Dicas de Paris – Lugares incríveis

Dicas de Paris: Berço da cultura e da arte, Paris é com certeza um dos destinos mais românticos do mundo, foi palco de grandes revoluções que marcaram a história da Europa. Está situada ao norte da França e é dividida em 20 bairros ou distritos, conhecidos como arrondissements, sendo os bairros centrais os que abrigam os monumentos mais importantes da cidade. O famoso rio Sena serpenteia pelas suas ruas, dando ainda mais glamour a cidade.

A capital francesa recebe milhões de pessoas todos os anos, são inúmeras atrações históricas e contemporâneas, que deixam os turistas com vontade de voltar a Paris mais vezes. É um destino ideal para visitar com a família, em casal ou sozinho e aproveitar ao máximo os passeios românticos, os cruzeiros pelo rio Sena e um delicioso tour gastronômico.

O que fazer | Compras | Como circular | Onde Comer | Onde Ficar | Quando Ir

O que fazer em Paris
Outras atrações
Avenida Champs-Elysées

Com uma extensão de quase dois quilômetros, a Champs-Elysées é uma das avenidas mais famosas e mais movimentadas de Paris, é reduto de inúmeras lojas de luxo, tais como, a Louis Vuitton, Cartier, Christian Dior, Chanel, Givenchy, Prada e Chloé.  Entramos em algumas lojas e não encontramos nenhum “achado” que coubesse no nosso orçamento.

Foi inaugurada em 1670, ligando a Place de la Concorde, perto do Museu do Louvre, até a Place Charles de Gaulle, junto ao Arco do Triunfo. Se você gosta de caminhar, aproveite para conhecer a avenida de ponta a ponta. No caminho, estão alguns pontos de interesse como o Jardim das Tulherias, a estátua do General Charles De Gaulle, além de vários restaurantes e cafés.

A Champs-Elysées recebe todos os anos inúmeras manifestações populares e celebrações como as festas de Réveillon e a Queda da Bastilha (evento que marcou o fim do regime absolutista e o início da Revolução Francesa). Para chegar até a avenida você pode descer nas estações Franklin D. Roosevelt, George V ou Charles de Gaulle Étoile.

Dicas de Paris
Com uma extensão de quase dois quilômetros, a Champs-Elysées é uma das avenidas mais famosas e mais movimentadas de Paris
Dicas de Paris
Foi inaugurada em 1670, ligando a Place de la Concorde, perto do Museu do Louvre, até a Place Charles de Gaulle, junto ao Arco do Triunfo.
Dicas de Paris
Se você gosta de caminhar, aproveite para conhecer a avenida de ponta a ponta.
Praça da Concordia (Place de la Concorde)

Localizada entre o Museu do Louvre e a Avenida Champs-Élysées, a Praça da Concórdia é uma das maiores e mais emblemáticas praças de Paris, além de ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, devido à sua importância histórica.

Foi inaugurada em 1763 e, desde sua fundação testemunhou episódios marcantes como a instalação da guilhotina durante a Revolução Francesa, usada para decapitar centenas de pessoas, entre elas, figuras importantes da nobreza como a rainha Maria Antonieta e o rei Luís XVI.

+ Encontre seu hotel em Paris e garanta os melhores preços!

Hoje, a Praça da Concórdia simboliza a reconciliação, abriga o Obelisco de Luxor, uma coluna de granito de 23 metros de altura, presente do governo Egípcio à França, instalado em 1836, e a fonte de Jacques Hittorff na Place de la Concorde, homenagem ao arquiteto francês de origem alemã.

Dicas de Paris
Localizada entre o Museu do Louvre e a Avenida Champs-Élysées, a Praça da Concórdia é uma das maiores e mais emblemáticas praças de Paris
Dicas de Paris
A fonte de Jacques Hittorff na Place de la Concorde, homenagem ao arquiteto francês de origem alemã.
Dicas de Paris
O Obelisco de Luxor, uma coluna de granito de 23 metros de altura, presente do governo Egípcio à França, instalado em 1836
Ponte dos Cadeados (Pont des Arts)

Localizada junto ao Museu do louvre, sobre o Rio Senna, a Pont des Arts era conhecida como a “Ponte dos Cadeados”, um dos principais pontos turísticos dos casais apaixonados em Paris. Foi construída entre 1981 a 1984, e ficou conhecida mundialmente quando os turistas começaram a colocar cadeados nela simbolizando o amor eterno.

Com o passar dos anos o peso do metal começou a prejudicar sua estrutura, tanto que em 2014, parte da grade desabou devido a quantidade de cadeados. Por esta razão, a Prefeitura de Paris decidiu retirá-los como medida de segurança, protegendo tanto as pessoas que andam por cima da ponte, quanto aquelas que passeiam de barco por baixo dela.

Em 2015, a Pont des Arts teve suas barras de metal substituídas por painéis de arte, mas infelizmente a medida não deu certo e o movimento migrou para a Pont Neuf e para outras pontes de Paris. Apesar de tudo, em 2017, os “cadeados do amor” tiveram um destino nobre, foram leiloados para beneficiar os refugiados.

Dicas de Paris
A Pont des Arts era conhecida como a “Ponte dos Cadeados”, um dos principais pontos turísticos dos casais apaixonados em Paris
Dicas de Paris
Foi construída entre 1981 a 1984, e ficou conhecida mundialmente quando os turistas começaram a colocar cadeados nela simbolizando o amor eterno
Praça Vendôme  (Place Vendome)

Inaugurada em 1699, a Praça Vendôme sempre foi sinônimo de elegância, rodeada por joalherias, ateliers, hotéis e  local de encontro dos antigos nobres da época.

Endereço: Place Vendôme, 75001 Paris, França (Estação de Metrô: Tuileries)

Dicas de Paris
A Praça Vendôme sempre foi sinônimo de elegância, rodeada por joalherias, ateliers e hotéis
Igreja de la Madeleine

A Igreja de la Madeleine é um imponente templo inspirado nas construções da Antiga Grécia,  formada por 52 colunas e que pode ser vista a partir da Place de La Concorde. O templo começou a ser construído em 1764, cujas obras foram interrompidas durante a Revolução Francesa, sendo retomadas em 1806 pela ordem de Napoleão Bonaparte. Após a queda do Imperador, foi nomeada em homenagem a Maria Madalena, e suas obras foram concluídas em 1828.

Informações úteis

  • Entrada: Gratuita
  • Endereço: Place de la Madeleine 75008 Paris (Estação de Metrô: Madeleine)
  • Horários: todos os dias, das 9h30 às 19h
  • Site oficial: eglise-lamadeleine.com
Dicas de Paris
A Igreja de la Madeleine é um imponente templo inspirado nas construções da Antiga Grécia, formada por 52 colunas
Ópera Garnier (Academie Nationale de Musique)

A Opéra Garnier é um luxuoso edifício construído por ordem de Napoleão III e do Barão Haussmann, as obras começaram em 1860, mas só foram concluídas em 1875.

Você sabia que devido aos boatos sobre a ocorrência de supostos eventos misteriosos na Ópera Garnier, inspiraram o escritor francês Gaston Leroux a escrever o celebre romance “O Fantasma da Ópera”, publicado em 1911 e considerado um dos musicais mais famosos do mundo, sendo adaptado em diversos países, inclusive no Brasil.

A Opera Garnier oferece visitas que podem ser feitas de forma individual ou com guia, caso escolha o tour guiado, saiba que ele é feito apenas em inglês e francês, com duração de 90 minutos. Confira os valores de entrada no site oficial. O prédio está localizado na Place de l’Opéra 75009 Paris (Estações de metrô: Opéra, Chaussée d’Antin ou Madeleine).

Dicas de Paris
A Opéra Garnier é um luxuoso edifício, as obras começaram em 1860, mas só foram concluídas em 1875
Dicas de Paris
A Ópera Garnier, inspirarou o escritor francês Gaston Leroux a escrever o celebre romance “O Fantasma da Ópera”
Jardim de Luxemburgo (Jardin du Luxembourg)

O Jardim de Luxemburgo é um grande espaço verde aberto ao público, reúne 25 hectares de terra divididos em jardins, pomares, lagos e áreas de lazer. Sua história teve início em 1612, quando a rainha Maria de Médicis (1575 – 1642), decidiu criar uma residência inspirada nos Jardins de Boboli em Florença, na Itália, sua terra natal. Atualmente o Palácio é sede do Senado Francês e um dos jardins mais visitados de Paris.

Luxemburgo é um verdadeiro museu a céu aberto, além dos belos jardins que abrigam cerca de 3.500 árvores, o palácio possui também 106 estátuas entre clássicas e contemporâneas, um museu com exposições temporárias, cafeteria, restaurante e um parquinho para as crianças. É um ótimo lugar para se ler um bom livro ou simplesmente sentar em meio às árvores.

Dica: a Catedral de Notre Dame, famosa igreja gótica de Paris fica cerca de 16 minutos caminhando, vale a pena reservar uma tarde para conhecer as duas atrações.

Informações úteis

  • As visitas guiadas acontecem sempre na primeira quarta-feira de abril a outubro. Para mais informações consulte o site oficial.
  • Entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: Abre entre 7h30 e 8h15, e fecha entre as 16h30 e as 21h30 de acordo com a estação do ano.
  • Endereço: Rue de Médicis – Rue de Vaugirard – 75006 Paris (Estação de metrô: Notre-Dame des Champs)
Dicas de Paris
O Jardim de Luxemburgo teve início em 1612, quando a rainha Maria de Médicis (1575 – 1642), decidiu criar uma residência inspirada nos Jardins de Boboli em Florença, na Itália
Dicas de Paris
O jardim reúne 25 hectares de terra divididos em jardins, pomares, lagos e áreas de lazer
Dicas de Paris
Atualmente o Palácio é sede do Senado Francês e um dos jardins mais visitados de Paris
Dicas de Paris
Luxemburgo é um verdadeiro museu a céu aberto, além dos belos jardins que abrigam cerca de 3.500 árvores
Dicas de Paris
É um ótimo lugar para se ler um bom livro ou simplesmente sentar em meio às árvores.
Panteão (Pantheon)

O Panteão é um dos mais emblemáticos e antigos edifícios da cidade, encontra-se localizado no monte Genoveva, em Paris. Foi construído entre 1764 e 1790 e, ao longo de sua história, o prédio foi utilizado em diferentes situações: no século XIX, serviu como uma igreja dedicada a Santa Genoveva, posteriormente acolheu os movimentos revolucionários e por fim, acabou se tornando um monumento arquitetônico onde estão guardados os restos mortais de grandes personalidades francesas.

O Panteão oferece visita ao seu interior, incluindo a cripta, onde se encontram as tumbas de nomes importantes da história francesa, tais como: Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Marie Curie, Jean Monet. Há também uma exposição permanente com informações sobre a vida e as obras daqueles que estão enterrados ali.

Informações úteis

  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h
  • Ingresso custa 9,00 euros.
  • Endereço: Panthéon Place du Panthéon 75005 Paris (estação de metrô: Cardinal Lemoine)
  • Site oficial http://www.paris-pantheon.fr/en/
Dicas de Paris
O Panteão é um dos mais emblemáticos e antigos edifícios da cidade, foi construído entre 1764 e 1790
Igreja de Saint-Sulpice (Igreja de São Sulpício) fonte de Saint-Sulpice

A Igreja de Saint Sulpice é uma enorme construção que ganhou notoriedade depois da publicação do livro “O Código da Vinci”, de Dan Brown. De acordo com a obra fictícia, o edifício teria sido o quartel-general da seita Priorado de Sião (sociedade secreta).

Sua construção teve início em 1646, além do interior com várias obras-primas dos séculos XVIII e XIX, a igreja oferece visitação até a cripta onde estão os túmulos de figuras importantes da história francesa. Outro destaque fica para a fonte de Saint-Sulpice, situada na praça de São Suplicio, em frente à igreja, construída na segunda metade do século XVIII.

Dicas de Paris
A Igreja de Saint Sulpice é uma enorme construção que ganhou notoriedade depois da publicação do livro “O Código da Vinci”, de Dan Brown.
Dicas de Paris
Sua construção teve início em 1646, além do interior com várias obras-primas dos séculos XVIII e XIX
Dicas de Paris
A fonte de Saint-Sulpice está situada na praça de São Suplicio, em frente à igreja
Praça da Bastilha (Place de la Bastille)

Construída no século XIV, a Bastilha se transformou em uma prisão até ser destruída durante a Revolução Francesa em 1789, movimento que ficou conhecido como a Queda da Bastilha, ou, Tomada da Bastilha, a partir de então, 14 de Julho se tornou feriado nacional na França.

Place de la Bastille, Paris October 2010
Praça da Bastilha | Foto: By jean-louis Zimmermann from Moulins, FRANCE (place de la Bastille (PARIS,FR75)) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Moulin Rouge (Moinho Vermelho)

Paris abriga uma das mais tradicionais casas de cabarés da cidade, o Moulin Rouge, que está cercado pelo glamour e por dançarinas de Can Can de tirar o folego.

O Moulin Rouge foi construído em 1889, no bairro boêmio de Montmartre, próximo a Basílica Sacré-Coeur, então se você estiver passando pelo bairro, não deixe de visitar o prédio, que tem como característica um moinho de vento na porta e as cores vermelhas da sua fachada.

A casa conta com apresentações de Can Can combinado com um jantar, o local sempre está lotado, por essa razão, é necessário reservar com antecedência através do site oficial.

Dica: o ambiente pede uma vestimenta um pouco mais social.

Endereço: 82 Boulevard de Clichy, 75018. Metrô linha 2, estação Blanche.

Le Moulin Rouge Paris 18ème
Moulin Rouge | Foto: By Nasreddine Nas’h (Own work) [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], via Wikimedia Commons
Palácio de Versalhes

Uma das mais luxuosas construções do século XVIII, o Palácio de Versalhes está cercado pela história e cultura, além de ser um dos lugares mais visitados do país. Foi a moradia de três reis até a Revolução Francesa, lá residiram os monarcas Luís XIV, Luís XV e Luís XVI.

Em 1837, o palácio se transformou em um belíssimo museu que impressiona pela riqueza de detalhes e pelos ambientes luxuosos, com destaque para a galeria dos espelhos e seus enormes lustres.

Está aberto para visitação, com várias opções de ingressos que variam entre 12 a 30 euros, confira mais informações no site oficial.

Endereço: Place d’Armes 78000 Versailles, França (Estação de Trem: Versailles Rive Droite)

Versailles chateau
Palácio de Versalhes | Foto: By Marc Vassal (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
Sala de los Espejos, Palcio de Versalles
Galeria dos Espelhos | Foto: By Alejandro Sagredo Puchau (Own work) [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Passeio de barco pelo Rio Sena

Quer conhecer Paris de uma maneira diferente? Que tal fazer um passeio de barco pelo Rio Sena? Há várias empresas que oferecem esse tour, o embarque é feito em frente à Torre Eiffel.

O circuito dura uma hora e passa diante dos principais pontos turísticos da cidade como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame, além de museus e palácios.

Você encontrará várias opções e preços, que vão desde barcos menores até a possibilidade de almoçar ou jantar em uma embarcação maior.

Vale lembrar que o Rio Sena já foi um dos mais poluídos do mundo e a partir de 1960 passou por um processo de revitalização com estações de tratamento e hoje abriga muitas espécies de peixes.

As principais empresas que realizam esse passeio são:

  • Bateaux-moucheso passeio de barco custa 13,50 euros (adultos) e 6 euros (menores de 12 anos). Menores de 04 anos não pagam. Site oficial http://www.bateaux-mouches.fr/
  • Bateaux parisiens: o embarque acontece na Torre Eiffel ou na Catedral de Notre Dame e custa a partir de 15 euros, já o Cruzeiro Encantado é destinado para crianças de 02 até 10 anos e custa a partir de 13 euros. Site oficial https://www.bateauxparisiens.com/portugues.html
  • Batobus: Permite viagens ilimitadas de acordo com a validade do bilhete (de 01 dia custa 16 euros, já o bilhete para 02 dias sai por 19 euros). Durante esse período você sobe e desce nas 9 estações: Torre Eiffel, Museu Orsay, St-Germain-des-Prés, Notre-Dame, Jardin des Plantes / Cidade da Moda e Design, Hotel- da cidade, Louvre, Champs-Elysées e Beaugrenelle. Site oficial http://www.batobus.com/   
Dicas de Paris
Há várias empresas que oferecem o passeio de barco pelo Rio Sena
Dicas de Paris
O Rio Sena já foi um dos mais poluídos do mundo e hoje abriga muitas espécies de peixes.
Dicas de Paris
Passeio de barco pelo Sena
Dicas de Paris
O circuito dura uma hora e passa diante dos principais pontos turísticos de Paris
Tour de Bicicleta

Quer explorar Paris sob duas rodas? Esta é sem dúvidas, uma maneira divertida de descobrir a cidade sob um ponto de vista diferente. A capital francesa oferece ciclovias bem sinalizadas e em ótimo estado de conservação, basta retirar sua bike em um posto de aluguel de bicicleta, fazer o pagamento com cartão de crédito em uma das máquinas de autoatendimento e pronto. Dá para alugar a “magrela” por um ou mais dias, sendo a primeira hora grátis.

Para quem quiser fazer o tour guiado, deverá reserva-lo em uma agência de bike especializada. O passeio tem duração aprox. de 3 horas e conta com guias bilíngues que acompanham o grupo durante todo o trajeto, explicando sobre os monumentos e curiosidades da cidade.

Confira os sites das principais empresas de bike em Paris:

Outlet La Vallée Village

La Vallée Village Outlet é um grande shopping ao ar livre, localizado a apenas 40 minutos de Paris. Nós não estávamos de carro e optamos por visitar o outlet pelo serviço de ônibus (Shopping Express) oferecido pelo La Vallée. Vide no site oficial que há 2 turnos que levam e trazem os turistas saindo da Place des Pyramides (bem ao lado do museu do Louvre – Metrô Tuileries).

São diversas marcas que oferecem ótimos descontos. Confira algumas lojas de destaque: Armani, Burberry, Chloé, Calvin Klein, Carolina Herrera, Coach, Diesel, Dolce & Gabbana, Guess, Givenchy, Gucci, Hugo Boss, Kenzo, Lacoste, Levi’s, L’Occitane, Michael Kors, Marc Jacobs, Polo Ralph Lauren, Roberto Cavalli, Salvatore Ferragamo, Tommy Hilfiger, Valentino, Versace, entre outras.

Nossa avaliação é que dá pra se fazer boas compras a preços justos, basta ter paciência e procurar as promoções entre os cabides e prateleiras.

Serviços do La Vallée Village Outlet para os clientes

  • Playground
  • Estação de carregamento de celular
  • Fraldário
  • Caixas eletrônicos
  • Guarda-chuvas e cadeiras de rodas


Informações úteis

  • Horários: Quarta a sábado 10h – 20h | domingo 10h – 18h | Segunda-feira fechado | terça 10h – 19h
  • Endereço: 3 Cours de la Garonne, 77700 Serris, França
  • Estacionamento no local: gratuito (confira no site oficial como chegar ao La Vallée Village)
  • Site oficial https://www.lavalleevillage.com/en/home/
Passeio de ônibus turístico em Paris

Se escolher essa opção, você conseguirá circular pela cidade através de um ônibus turístico de dois andares, sendo a parte de cima aberta o que permite uma visão privilegiada. A vantagem deste tipo de passeio é que você não fica “preso” a horários e você mesmo escolhe aonde quer ir e ficar mais tempo. Você pode subir e descer quantas vezes quiser durante o período de 24h, 48h ou 72h dependendo da empresa escolhida.

Big Bus Paris Sightseeing Tours

Possui 02 tipos de rotas e 42 paradas em toda Paris durante o período de 24h. A volta completa da rota vermelha é de 2 horas 20 minutos e da rota azul é 1 hora 15 minutos.

Os bilhetes oficiais são vendidos no próprio ônibus da empresa ou pelo site oficial.

Veja os pontos de paradas abaixo:

Linha vermelha (Frequência a cada 5 a 15 minutos entre 09:30 e 18:33)

  • Tour Eiffel
  • Champ de Mars
  • Opéra Garnier
  • Louvre-Pyramide / Big Bus Information Centre
  • Louvre-Pont des Arts
  • Notre Dame
  • Musée d’Orsay
  • Champs-Elysées
  • Grand Palais
  • Trocadéro

Linha azul (Frequência a cada 30 minutos entre 9:30 e 19:05)

  • Louvre-Pyramide / Big Bus Information Centre
  • Gare du Nord
  • Você pode escolher descer na Basílica Sacré-Coeur, Pigalle ou Museu Grévin, ou mudar para a Rota Vermelha no ponto de parada número 04.
Foxity

Passa pelos 40 principais monumentos de Paris durante o período de 24h. A volta completa é de 2 horas, com frequência de embarque a cada 20 minutos. O Foxity tem como vantagem ônibus com teto retrátil no segundo andar, que protege dos dias frios e das chuvas. Mais informações no site oficial http://www.foxity.com/paris-sightseeing-tour-by-bus/paris-city-tour.php

Open Tour Paris

Tour em ônibus de dois andares que percorre os principais pontos turísticos de Paris. São 3 rotas conectadas, você desce e sobe nos locais que fazem parte dos três trajetos à vontade durante a validade do bilhete que pode ser de 1, 2 ou 3 dias consecutivos.

Confira mais informações no site oficial: http://www.paris.opentour.com/en/lines/

Veja algumas das principais paradas abaixo:

Linha vermelha

  • Moulin Rouge – Pigalle
  • Montmartre – Sacré-Coeur

Linha azul

  • Arco do Triunfo
  • Champs-Elysées
  • Torre Eiffel
  • Praça da Concordia
  • Museu do Louvre
  • Opéra Garnier

Linha branca

  • Jardim de Luxembourg – Panthéon
Dicas de Paris
A vantagem deste tipo de passeio é que você não fica “preso” a horários e você mesmo escolhe aonde quer ir e ficar mais tempo
Dicas de Paris
Se escolher essa opção, você conseguirá circular pela cidade através de um ônibus turístico de dois andares
Metrô

É sempre uma boa opção para se chegar aos principais pontos turísticos de qualquer cidade urbana do mundo. São 14 linhas que conectam as principais avenidas, estações de trem e ônibus de Paris.

Há uma grande variedade de tarifas disponíveis, incluindo os bilhetes individuais, conhecidos como “Ticket t +”. Estes bilhetes são válidos para uma única jornada contínua de qualquer extensão, em todo o sistema do metrô de Paris, incluindo mudanças em outras linhas de metrô e trens interurbanos do RER dentro da Zona 1. Os tickets podem ser comprados nas bilheterias dentro das estações ou através de máquinas de autoatendimento. O preço do bilhete único é de 1,90 euros (R$ 7,48). Preço referente dezembro/2017.

Para mais informações acesse o site oficial https://parisbytrain.com/paris-metro/

Clique aqui e veja o mapas das estações de metrô e trem de Paris.

Dicas de Paris
O metrô e trem são sempre uma boa opção para se chegar aos principais pontos turísticos de qualquer cidade urbana do mundo
Alugar carro

Alugar carro não é uma má opção, principalmente se você pretende visitar outras regiões fora do centro, no entanto, se você pensa ficar somente em Paris, saiba que a cidade tem um ótimo serviço de transporte que inclui metrô, trem, táxis, ônibus público e turístico. Estacionar o carro no centro de Paris não é uma tarefa fácil e barata.

Se você pretende alugar um veículo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é aceita na França, quando acompanhada de uma tradução juramentada, quando se trata de brasileiros não residentes (turistas). Para mais informações, acesse o site do Consulado-Geral do Brasil em Paris.

Onde comer

A culinária francesa é bastante diversificada e rica em sabores. Visitar Paris e não fazer um tour gastronômico, quase beira a um sacrilégio. Muitas de suas gostosuras já foram incorporadas ao nosso cotidiano como os croissants, creme brulée, Petit Gateaus (hummm!!!), crepes, profiteroles (bombinhas com recheios variados ), quiches, sopas de cebola, fondues, frango ao vinho (Coq au Vin), ..ufa a lista de gostosuras é interminável….

Fizemos algumas refeições em bairros mais afastados e adoramos, além de que o preço foi justo pelo oferecido. Gostamos de lugares pequenos e aconchegantes e normalmente menos estrelados e consequentemente mais em conta. Apesar do euro nas alturas, é possível fazer uma refeição pagando um valor mais em conta em Paris, como por exemplo o  La Petite Rose des Sables – restaurante familiar pequenino e por consequência bastante concorrido. Chegue cedo e aproveite os generosos pratos com um ótimo custo/benefício. Está localizado cerca de 30 minutos caminhando da Catedral de Notre-Dame, no endereço  Rue de Lancry, 6. Outra opção boa e barata são as creperias como a Midi12 – boa opção para quem for visitar a Galeria Lafayette e quiser provar um crepe seja ele doce ou salgado. Para os que vivem sem um fast food, um sanduba de respeito é servido no FrogPubs bem acompanhado pela cerveja de fabricação própria.

Também é possível “ostentar” fazendo a sua refeição no restaurante da torre Eiffel chamado 58 Tour Eiffel com uma bela vista da cidade.

Para experimentar o “macaron”, uma espécie de alfajor com sabores (diferentes cores) e recheios variados, vá a  Laduree. um dos locais mais indicados para se prová-lo. Há diversas unidades em Paris e também no aeroporto Charles de Gaulle.  Veja os endereços no link.

Dicas de Paris
Macaron
Onde ficar

Antes de decidir onde ficar é importante entender um pouco a divisão dos “arrondissements”, que são regiões delimitadas e com administrações independentes. O arroundissement 1 é o mais centralizado e onde fica o museu do Louvre e a numeração dos arroundissements cresce seguindo o sentido horário como um caracol.

A rede de transporte público em París é bem eficiente e extensa, o que te permite ficar um pouco mais afastado do centro e mesmo assim conseguir se locomover facilmente pela cidade.

O que pesou na nossa escolha acabou sendo o preço versus localização, ficamos no Trocadero (Arroundissement 16), ao lado do Rio Sena e relativamente próximo da Torre Eiffel. O valor da diária em Paris costuma ser acima da média europeia e este quesito acabou pesando na nossa escolha.

Se você está indo pela primeira vez a Paris e tem poucos dias na cidade, opte por ficar mais centralizado (arroundissements de 1 a 8). A maioria das atrações turísticas fica neles e são muito bem servidos de metrôs.

Nós ficamos no Hôtel Auteuil Tour Eiffel, que apesar de ficar no 16º Arrondissement, está relativamente próxima da torre Eiffel e é bem servida de por estações de metrô, cafés e restaurantes.

Uma boa opção é o Hôtel De Nice – um 3 estrelas com bom custo/beneficio para quem quiser ficar em um hotel com decoração típica parisiense de épocas antigas. Esta muito bem localizado no centro, próximo a Catedral de Notre-Dame. Outra opção interessante no centro é o Hôtel Vendome Saint-Germain.

Para os viajantes que gostam de socializar, nada mais legal que ficar em um hostel (albergue) e nesta linha indicamos o Vintage Gare du Nord by Hiphophostels, um hostel moderninho com opção de quartos com banheiro privativo. Está um pouco mais distante do centro, mas tem a Estação de Metrô Anvers a apenas 250 metros.

Dicas de Paris
Hotel Auteuil Tour Eiffel
Qual a melhor época para ir

Qualquer época do ano é perfeita para visitar Paris e arredores, no entanto, se você procura um clima mais ameno os meses de março a maio (primavera) e setembro a novembro (outono), são ideais, uma vez que possuem temperaturas agradáveis e estão fora da alta temporada. Confira nosso “checklist” de verãoinverno e criança do que levar para sua viagem.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

Temperatura Paris

Paris dicas

O Paris Passlib é um cartão recheado de benefícios e descontos, com ele você terá acesso livre a diversas atrações, transporte público, além de descontos em compras e passeios.

O cartão é vendido através do site oficial e está disponível nas seguintes opções: 1, 2, 3 ou 5 dias consecutivos.

É bastante válido para quem for se locomover de transporte público e tem em seus planos conhecer várias atrações.


Vocabulário básico Francês
  • Bonjour (“bonjurr”) = Bom dia
  • Bon après-midi (“bonapremidi”) = Boa tarde
  • Bonsoir (“Bonsoar”) = Boa noite
  • Au revoir (“ô revoarr” )Até logo
  • Merci beaucoup (“mérci bôcu”) = Obrigado (a)
  • Enchanté(e) (“anchantê”)  = Prazer em conhecê-lo(a)
  • Je voudrais …..(eu gostaria de …)  une biere = uma cerveja /  une table = uma mesa / la carta = ver o cardário / une bouteille de vin = uma garrafa de vinho
  • Je m’appelle …..(“je mapéle” )Meu nome é ….
  • S’il vous plaît (“cil vu plé”) = por favor
  • Pardon (“parrdon”) = desculpe
  • L’addition s’il vous plaît (“ladiciôn cil vu plé”) = A conta por favor
  • Excusez-moi (“excuzê moá”) = com licença
  • Oui (“uí”) = sim
  • Non = não
  • Bain = Banheiro
  • Toalete = toillette

Informações Gerais
  • Acessibilidade: Paris é uma cidade que está cada vez mais preparada para receber os turistas em geral. A maioria dos hotéis possuem acomodações adaptadas, assim como, casas de show, museus e restaurantes. Diversas atrações estão equipadas com rampas para cadeiras de rodas, elevadores e entradas de fácil acesso para deficientes físicos.
  • Documentação: é necessário apresentar um passaporte dentro do período de validade, sem necessidade de apresentação de visto caso sua estadia dure até 90 dias. Confira mais informações sobre a documentação necessária nos sites abaixo:
  • https://saopaulo.consulfrance.org/Bem-vindo-ao-setor-de-vistos
  • http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte
  • A voltagem em Paris é de 230V, as tomadas têm 2 pinos redondos que normalmente se adaptam bem ao padrão brasileiro antigo de 2 pinos. Recomendamos levar um adaptador caso tenha aparelhos no padrão americano de tomadas (pinos chatos), ou se preferir poderá comprar lá em alguma lojinha de acessórios.
  • tomada-paris
  • Clique aqui para ver o mapa da cidade
  • Site oficial https://www.parisinfo.com/
  • Post atualizado em 18 de fevereiro de 2018.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Versão para impressão

documento-de-viagem-versao-para-impressao-2Para facilitar criamos um documento com o resumo de todos os itens citados acima, clique aqui para imprimir a versão em PDF.

 

 

 

 


Já esteve em Paris? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Paris França

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!
Find-the-Perfect-Hotel 728x90

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

14 comentários em “Dicas de Paris – Lugares incríveis

  • 18 18UTC fevereiro 18UTC 2018 em 21:54
    Permalink

    Amei o post.. estou postando alguns de Paris Tb, mas o de vocês está bem mais explicado, vou guardar para a próxima vez que eu visitar a cidade, pois não consegui fazer todos os passeios que eu queria!!

    Resposta
    • 19 19UTC fevereiro 19UTC 2018 em 01:44
      Permalink

      Olá Juliana! Agradecemos as gentis palavras! Realmente…é difícil visitar tudo que Paris tem a oferecer em apenas uma viagem..tantos lugares e coisas para se fazer que o tempo passa em um piscar de olhos 😉😉

      Resposta
  • 18 18UTC fevereiro 18UTC 2018 em 23:38
    Permalink

    Cidade maravilhosa!
    Gostei da inclusão do vocabulário básico, os parisienses apreciam bastante quando visitantes tentam falar francês.

    Resposta
    • 18 18UTC fevereiro 18UTC 2018 em 23:46
      Permalink

      Verdade Sabrina! Mudava completamente o atendimento quando vc chegavamos com um simples bonjour…😉😉

      Resposta
    • 19 19UTC fevereiro 19UTC 2018 em 01:46
      Permalink

      A cidade luz nós deixou de “queixo-caido” ! Amamos conhecer❤💙 obrigado Alan por comentar! Abs

      Resposta
  • 19 19UTC fevereiro 19UTC 2018 em 12:18
    Permalink

    Paris é realmente interessante porém para um público mais tranquilo e romântico. Passeei varias vezes por lá mas não considero um lugar que os jovens gostariam de ir ( a não ser as jovens kkkkk).

    Estive lá em ocasiões diferentes no natal e outra no ano novo. Tem um post falando de lá no natal. Da uma conferida lá.

    Resposta
    • 20 20UTC fevereiro 20UTC 2018 em 00:52
      Permalink

      Obrigado pela visita! Abs

      Resposta
    • 21 21UTC fevereiro 21UTC 2018 em 01:11
      Permalink

      Olá Dulce! Obrigado pela visita!💙 Mais amor e boas viagens a todos nós!

      Resposta
    • 4 04UTC março 04UTC 2018 em 16:57
      Permalink

      Paris é sempre uma boa opção de destino! Obrigado por nos seguir e também por comentar! Abs

      Resposta
    • 17 17UTC setembro 17UTC 2018 em 20:45
      Permalink

      Thanks for the kind words! We loved it!🧡💛

      Resposta

Deixe uma resposta

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: