Monte Verde: 9 trilhas mais frequentadas da região

Você já percebeu que o post de hoje é voltado para quem ama o contato com a natureza, bem como caminhar e respirar um ar puríssimo. Então prepare-se para conhecer as principais trilhas de Monte Verde com fotos e detalhes sobre cada uma delas.

A cidade é um destino bastante conhecido por oferecer diversas atrações ecológicas para todos os públicos. Há várias trilhas em Monte Verde com diferentes níveis de dificuldade, desde as mais fáceis até algumas mais difíceis. Se você não é adepto ou ainda é iniciante, é interessante começar pelas mais fáceis e ir evoluindo aos poucos.

Na avenida Monte Verde você encontrará várias empresas que oferecem passeios para as trilhas. Caso esteja com receio de se aventurar pelas montanhas por conta própria, saiba que além de trabalharem com guias experientes, a maioria das agências utilizam veículos 4X4, como Toyota, Land Rover e Jeep C15 Militar.

É revigorante desbravar os caminhos e conseguir chegar a lugares com vistas incríveis. Além de bonito, o passeio também ajuda a queimar muitas calorias, principalmente depois de abusar dos foundues e da deliciosa culinária mineira. Brincadeiras à parte. Vamos ao que interessa!

Navegue por tópicos

  1. Pedra Redonda
  2. Trilha do Platô
  3. Trilha do Pinheiro Velho + Aeroporto de Monte Verde
  4. Chapéu do Bispo
  5. Pedra Partida
  6. Pico do Selado
  7. Corredeiras do Itapuã
  8. Trilha do Jorge (São Francisco Xavier)
  9. Trilha do Pico da Onça

Chapéu do Bispo

Com 650 metros de distância (ida/volta) podendo ir e retornar em cerca de 1 hora, a Chapéu do Bispo é considerada a trilha mais fácil e mais curta da região, porém para quem não tem muito costume pode sentir dificuldade em alguns trechos.

Logo no início do percurso você vai encontrar uma subida, depois fica plano e mais tranquilo. O trajeto não é bem sinalizado e no final apresenta certo nível de dificuldade para subir na pedra. Por outro lado, conta com pedaços de ferro fincados na rocha que dão apoio na escalada. Outro ponto que vale a pena mencionar é que é possível chegar ao Chapéu do Bispo a partir da trilha do Platô.

Com certeza o esforço vale a pena, a vista lá de cima é recompensadora.

Estacionamento pago em frente ao Café Platô.

Trilhas em Monte Verde Chapéu do Bispo
A trilha do Chapéu do Bispo é a mais fácil e curta das trilhas pelas montanhas. Tem cerca de 650 metros de distância (ida/volta)

Pedra Partida

O início das trilhas da Pedra Partida e da Pedra Redonda partem do mesmo lugar. Inclusive, após alguns minutos de caminhada chega-se a uma bifurcação onde há uma placa sinalizando a continuação de cada uma delas.

O percurso é um pouco mais longo com 1.600 metros (ida/volta), e com cerca de 3 horas no total. Razão pela qual, é considerada de nível médio podendo ser mais difícil para quem não tem costume. E não somente isso, mas apesar de ter algumas placas, o trajeto possui alguns trechos de mata fechada – é muito fácil se perder.

Depois de alguns minutos de caminhada, atingir o cume e ter uma vista espetacular da região, por si só, já vale o desafio.

Há um estacionamento pago no local.

+ Encontre seu hotel em Monte Verde e garanta os melhores preços!

Trilha da Pedra Partida
O início das trilhas da Pedra Partida e da Pedra Redonda partem do mesmo lugar
Trilhas em Monte Verde
É um pouco mais longa com 1.600 metros (ida/volta) e para tal se leva cerca de 3 horas no total

Ingressos para Pedra Redonda

O local é privado e para acessa-lo é possível somente através de agendamento online com pagamento de taxa no valor de R$ 35,90 por pessoa (Ref. Setembro/2022), antes o acesso era gratuito.

Obs. Não é possível comprar os ingressos na entrada da trilha.

Além disso, o estacionamento no local também é pago à parte.

Pedra Partida
Monte Verde é um destino bastante conhecido por oferecer diversas atrações ecológicas para todos os públicos

Trilhas de Monte Verde
Há várias trilhas na região com diferentes níveis de dificuldade

Pico do Selado

Para alcançar o Pico do Selado é preciso chegar primeiro ao Platô. A trilha é considerada difícil, recomendada para quem gosta e tem resistência para fazer caminhadas mais longas. Tem 2.600 metros (ida/volta) de extensão com cerca de 3 horas para chegar ao pico e retornar. Preparado?

O trajeto possui pouca sinalização, então se optar por fazer a trilha por conta própria é recomendado avisar a recepção do seu hotel. O início do percurso tem mais pedras – com subidas e descidas em quase toda a passagem e alguns trechos mais tranquilos.

Outra dica é se programar e fazer a trilha logo de manhã, pois a caminhada é longa e ninguém quer correr o risco de retornar quando o dia já estiver anoitecendo, concorda? Dito isso, chegando ao final do percurso, ainda é preciso fazer uma pequena escalada para alcançar o topo e assinar o “Livro do Cume”.

Há um estacionamento pago no local.

Pico do Selado
A trilha do Pico do Selado é considerada difícil e recomendada para quem gosta e tem resistência para caminhadas mais longas

Trilhas de Monte Verde

As trilhas acima ficam dentro do Parque Ecológico Verner Grinberg, criado em 2005, com o objetivo de dar continuidade a visitação pública e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

Não há necessidade de pagar para entrar no parque e o acesso é feito pela Avenida das Montanhas.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Corredeiras do Itapuã

O seu inicio se dá na Fazenda Hotel Itapuá que fica a 3 km do pórtico de entrada do distrito de Monte Verde. O caminho de 1.400 km (ida/volta) margeia o córrego do Cadete passando por algumas corredeiras.

Trilha do Jorge (São Francisco Xavier)

Aqui o papo fica sério e somente os fortes podem desafiar. Ficou curioso? Pois bem, esta trilha é para os mais experientes, sendo bem extensa (7.600 km), e consequentemente longa (4 horas somente ida).

O trajeto começa na Missão Horizontes uma entidade religiosa sediada na rua Taurus, 1211 em Monte Verde e vai até o distrito vizinho de São Francisco Xavier. Após chegar ao topo da Serra, a trilha segue em declive pela floresta. Se o tempo estiver bom dá pra avistar até São Jose dos Campos.

Trilha do Pico da Onça

Também é destinada aos mais experientes e com preparo físico. Tem 5.000 km com duração de 5 horas (ida/volta). O começo do percurso é igual a Trilha do Jorge até chegar ao topo da Serra, bifurcando por um caminho que leva até o Pico da Onça.

Trilhas em Monte Verde
Trilhas Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Platô, Pico do Selado
Trilhas em Monte Verde
Trilhas em Monte Verde | Fonte: Google Maps

+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços!

Shopee Viagem

Trilhas de Monte Verde

  • Leve sempre uma garrafa de água para se hidratar;
  • Use um tênis apropriado principalmente se for se aventurar nas trilhas mais difíceis;
  • É recomendável usar protetor solar e repelente;
  • Use roupas confortáveis e leve uma blusa. Sempre é mais frio no pico dos morros;
  • Somente há estrutura com banheiros e compra de alimentos/bebidas no começo de algumas trilhas;
  • Se for realizar uma das trilhas por conta própria, recomenda-se avisar na recepção do seu hotel a trilha que irá fazer;
  • Site oficial da cidade de Camanducaia – MG;
  • Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Post atualizado em 08 de setembro de 2022.

Leia mais


E aí? Já esteve em Monte Verde? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as trilhas de Monte Verde, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

27 thoughts on “Monte Verde: 9 trilhas mais frequentadas da região

  • 05/06/2017 em 08:28
    Permalink

    Bonitos registos fotográficos… dá vontade de calcorrear essas trilhas!

    Resposta
  • 05/06/2017 em 14:11
    Permalink

    Cara tenho uma pira nessa cidade, obrigado pelo conteúdo e fotos. Adoro acampar e fazer trilhas. Em breve lá estarei!

    Resposta
    • 05/06/2017 em 15:02
      Permalink

      Felipe mto obrigado pelo comentário! Nós também adoramos o contato com a narureza que as trilhas proporcionam. Temos certeza que vc vai adorar MV!❤😃

      Resposta
  • 06/06/2017 em 01:34
    Permalink

    Adoro Monte Verde, já fiz estas trilhas , super tranquilas e a vista é linda mesmo! E também levei a minha peludinha, ela se divertiu tanto (eu a soltei no meio do mato…) que quando voltamos pra pousada ela desmaiou de cansaço! Até me assustei. Como sempre seus posts são bem completos, muito bom l!!!!! 🌼🌼😉💟

    Resposta
  • 06/06/2017 em 14:36
    Permalink

    Essa foto de vocês pulando é maneirííssima! E novamente tive ataque de petit com a Nina fazendo trilha! Hahaha
    Como sempre ótimas dicas, tenho muuita vontade de conhecer Monte Verde, e agora é bom que já tenho um guia completo! Beijos!

    Resposta
  • 06/06/2017 em 16:22
    Permalink

    Tive a oportunidade e o prazer de visitar o Pico do Selado. Monte Verde é um dos melhores lugares para fazer trilha. Não vejo a hora de fazer outro. Ótimo post!!

    Resposta
  • 03/08/2017 em 17:47
    Permalink

    adorei as dicas! já vou colocar na minha lista para ir

    Resposta
    • 03/08/2017 em 21:58
      Permalink

      😉😉Depois nos conte a sua experiência!💙

      Resposta
  • 02/06/2019 em 14:28
    Permalink

    somente para observaçãoe correção
    onde se diz as distancias a percorrer ¨caminhar¨ 7,600 KM, correto 7KMe ¨00 metros, 1.400 Kme 1.400 metros.

    Resposta
    • 03/06/2019 em 10:58
      Permalink

      Olá..vamos revisar o post em breve…agradecemos a visita e leitura dos nossos textos. Abs

      Resposta
  • 02/06/2019 em 14:36
    Permalink

    para quem gosta de andar de 4X4 e pegar estradinhas, o legal ir para monte verde, e ir entrando pela Extrema e vai pela estradinha e no meio do percurso chamado de Prainha tem um local para se alimentar e mais adiante sai na estrada que os levam para monte verde.

    Resposta
    • 03/06/2019 em 10:55
      Permalink

      Obrigado pela dica! Abs

      Resposta
  • 17/06/2022 em 18:31
    Permalink

    Tentei fazer a trilha da Pedra Redonda no dia 17.06.2022, feriado de corpus christi. É preciso agendar, mesmo que se queira fazer a trilha sozinho, sem guia. Eu não sabia e dei com ps burros nagua. O movimento do feriado foi grande e a lotacao ja tinha sido atingida. A trilha da Pedra Partida, que sai do mesmo lugar, estava interditada. Acabei fazendo a trilha do Platô, cuja dificuldade, parece, é similar à da Pedra Redonda. São cerca de 50 minutos em média, me disseram. Nem computei o tempo. Trilha suave pra quem é acostumado. Deixei o carro um pouco antes do Café Platô, quando a subida ficou mais ingreme. Nao precisa ficar em estacionamentopago. Acho que nem tem la em cima. O visual da cadeia de montanhas da serra da manqueira é bonito. Muito ao fundo veem-se algumas cidades, como sao jose dos campos. Tem bromelias floridas lá em cima e durante o trajeto. A trilha nao é bem sinaluzada, mas é dificil se perder. Basta seguir o caminho mais largo e evitar os atalhos. Quase no final tem uma bifurcacao. DEVE-SE PEGAR A ESQUERDA.

    Resposta
    • 18/06/2022 em 21:14
      Permalink

      Obrigado Bruno pela atualização! Realmente algumas coisas mudaram após a pandemia…as trilhas de monte verde não tinham necessidade de guias nem havia limitação de qtdade de pessoas.. abs e obrigado novamente pelo relato..

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: