As trilhas de Fernando de Noronha

O assunto de hoje é sobre 2 coisas que amamos, trekking e a Ilha de Fernando de Noronha! Caminhar por algumas das trilhas de Noronha é praticamente obrigatório para o turista que quer explorar a ilha por completo. Há diversas trilhas que percorrem os 4 cantos da ilha e muitas delas são os únicos caminhos para se chegar a algumas praias por terra.

Algumas trilhas tem o número de visitantes/dia controlado devido a darem acesso a algumas praias que permitem uma quantidade limitada de pessoas. Por este motivo, achamos útil dividir as trilhas existentes em 2 blocos (com e sem necessidade de agendamento):

Trilhas de Fernando de Noronha
Sem necessidade de agendamento

As 3 primeiras trilhas são as únicas que ficam fora do Parque Nacional.

Trilha Costa Esmeralda (2.200 metros)- O seu trecho vai das praias do Boldró até a Cacimba do Padre no mar de dentro. A sua proximidade com o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico fazem dela uma das trilhas mais famosas. Impossível não passar ao menos uma vez por ela ao visitar a ilha.

Trilha Costa Esmeralda
O seu trecho vai das praias do Boldró até a Cacimba do Padre no mar de dentro
Morro Dois Irmãos
A sua proximidade com o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico fazem dela uma das trilhas mais famosas

Trilha Costa Azul (2.330 metros) –  Inicia na Vila dos Remédios indo até a praia do Conceição onde se encontra o morro do Pico. O caminho passa por belas vistas para as praias do Cachorro e do Meio. Não deixe de admirar a vegetação no início da trilha, as gameleiras com suas raízes aéreas deixam o cenário bem parecido com o do filme Avatar.

Trilha Costa Azul
A trilha Costa Azul inicia na Vila dos Remédios indo até a praia do Conceição onde se encontra o morro do Pico
Praia do Cachorro
O caminho passa por belas vistas para as praias do Cachorro e do Meio

Trilha Jardim Elizabeth (1.600 metros)– trilha de acesso ao centro histórico na Vila dos Remédios, com suas ruazinhas de paralelepípedos. A  Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Forte dos Remédios são atrativos para se conhecer um pouco da história da Ilha.

Trilha Jardim Elizabeth
A Trilha Jardim Elizabeth da acesso ao centro histórico na Vila dos Remédios, com suas ruazinhas de paralelepípedos
Igreja Nossa Senhora dos Remédios
A  Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Forte dos Remédios são atrativos para se conhecer um pouco da história da Ilha

Trilha Forte São Joaquim do Sueste (560 metros) – Feita em terreno de terra batida, não tem área para banho durante o percurso da caminhada, apenas uma linda vista para a praia do Sueste.

Trilha Forte São Joaquim do Sueste
A Trilha Forte São Joaquim do Sueste é feita em terreno de terra batida
Trilha Forte S.J. do Sueste
Não tem área para banho durante o percurso da caminhada
Trilha Forte São Joaquim do Sueste
Tem uma linda vista para a praia do Sueste e para o mar de fora

Trilha do Leão ( 230 metros) –  uma curta caminhada com destino a bonita praia do Leão no mar de fora.

praia do Leão
A Trilha do Leão leva até a bonita praia do Leão no mar de fora
PIC – Sancho (Posto de Informação e Controle)
  • Trilha Baía dos Golfinhos (942 metros) – Inicia no PIC do Sancho, em direção ao mirante dos golfinhos em passarela suspensa de madeira (trilha com acessibilidade). É uma trilha muito acessada logo pela manhã pelos turistas que vão até o mirante que fica ao final da trilha para observar a entrada dos golfinhos rotadores na Baía. Quase sempre há pesquisadores no local que fornecem binóculos e também fazem a contagem dos golfinhos.
Trilha Baía dos Golfinhos
A Trilha Baía dos Golfinhos inicia no PIC do Sancho, em direção ao mirante dos golfinhos em passarela suspensa de madeira (trilha com acessibilidade)
Trilha Baía dos Golfinhos
Quase sempre há pesquisadores no local que fornecem binóculos e também fazem a contagem dos golfinhos
Trilha Baía dos Golfinhos
É uma trilha muito acessada logo pela manhã pelos turistas que vão até o mirante que fica ao final da trilha para observar a entrada dos golfinhos rotadores na Baía
  • Trilha Golfinho-Sancho (1.100 metros) – Ainda dentro do PIC Sancho, esta trilha faz a interligação do mirante da baía dos Golfinhos com o Mirante do Sancho, passando por outros mirantes com vista para a incrível praia do Sancho. Não deixe de admirar as variadas espécies de aves que fazem sua morada nas arvores das encostas.
  • Trilha do Sancho (320 metros): Partindo do Pic Sancho, uma curta trilha sobre uma passarela suspensa de madeira leva até o mirante de acesso a bela praia do Sancho.
Trilha do Sancho
Partindo do PIC Sancho, uma curta trilha sobre uma passarela suspensa de madeira leva até o mirante de acesso a bela praia do Sancho
  • Trilha Mirante Dois Irmãos (282 metros) – Pequenina trilha a partir do Mirante do Sancho que dá acesso a um mirante do Morro dois Irmãos, talvez o ponto mais famoso de Noronha. Também tem vista privilegiada para a Baía dos Porcos. Não deixe de admirar as ruínas do Forte São João Batista.
Fernando de Noronha
Pequenina trilha a partir do Mirante do Sancho que dá acesso a um mirante do Morro dois Irmãos

Trilha Baia dos Porcos (170 metros) – É a mais curta das trilhas, mas talvez a que tem a melhor vista para o Morro Dois Irmãos, na nossa opinião o principal cartão postal de Noronha. A trilha inicia da Praia da Cacimba do Padre e vai até a praia da Baía dos Porcos. Em resumo é a passagem para a Baía dos Porcos que só pode ser acessada por esta trilha.

Trilha Baia dos Porcos
Trilha Baia dos Porcos é a mais curta das trilhas, mas talvez a que tem a melhor vista para o Morro Dois Irmãos
Com necessidade de agendamento

Algumas trilhas são limitadas a uma quantidade bastante reduzida de pessoas por dia, então é necessário se programar e agendar a visita no centro de visitantes logo no seu primeiro dia em Noronha (é recomendável fazer o agendamento com antecedência de três dias).

Atalaia curta (1.500 metros)–  esta é uma das trilhas mais concorridas da ilha. Uma caminhada de 45 minutos por uma trilha tranquila leva os turistas até as piscinas naturais do Atalaia. Necessita de agendamento prévio no centro de visitantes e uso de máscara, snorkel e colete salva-vidas para mergulhar nas piscinas naturais. O tempo nas piscinas é controlado (apenas 30 minutos por grupo). Início da trilha é na Vila do Trinta.

Atalaia Fernando de Noronha
Uma caminhada de 45 minutos por uma trilha tranquila leva os turistas até as piscinas naturais do Atalaia

Trilha dos Abreus (1.200 metros)- A trilha em si é tranquila, somente a descida no final para as piscinas é um pouco íngreme e sobre rochas, então não recomendada para idosos e crianças.

Além do agendamento no centro de visitantes, algumas trilhas também necessitam de acompanhamento de um guia credenciado. São elas:

Atalaia Longa (4.000 metros) – é uma continuação da Atalaia curta, que parte da praia do Atalaia e vai até a Praia Caieira.

Trilha Pontinha-Pedra Alta (3.700 metros) – A trilha leva para as piscinas naturais da Pontinha e da Caieiras e o  acesso a trilha é feito pela Vila do Trinta.

Com diferentes tipos de relevo, margeia o mar de fora e passa pelo mirante da Pedra Alta.

+ Encontre seu hotel em Fernando de Noronha e garanta os melhores preços!

Trilha do Morro São José (500 metros) (maré superior a 0,4) – é uma trilha curta acessada a partir do Air France (próximo ao Porto) que compreende a travessia da Ilha de Fernando de Noronha para a única ilha secundária (São José) onde é permitida visitação pública. Parte dela é feita sob a água ou caminhando sobre as pedras (se a maré estiver bem baixa). Em nossa opinião, ir pela água é mais legal para observar a vida marinha, além do que a travessia sobre as pedras traz o risco de um escorregão.

A Ilha de São José possui uma fotogênica piscina natural e o Forte São José. Só é possível realizar a trilha na maré baixa, quando expõe uma estreita faixa de pedras que possibilita a travessia até a ilha. A visita é realizada até a piscina, e o acesso ao forte não é permitido.

Devido à dificuldade e riscos da travessia recomendamos contratar um guia com boas referências.

Trilha Morro São José
Morro São José é uma trilha curta acessada a partir do Air France, a travessia é feita sob a água ou caminhando sobre as pedras (se a maré estiver bem baixa)

Trilha Capim-Açu (5.200 metros) É a trilha mais longa da ilha e indicada para pessoas com algum condicionamento físico. Passa pela região mais isolada em direção a Ponta da Sapata. Inicia na entrada do PIC Sancho e segue uma estrada com diferentes relevos. Há mirantes pelo caminho com belos visuais para fotos (um dos mirantes (Vor) é acessado por uma curta trilha de mesmo nome). No caminho ainda a possibilidade de visitar o Farol da Sapata seguindo uma pequena trilha (Trilha do Farol). O visitante pode optar por fazer a trilha somente até o farol da Sapata e retornar pelo mesmo percurso ou fazer a trilha completa que é muito recomendável para se conhecer a Caverna do Capim Açu, uma linda piscina natural e finalizar a trilha na Praia do Leão.

Unidade ICMBio Fernando de Noronha

Agendamento de passeios para: Atalaia, Abreus, Pontinha-Caieiras, Morro São José e Capim Açu.

  • Horários de Atendimento
  • De segunda à sábado
  • 8h30 às 12h
  • 14h30 às 18h
Informações Úteis
  • Há 2 centros de informações turísticas: uma localizada ao Lado do Projeto Tamar (Boldró) e o segundo na praça Flamboyant;
  • O horário de acesso as trilhas do Parque Nacional de Noronha é das 8:00 as 18:30 (exceção para o acesso a trilha Baia dos Golfinhos que inicia a partir das 6:30);
  • Se mantenha nas trilhas demarcadas;
  • Traga consigo o lixo gerado nas trilhas;
  • Respeite a sinalização;
  • Não faça fogueiras;
  • Acampamentos não são permitidos;
  • Não é permitida a presença de animais exóticos (gato, cachorro, cavalos etc.);
  • Não colete nada do ambiente (fauna, flora ou mesmo rochas);
  • Não é permitido perseguir, abater, capturar ou alimentar os animais;
  • Não é permitido mergulhar intencionalmente com os golfinhos;
  • Clique aqui para ver o mapa de Fernando de Noronha;
  • Clique aqui para ver as regras gerais de cada trilha;
  • Post atualizado em 16 de novembro de 2018;
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Veja também

Já esteve em Fernando de Noronha? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Fernando de Noronha

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Planeje sua viagem
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!
Booking.com

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por Paula Costa, formada em Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos. O casal mora em São Paulo/Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: