Dicas de Brotas – Roteiro de fim de semana

O turismo em Brotas é até que recente, começou a partir da década de 90, e hoje atrai turistas não apenas para os esportes de aventura, como também para outros atrativos ao longo do ano. Essa encantadora cidade tem localização privilegiada, cercada por muitas nascentes, rios e cachoeiras que favorecem atividades, como rafting, rapel, arvorismo, trilhas e muito mais, um verdadeiro paraíso para os amantes dos esportes radicais e do ecoturismo.

Além das paisagens e do turismo de aventura, Brotas tem excelente estrutura hoteleira, restaurantes e aquela hospitalidade típica do interior. É conhecida também por ser a cidade natal do cantor Daniel, que investiu bastante na região e ainda mora por lá. As fotos do sertanejo estão espalhadas por quase todos os estabelecimentos, e não é difícil encontrar o próprio cantor circulando pela cidade, inclusive praticando algum esporte radical.

As melhores atividades de Brotas ficam dentro de fazendas ou pousadas, que cobram um valor de entrada. Então o ideal é chegar cedo nas atrações para aproveitar ao máximo o “Day Use”. São tantas opções de atividades, que provavelmente em uma só viagem, você não vai conseguir conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer e ainda vai ficar com gostinho de quero mais.

Confira como foi o nosso roteiro de fim de semana em Brotas. 😊


Dicas de Brotas
Dia 1 – Sexta-feira (Hospedagem na Pousada das Nascentes)
Pousada das Nascentes

Ficamos hospedados na Pousada das Nascentes, que está localizada no bairro Patrimônio de Brotas bem próximo as cachoeiras e cerca de 20 quilômetros do centrinho de Brotas. É uma ótima opção para casais se isolarem um pouco do mundo, curtir a natureza e a tranquilidade de Brotas. Os quartos são temáticos e muito completos e confortáveis, o banheiro da suíte que ficamos era enorme com uma grande banheira de hidromassagem. Também gostamos bastante do café da manhã e da receptividade dos funcionários da pousada, incluindo a proprietária Delma, sempre solicita a ajudar com dicas de restaurantes e passeios.

Pousada das Nascentes Brotas
Ficamos hospedados na Pousada das Nascentes, que está localizada no bairro Patrimônio de Brotas
Pousada das Nascentes Brotas
É uma ótima opção para casais se isolarem um pouco do mundo, curtir a natureza e a tranquilidade de Brotas
Pousada das Nascentes Brotas
Os quartos são temáticos, muito completos e confortáveis
Pousada das Nascentes Brotas
Também gostamos bastante do café da manhã e da receptividade dos funcionários da pousada

Pousada das Nascentes Brotas
A proprietária Delma (a direita), sempre solicita a ajudar com dicas de restaurantes e passeios.
Dia 2 – Sábado (Recanto das Cachoeiras, Adega Casarão e Brotas Bar)
Recanto das Cachoeiras

O Recanto das Cachoeiras é um belo parque ecológico em Brotas, atrai os apreciadores da natureza que procuram um fim de semana tranquilo, romântico ou para curtir com a família. O parque oferece cachoeiras, trilhas, tirolesa, cavalgada, arvorismo, gastronomia da fazenda, quadriciclo, piscina, muito ar puro e vista deslumbrante.

O acesso até o Recanto das Cachoeiras é feito através da Estrada do Patrimônio, a 18 km do centro de Brotas. O lugar é lindíssimo, possui cachoeiras e vários mirantes panorâmicos. Logo na entrada fomos recebidos por funcionários que explicaram sobre a estrutura, as atrações oferecidas e como funciona o sistema “Day-Use” do parque.

+ Encontre seu hotel em Brotas e garanta os melhores preços!

Parte das atividades estão inclusas no sistema “Day-Use”, que inclui a entrada, a piscina, os mirantes, as trilhas que levam a algumas cachoeiras, o salão de jogos e áreas de descanso. Há uma boa estrutura local com estacionamento (gratuito), Wi-Fi e banheiros. Outras atividades são opcionais e pagas à parte, como a tirolesa, o passeio de quadriciclo, arvorismo, trilha da Pedra Branca e a cavalgada. Além disso, o complexo também oferece lanchonete e restaurante, mas as refeições não estão inclusas no valor da entrada.

Confira as atrações! 😉

Recanto das Cachoeiras Brotas
O Recanto das Cachoeiras é um belo parque ecológico em Brotas, atrai os apreciadores da natureza que procuram um fim de semana tranquilo, romântico ou para curtir com a família
Atividades inclusas no sistema Day-Use

Mirante Principal e Piscina com Borda Infinita

Logo após a entrada já avistamos o mirante principal com vista panorâmica das Cuestas de Brotas (serras) e ao lado a deslumbrante piscina com borda infinita e bar molhado, ideal para quem quer paz e sossego com vista para as montanhas, equipada com espreguiçadeiras e uma pequena piscina aquecida em seu entorno.

Recanto das Cachoeiras Brotas
Logo após a entrada já avistamos o mirante principal com vista panorâmica das Cuestas de Brotas (serras)
Recanto das Cachoeiras Brotas
O parque oferece cachoeiras, trilhas, tirolesa, cavalgada, arvorismo, gastronomia da fazenda, quadriciclo, piscina, muito ar puro e vista deslumbrante.
Recanto das Cachoeiras Brotas
A deslumbrante piscina com borda infinita

Trilha Mata D’Entro e Cachoeira Roseira

Após curtirmos a beleza do mirante principal, partimos para conhecer a Cachoeira Roseira por um percurso relativamente tranquilo. A trilha de 1.200 metros é autoguiada, e passa por trechos com vegetação natural, plataformas e escadas de madeira que levam à cachoeira. Com 55 metros de queda de águas límpidas, formada entre os córregos Tijuco Preto e Roseira, a Cachoeira Roseira impressiona pelo volume de água, além da sua fotogenia. Em frente a queda, há uma ponte suspensa que balança um pouco, mas não é motivo para se preocupar, pelo contrário é muito tranquilo e divertido.

Recanto das Cachoeiras Brotas
Após curtirmos a beleza do mirante principal, partimos para conhecer a Cachoeira Roseira por um percurso relativamente tranquilo
Recanto das Cachoeiras Brotas
A trilha de 1.200 metros é autoguiada, e passa por trechos com vegetação natural, plataformas e escadas de madeira que levam à cachoeira
Recanto das Cachoeiras Brotas
Com 55 metros de queda de águas límpidas, formada entre os córregos Tijuco Preto e Roseira, a Cachoeira Roseira impressiona pelo volume de água, além da sua fotogenia
Recanto das Cachoeiras Brotas
Em frente a queda, há uma ponte suspensa que balança um pouco, mas não é motivo para se preocupar, pelo contrário é muito tranquilo e divertido

Trilha da Colina e Cachoeira Santo Antônio

A trilha de 800 metros também é autoguiada, está rodeada por mata nativa que leva à Cachoeira Santo Antônio, durante o percurso você irá encontrar outros mirantes, aproveite para apreciar as paisagens do vale e conhecer um pouco mais da flora e fauna da região. A cachoeira é muito bonita, com uma queda de 20 metros de altura, é um excelente convite para um banho refrescante.

As trilhas são de fácil acesso, adaptadas para pessoas que tem mobilidade reduzida e cadeirantes, que podem realizar parte do trajeto de carro chegando bem próximo as cachoeiras.

Recanto das Cachoeiras Brotas
A trilha de 800 metros também é autoguiada, está rodeada por mata nativa que leva à Cachoeira Santo Antônio
Recanto das Cachoeiras Brotas
Durante o percurso você irá encontrar outros mirantes, aproveite para apreciar as paisagens do vale e conhecer um pouco mais da flora e fauna da região
Recanto das Cachoeiras Brotas
A cachoeira é muito bonita, com uma queda de 20 metros de altura, é um excelente convite para um banho refrescante
Atividades NÃO inclusas no sistema Day-Use

Dá para passar boa parte do dia se divertindo no Recanto das Cachoeiras. Há diversas atividades como arvorismo, tirolesa, aluguel de quadriciclo, cavalgada. Você paga pelas atividades que optar fazer e o agendamento deve ser feito na recepção do parque.

Quadriciclo

O passeio tem duração aprox. de uma hora e meia, com direito a um acompanhante e Day Use (para o motorista e também para o acompanhante), um guia te leva por lindos caminhos, em meio a vegetação de Brotas, passando pela Cachoeira Tamanduá.

Para pilotar o quadriciclo é necessário portar carteira de habilitação.

Arvorismo

Ao todo são 13 atividades realizadas em plataformas e árvores totalmente no meio da mata nativa e, no final, uma mega tirolesa de 250 metros. Tudo feito com apoio de monitores e muita segurança. Incluí o Day Use no Recanto das Cachoeiras.

Tirolesa

Atração radical para quem não tem medo de altura. No Recanto das Cachoeiras a tirolesa atravessa de um ponto a outro passando em frente da Cachoeira Roseira.

Cavalgada

Passeio a cavalo direcionado a adultos e crianças, os instrutores acompanham os visitantes por todo o percurso, com duração de cerca de duas horas e meia.

Trilha da Pedra Branca

A trilha é guiada por monitores com duração aprox. de 3 horas (incluindo as paradas). O trajeto compreende visita a duas cachoeiras e a piscina natural da furna, onde é possível saltar da pedra dentro do Rio Jacaré Pepira.

Lanchonete da piscina

Oferece opções de bebidas, petiscos, sanduíches, sucos e aperitivos para curtir o dia à beira da piscina, ou se preparar para as trilhas. Funcionamento: das 9h00 às 17h00. Pagamento com dinheiro ou cartão. Valores dos produtos consultar menu no local.

Restaurante Mirante da Cuesta

Conta com um delicioso bufê de comida caipira e tropeira e saladas orgânicas, não tem como ir lá e comer pouco! Por isto recomendamos queimar as calorias nas trilhas antes do almoço. No dia da nossa visita encontramos um Bufê com lasanha de berinjela, escondidinho de mandioca, carnes variadas, além de saladas e deliciosas sobremesas, tudo à vontade. O espaço externo possui mesas com vista para as Cuestas de Brotas (serras).

Valores: R$ 50,00 por pessoa. Aberto aos sábados, domingos e feriados das 12h00 às 15h00. Crianças de 3 à 10 anos: R$ 25,00

Informações úteis

  • Para curtir tudo o que o Recanto das Cachoeiras tem a oferecer, o ideal é usar roupas e calçados confortáveis como tênis, chinelo, roupa de banho, levar toalha, óculos escuros, repelente, protetor solar e labial.
  • É aconselhável fazer o agendamento prévio.
  • Endereço: Estrada do Patrimonio, s/n, Brotas
  • Para informações sobre horários de funcionamento e valores, consulte o site oficial:
  • https://www.recantodascachoeirasbrotas.com.br/precos/
Recanto das Cachoeiras Brotas
O restaurante conta com um delicioso bufê de comida caipira e tropeira e saladas orgânicas, não tem como ir lá e comer pouco
Recanto das Cachoeiras Brotas
No dia da nossa visita encontramos um Bufê com lasanha de berinjela, escondidinho de mandioca, carnes variadas, além de saladas e deliciosas sobremesas, tudo à vontade

Recanto das Cachoeiras Brotas
O espaço externo possui mesas com vista para as Cuestas de Brotas (serras)
Adega Casarão

A Adega Casarão é um local repleto de história e arquitetura, com mais de cento e cinquenta anos de existência, e que ainda tem grande parte da sua estrutura original preservada.

O espaço reúne cachaças artesanais para todos os gostos, licores, doces, queijos e muito mais, tudo isso em um ambiente acolhedor no centro da cidade de Brotas.

+ Encontre seu hotel em Brotas e garanta os melhores preços!

Dividida em dois ambientes, no andar térreo, ficam os produtos regionais à venda, já no subsolo, está a cachaçaria de fabricação própria, repleta de tonéis de diferentes tipos de madeira. Quem nos acompanhou durante a nossa visita foi o simpático Leonardo, que nos explicou tudo sobre o processo e preparo das cachaças. Um dos destaques é o tonel de madeira “amendoim”, que possui envelhecimento rápido, ajudando a suavizar e quebrar a acidez da cachaça, o resultado é uma bebida mais suave e atualmente é uma das cachaças mais vendidas da Adega casarão.

Nossa visita terminou com degustação de algumas cachaças, queijinhos e outros produtos da casa e a sacola cheia de compras. Bom demais!!! 😊

Informações úteis

Adega Casarão Brotas
A Adega Casarão é um local repleto de história e arquitetura, com mais de cento e cinquenta anos de existência, e que ainda tem grande parte da sua estrutura original preservada
Adega Casarão Brotas
O espaço reúne cachaças artesanais para todos os gostos, licores, cervejas, doces, queijos e muito mais, tudo isso em um ambiente acolhedor no centro da cidade de Brotas
Adega Casarão
Quem nos acompanhou durante a nossa visita foi o simpático Leonardo, que nos explicou tudo sobre o processo e preparo das cachaças
Adega Casarão Brotas
Dividida em dois ambientes, no andar térreo, ficam os produtos regionais à venda, já no subsolo, está a cachaçaria de fabricação própria, repleta de tonéis de diferentes tipos de madeira
Adega Casarão Brotas
A Adega Casarão é um ótimo lugar para se experimentar o verdadeiro sabor do interior

Adega Casarão Brotas
Nossa visita terminou com degustação de algumas cachaças, queijinhos e outros produtos da casa e a sacola cheia de compras. Bom demais!!!
Brotas Bar

Não tem como deixar de ir ao menos uma vez no mais badalado bar de Brotas e saborear as suas delicias em um ambiente que tem tudo a ver com o clima aventureiro da cidade.

A decoração temática é um diferencial, e já chama a atenção pela sua bonita fachada iluminada, o interior tem tudo a ver com a cidade, com os inúmeros troféus da equipe Bozo D’água, campeã mundial de rafting por inúmeras vezes. Há até uma mesa especial no formato de um bote para entrar de vez no clima do rafting.

O Brotas Bar não é um simples bar, também saem da sua cozinha pratos deliciosos e que fazem a felicidade dos clientes.

Ps: para os carnívoros, não deixe de provar o Suculento Prime Rib de Angus com batatas rústicas e perfume de alecrim, um dos carros chefe da casa.

Brotas Bar Brotas
Não tem como deixar de ir ao menos uma vez no mais badalado bar de Brotas e saborear as suas delicias em um ambiente que tem tudo a ver com o clima aventureiro da cidade
Brotas Bar
A decoração temática é um diferencial, e já chama a atenção pela sua bonita fachada iluminada
Brotas Bar
O interior tem tudo a ver com a cidade, com os inúmeros troféus da equipe Bozo D’água, campeã mundial de rafting por inúmeras vezes
Brotas Bar
O Brotas Bar não é um simples bar, também saem da sua cozinha pratos deliciosos e que fazem a felicidade dos clientes
Brotas Bar
Coxinha, bolinho de queijo coalho e mel de engenho
Brotas Bar
Prime Rib de Angus com batatas rústicas e perfume de alecrim
Brotas Bar
Raviólli de mussarela de búfala

Brotas Bar
Queijadinha Brulée com sorvete de creme
Dia 3 – Domingo (Rafting na Território Selvagem Canoar e Cachoeira 3 Quedas)
Território Selvagem Canoar

O rafting em Brotas é uma atração imperdível para os amantes de aventura, fizemos o passeio com a Território Selvagem Canoar, uma empresa que conta com um time de profissionais altamente qualificados e comprometidos com a satisfação e bem estar dos visitantes. Inclusive, a Território Selvagem Canoar é associada a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura). Estão comprometidos com o SGS – Sistema de Gestão de Segurança e as atividades tem certificação internacional NBR ISO 21101.

O rafting acontece no Rio Jacaré Pepira, dura cerca de quatro horas e passa pelos trechos mais emocionantes do rio, com direito a grandes corredeiras.

+ Encontre seu hotel em Brotas e garanta os melhores preços!

Antes da atividade começar, a equipe passa instruções sobre o manuseio dos remos, sobre os comandos do bote e entrega os equipamentos de proteção, como: colete salva-vidas e capacete. Cada bote possui capacidade para sete pessoas (6 passageiros + 1 instrutor).

Seguimos em um ônibus da empresa por 3,2 km em estrada asfaltada e um pequeno trecho de estrada de chão, até chegarmos ao ponto de acesso ao Rio Jacaré Pepira.

O trajeto tem corredeiras de diferentes níveis que variam de acordo com as chuvas. Fomos no mês de junho, quando o rio não estava muito cheio (ainda assim rendeu muita emoção!). O período em que o Rio Jacaré Pepira tem mais vazão de água é entre janeiro e fevereiro. Certamente pretendemos voltar para ver!

Ao final do passeio o nosso guia Pedro serviu água, cachaça com mel e chocolate quente (no verão é oferecido suco) aos aventureiros. As bebidas chegaram em boa hora, pois ajudaram a esquentar um pouco!

Durante o trajeto é fotografado pela Território Selvagem Canoar e ao final do passeio as fotos podem ser adquiridas pelos clientes que tenham interesse, a compra pode ser feita pessoalmente ou através do site oficial da empresa. Além do Rafting, a Território Selvagem Canoar oferece outras atividades de aventura, tais como Tirolesa Mega Tour, Super Tirolesa, Quadri Cânion, Boia Cross, Arvorismo, entre outras.

O que levar e informações adicionais
  • Na alta temporada é recomendado reservar os passeios com antecedência;
  • Roupas leves e confortáveis; Roupa de banho por baixo da roupa; Uma muda de roupa seca, calçado e toalha para o retorno; Repelente, protetor solar e labial; Papetes ou sapatos apropriados para água, ex. sapatilhas de mergulho;
  • A maioria das operadoras não permite ir descalço ou de chinelo;
  • A base da Território Selvagem Canoar possui banheiros, duchas e armários para guardar objetos;
  • Evite levar qualquer coisa que não possa molhar, a chance disto acontecer é de 100%;
  • Gopro: certifique-se se agência possui capacete com suporte para câmera.
  • Para informações sobre horários de funcionamento e valores, consulte o site oficial: https://www.territorioselvagem.com.br/
  • Clique aqui para ver o mapa do percurso do Rio Jacaré Pepira
  • Endereço: Avenida Mário Pinotti, 337 – Centro | Brotas SP
Território Selvagem Canoar Brotas
Fizemos o passeio com a Território Selvagem Canoar, uma empresa que conta com um time de profissionais altamente qualificados e comprometidos com a satisfação e bem estar dos visitantes
Território Selvagem Canoar Brotas
Antes da atividade começar, a equipe passa instruções sobre o manuseio dos remos, sobre os comandos do bote e entrega os equipamentos de proteção
Território Selvagem Canoar Brotas
O rafting em Brotas é uma atração imperdível para os amantes de aventura, fizemos o passeio com a Território Selvagem Canoar
Território Selvagem Canoar
O rafting acontece no Rio Jacaré Pepira, dura cerca de quatro horas e passa pelos trechos mais emocionantes do rio, com direito a grandes corredeiras
Território Selvagem Canoar Brotas
O trajeto tem corredeiras de diferentes níveis que variam de acordo com as chuvas

Território Selvagem Canoar Brotas
Fomos no mês de junho, quando o rio não estava muito cheio (ainda assim rendeu muita emoção!)
Cachoeira 3 Quedas

A Cachoeira 3 Quedas é um local agraciado pela natureza de Brotas, oferece três belíssimas cachoeiras, trilhas, tirolesa, piscina, playground, quiosques para churrasco, restaurante e hospedagem em um cenário deslumbrante.

O caminho para chegar até a Cachoeira 3 Quedas é bem tranquilo, cerca de 22,7 km do centro de Brotas em estrada asfaltada e um pequeno trecho de estrada de chão. As cachoeiras ficam em uma propriedade particular, sendo necessário pagar uma taxa de entrada. Assim como o Recanto das Cachoeiras, parte das atividades da Cachoeira 3 Quedas, estão inclusas no sistema “Day-Use”, outras são opcionais, pagas à parte.

+ Encontre seu hotel em Brotas e garanta os melhores preços!

O principal atrativo do complexo são as cachoeiras, o lugar é lindo e com uma energia indescritível. Um passeio recomendável para quem quer curtir um dia tranquilo se banhando nas águas e curtir a culinária e estrutura do local.

Cachoeira 3 Quedas Brotas
A Cachoeira 3 Quedas é um local agraciado pela natureza de Brotas
Cachoeira 3 Quedas Brotas
O lugar é lindo e com uma energia indescritível
Atividades inclusas no sistema Day-Use

Cachoeira da Nascente

Essa é a primeira cachoeira da trilha, tem 6 metros de altura e leva esse nome por estar bem próxima à nascente. Forma-se uma pequena piscina natural em sua base. Trilha: fácil de dois minutos de caminhada.

Cachoeira 3 Quedas Brotas
A Cachoeira da Nascente tem 6 metros de altura e leva esse nome por estar bem próxima à nascente. Cachoeira da Nascente Essa é a primeira cachoeira da trilha, tem 6 metros de altura e leva esse nome por estar bem próxima à nascente. Forma-se uma pequena piscina natural em sua base.

Cachoeira Andorinha

Essa é a segunda cachoeira, com 20 metros de queda d’água, recebeu este nome devido ao grande número de andorinhas que frequentam o local e dormem no paredão de pedras. Trilha fácil de 5 minutos de caminhada

Cachoeira 3 Quedas Brotas
A Cachoeira Andorinha tem 20 metros de queda d’água, recebeu este nome devido ao grande número de andorinhas que frequentam o local e dormem no paredão de pedras.

Cachoeira Figueira

Para chegar a terceira cachoeira é necessário percorrer uma trilha de 15 minutos, possui uma impressionante queda d’água de 47 metros de altura, e recebeu esse nome, devido a uma Figueira centenária existente próxima à queda d’água. Trilha moderada de 15 minutos de caminhada com alguns lances de escada natural.

Cachoeira 3 Quedas Brotas
A Cachoeira Figueira possui uma impressionante queda d’água de 47 metros de altura, e recebeu esse nome, devido a uma Figueira centenária existente próxima à queda d’água.

Conheça as outras opções de lazer:

Piscina, animais da fazenda, redes para descanso, playground, pesca recreativa.

Cachoeira 3 Quedas Brotas
Um passeio recomendável para quem quer curtir um dia tranquilo se banhando nas águas e curtir a culinária e estrutura do local
Atividades NÃO inclusas no sistema Day-Use

Tirolesa Voo da Andorinha

Tirolesa com cabo duplo de 500 metros de extensão, operada por monitores especializados.

Passeio a Cavalo

O passeio é de aproximadamente 40 minutos dentro complexo e conta com instrutor especialmente treinado que garante total segurança para toda a família. Incluso Seguro.

Demais estruturas

Restaurante

Após a caminhada até as cachoeiras, era hora de almoçar, provamos salada, frango grelhado, mandioca frita (aipim ou macaxeira), arroz e feijão, tudo muito gostoso e bem servido (refeição não está inclusa no valor da entrada).

Cachoeira 3 Quedas Brotas
Provamos salada, frango grelhado, mandioca frita (aipim ou macaxeira), arroz e feijão, tudo muito gostoso e bem servido

Hospedagem

Para você que está planejando uma viagem para Brotas, o Eco Parque Cachoeira 3 Quedas oferece diferenciadas formas de hospedagem para você e toda a família.

Chalés

São 13 chalés que acomodam toda família com qualidade e privacidade, sendo 2 deles com banheira de hidromassagem.

Cachoeira 3 Quedas Brotas
São 13 chalés que acomodam toda família com qualidade e privacidade, sendo 2 deles com banheira de hidromassagem.

Apartamento

Os apartamento acomodam até 6 pessoas.

Cabanas

Para quem gosta de acampar, essa é uma excelente área de camping em um local rústico, mas com estrutura de qualidade. Não é necessário levar barracas, pois há pequenos quartos no local com cama e TV.

Informações úteis

  • Para curtir tudo o que a Cachoeira 3 Quedas tem a oferecer, o ideal é usar roupas e calçados confortáveis como tênis, chinelo, roupa de banho, levar toalha, óculos escuros, repelente, protetor solar e labial.
  • É aconselhável fazer o agendamento prévio.
  • Endereço: Rodovia Luiz Benedito Pinto dos Santos, BR-040, 17 – Patrimônio, Brotas – SP
  • Para informações sobre horários de funcionamento e valores, consulte o site oficial: https://www.cachoeira3quedas.com.br/cachoeiras-em-brotas/
Qual a melhor época para ir para Brotas

O verão, de Dezembro a Fevereiro, é o período ideal para atrações que envolvem água, pois refrescam nesses dias de altas temperaturas, no entanto, é também a época mais chuvosa, em geral, são chuvas passageiras.

O outono e o inverno, entre Abril e Setembro, são as estações mais secas e frias de Brotas, mas ainda assim, dá para aproveitar e muito as atrações que envolvem água, pois é a época com pouca chuva. Também é o período ideal para conhecer um pouco da cultura da cidade e curtir vários eventos, tais como Festa Junina, o Broteco, festival de comida de boteco de Brotas, que acontece entre os meses de Maio a Julho, e o Brotas Gourmet, acontece no mês de Agosto o festival de gastronomia e música com pratos criados pelos restaurantes da cidade especialmente para o evento.

Março, Outubro e Novembro são meses que apresentam um clima mais variado, com dias ensolarados, nublados ou chuvosos. Nossa dica é, verifique como estará o tempo em Brotas, pois a cidade conta com muitas atrações abertas, ideais para serem feitas com tempo bom.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

Confira nosso “checklist” de verão, inverno e aventura do que levar para sua viagem;

Brotas
Brotas atrai turistas não apenas para os esportes de aventura, como também para outros atrativos ao longo do ano
Como chegar em Brotas

Brotas está localizada a 260 km da cidade de São Paulo, ir de carro é a opção ideal para otimizar o seu passeio pela cidade e arredores, visto que, algumas atrações estão afastadas do centro. As principais rodovias que saem da capital paulista em direção a Brotas, são a Bandeirantes e Anhanguera, com estradas duplicadas, bem sinalizadas e conservadas. Há alguns pedágios no caminho.

O aeroporto mais próximo é o de Campinas, a 170 km, também é possível chegar por Congonhas a 250 km ou Guarulhos a 270 km. Outra opção é ir de ônibus, saindo do Terminal Rodoviário da Barra Funda até Brotas, apenas a empresa de ônibus Expresso Prata faz o trajeto, entre São Paulo e Brotas. A viagem dura quatro horas com algumas paradas. Confira no site oficial de Brotas as opções de transporte rodoviário para as demais cidades do interior paulista.

Você poderá circular pela cidade contratando serviço de táxi, de carro próprio (ou alugado) ou contratar os transfers com as agências locais.

+ Encontre seu hotel em Brotas e garanta os melhores preços!

Informações
  • As fotos que ilustram essa matéria são do blog Documento de Viagem, tiradas por Marcelo e Paula. Exceto as fotos da Território Selvagem Canoar, tiradas pela equipe da empresa em 02/06/2019.
  • Post atualizado em 30 de junho de 2019.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.

*Este é um publieditorial, mas todas as opiniões dadas aqui são baseadas em nossa experiência pessoal. Vale dizer que antes de considerar uma parceria, primeiro procuramos pesquisar sobre a qualidade dos serviços prestados, bem como sobre a avaliação da empresa. Agradecemos, a Adega Casarão, o Brotas Bar, a Cachoeira 3 Quedas, a Pousada das Nascentes, o Recanto das Cachoeiras e o Território Selvagem Canoar pelo convite.


Assista nosso vídeo: Dicas de Brotas

Já esteve em Brotas? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas. Salve este post no seu pinterest e acompanhe nossos painéis de viagem!

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Dicas de Brotas

Voltar ao topo


Veja também

 

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Quando você clica e compra através dos links e banners exibidos pelo blog Documento de Viagem, é gerada uma pequena comissão para o site que não altera o valor do produto final para o leitor e você ainda ajuda a manter o blog. Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC; cursando MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, formada em Pedagogia pela UNINOVE; cursando MBA em Marketing Digital, também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Um comentário em “Dicas de Brotas – Roteiro de fim de semana

Deixe uma resposta

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: