Miradouros de Lisboa: Miradouro de Santa Luzia (Foto: Documento de Viagem)
Bairro de Alfama visto a partir do Miradouro de Santa Luzia
Miradouros de Lisboa: Miradouro de Santa Luzia (Foto: Documento de Viagem)
Bairro de Alfama visto a partir do Miradouro de Santa Luzia
Miradouros de Lisboa: Miradouro de Santa Luzia (Foto: Documento de Viagem)
Igreja de Santa Engrácia, Panteão
Miradouros de Lisboa: Miradouro de Santa Luzia (Foto: Documento de Viagem)
Bonde Elétrico 28
Miradouro de S. Pedro de Alcântara

O miradouro de São Pedro de Alcântara fica ao lado do topo do elevador da Glória e oferece um panorama especial da cidade. É possível observar a Avenida da Liberdade, o Castelo de São Jorge e o Rio Tejo. O miradouro faz parte de um bonito jardim com quiosques onde você pode fazer uma parada para tomar um café.

Endereço: R. São Pedro de Alcântara, 1200-470 Lisboa, Portugal

Elevador da Glória (não é um miradouro)

Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória não é um miraudoro e sim um meio de acesso para chegar ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, conhecido também como Ascensor da Glória, liga a Cidade Baixa ao Bairro Alto (a Praça dos Restauradores). Trata-se de um pequeno elevador sobre trilhos, conhecido como funicular que chega a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.

Endereço: Ascensor da Glória, Calçada da Glória 6, 1250-001 Lisboa, Portugal

Miradouros de Lisboa: Elevador da Glória (Foto: Documento de Viagem)
Elevador da Glória (ao fundo)
Elevador da Gloria (9294551021)
Elevador da Gloria | Foto: By Manuel Menal (Elevador da Gloria Uploaded by tm) [CC BY-SA 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons
Miradouro da Graça

O Miradouro da Graça ou Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, homenagem à poetisa portuguesa falecida em 2004, fica junto à Igreja da Graça. Além de desfrutar de uma bela vista de Lisboa, você poderá visitar a igreja e tomar um café em um dos quiosques do terraço.

Endereço: Calçada da Graça, 1100-265 Lisboa, Portugal

Miradouro da Senhora do Monte

O Miradouro da Senhora do Monte fica localizado a poucos metros do miradouro da Graça. O visitante vai encontrar uma vista panorâmica de Lisboa e uma pequena capelinha datada do século XVIII.

Localização: Monte de São Gens, Graça, Lisboa, Portugal

Miradouro do Parque Eduardo VII

O miradouro do Parque Eduardo VII foi construído em 1903, em homenagem ao rei Eduardo VII da Inglaterra, oferece uma linda vista dos jardins, projetados pelo arquiteto Keil do Amaral em 1945.

O miradouro fica localizado na parte mais alta do parque junto a uma grande bandeira portuguesa hasteada. Para chegar ao Parque Eduardo VII basta descer na estação de metrô “Parque”.

Miradouros de Lisboa: Parque Eduardo VII (Foto: Documento de Viagem)
Miradouro do Parque Eduardo VII
Parque Eduardo VII (3901001271)
Parque Eduardo VII | Foto: By Bernt Rostad from Oslo, Norway (Parque Eduardo VII Uploaded by tm) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Miradouro do Torel

O Miradouro de Torel fica em um jardim situado na Rua Júlio de Andrade, em Lisboa, pertencente a uma antiga propriedade do século XVIII, tem uma vista ampla para a Avenida da Liberdade e para a colina de São Roque onde se encontra o miradouro de São Pedro de Alcântara.

Miradouro de Santa Catarina

É muito procurado pela população mais jovem para assistir ao pôr do sol, ler e ouvir música. A vista contempla o rio Tejo e a ponte 25 de Abril.

Endereço: 401, R. de Santa Catarina, 1200 Lisboa, Portugal

Elevador da Bica (não é um miradouro)

Elevador da Bica não é um miraudoro e sim um meio de acesso para chegar ao Miradouro de Santa Catarina. O funicular está localizado na Rua da Bica de Duarte Belo, e liga o Largo do Calhariz a Rua de São Paulo. Todos os dias percorre um trajeto especialmente íngreme de Lisboa.

Miradouro da Penha de França

Fica junto à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, que começou a ser construída em 1597 e foi destruída pelo terremoto de 1755. A vista do miradouro inclui os bairros de Olivais, Chelas e Marvila.

Endereço: R. Marques da Silva, 1170-315 Lisboa, Portugal

Miradouro de Monte Agudo

Construído nos anos 50, o Miradouro de Monte Agudo tem uma ótima vista para o norte da cidade. Está rodeado de árvores que proporcionam sombra e ar fresco, você vai encontrar vários quiosques para tomar um delicioso café.

Endereço: R. Heliodoro Salgado, Lisboa, Portugal

Miradouro Nossa Senhora do Monte

Possui uma das vistas mais bonitas da cidade, que incluem o Castelo de São Jorge, a parte da baixa de Lisboa, o rio Tejo e o Bairro Alto.

O mirante Nossa Senhora do Monte fica a pouco mais de 300 metros do miradouro da Graça e tem fama de ser romântico e por esta razão atrai muitos casais apaixonados. Está localizado em frente à Capela de Nossa Senhora do Monte, datada do século XVIII.

Endereço: R. Senhora do Monte, Lisboa



Miradouro próximo de Lisboa

Cabo da Roca 

O miradouro Cabo da Roca destaca-se por ser o ponto mais ocidental de Portugal, fica situado em Sintra a mais de 50 Km de distância de Lisboa. É um dos mais grandiosos e imponentes miradouros de Portugal, com 140 metros de altura acima do nível do mar. Lá você vai encontrar também o farol do Cabo da Roca e uma loja turística.

Endereço: Estrada do Cabo da Roca s/n, 2705-001 Colares, Portugal

Miradouros de Lisboa: Cabo da Roca (Foto: Documento de Viagem)
Cabo da Roca (ao fundo)
Cabo da Roca Image
Cabo da Roca | Foto: By Jgrygowski (Own work) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Veja Também

Já esteve nos Miradouros de Lisboa? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

documento-de-viagem-miradouro-de-santa-luzia-lisboa-portugal-pinterest

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Organize sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

5 comentários em “Conheça os principais miradouros de Lisboa

  • 20 20UTC agosto 20UTC 2017 em 07:40
    Permalink

    AAHHH!!! O layout novo tá MUITO bacana, parabéns!!! E que fotos destruidoramente LINDAS! O Miradouro de Santa Luzia me fez babar, esses bondinhos charmosos, o Cabo da Roca, a vista dos prédios do elevador… tudo, tudo!!! Parabéns, vocês definitivamente conseguiram me convencer a ir pra Portugal!
    Um beijo e parabéns pelo post lindo (como sempre)!

    Resposta
    • 20 20UTC agosto 20UTC 2017 em 14:52
      Permalink

      Muito obrigada Cris!! Foi incrível conhecer Lisboa e também toda a sua história. Um destino que definitivamente vale a pena conhecer!❤😍

      Resposta
  • 20 20UTC agosto 20UTC 2017 em 13:24
    Permalink

    Concordo com todos os miradouros de Lisboa, ou até com a inclusão do elevador de Santa Justa, pois ele próprio permite uma bonita vista sobre a cidade. Não concordo com a inclusão dos elevadores da Glória e da Bica como miradouros. Eles são apenas meios que permitem chegar a zonas que têm miradouros.

    E não percebo mesmo a inclusão do miradouro do Cabo da Roca, que está a mais de 50 Kms de distância de Lisboa e situa-se no concelho de Sintra. Ou seja, é um local que nada tem a ver com o título do post que é “Conheça os principais miradouros de Lisboa”.
    Desculpem a chamada de atenção, mas..é o meu país!

    Resposta
    • 20 20UTC agosto 20UTC 2017 em 14:41
      Permalink

      Olá Dulce! Agradecemos os seus preciosos comentários. Fizemos uma atualização para deixar claro o papel dos elevadores da Gloria e da Bica. E também reforcamos que o miradouro do Cabo da Roca fica distante de Lisboa, mas que pode ser visitado para quem vai até Cascais. Abracos!❤

      Resposta
      • 20 20UTC agosto 20UTC 2017 em 14:55
        Permalink

        Para quem vai de Lisboa, Cascais fica a cerca de 32 quilómetros; para chegar ao Cabo da Roca será necessário andar mais uns 15 Kms.

Deixe uma resposta

Anúncios
Documento de Viagem
%d blogueiros gostam disto: