A história da Torre Eiffel em Paris

Símbolo dos casais apaixonados, a Torre Eiffel é um dos principais cartões postais de Paris. Foi inaugurada em 1889, para celebrar os cem anos da Revolução Francesa (1789-1799). O projeto contou com a participação do empresário Gustave Eiffel (que acabou dando nome à torre), dos engenheiros Maurice Koechlin e Emile Nouguier e do arquiteto Stephen Sauvestre, sendo concluída em apenas dois anos e tornando-se a mais alta estrutura metálica construída na época, podendo ser vista de vários pontos da cidade.

A torre tem 324 metros de altura e 125 metros de diâmetro, a princípio foi construída com um contrato temporário de 20 anos e depois seria demolida, no entanto, passou a ser utilizada como uma grande antena de transmissão de rádio, permanecendo como a construção mais alta do mundo até 1930, até perder o posto para o edifício Chrysler, em Nova York. Hoje é considerada um dos monumentos mais visitados do mundo, com cerca de 7 milhões de visitantes por ano.

Paris Torre Eiffel
Torre Eiffel
Paris Torre Eiffel
Torre Eiffel a mais alta estrutura metálica construída na época

A torre Eiffel está aberta para visitação, onde é possível contemplar uma vista panorâmica de Paris, além disso, abriga cafeterias, restaurantes, lojinhas de suvenires e salas de exposições. Possui três plataformas (confira no mapa), com três opções de ingressos à venda:

  • acesso até o 2° andar (escada)
  • acesso até o 2° andar (elevador)
  • acesso até o 3° andar/topo (elevador)

torre-eiffel-tarifas-2017

Caso tenha pique (e pernas treinadas!), compre o ingresso mais barato, que te dará apenas acesso as escadas para subir ao segundo piso. O acesso ao mesmo piso usando o elevador custa apenas alguns euros a mais que consideramos muito bem pagos.

Para subir ao piso superior é necessário pagar o ticket mais caro, oque te dará acesso a um segundo elevador.

Paris Torre Eiffel
Vista panorâmica de Paris
Paris Torre Eiffel
Admirando a cidade de Paris
Paris Torre Eiffel
Vista panorâmica de Paris

Muitos turistas e parisienses visitam o Jardim do Trocadero, uma área verde em frente ao monumento, do outro lado do Rio Sena. O jardim é muito bonito, tem um lago artificial com canhões de água que são ligados de tempo em tempo e faz parte da área do Palácio de Chaillot.  Outro ponto perfeito para contemplar a torre Eiffel é Champ de Mars (ou campo de marte), uma das maiores áreas verdes de Paris e um lugar perfeito para fazer um picnic. Tanto o Trocadero como  Champ de Mars proporcionam ângulos diferentes para incríveis fotos com a famosa e fotogênica torre ao fundo.

Posso afirmar que é quase um sacrilégio ir a Paris e não visitar esta imponente estrutura, ela é certamente o monumento mais famoso associado à bela cidade de Paris.

Paris Torre Eiffel
Jardim do Trocadero
Paris Torre Eiffel
Champ de Mars
Paris Torre Eiffel
Champ de Mars

Dica: Na torre e assim como em outros lugares com grandes aglomerações de pessoas em Paris, vimos avisos para se tomar cuidado com os “pickpockets”, ou batedores de carteiras. Outra grande incidência são os ciganos (nos informaram que são em sua maioria armênios migrantes) que ficam próximos as grandes atrações turísticas pedindo doações. Nem sempre o intuito é solicitar ajuda e até ouvimos relatos de furtos realizados por estes grupos. Vale a pena ficar esperto para não ter “dor de cabeça” na sua viagem.

Informações úteis
  • Confira o horário de funcionamento no site oficial http://www.toureiffel.paris/en/pt
  • Endereço: 5 avenue Anatole France, Paris (metrôs: Bir Hakeim ou École Militaire)
  • Post atualizado em 20 de novembro de 2017
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Veja também

Já esteve na Torre Eiffel? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Paris Torre Eiffel

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Anúncios
Documento de Viagem
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: