Dicas de São Paulo: o que fazer e muito mais

Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é conhecida por ser o maior centro financeiro, cultural e gastronômico do Brasil, é aquele tipo de destino que você pode voltar várias vezes e sempre encontrará algo novo e interessante para fazer. É quase impossível conhecer a cidade inteira de uma só vez, devido à sua grandiosidade e diversidade de atrações.

São inúmeras opções de lazer, sendo muitas delas gratuitas, como a famosa Avenida Paulista, o Bairro da Liberdade e o Parque do Ibirapuera. E para quem gosta de fazer compras, encontrará inúmeros shoppings centers, a famosa Rua 25 de Março, os bairros do Bom Retiro e do Brás entre tantos outros.

Fomos atrás dos diversos pontos turísticos e o melhor de tudo, gastando pouco dinheiro. Confira a lista das atrações que preparamos para você curtir tudo o que São Paulo tem a oferecer! 😉

Tópicos

O que fazer em São Paulo
Dicas de São Paulo

Conheça os bairros mais tradicionais da capital paulista!

Anhangabaú e República (Centro)

Quem mora ou passeia pela cidade não pode deixar de conhecer os bairros do Anhangabaú e  da República, ambos estão recheados de atrações históricas para todos os gostos, como o prédio da Prefeitura de São Paulo, o Teatro Municipal, a Galeria Prestes Maia, os famosos edifícios Matarazzo, Itália e Copan, que além de mirantes, são de grande importância na arquitetura da capital. A região reúne ainda outros pontos turísticos, como a Praça da República, a Feira da Praça da República, a Galeria do Rock e a Biblioteca Mário de Andrade.

Como chegar: Metrô Estações Anhangabaú e República

Theatro Municipal de São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo
Avenida Paulista / Jardins / Rua Augusta / Vila Madalena (Centro-Sul)

A Avenida Paulista é um dos maiores cartões postais da cidade de São Paulo, foi inaugurada em 1891, sendo considerada um dos principais centros financeiros do Brasil e do mundo. Um roteiro que preenche um dia inteiro e inclui museus, centros culturais, lojas, bares, restaurantes e muito mais. Suas principais atrações são o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o Centro Cultural Fiesp, o Parque Trianon, a Casa das Rosas, o Sesc Avenida Paulista e a Japan House. Mas não para por aí, a região abriga os elegantes bairros, Jardim Europa e Jardim Paulista, cercados por belas mansões e diversas atrações culturais, como o Museu da Casa Brasileira e o Museu da Imagem e do Som. Nos limites da Paulista, encontra-se uma das ruas mais famosas de São Paulo, a Rua Augusta, lá você vai encontrar galerias de arte, casas noturnas e, por fim, o boêmio bairro da Vila Madalena conhecido por reunir ótimos bares, restaurantes, hotéis e uma variedade de hostels, sempre disputados devido ao fácil acesso à Avenida Paulista.

Como chegar: Metrô Estações Brigadeiro, Trianon/Masp, Consolação e Paulista

Sesc Avenida Paulista
Sesc Avenida Paulista

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Barra Funda / Lapa / Pompeia (Zona Oeste)

Cercado por uma excelente infraestrutura de comércios e serviços, a região da Zona Oeste foi criada no começo do século 20, abriga Memorial da América Latina, a Casa Mário de Andrade, o Theatro São Pedro, o Espaço das Américas, o Parque da Água Branca , o Sesc Pompéia, o Teatro Cacilda Becker, Shoppings Centers, o Estádio de Futebol Allianz Parque, o Mercadão da Lapa, Terminal Rodoviário da Barra Funda e diversos bares e casas noturnas.

Como chegar: Metrô Estação Barra funda

Bixiga (Centro)

Bairro italiano cercado por muitas cantinas, padarias, casarões e a famosa escadaria do Bixiga, onde diversos eventos de música e dança acontecem ao ar livre durante os finais de semana e feriados.  Recebe todos os anos a tradicional Festa de Nossa Senhora de Achiropita que acontece na primeira semana de agosto. A festa da Achiropita é uma homenagem à padroeira do bairro e aos imigrantes italianos. Na região também estão localizados os teatros Ruth Escobar e Bibi Ferreira e a sede da escola de samba Vai-Vai.

Como chegar: Metrô Estação São Joaquim

Bom Retiro / Luz / Campos Elíseos (Centro)

Bem do ladinho da estação de metrô Luz, o Bom Retiro é um bairro de comércio e grandes lojas de tecido e roupas, com ótimos preços e qualidade, com destaque para a famosa Rua José Paulino. Na região o visitante encontrará também algumas construções históricas, herança deixada pelos barões do café, como os casarões do Museu Histórico Energia São Paulo e do Museu da Obra Salesiana no Brasil. Também vale uma visita arquitetônica às Estações de Trem Luz e Júlio Prestes, a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Memorial da Imigração judaica e do Holocausto e por fim, o Teatro Porto Seguro e o Parque da Luz.

Como chegar: Metrô Estações Luz e Tiradentes

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Brás (Centro)

O bairro do Brás também merece destaque. A região já foi uma colônia de italianos e hoje se caracteriza por ser um dos maiores polos de comércio popular do Brasil. É possível encontrar lojistas e revendedores de moda de diversos estilos. O destaque fica para a Feirinha da Madrugada que acontece de segunda a sábado, das 2 horas da manhã às 4 horas da tarde, (não funciona aos domingos e feriados), tem uma grande variedade de roupas, acessórios e calçados.

A tradicional Festa de São Vito é promovida pela colônia italiana todos os anos, entre os meses de junho e julho, na região do Brás. Para participar e apreciar a deliciosa culinária da “mamma” é necessário reservar antecipadamente. Para mais informações acesse http://www.associacaosaovito.com.br/festa-de-sao-vito-martir.html | Endereço: Rua Polignano A Mare, 255 – Brás.

Como chegar: Metrô Estação Brás

Ipiranga (Zona Sul)

Bairro conhecido por ter sido o lugar escolhido por Dom Pedro, em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, para o “grito da independência”. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, começando pelo Parque da Independência, que abriga o Monumento da Independência e Cripta Imperial (onde estão os restos mortais de D. Pedro), o Museu Paulista (conhecido popularmente como Museu do Ipiranga), apesar do museu estar fechado para reformas, o visitante poderá contemplar a sua bela arquitetura. A uma pequena caminhada do parque está o Museu de Zoologia. Outras atrações da região são o Aquário de São Paulo e o Sesc Ipiranga.

Como chegar: Metrô Estação Alto do Ipiranga

Parque da Independência
Parque da Independência
Liberdade (Centro)

A Liberdade é o bairro mais oriental de São Paulo,  uma atração turística imperdível, especialmente para as pessoas apaixonadas pela cultura Japonesa e dos países orientais. São diversas ruas com várias lojas, restaurantes e mercados típicos que vendem produtos vindos principalmente do Japão, China e Coreia. Vale uma visita a Praça da Liberdade, a Feira da Liberdade, o Museu da Imigração Japonesa, o Templo Busshinji, o Jardim Oriental, a Livraria Sol e a tradicional padaria Bakery Itiriki.

Como chegar: Metrô Estação Liberdade

Bairro da Liberdade
Bairro da Liberdade
Mooca (Zona Leste)

Outro bairro paulistano influenciado pela cultura italiana, oferece excelentes opções gastronômicas, com inúmeras cantinas, pizzarias e a festa anual italiana que reúne os mais deliciosos quitutes, a Festa de San Gennaro. O bairro conta com o Teatro Gamaro, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Teatro Arthur Azevedo e o passeio de Maria Fumaça.

Como chegar: Metrô Estações Bresser-Mooca ou Brás

Pacaembu

O Pacaembu é um bairro nobre da cidade de São Paulo, apresenta diversos centros culturais, como: a Casa Modernista, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, o Museu Guilherme de Almeida e o Museu do Futebol, situado dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (popularmente conhecido como Estádio do Pacaembu).

Como chegar: Para quem vai de metrô, a estação mais próxima é a Clínicas (linha 2/verde), são cerca de 20 minutos de caminhada até o Estádio do Pacaembu.

Estádio do Pacaembu
Estádio do Pacaembu
Pinheiros (Zona Oeste)

Fundado em 1560, às margens do Rio Pinheiros, é um dos bairros mais antigos de São Paulo, cresceu significativamente e hoje abriga altos e modernos edifícios. As principais atrações da região são Instituto Tomie Ohtake, o Beco do Batman, o Sesc Pinheiros, o Parque Villa-Lobos, a Praça Benedito Calixto, com sua feira de antiguidades e o belo pôr-do-Sol na Praça do Pôr do Sol.

Como chegar: Metrô Estações Faria Lima ou Fradique Coutinho

Beco do Batman
Beco do Batman
Sé e São Bento (Centro)

O bairro da Sé está localizado no coração da velha São Paulo, conta com os mais importantes pontos turísticos da cidade, tais como a Praça da Sé, a Catedral da Sé e o marco zero de São Paulo. Além disso, a região abriga o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento, o Largo São Francisco, o Mercado Municipal, a Rua 25 de Março e os famosos mirantes de São Paulo, o Farol Santander (Banespão) e o Edifício Martinelli.

Como chegar: Metrô Estações Sé, São Bento ou Anhangabaú

Catedral da Sé
Catedral da Sé
Vila Mariana e região (Zona Sul)

Considerada uma das regiões mais desenvolvidas da cidade de São Paulo, o bairro da Vila Mariana oferece diversos programas culturais, bares para curtir o Happy Hour, ótimos hotéis e uma variedade de hostels, muito disputados devido ao fácil acesso à Avenida Paulista. Além disso, abriga o mais importante parque urbano da capital, o Parque do Ibirapuera famoso reduto dos paulistanos, ideal para fazer caminhadas, relaxar e praticar esportes. A atração merece um dia inteiro ou mais de visita, além da enorme área verde, tem museus e espaços culturais muito interessantes, como o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Planetário e a Oca do Ibirapuera.

Como chegar: Metrô Estações Vila Mariana, Santa Cruz e Ana Rosa. A estação de metrô mais próxima do Ibirapuera é a AACD/Servidor.

Oca do Ibirapuera
Oca do Ibirapuera
Compras em São Paulo

São Paulo possui muitas lojas de departamento e modernos shoppings centers. Lá você vai encontrar praticamente de tudo, eletrônicos, roupas, perfumes, itens de beleza… As opções vão desde os mais baratos até importantes marcas de luxo. Confira os principais endereços para fazer compras na capital paulistana:

Marcas de luxo

Shopping Pátio Higienópolis

Inaugurado em 1999, o Shopping Pátio Higienópolis conta com 305 lojas.

Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Higienópolis, São Paulo – SP / R. Dr. Veiga Filho, 133 – Higienópolis, São Paulo – SP

site oficial http://iguatemi.com.br/patiohigienopolis/

Iguatemi São Paulo

Inaugurado em 1966, é o primeiro shopping center da América Latina, reúne 330 lojas nacionais e internacionais

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jd. Paulistano, São Paulo – SP, 01489-900

Site oficial http://iguatemi.com.br/saopaulo/

Shopping JK Iguatemi

O shopping reúne lojas de marcas inéditas no Brasil e está localizado no coração da Vila Olímpia.

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04543-011

Site oficial http://iguatemi.com.br/jkiguatemi/

Rua Oscar Freire

Situada no bairro dos Jardins (um dos mais nobres de São Paulo), a rua Oscar Freire é especialista no mercado da moda de alto padrão.  Fácil acesso através da estação de metrô: Oscar Freire.

Diversos segmentos e preços

Shopping Frei Caneca

Inaugurado em 2001, possui 140 lojas, reúne diversos espaços de cultura e lazer

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação

Site oficial http://www.freicanecashopping.com/

Shopping Pátio Paulista

Inaugurado em 1989, o Shopping Pátio Paulista, vizinho da Avenida Paulista, possui mais de 230 lojas distribuídas em uma área de 80 mil metros quadrados.

Endereço:  Rua 13 de Maio, 1947, Bela Vista / Rua Maestro Cardim, 1118, Bela Vista (estação de metrô Brigadeiro)

Site oficial https://www.shoppingpatiopaulista.com.br/

Shopping Pátio Paulista
Shopping Pátio Paulista

Conjunto Nacional

Localizado na Avenida Paulista, o complexo abriga lojas, restaurantes, além da antiga Livraria Cultura, fundada em 1947.

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Jardim Paulista – São Paulo – próximo ao Metrô Consolação

Shopping Center 3

Inaugurado em 1967, o Shopping Center 3 está em um dos principais marcos da cidade de São Paulo, na Avenida Paulista.

Av. Paulista, 2064 – Cerqueira César (estação de metrô Consolação)

Site oficial http://www.shoppingcenter3.com.br/

Shopping Cidade São Paulo

Com possui 160 lojas, o Shopping Cidade São Paulo está localizado na Av. Paulista ao lado do MASP (Museu de arte de São Paulo).

Endereço: Av. Paulista, 1230 (estação de metrô Trianon/Masp)

Site oficial https://www.shoppingcidadesp.com.br/home

Shopping Cidade São Paulo
Shopping Cidade São Paulo

Shopping Ibirapuera

Um dos primeiros Shopping Centers de São Paulo, abriga mais de 400 lojas.

Endereço: Av. Ibirapuera, 3103 – Indianópolis

Site oficial http://www.ibirapuera.com.br/

Produtos populares

Os endereços mais conhecidos, são a Rua 25 de Março e os bairros do Bom Retiro e do Brás. Esses locais são verdadeiros paraísos para quem gosta de pechinchar, lá é possível encontrar uma diversidade de lojas e produtos a excelentes preços.

A Rua 25 de Março é uma das mais famosas do comércio de São Paulo, reúne inúmeras lojas e camelôs que vendem praticamente de tudo a preços baixos.

O Bom Retiro é um bairro de comércio e grandes lojas de tecido e roupas, com ótimos preços e qualidade, com destaque para a famosa Rua José Paulino, referência no comércio de vestuário e fábricas de confecção.

Feirinha da Madrugada acontece de segunda a sábado, das 2 horas da manhã às 4 horas da tarde, na Av. do Estado, 2777 – Bom Retiro, São Paulo (não funciona aos domingos e feriados), tem uma grande variedade de roupas, acessórios e calçados.

Para visitar esses estabelecimentos sugerimos pegar indicações ou escolher com calma, já que se encontra bons produtos e também os de qualidade inferior. Vá bem confortável, leve uma garrafa de água e uma mochila vazia para guardar as compras.

Fácil acesso através das estações de metrô: São Bento, Bom Retiro e Brás.

Viaduto Santa Ifigênia
Viaduto Santa Ifigênia
Outlets

Os preços em São Paulo não são tão bons como nos Estados Unidos (mesmo com o dólar nas alturas!! ), mesmo assim, ainda vale a pena comprar alguns produtos que você necessite, dado que sempre há boas oportunidades!. Confira os melhores outlets da cidade e arredores.

Catarina Outlet

É um grande shopping ao ar livre, com mais de 100 lojas nacionais e internacionais que oferecem variados descontos. Lojas de destaque: Adidas, Arezzo, Armani, Brooksfield, Buckman, Burberry, Calvin Klein, Carolina Herrera, Colcci, Diesel, Dolce & Gabbana, Dudalina, Ellus, Forever 21, Gucci, Guess, Hugo Boss, Lacoste, Levi’s, Michel Kors, Nike, Osklen, Puma e muitos mais.

Horário de funcionamento do Outlet: Todos os dias das 09h às 21h | Sextas e Sábados alimentação até às 22h.

Estacionamento gratuito disponível. Há opção de utilizar o serviço de ônibus gratuito oferecido pelo Catarina Outlet. Para mais informações acesse o site oficial https://catarinaoutlet.com.br/expresso-catarina

Como chegar: O Catarina Fashion Outlet está localizado no km 60 da Rodovia Castello Branco, a 30 minutos de São Paulo.

Outlet Premium São Paulo

O complexo a céu aberto, dedicado a lojas de vestuário em geral, com marcas nacionais e internacionais, oferece mais de 113 lojas, incluindo Adidas, Victor Hugo, Buckman, Osklen, Calvin Klein, Nike, The North Face, Burberry, Forever 21, Puma, Diesel, Lacoste, Tommy Hilfiger, Gap, Hugo Boss, Armani, Guess, Levi’s e muito mais.

Estacionamento pago disponível. Há opção de utilizar o serviço de ônibus pago oferecido pelo Outlet Premium. Para mais informações acesso o site oficial http://www.outletpremium.com.br/sao-paulo/transporte-premium/

Funciona Todos os dias das 9h às 21h

Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, KM72

Outlet Fernão Dias

O complexo é todo fechado, com corredores climatizados, oferecendo mais de 51 lojas com ótimos preços, incluindo Crocs, Hurley, Lee, Levi’s, Any Any, Polo Wear, Tommy Hilfiger e muito mais. É menor quando comparado a concorrentes do porte do Catarina Fashion e do Outlet Premium.

Estacionamento gratuito disponível.

Funcionada de Segunda à Sábado das 09:00 às 21:00 | Domingo das 10:00 às 20:00

Endereço: Rodovia Fernão Dias, KM 44,5 – Atibaia SP

Aquino Outlet

Loja com produtos de qualidade, reúne as melhores multimarcas de roupas e acessórios a preços acessíveis.

Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 1297 – Vila Leopoldina, São Paulo

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 9h30 às 19h | Sábado das 09h às 19h | Domingos e feriados 09h30 às 16h.

Q!Bazar

É uma grande loja de varejo, oferece as melhores marcas nacionais e internacionais com até 70% de desconto. Tenha paciência para garimpar achados nas araras de roupas a perder de vista. O Q!Bazar possui 7 lojas espalhadas em São Paulo. Abaixo os endereços:

  • Cidade Jardim, 691 – Jardim Paulistano (Segunda à sexta das 9:00 às 20:00 | sábado das 10:00 às 19:00 | domingo 10:00 às 18:00)*
  • Brigadeiro Faria Lima, 1884 – Jardim Paulistano (Segunda à sexta das 9:00 às 20:00 | sábado das 10:00 às 19:00 | domingo 10:00 às 18:00)*
  • Gaivota, 1274 – Moema (Segunda à sexta das 9:00 às 20:00 | sábado das 10:00 às 19:00 | domingo 10:00 às 18:00)*
  • Emília Marengo, 754 – Jardim Anália Franco (Segunda à sexta das 9:00 às 20:00 | sábado das 10:00 às 19:00 | domingo 10:00 às 18:00)*
  • Rua Itapura, 1183 – Tatuapé (segunda a sábado das 10:00 às 19:00 | domingo fechado)*
  • Cerro Corá, 2225 – Vila Romana (Segunda à sexta das 9:00 às 20:00 | sábado das 10:00 às 19:00 | domingo 10:00 às 18:00)*
  • Teodoro Sampaio, 2025 – Pinheiros (segunda a sábado das 10:00 às 19:00 | domingo fechado)*

*Horários sujeitos a alterações.

Offashion

O Offashion está localizado nas dependências do Catarina Fashion Outlet oferece roupas e acessórios de marcas como Cori, Luigi Bertolli, Lab, entre outras. Com descontos de até 70%, a loja é mais uma boa opção pra garimpar muitas roupinhas legais com preços reduzidos.

Endereço: está localizado no km 60 da Rodovia Castello Branco, dentro do Catarina Fashion Outlet.

Mix Store

Outlet de marcas famosas em moda feminina, masculina e infantil, atende a estilos bem variados, tem marcas como Osklen, Zoopm, Tommy Hilfiger, LeLis Blanc, John John, Diesel, Calvin Klein, Polo, entre outras.

Endereço: Rua José Ramon Urtiza, 975 | loja 6 (Dentro do Open Mall Panamby) Morumbi – São Paulo/SP.

Horário de funcionamento: Segunda à sábado: das 9h às 20h | Domingo: das 10h às 16h

Brands House

Uma loja com marcas Ellus, Herchcovitch Alexandre, Tommy Hilfiger e entre outras, o grupo InBrands tem um outlet variado, com boas opções para garimpar.

Endereço: Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1465, dentro do Tietê Plaza Shopping.

Outlet Lingerie 

A Outlet Lingerie é uma rede de lojas especializada no segmento de lingeries e sleepwear. Hoje a Outlet Lingerie tem lojas em todo o país, em um só espaço, você encontra lingerie de qualidade e com valores variados.

Há diversos endereços espalhados pela cidade de SP, acesse o site e veja o mais próximo de você.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Quando ir para São Paulo

Viajar para São Paulo é um bom programa para se fazer em qualquer época do ano, principalmente nos fins de semana e feriados, quando boa parte dos moradores viaja para o litoral ou outros destinos deixando a cidade mais tranquila.

Tem um clima subtropical, com temperatura média anual de 20 graus. O outono e o inverno são mais secos e frios, já a primavera e o verão coincidem com a época mais chuvosa.

Veja os detalhes de cada época do ano para aproveitar os atrativos de São Paulo.

Verão (dezembro, janeiro, fevereiro e início de março) – prepare-se para as altas temperaturas e chuvas fortes que ocorrem principalmente no final da tarde, é nesse período que acontece as famosas enchentes que param São Paulo. Dezembro é o período mais agitado, por causa das compras de Natal, por outro lado, janeiro é o mês das férias escolares, época em que os pais viajam ou ficam em casa com as crianças, deixando menos congestionado o trânsito da cidade. Temporada boa para viajar com os baixinhos, uma vez que, a cidade oferece inúmeras programações infantis nos shoppings, teatros, cinemas e parques.

Outono e Primavera (abril e maio – setembro, outubro e novembro) – praticamente não chove e as temperaturas são mais amenas (nem muito frio, nem calor demais). No outono você poderá arriscar vestir um cachecol e uma blusa de frio, já na primavera o calor começa aparecer aos poucos. Novembro é o mês que apresenta um clima mais variado, com dias ensolarados, nublados ou chuvosos. Por isso, se você pretende pegar um clima agradável, opte por viajar entre os meses de abril e maio ou setembro e outubro.

Inverno (junho, julho e agosto) – época com pouca chuva, ideal para curtir o friozinho, usar casaco pesado, botas e apreciar a gastronomia de São Paulo, certamente você vai se deliciar com as comidas típicas das cantinas italianas, restaurantes árabes, português, japonês, mexicano, entre outros. Julho também é o mês com menos trânsito devido as férias escolares.

São Paulo

Confira nosso “checklist” de verãoinverno criança do que levar para sua viagem. Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

Eduardo Kobra - Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer grafitado pelo artista Eduardo Kobra, a obra está localizada na parede lateral do edifício Ragi, na Praça Oswaldo Cruz.
Os principais feriados e eventos em São Paulo

São Paulo reúne diversos tipos de eventos e atrações para todos os gostos e bolsos. Então, aproveite sua viagem e confira o melhor que a capital paulistana tem para te oferecer!

Aniversário da Cidade de São Paulo – comemorado em 25 de janeiro. São diversas atrações espalhadas pela capital, fundada em 25 de janeiro de 1554.

Campus Party – evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Acontece entre a segunda e a terceira semana de fevereiro.

Carnaval – Tem crescido bastante nos últimos anos sendo um dos maiores eventos culturais da cidade, com 95 escolas de samba participantes. Além da festa no Sambódromo, o Carnaval ferve nos blocos de rua, com direito a trio elétrico espalhados em dezenas de pontos da cidade. Normalmente ocorre nos meses fevereiro ou março.

Meia Maratona Internacional de SP – com 21 km de corrida pelas ruas e avenidas da cidade.

Lollapalooza – é um festival de música alternativa. Todos os anos a cidade recebe grandes shows, sendo uma ótima oportunidade para ver de perto o seu cantor ou sua banda favorita.

São Paulo Fashion Week – Um dos mais importantes eventos de moda do mundo, assim como as semanas de Milão, Nova York e Paris.

Restaurant Week – o maior evento gastronômico de São Paulo e um dos mais importantes da América Latina. Os principais restaurantes da cidade preparam um menu especial por um preço fixo.

Casa Cor São Paulo – a maior e mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do mundo.

Virada Cultural – é um evento anual promovido, durante 24 horas a cidade reúne artistas famosos e alternativos, com muita música, dança, teatro e exposições. O evento acontece no mês de maio.

Parada do Orgulho LGBT – a mais importante Parada Gay do Brasil e do mundo, desde 1997 atrai milhões de pessoas a São Paulo todos os anos. O evento acontece no mês de junho (1 domingo) na avenida Paulista.

Festa de São Vito – acontece no Brás e é um dos maiores eventos da comunidade italiana em São Paulo. O evento acontece no mês de julho.

Festa de Nossa Senhora Achiropita – o melhor da cultura e da culinária italiana em uma grande festa no bairro do Bixiga. O evento acontece primeira semana de agosto.

Bienal do Livro – é o terceiro maior evento editorial do mundo, com muitos livros e intensa programação cultural.

Desfile de Sete de Setembro – em comemoração à Independência do Brasil. O evento acontece no Sambódromo do Anhembi e tem entrada gratuita.

Salão Duas Rodas – um dos maiores eventos de duas rodas do mundo, traz as maiores marcas, test rides, shows e lançamentos em uma experiência inesquecível.

Virada Esportiva Durante 24 horas – conta com atividades, apresentações esportivas e centenas de atletas por 24 horas ininterruptas.

Mostra Internacional de Cinema – é um festival cinematográfico que ocorre anualmente na cidade de São Paulo. Reúne clássicos da sétima arte e os mais aguardados lançamentos da temporada. O evento acontece no mês de outubro.

Fórmula 1 – O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece desde 1972, a atual sede, o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, já recebeu inúmeras disputas ao longo de sua história. E para quem vai curtir o evento, o ideal é comprar seu ingresso para o GP antecipadamente pela internet (os melhores lugares costumam acabar rápido). O evento acontece anualmente no mês de novembro.

Maratona Internacional de São Paulo – é uma prova de atletismo de 42 km de percurso, realizada anualmente na cidade de São Paulo desde 1995. A competição conta também com provas de 25 km, 10 km e caminhada de 3 km, além da maratona.

Salão do Automóvel – é a maior exposição da indústria automobilística do Brasil e uma das maiores da América Latina, acontece em São Paulo a cada dois anos.

Comic Con Experience – é um evento de cultura pop e entretenimento, reunindo atrações das principais áreas de vídeo games, histórias em quadrinhos, filmes e séries para TV. O evento acontece no mês de dezembro.

Natal Iluminado – o Parque Ibirapuera tem diversas atrações para o Natal, entre elas, a tradicional Árvore do Ibirapuera e um show de luzes. O evento acontece no período natalino ficando de dezembro até janeiro.

Corrida de São Silvestre – tradicional corrida de rua realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre (Papa da Igreja Católica).

Réveillon na Avenida Paulista – recebe todos os anos milhares de pessoas que dão as boas-vindas ao ano novo, com fogos de artifício e shows de artistas famosos.

U2 360° Tour — Show no Estádio do Morumbi
U2 360° Tour — Show no Estádio do Morumbi

Natal Iluminado - Parque Ibirapuera
Natal Iluminado – Parque Ibirapuera
Como circular em São Paulo
Passeio de ônibus turístico

Se escolher essa opção, você irá circular pela cidade através de um ônibus turístico de dois andares, sendo a parte de cima aberta o que permite uma visão privilegiada. A vantagem deste tipo de passeio é que você não fica “preso” a horários e você mesmo escolhe aonde quer ir e ficar mais tempo. Você pode subir e descer quantas vezes quiser durante o período de 24 horas a partir da primeira utilização.

Veja as paradas abaixo e os principais atrativos próximos:

  1. República (Edifício Copan, Edifício Itália e Rua Santa Ifigênia);
  2. Pacaembu (Museu de Arte Brasileira, Parque Buenos Aires, Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol);
  3. Paulista – Masp* (Centro Cultural Fiesp, Museu do Masp e Parque Trianon)
  4. Paulista – Casa das Rosas* (Edifício Gazeta, Itaú Cultural, Casa das Rosas e Japan House)
  5. Ibirapuera (Monumento às Bandeiras, Museu de Arte Contemporânea, Obelisco e Parque do Ibirapuera);
  6. Centro Cultural (Catedral Nossa Senhora do Paraíso, Catedral Ortodoxa e Igreja de Santa Generosa);
  7. Liberdade (Capela do Aflitos, Museu da Imigração Japonesa e Templo Budista Busshinji);
  8. Pateo do Collegio (Beco do Pinto, Catedral da Sé, Edifício Altino Arantes, Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo, Espaço BM&F Bovespa, Mosteiro de São Bento, Pateo do Collegio e Solar da Marquesa de Santos);
  9. Theatro Municipal (Galeria do Rock e Galeria Praça das Artes).

*Rota alternativa aos domingos. Não passa pela Avenida Paulista.

Pátio do Colégio
Pateo do Collegio
Transporte público

Sempre uma boa opção para se chegar aos principais pontos turísticos de qualquer cidade urbana do mundo. A rede de transporte metropolitano paulista é a maior do país, com cerca de 367 km de extensão, 13 linhas e 177 estações que conectam as principais avenidas, estações e ônibus da cidade. Você consegue comprar a passagem individual ou o Bilhete Único da SPTrans, disponível em postos de venda, que permite viajar nos ônibus, metrôs e trens da cidade. Este cartão pode ser adquirido e carregado quando necessário nos quiosques e postos habilitados. Para mais informações acesse o site oficialClique aqui e veja o mapa do transporte metropolitano de São Paulo.

Veja abaixo as principais estações de metrô e pontos turísticos de São Paulo.

Linha 1 – Azul (Norte – Sul)

  1. (Catedral da Sé, Pateo do Collegio e Solar da Marquesa);
  2. Liberdade (Bairro da Liberdade, Feirinha da Liberdade e Museu Histórico da Imigração Japonesa);
  3. São Bento (Rua 25 de Março, Edifício Altino Arantes, Edifício Martinelli, Mosteiro de São Bento e Viaduto Santa Ifigênia);
  4. Luz (Estação da Luz, Rua José Paulino, Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado de São Paulo);
  5. Portuguesa-Tietê (Terminal Rodoviário do Tietê, o maior terminal da América Latina).

Linha 2 – Verde (Linha da Paulista)

  1. Brigadeiro (Shopping Pátio Paulista, Japan House, Casa das Rosas e Sesc Avenida Paulista);
  2. Trianon-Masp (Centro Cultural FIESP, Museu do MASP, Parque do Trianon e Shopping Cidade São Paulo);
  3. Consolação (Rua Augusta, Livraria Cultura e Parque Prefeito Mário Covas);
  4. Clínicas (Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol);
  5. Vila Madalena (Bairro da Vila Madalena, concentração dos melhores bares e pubs).

Linha 3 – Vermelha (Leste – Oeste)

  1. Palmeiras – Barra Funda (Memorial da América Latina, Estádio de Futebol Allianz Parque e Parque da Água Branca);
  2. República (Edifício Itália, Edifício Copan, Biblioteca Mário de Andrade e Praça da República);
  3. Anhangabaú (Shopping Light, Theatro Municipal de São Paulo, Praça Ramos de Azevedo, Prefeitura de São Paulo e Praça do Patriarca);
  4. Brás (Museu da Imigração do Estado de São Paulo e Feirinha da Madrugada);
  5. Corinthians – Itaquera (Estádio de Futebol Arena Corinthians e Shopping Metrô Itaquera).

Linha 4 – Amarela

  1. Paulista (Avenida Paulista);
  2. Oscar Freire (Rua Oscar Freire, comércio de moda de alto padrão);
  3. Fradique Coutinho (Beco do Batman);
  4. Faria Lima (Instituto Tomie Ohtake);
  5. Butantã (Instituto Butantã e Vila Butantã).

Linha 5 – Lilás

  1. AACD – Servidor (Parque do Ibirapuera).
Metrô de São Paulo
Metrô de São Paulo
Circular de Bicicleta

Esta é uma ótima maneira se exercitar e ter uma visão geral de São Paulo principalmente aos domingos quando parte das vias são fechadas e controladores de acesso auxiliam nos faróis.

Não deixe de usar equipamento de segurança para se prevenir de eventuais quedas.

Veja mais informações no site oficial da Cidade de São Paulo.

Alugar carro em São Paulo

Alugar carro não é uma má opção, mas saiba que o trânsito de São Paulo, assim como de qualquer grande cidade do mundo é uma loucura, além disso, estacionar o carro nas ruas ou estacionamentos não é uma tarefa fácil e barata.

Rodízio de veículos

São Paulo convive constantemente com o trânsito caótico, dirigir em vias completamente congestionadas afeta diretamente na qualidade de vida da população. E, para tentar amenizar essa situação e dar maior fluidez ao tráfego, foi implementado em 1997, pela prefeitura de São Paulo, o Rodízio Municipal de Veículos, que visa reduzir o número de veículos circulando pelas ruas e avenidas, em horários de pico.

A restrição à circulação de veículos ocorre de acordo com o final da placa e dia da semana, das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. Não há rodízio aos sábados, domingos e feriados.

Dia segunda terça quarta quinta sexta
Final da placa 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8 9 e 0

Confira mais informações, sobre o rodízio municipal e isenção de rodízio nos sites oficiais abaixo:

A nossa parceira RentCars te ajudará a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Avenida Nove de Julho
Avenida Nove de Julho

Táxis e apps

A cidade de São Paulo é grande e muitas vezes é preciso utilizar carro ou transporte público para chegar nos lugares. Dependendo do hotel que você ficar hospedado, conseguirá fazer a região da Paulista, ou o centro da cidade a pé (se gostar de caminhar).

O trajeto de táxi tem bons preços, funcionam com taxímetro e você também pode optar em usar os serviços dos aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Aeroporto Internacional de Guarulhos

Localizado no município de Guarulhos, a 26 km do centro de São Paulo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) é o maior aeroporto do Brasil e da América do Sul. Ao desembarcar você encontrará serviços de táxis, aplicativos de transporte, ônibus executivo com seis linhas e um ônibus EMTU que faz a conexão com a estação de metrô Tatuapé.

Aeroporto de Congonhas

O Aeroporto de Congonhas (CGH) é uma boa opção para quem chega à cidade de São Paulo (somente voos nacionais). Está localizado a apenas 10 km da Avenida Paulista e também do centro da cidade.

Ao desembarcar você encontrará serviços de táxis, aplicativos de transporte, ônibus executivo, que liga o Aeroporto de Congonhas ao Aeroporto de Guarulhos e transporte público da linha de ônibus 609J-10, que faz conexão entre o Aeroporto de Congonhas e o Metrô São Judas.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Onde comer

Somos suspeitos para falar bem da gastronomia de SP, afinal moramos aqui e certamente encontramos muitos poucos lugares por onde passamos com tantas opções de restaurantes de variadas culturas como a que temos por aqui. Ótimas opções não faltam e fica até difícil listar as melhores (mesmo morando aqui é quase impossível conhecer todos!!!) então vamos listar os nossos preferidos.

Dividimos a nossa listinha em categorias:

Culinária Italiana

Famiglia Mancini – a charmosa Rua Avanhandava no centro de SP onde ficam este e mais outros 4 restaurantes da rede já valem a visita.  O clima italiano da casa e os pratos muito bem servidos completam o clima perfeito para uma refeição perfeita em família ou mesmo um jantar romântico.

Famiglia Mancini
Famiglia Mancini
Famiglia Mancini
Famiglia Mancini

Losteria Del Generalli – tradicional restaurante italiano com camisetas penduradas e pratos que adoramos. Não conseguimos ficar muito tempo sem degustar as suas torradinhas de alho e suas massas.

Losteria Del Generalli
Losteria Del Generalli
Losteria Del Generalli
Losteria Del Generalli
Losteria Del Generalli
Losteria Del Generalli

Nico Pasta e Basta – restaurante no bairro do Ipiranga que chama a atenção pelo pé direito alto e pelo bonito salão. Faz salivar a preparação do Spaguetti Nico Pasta, que é preparado na frente do cliente em um grande tacho de queijo grana padano.

Nico Pasta e Basta
Nico Pasta e Basta
Nico Pasta e Basta
Nico Pasta e Basta

Uma opção conveniente de restaurante italiano é o Andiamo, que tem unidades em vários shoppings.

Andiamo
Andiamo
Andiamo
Andiamo

Culinária Japonesa

Kinoshita, Jun Sakamoto e Huto – para os paladares mais apurados (e requintados). Uma experiência gastronômica pelos sabores do Japão que recomendamos provar ao menos 1 vez na vida.

Não é preciso gastar muito para provar a culinária oriental, basta uma visita ao Bairro da Liberdade por exemplo e visitar a feirinha aos domingos ou as lojinhas do bairro.

Bairro da Liberdade
Bairro da Liberdade

Culinária Chinesa

Tanka restaurante – Bem verdade não dá para incluir o Tanka em somente uma categoria, já que ele é um self-service com muitas variedades orientais. O mesmo podemos dizer do Banri Katian, um restaurante a la carte ali no coração do bairro da liberdade com ótimas opções de pratos chineses.

Culinária mineira

Graça mineira – quando bate aquela vontade de provas as delicias mineiras, um dos nossos preferidos é o Graça Mineira. Tem pratos saborosos, muito bem servidos e atendimento cordial.

Culinária Árabe

Esfiha imigrantes – como o seu próprio nome indica, o forte da casa são as esfihas de variados recheios que chegam as mesas sempre quentinhas. O ambiente é informal e quase sempre há filas de clientes ávidos pelas suas esfihas e uma cerveja gelada.

Restaurante Esfiha Imigrantes
Esfiha imigrantes

Almanara – apesar de já ser bem popular e ter unidades em vários shoppings da capital,  é um lugar que gostamos muito de ir pelos sabores e pela praticidade.

Almanara
Almanara
Almanara
Almanara

Churrascarias

Fogo de Chão – o atendimento super ágil dos garçons impressiona, além é claro dos cortes de carne. O buffet chega a ser simples frente a outras churrascarias do padrão, mas é entendível e claro que a prioridade da casa são as carnes. Há várias unidades e reservas podem ser feitas no link.

Fogo de Chão
Fogo de Chão
Fogo de Chão
Fogo de Chão
Fogo de Chão
Fogo de Chão

Dr. Tchê La Parrilla de La Villa – o tradicional churrasco gaúcho com sotaque argentino é muito bem representado aqui, e você já pode ir salivando ao observar os assados na grelha que ficam a mostra na entrada da casa. O serviço é a la carte, escolhendo o grelhado e guarnições de acompanhamento.

Comidinhas tradicionais

Estadão Lanches – O famoso lanche de pernil do estadão é uma tradição desde o ano de 1968.

Sanduiche de mortadela do

Hocca Bar – o gigante sanduba de mortadela ainda assusta os visitantes do Mercadão de São Paulo. Também há outras unidades pela cidade.

Hocca Bar
Hocca Bar


Também é possível comer bem gastando pouco (muito pouco!), o Bom Prato é um programa do serviço de desenvolvimento social do estado de SP, que tem o objetivo de fornecer alimentação balanceada a baixo custo. Mantem o preço simbólico de 1 real o almoço desde a sua inauguração no final do ano 2000 (café da manhã ao custo de 0,50 centavos foi implantado em 2011). Apesar de ter como publico alvo os a população de baixa renda, o espaço é democrático sendo até comum ver pessoas que trabalham na região fazendo uma boquinha por lá.

Confira os endereços no site oficial: http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/2309.pdf

Onde ficar

E a selva de pedra da capital paulista não poderia fazer feio no quesito hotelaria, diariamente recebe um grande número de pessoas a negócios e também vem se tornando uma ótima opção para os turistas que buscam os agito de uma cidade grande e dinâmica. O difícil é escolher onde ficar frente a quantidade de opções e bairros desta gigantesca cidade.

Uma boa opção de localização é a região da avenida Paulista, bem servida pelo metrô da linha verde e de vários pontos turísticos que podem ser feitos a pé. Além de ser uma região que tem completa infraestrutura de bares, restaurantes, mercados. Opção em conta é o Hostel Le Jady’s, tem opções de quartos compartilhados e também privativos. Gastando um pouco mais dá pra ficar no La Residence Paulista ou no Ibis Paulista. Para uma ocasião especial, hospede-se no  Hotel Unique, um 5 estrelas de respeito com uma arquitetura diferenciada (além do seu concorrido bar Skye na cobertura!).


Também são ótimos lugares para o público jovem ficar a região da Vila Mariana um bairro muito bem localizado próximo a Av. Paulista, Jardins e que está repleta de hostels como os The Hostel Vila Mariana, Roca Hostel Vila Mariana e Brazilodge All Suites Hostel. Na mesma linha está o boêmio bairro da Vila Madalena/Pinheiros, com seus bares e lojinhas e vibrante vida noturna. São boas opções o Conforto Madá Hostel, o Ô de Casa Hostel e o Mercure Pinheiros.

Ficar em regiões mais afastadas pode ser uma boa opção para economizar, porém só não se esqueça que o transito na capital paulista pode ficar caótico nos horários de pico.

Avenida Paulista
Avenida Paulista
Informações úteis
  • Acessibilidade: São Paulo é uma cidade que está melhorando cada vez mais a questão de acessibilidade para todos. A maioria dos hotéis possuem acomodações adaptadas, assim como as casas de show, museus e restaurantes. Diversas atrações estão equipadas com rampas para cadeiras de rodas, elevadores e entradas de fácil acesso para deficientes físicos. Entretanto, outras áreas possuem calçadas desniveladas que dificultam a mobilidade.
  • A voltagem em São Paulo é de 110. Você encontrará o novo modelo de tomada de três pinos redondos, no entanto, alguns lugares ainda podem manter tomadas com plugues antigos (2 pinos achatados). Na dúvida, o melhor é levar um adaptador, ou solicitar um adaptador na recepção do seu hotel.
  • Tomada no Brasil
  • Em quase todos os hotéis, bares e cafés o acesso à internet é gratuito, verifique com os estabelecimentos a disponibilidade do serviço.
  • Clique aqui para ver as câmeras (ao vivo) da cidade.
  • Post atualizado em 20 de junho de 2019.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Leia mais

Já esteve em São Paulo? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

São Paulo

Voltar ao topo


Veja também
Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC; cursando MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, formada em Pedagogia pela UNINOVE; cursando MBA em Marketing Digital, também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 comentários em “Dicas de São Paulo: o que fazer e muito mais

  • 24 24+00:00 junho 24+00:00 2019 em 23:41
    Permalink

    Bacana esse texto sobre SP, depois vou ler com calma e incluir em meu roteiro lugares de SP que ainda não visitei. Mas aproveito para falar que faltou inclui um evento grande e bacana que acontece todo ano por aqui: Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil! Amo F1 e espero por esse evento anualmente. Um abraço

    Resposta
    • 25 25+00:00 junho 25+00:00 2019 em 03:04
      Permalink

      Agradecemos as palavras! Vamos adicionar informações do GP ao post…realmente estavamos na dúvida de incluir ou não devido a polêmica do GP sair de SP para o RJ…👍😁❤

      Resposta

Deixe uma resposta

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: