Pôr do Sol nas Dunas do Jalapão

Depois de passarmos a manhã na cachoeira da Velha e a tarde na Prainha do rio Novo, partimos para conhecer as dunas do Jalapão e ver o pôr do sol sob a sua perspectiva.

As areias das dunas foram formadas pela erosão das rochas de arenito  ao longo de milhares de anos, e os ventos fazem o trabalho de moldar e criar as formações de areia que chegam a ter mais de 200 metros de elevação.

Já estávamos duvidando se realmente haveria um deserto no Jalapão, depois de conhecer tantas cachoeiras, fervedouros e rios. Pouco antes de chegarmos, os carros fazem uma parada na lagoa do Jacaré para algumas fotos com a bela Serra do Espirito Santo ao fundo. Segundo os guias, ela leva este nome devido à existência de repteis. Ficamos um tempo admirando a lagoa e não vimos nenhum espécie, talvez seja uma lenda urbana criada para evitar que turistas entrem na lagoa.

Serra do Espirito Santo
A bela Serra do Espirito Santo ao Fundo
Dunas do Jalapão
Fizemos uma pequena caminhada até chegar as Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão
Um riozinho raso no meio da trilha
Dunas do Jalapão
Chegando a entrada das dunas
Dunas do Jalapão
Subida na areia fofa até chegar ao topo da duna
Pôr do Sol nas Dunas do Jalapão

Chegando a entrada das dunas, ainda é necessário fazer uma pequena caminhada por uma trilha com direito a molhar o pé em um trecho com brejo, atravessar um riozinho raso e uma pequena subida na areia fofa até chegar ao topo da duna. Nada que não valha o esforço de presenciar mais um espetáculo da natureza.

+ Encontre seu hotel em Mateiros e garanta os melhores preços!

Os raios de sol refletidos na areia são um convite para um ensaio fotográfico. A fotogênica Serra do Espirito Santo ao fundo completa o cenário perfeito.

Após o astro rei se esconder no horizonte, era hora de retornar para o nosso 4×4 da Jalapão Oficial, levando conosco as lembranças de mais um lindo pôr do sol.

Deixamos nossas pegadas nas dunas, sabendo que elas não estarão mais lá em questão de horas.  A natureza perfeita se renovando e preparando-se para receber novos visitantes em seu tapete de areia.

Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão
Os raios de sol refletidos na areia são um convite para um ensaio fotográfico
Dunas do Jalapão
O astro rei se escondendo no horizonte
Dunas do Jalapão
Levamos conosco as lembranças de mais um lindo pôr do sol
Informações Úteis
  • Não há estrutura turística no local;
  • Post atualizado em 21 de julho de 2018;
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Veja também
Assista nosso vídeo: Dunas do Jalapão

Já esteve nas Dunas do Jalapão? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Dunas do Jalapão

Voltar ao topo


Leia mais

 

Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!
Booking.com

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula Costa, formada em Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo/Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

7 comentários em “Pôr do Sol nas Dunas do Jalapão

Deixe uma resposta

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: