Trilha no Morro do Chapéu – Chapada das Mesas

Quem nos conhece sabe que somos apaixonados por natureza e por caminhadas. As trilhas que fazemos aliam as duas coisas e não poderíamos deixar de fazer a trilha que sobe até o cume do Morro do Chapéu, talvez o maior símbolo da Chapada das Mesas.

Ele é o ponto mais alto da chapada com seus 378 metros de altura e consequentemente vai proporcionar uma linda vista de 360 graus de toda a chapada.

Já tínhamos visto o Morro do Chapéu a partir do Portal da Chapada, e também da rodovia, sempre lindo e imponente e resolvemos nos desafiar a observá-lo sob outra perspectiva.

Morro do Chapéu
Fizemos a trilha antes do amanhecer para ver o nascer do sol
Morro do Chapéu
Nascer do Sol no Morro do Chapéu
Morro do Chapéu
Quem nos conhece sabe que somos apaixonados por natureza e por caminhadas
Morro do Chapéu
As trilhas que fazemos aliam as duas coisas e não poderíamos deixar de fazer a trilha que sob até o cume do Morro do Chapéu, talvez o maior símbolo da Chapada das Mesas

É necessário preparo físico para desbravar a subida de cerca de 500 metros, pois é bastante íngreme com muitas pedras soltas, sendo importante tomar cuidado para não torcer o tornozelo. Fizemos a trilha antes do amanhecer para ver o nascer do sol. A grande vantagem é que estava fresco, porém tivemos que levar lanternas para iluminar o caminho (também dá pra se virar com a lanterna do celular).

Levamos cerca de 1 hora para subir e o esforço vale a pena quando se chega ao topo e se tem aquela vista de tirar o folego. É de se surpreender também o tamanho do platô e a vegetação que tem lá em cima, sendo possível caminhar bastante por lá. Somente tome cuidado com os marimbondos existentes que às vezes fazem as suas moradas pelo caminho dos turistas.

Morro do Chapéu Chapada das Mesas
O Morro do Chapéu é o ponto mais alto da chapada com seus 378 metros de altura e consequentemente vai proporcionar uma linda vista de 360 graus de toda a chapada
Morro do Chapéu
Já tínhamos visto o Morro do Chapéu a partir do Portal da Chapada, e também da rodovia, sempre lindo e imponente e resolvemos nos desafiar a observá-lo sob outra perspectiva
Morro do Chapéu
É necessário preparo físico para desbravar a subida de cerca de 500 metros, pois é bastante íngreme com muitas pedras soltas, sendo importante tomar cuidado para não torcer o tornozelo
Morro do Chapéu
Levamos cerca de 1 hora para subir e o esforço vale a pena quando se chega ao topo e se tem aquela vista de tirar o folego
Como Chegar

O Morro do Chapéu está a cerca de 12 km de distância de Carolina via BR-230 e mais outros 12 km por um labirinto de estradas de chão bastante arenoso. Fomos com veículo 4×4 o que nos possibilitou ir até a base do morro.

Fomos acompanhados pelos guias Ilton (Iltontur) e o Wellinton que nos acompanharam neste passeio, explicando tudo em detalhes e também nos auxiliando com as fotos. Recomendamos!

Morro do Chapéu
É de se surpreender também o tamanho do platô e a vegetação que tem lá em cima, sendo possível caminhar bastante por lá
Morro do Chapéu
Somente tome cuidado com os marimbondos existentes que às vezes fazem as suas moradas pelo caminho dos turistas
Morro do Chapéu
O Morro do Chapéu está a cerca de 12 km de distância de Carolina via BR-230 e mais outros 12 km por um labirinto de estradas de chão bastante arenoso
Morro do Chapéu
Fomos com veículo 4×4 o que nos possibilitou ir até a base do morro
Informações Úteis
  • Somente é permitido fazer a trilha com guias locais credenciados;
  • Não há estrutura turística no local;
  • É importante levar água e um lanche;
  • Vá com roupas leves e tênis (se possível de trekking);
  • Use protetor e repelente;
  • Não suba se estiver chovendo, há risco de raios;
  • Não se arisque ao fazer selfies próximo as bordas, o morro é formado por rocha arenítica que se esfarela com certa facilidade;
  • Post atualizado em 17 de setembro de 2018;
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Veja também

Já esteve no Morro do Chapéu? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Morro do Chapéu

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!
Banner 728x90

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula, formada em Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: