Monte Verde: 9 trilhas mais frequentadas da região
Conheça as principais trilhas de Monte Verde: Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida, Pico do Selado, Trilha do Platô, Trilha do Pinheiro Velho e mais.
Você já percebeu que o post de hoje é voltado para quem ama o contato com a natureza, bem como caminhar e respirar um ar puríssimo. Então prepare-se para conhecer as principais trilhas de Monte Verde com fotos e detalhes sobre cada uma delas.
Navegue por tópicos
- Pedra Redonda
- Trilha do Platô
- Trilha do Pinheiro Velho + Aeroporto de Monte Verde
- Chapéu do Bispo
- Pedra Partida
- Pico do Selado
- Corredeiras do Itapuã
- Trilha do Jorge (São Francisco Xavier)
- Trilha do Pico da Onça
Trilhas de Monte Verde
É revigorante desbravar os caminhos e conseguir chegar a lugares com vistas incríveis. Além de bonitas, as trilhas também ajudam a queimar muitas calorias, principalmente depois de abusar dos foundues e da deliciosa culinária mineira. 😀
Há várias trilhas em Monte Verde com diferentes níveis de dificuldade, desde as mais fáceis até algumas mais difíceis. Portanto, se você não é adepto ou ainda é iniciante, é interessante começar pelas mais fáceis e ir evoluindo aos poucos.
Vale dizer que os acessos às pedras: Redonda, Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô, estão sob administração da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), ou seja, é cobrada taxa de entrada para conhecer essas trilhas, antes o acesso era gratuito.
Chapéu do Bispo
Com 650 metros de distância (ida e volta) podendo ir e retornar em cerca de 1 hora, a Chapéu do Bispo é considerada a trilha mais fácil e mais curta da região, porém para quem não tem muito costume pode sentir dificuldade em alguns trechos.
Logo no início do percurso você vai encontrar uma subida, depois fica plano e mais tranquilo. O trajeto não é bem sinalizado e no final apresenta certo nível de dificuldade para subir na pedra. Por outro lado, conta com pedaços de ferro fincados na rocha que dão apoio na escalada. Outro ponto que vale a pena mencionar é que é possível chegar ao Chapéu do Bispo a partir da trilha do Platô.
Com certeza o esforço vale a pena, a vista lá de cima é recompensadora.
Estacionamento pago em frente ao Café Platô.

Pedra Partida
O início das trilhas da Pedra Partida e da Pedra Redonda partem do mesmo lugar. Inclusive, após alguns minutos de caminhada chega-se a uma bifurcação onde há uma placa sinalizando a continuação de cada uma delas.
O percurso é um pouco mais longo com 1.600 metros (ida e volta), e com cerca de 3 horas no total. Razão pela qual, é considerada de nível médio podendo ser mais difícil para quem não tem costume. E não somente isso, mas apesar de ter algumas placas, o trajeto possui alguns trechos de mata fechada – é muito fácil se perder.
Depois de alguns minutos de caminhada, atingir o cume e ter uma vista espetacular da região, por si só, já vale o desafio.
Há um estacionamento pago no local.
+ Encontre seu hotel em Monte Verde e garanta os melhores preços no Booking!


Ingressos para Pedra Redonda
O local é privado e para acessa-lo é possível somente através de agendamento online com pagamento de taxa no valor de R$ 35,90 por pessoa (Ref. Setembro/2022).
Obs. Não é possível comprar os ingressos na entrada da trilha.
O estacionamento no local também é pago à parte.


Pico do Selado
Para alcançar o Pico do Selado é preciso chegar primeiro ao Platô. A trilha é considerada difícil, recomendada para quem gosta e tem resistência para fazer caminhadas mais longas. Tem 2.600 metros (ida e volta) de extensão com cerca de 3 horas para chegar ao pico e retornar. Preparado?
O trajeto possui pouca sinalização, então avise alguém que você está na trilha, pois imprevistos podem acontecer. O início do percurso tem mais pedras – com subidas e descidas em quase toda a passagem e alguns trechos mais tranquilos.
Outra dica é se programar e fazer a trilha logo de manhã, pois a caminhada é longa e ninguém quer correr o risco de retornar quando o dia já estiver anoitecendo, concorda? Dito isso, chegando ao final do percurso, ainda é preciso fazer uma pequena escalada para alcançar o topo e assinar o “Livro do Cume”.
Há um estacionamento pago no local.

Corredeiras do Itapuã
O seu inicio se dá na Fazenda Hotel Itapuá que fica a 3 km do pórtico de entrada do distrito de Monte Verde. O caminho de 1.400 km (ida e volta) margeia o córrego do Cadete passando por algumas corredeiras.
Trilha do Jorge (São Francisco Xavier)
Aqui o papo fica sério e somente os fortes podem desafiar. Ficou curioso? Pois bem, esta trilha é para os mais experientes, sendo bem extensa (7.600 km), e consequentemente longa (4 horas somente ida).
O trajeto começa na Missão Horizontes uma entidade religiosa sediada na rua Taurus, 1211 em Monte Verde e vai até o distrito vizinho de São Francisco Xavier. Após chegar ao topo da Serra, a trilha segue em declive pela floresta. Se o tempo estiver bom dá pra avistar até São Jose dos Campos.
Trilha do Pico da Onça
Também é destinada aos mais experientes e com preparo físico. Tem 5.000 km com duração de 5 horas (ida e volta). O começo do percurso é igual a Trilha do Jorge até chegar ao topo da Serra, bifurcando por um caminho que leva até o Pico da Onça.
Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.


+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços na Amazon!
Trilhas de Monte Verde
- Leve sempre uma garrafa de água para se hidratar;
- Use um tênis apropriado principalmente se for se aventurar nas trilhas mais difíceis;
- É recomendável usar protetor solar e repelente;
- Use roupas confortáveis e leve uma blusa. Sempre é mais frio no pico dos morros;
- Somente há estrutura com banheiros e compra de alimentos/bebidas no começo de algumas trilhas;
- Site oficial da cidade de Camanducaia – MG;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 08 de setembro de 2022.
Leia mais
- Pedra Redonda
- Trilha do Platô
- Trilha do Pinheiro Velho + Aeroporto de Monte Verde
- Dicas de Monte Verde
- Lojas e Fábricas de Chocolate
- Passeio de Quadriciclo
- Fazenda Radical
- Patinação no Gelo
- Fritz Cervejaria Artesanal
- Galeria de Arte Paula Unger
- Onde comer em Monte Verde
- Onde ficar em Monte Verde
E aí? Já esteve em Monte Verde? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as trilhas de Monte Verde, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- São Francisco Xavier: 16 pontos turísticos
- O que fazer em Santo Antônio do Pinhal
- Brotas – Roteiro de Fim de Semana
- Campos do Jordão: 27 atrações imperdíveis
- 10 Cachoeiras de Bueno Brandão
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Lindo! Tenho vontade de conhecer! Bjos🏞
Monte Verde é tudo de bom! Um lugar que sempre queremos voltar. Beijos a vc e ao Ludo & Vico também!💙
Bonitos registos fotográficos… dá vontade de calcorrear essas trilhas!
Obrigado Nelson! São trilhas bem legais mesmo…👍😎💙
Há tempos queremos conhecer Monte Verde. Com esse guia, não temos mais desculpas.
Parabéns e Obrigado por compartilhar!
Abraços!
Leonardo muito obrigado pelo comentário! Ainda vamos postar mais algumas matérias sobre Monte Verde. ❤😉
Cara tenho uma pira nessa cidade, obrigado pelo conteúdo e fotos. Adoro acampar e fazer trilhas. Em breve lá estarei!
Felipe mto obrigado pelo comentário! Nós também adoramos o contato com a narureza que as trilhas proporcionam. Temos certeza que vc vai adorar MV!❤😃
Ótimas informações sobre as trilhas!! E que linda a Nina!! Bjs.
🙆♀️🙌🐶agradecemos o comentário!
Adoro Monte Verde, já fiz estas trilhas , super tranquilas e a vista é linda mesmo! E também levei a minha peludinha, ela se divertiu tanto (eu a soltei no meio do mato…) que quando voltamos pra pousada ela desmaiou de cansaço! Até me assustei. Como sempre seus posts são bem completos, muito bom l!!!!! 🌼🌼😉💟
Que interessante! Parabéns!
Agradecemos a visita e comentário!😍
De nada! É uma trilha linda. Me levou a ter curiosidade de conhecer. Estive na trilha do Santuário do Caraça e também foi muito boa.
Parabéns pelo blog!
❤obrigado!
Essa foto de vocês pulando é maneirííssima! E novamente tive ataque de petit com a Nina fazendo trilha! Hahaha
Como sempre ótimas dicas, tenho muuita vontade de conhecer Monte Verde, e agora é bom que já tenho um guia completo! Beijos!
Hahaha..a Nina é uma pug que adora fazer trilhas! Muito gratos pelas suas sempre generosas palavras!❤ beijos!
Tive a oportunidade e o prazer de visitar o Pico do Selado. Monte Verde é um dos melhores lugares para fazer trilha. Não vejo a hora de fazer outro. Ótimo post!!
Agradecemos o comentário!❤
adorei as dicas! já vou colocar na minha lista para ir
😉😉Depois nos conte a sua experiência!💙
somente para observaçãoe correção
onde se diz as distancias a percorrer ¨caminhar¨ 7,600 KM, correto 7KMe ¨00 metros, 1.400 Kme 1.400 metros.
Olá..vamos revisar o post em breve…agradecemos a visita e leitura dos nossos textos. Abs
para quem gosta de andar de 4X4 e pegar estradinhas, o legal ir para monte verde, e ir entrando pela Extrema e vai pela estradinha e no meio do percurso chamado de Prainha tem um local para se alimentar e mais adiante sai na estrada que os levam para monte verde.
Obrigado pela dica! Abs
Tentei fazer a trilha da Pedra Redonda no dia 17.06.2022, feriado de corpus christi. É preciso agendar, mesmo que se queira fazer a trilha sozinho, sem guia. Eu não sabia e dei com ps burros nagua. O movimento do feriado foi grande e a lotacao ja tinha sido atingida. A trilha da Pedra Partida, que sai do mesmo lugar, estava interditada. Acabei fazendo a trilha do Platô, cuja dificuldade, parece, é similar à da Pedra Redonda. São cerca de 50 minutos em média, me disseram. Nem computei o tempo. Trilha suave pra quem é acostumado. Deixei o carro um pouco antes do Café Platô, quando a subida ficou mais ingreme. Nao precisa ficar em estacionamentopago. Acho que nem tem la em cima. O visual da cadeia de montanhas da serra da manqueira é bonito. Muito ao fundo veem-se algumas cidades, como sao jose dos campos. Tem bromelias floridas lá em cima e durante o trajeto. A trilha nao é bem sinaluzada, mas é dificil se perder. Basta seguir o caminho mais largo e evitar os atalhos. Quase no final tem uma bifurcacao. DEVE-SE PEGAR A ESQUERDA.
Obrigado Bruno pela atualização! Realmente algumas coisas mudaram após a pandemia…as trilhas de monte verde não tinham necessidade de guias nem havia limitação de qtdade de pessoas.. abs e obrigado novamente pelo relato..