20 melhores vinícolas em Mendoza (como visitar e reservar)

Como visitar as vinícolas em Mendoza: conheça as principais bodegas, dicas de como ir, reservar, almoço, degustação de vinhos e mais.

Mendoza é um importante polo de produção de vinho e de azeite, além de ser um dos mais importantes pontos turísticos da Argentina. Possui mais de mil vinícolas localizadas, em sua grande maioria, nas regiões de Maipú e Luján de Cuyo, aprox. 30 minutos de Mendoza.

Os tours incluem visitas guiadas que mostram as etapas da produção do vinho e os diferentes tipos de uva, além de degustação da bebida. Para visitá-las recomendamos agendar com antecedência, dado que algumas vinícolas reservam poucas vagas por priorizarem um tour mais personalizado.

Durante o nosso passeio aprendemos sobre a importância climática e sobre a fertilidade do solo para o cultivo da uva. Visitamos também uma bodega de azeite e aprendemos sobre as etapas da extração do óleo e do armazenamento.

O nosso tour incluiu duas vinícolas, uma fábrica de azeite e a Igreja de Carrodilla. Confira!

Viñedos de Mendoza
“Viñedos de Mendoza” by fainmen is licensed under CC BY-SA 2.0

Vinícolas em Mendoza

1. Cavas y Bodegas Weinert

Localizada em Luján de Cuyo a 15 km de Mendoza, a vinícola Cavas y Bodegas Weinert foi fundada em 1975 pelo brasileiro de origem alemã Don Bernardo Weinert, que após chegar a cidade estudou o clima, as vinhas e, então, decidiu abrir sua própria vinícola produzindo vinhos de alta qualidade.

O passeio começa contando a história da vinícola, mostrando o armazenamento dos vinhos em grandes toneis de 6 mil litros cada, com destaque para um tonel gigante de 44 mil litros – considerado um dos três maiores tonéis da Argentina e também da América Latina.

Cavas y Bodegas Weinert
A vinícola Cavas y Bodegas Weinert foi fundada pelo brasileiro de origem alemã Don Bernardo Weinert em 1975
Como reservar vinícolas em Mendoza
Don Bernardo Weinert estudou o clima, as vinhas e por fim, decidiu abrir sua própria vinícola, produzindo vinhos de alta qualidade

Degustação

A visita e a degustação valem a pena, provamos 3 tipos de vinhos. São eles:

  1. Montfleury Gran Rose apresenta cor de cereja e um frescor suave e frutado;
  2. Carrascal Cabernet Sauvignon 2012 tonalidade vermelho profundo – traz ao paladar sabores de frutas vermelhas e baunilha;
  3. Weinert Malbec 2006 cor rubi profundo, vinho estruturado com toques de fruta madura, frutas secas e baunilha.

+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!

Cavas y Bodegas Weinert
O passeio começa contando a história da vinícola, mostrando o armazenamento dos vinhos em grandes toneis de 6 mil litros cada
O que fazer em Mendoza
O destaque fica para um tonel gigante de 44 mil litros, considerado um dos três maiores toneis da Argentina e também da América Latina
Cavas y Bodegas Weinert
Mendoza é um importante polo de produção de vinho e de azeite, além de ser um dos mais importantes pontos turísticos da Argentina

Informações úteis

  • Acessibilidade: possui acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem somente escadas;
  • Idiomas: espanhol e inglês;
  • Loja de souvenir: vinhos;
  • Endereço: San Martín 5923 5509 Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina;
  • Site oficial Cavas y Bodegas Weinert
Como ir as vinícolas em Mendoza
Possui mais de mil vinícolas que fazem parte do roteiro turístico argentino, a maioria está localizada nas regiões de Maipú e Luján de Cuyo que ficam cerca de 30 minutos de Mendoza

Cavas y Bodegas Weinert
A degustação contou com três tipos de vinhos

2. Bodega Cavas de Don Arturo

Fundada no início do século XX, a Bodega Cavas de Don Arturo é familiar e conta com uma produção artesanal, está localizada na região de Maipú a 26 km de Mendoza. Foi construída em estilo francês e sua arquitetura está preservada até hoje.

O tour é guiado por uma das proprietárias e começa com a apresentação da vinícola: a melhor época da colheita, moagem e o processo artesanal de vinificação. Depois continua pelos barris de carvalho vindos da França e termina com a degustação de 3 tipos de vinhos acompanhados com pães e azeite.

  1. Cabernet sauvignon 2012
  2. Malbec 2012
  3. Syrah 2012

+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!

Bodega Cavas de Don Arturo
Fundada no início do século XX, a Bodega Cavas de Don Arturo está localizada na região de Maipú a 26km de Mendoza
Vinícolas em Mendoza
A vinícola é familiar e conta com uma produção artesanal

Informações Úteis

  • Acessibilidade: possui acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem escadas;
  • Idiomas: espanhol e inglês;
  • Loja de souvenir: vinhos;
  • Endereço: RP14 3181, Mendoza, Argentina.
  • Página oficial: Cavas de Don Arturo
Passeios em Mendoza
Foi construída em estilo francês e sua arquitetura está preservada até hoje
Vinícolas em Mendoza Maipu
O tour foi guiado por uma das proprietárias e começa com a apresentação da vinícola
Vinícolas Mendoza melhores
O passeio termina com a degustação de 3 tipos de vinhos acompanhados com pães e azeite

Bodega Cavas de Don Arturo
No geral, os tours incluem visitas guiadas que mostram as etapas da produção do vinho, os diferentes tipos de uva, além de degustação da bebida

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre as melhores Vinícolas em Mendoza e programe-se para degustar um bom vinho em cenários deslumbrantes!

OlivÍcola Boutique Pasrai

Localizada em Maipú a 22 km de Mendoza, a OlivÍcola Boutique Pasrai foi inaugurada em 1995 pela família Muravnik e dedica-se à produção de frutas secas e azeite extra virgem.

O tour tem inicio com a apresentação da fábrica e com a exposição de máquinas utilizadas para a moagem e a prensagem das olivas (azeitonas). A unidade conta com instalações tecnológicas que permitem a produção de produtos com excelente qualidade. 

Vamos lá! A monitora nos explicou que a primeira prensa produz o azeite extra virgem. Depois eles vendem o bagaço da azeitona para outras empresas que, por sua vez, produzem o azeite comum.

OlivÍcola Boutique Pasrai
A OlivÍcola Boutique Pasrai foi inaugurada em 1995 pela família Muravnik, dedicada à produção de frutas secas e azeite extra virgem
Fábrica de Azeite em Mendoza
A fábrica possui instalações tecnológicas que permitem produzir produtos com excelente qualidade

Degustação

O passeio continua pelos setores de armazenamento e separação do azeite e da água, e termina com uma deliciosa degustação de pães servidos com:

  • Azeite extra virgem
  • Azeite com manjericão
  • Azeite com alecrim
  • Tomate seco
  • Pasta de feijão
  • Patê de manjericão
  • Patê de azeitona
  • Além de frutas secas e azeitonas verdes e roxas.

Informações Úteis

  • Acessibilidade: possui acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Idiomas: espanhol e inglês;
  • Loja de souvenir: azeites, azeitonas em conservas, patês, tomate seco;
  • Endereço: Ozamis Sur 2731, Maipú,Mendoza;
  • Site oficial OlivÍcola Boutique Pasrai
Azeite Pasrai
O tour tem inicio com a apresentação da Pasrai, exposição das máquinas utilizadas para a moagem e a prensagem das olivas (azeitonas)
Mendoza o que fazer
O passeio continuou pelos setores de armazenamento e separação do azeite e da água, terminando com uma deliciosa degustação

Igreja de Carrodilla

O tour terminou com a visita a Igreja de Carrodilla, dedicada à Virgem de La Carrodilla, padroeira dos vinhedos.

Igreja de Carrodilla
O tour se encerrou com uma visita a Igreja de Carrodilla, dedicada à Virgem de La Carrodilla, padroeira dos vinhedos

Veja aqui mais opções de vinícolas para conhecer em Mendoza!

3. El Enemigo Wines

No dia seguinte decidimos conhecer a vinícola El Enemigo (indicação de amigos), fizemos a reserva com antecedência (tour + almoço), saímos do hotel às 11h e retornamos por volta das 16h.

Localizada em Maipú a 24 km de Mendoza, El Enemigo surgiu em 2009 quando Alejandro Vigil e Adrianna Catena decidiram iniciar a produção de vinhos. Adrianna é uma historiadora com PHD em História pela Universidade de Oxford e Alejandro é engenheiro de solos e o principal produtor de vinho da Catena Zapata desde 2002.

Vamos lá! O passeio teve início com a apresentação das plantações e dos vários tipos de uvas. A guia nos contou sobre a história da vinícola e sobre todo o processo de transformação da uva em vinho até o engarrafamento.

El Enemigo é diferente de todas as vinícolas que já visitamos (dentro e fora da Argentina), parece uma fazenda cercada de obras de arte e oferece uma experiência incrível entre filosofia, gastronomia e excelentes vinhos.

Vinícola El Enemigo
A vinícola El Enemigo está localizada em Maipú a 24km de Mendoza
Principais vinícolas em Mendoza
A vinícola surgiu em 2009, quando Alejandro Vigil e Adrianna Catena decidiram iniciar a produção de vinhos

Casa El Enemigo Vigil

O passeio terminou na Casa El Enemigo – restaurante localizado dentro da vinícola. O ambiente é belíssimo, o atendimento impecável e a comida espetacular.

Mas não para por aí! Para nossa surpresa, o proprietário Alejandro Vigil estava por lá, cumprimentou todos os visitantes e sentou-se rapidamente na nossa mesa para bater um papo. Falou que já esteve no Brasil algumas vezes, principalmente em São Paulo e que para ele é sempre um prazer receber os brasileiros na Casa El Enemigo.

+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!

Alejandro Vigil El Enemigo Wines
Paula (Documento de Viagem), Alejandro Vigil (Proprietário do El Enemigo Wines) e Carolina (Colaboradora do Documento de Viagem)

Menu do dia

Veja o cardápio do almoço na primavera/verão que incluiu as seguintes opções do dia:

Couvert

Variedade de pães, patês e castanhas.

Salada

Opção 01: Berinjela e tomate grelhados, queijo e rúcula.
Opção 02: Carne desfiada na abóbora e milho assado.

Principal

Opção 01: Porco com legumes assados e chimichurri.
Opção 02: Truta defumada com legumes e batata.
Opção 03: Ravioli caseiro recheado com queijo de cabra, picles de beterraba e molho de cenoura ao sugo.
Opção 04: Cordeiro caçarola.

Sobremesa

Opção 01: Sorvete de creme com frutas da estação.
Opção 02: Pêssegos em calda caseiros com mousse de chocolate branco.
Opção 03: Torta de chocolate.

Vinícolas em Mendoza com almoço
O passeio teve início com a apresentação das plantações e dos vários tipos de uvas
Como visitar vinícolas em Mendoza
A guia nos contou sobre a história da vinícola e todo o processo de transformação da uva em vinho até o engarrafamento

Informações úteis

  • Consulte o cardápio do dia (almoço, jantar e menu infantil);
  • Valor do almoço na primavera/verão: AR$ 540,00 (R$ 110,00) por pessoa. Preço referente março/2017;
  • Harmonização de vinhos a partir de AR$ 195,00 (R$ 40,00) por pessoa (valor à parte). Preço referente março/2017;
  • Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem somente escadas;
  • Idiomas: espanhol e inglês;
  • Loja de souvenir: vinhos;
  • Endereço: Videla Aranda, Mendoza, Argentina;
  • Página oficial Enemigo Wines
El Enemigo Wines
El Enemigo é diferente de todas as vinícolas que já vimos
Casa El Enemigo
É possível perceber que todos os detalhes foram muito bem pensados
 
Casa El Enemigo
O passeio terminou na Casa El Enemigo (restaurante localizado dentro da vinícola)
Como reservar vinícolas em Mendoza
O ambiente é belíssimo, o atendimento impecável e a comida espetacular
Casa El Enemigo
Salada de Berinjela e tomate grelhados, queijo e rúcula
Como ir vinícolas Mendoza
Prato principal: Ravioli caseiro recheado com queijo de cabra, picles de beterraba e molho de cenoura ao sugo

El Enemigo Wine
Sobremesa: Torta de chocolate

Conheça mais vinícolas com tour disponível que listamos para sua próxima visita a Mendoza!

4. Trapiche

  • Centro de visitas (reservar com antecedência);
  • Fica a 18 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Nueva Mayorga s / n, Maipú, Mendoza, Argentina;
  • Site oficial: Trapiche

5. Família Zuccardi

  • Casa do visitante (reservar com antecedência);
  • Restaurante aberto de terça a domingo;
  • Fica a 39 km do centro de Mendoza;
  • Ruta provincial 33 km 7,5. Fray Luis Beltrán. Maipú. Mendoza;
  • Site oficial: Família Zuccardi

6. Bodega La Rural

  • Museu do Vinho (reservar com antecedência);
  • Fica a 17 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Montecaseros 2625 5522 Coquimbito, Mendoza;
  • Site oficial Bodega La Rural

7. Bodega Ruca Malen

  • Visita guiada / Restaurante Winery’s;
  • Fica a 31km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Ruta Nacional 7, Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza;
  • Site oficial Bodega Ruca Malen

8. Bodega La Azul

  • Degustações em dois horários: manhã (10h00 a 12h00) e tarde (16h00);
  • O restaurante funciona para almoço de terças a domingos;
  • Fica a 104 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Ruta 89 s/n Tunuyán, Mendoza República Argentina;
  • Somente com reserva através do site oficial: Bodega La Azul

9. Bodega Catena Zapata

  • Visita guiada (reservar com antecedência);
  • Fica a 37 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Cobos s/n, Agrelo – Luján de Cuyo (5509), Mendoza, Argentina;
  • Site oficial Bodega Catena Zapata

10. Casarena Bodegas y Viñedos

  • Mediante reserva antecipada;
  • Fica a 25 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Brandsen 505 Perdriel, Luján de Cuyo. Mendoza. Argentina;
  • Site oficial: Casarena

11. Bodega Mevi

  • Visita guiada e degustação;
  • Fica a 27 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Perito Moreno 1751, Maipu, Mendoza, 5513;
  • Site oficial Finca Mevi

12. Bodega Domiciano

  • Fica a 12 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Dorrego s/n Maipú;
  • Site oficial Domiciano

13. Bodega Norton

  • Visita guiada e degustação;
  • Fica a 27 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Ruta Provincial 15 km 23,5, 5509 Perdriel, Mendoza, Argentina;
  • Site oficial: Norton

14. Belasco de Baquedano

  • Visita guiada / Restaurante Navarra;
  • Fica a 33 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Cobos 8260 – Luján de Cuyo – Mendoza;
  • Site oficial: Enoturismo

15. Susana Balbo Wines

  • Visita guiada. (preferencialmente com reserva prévia);
  • Fica a 30 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Cochabamba 7801 Agrelo – Lujan de Cuyo, Mendoza Argentina;
  • Site oficial Susana Balbo Wines

16. Vinícola O.Fournier

  • Visita guiada / restaurante O.Fournier (visitas com reserva prévia);
  • Fica a 112 km do centro de Mendoza;
  • Calle Los Indios s/n – 5567 La Consulta – Mendoza, Argentina;
  • Site oficial O.Fournier

17. Pulenta-Estate

  • Visita guiada. (somente com reserva);
  • Fica a 48 km do centro de Mendoza;
  • Ruta Provincial 86 km 6,5 – Alto Agrelo, 5509 Luján de Cuyo, Mendoza
  • Site oficial: Pulenta-Estate

18. Vinícola Terrazas de Los Andes

  • Visita guiada/restaurante (reservar com antecedência);
  • Fica a 30 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Thames y Cochabamba s/n Perdriel Luján de Cuyo M5509AOA Mendoza Argentina;
  • Site oficial Vinícola Terrazas de Los Andes

19. Vinícola Chandon

  • Visita guiada, degustação e almoço. (somente com reserva antecipada);
  • Fica a 31 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: San Martin, 5507 Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina;
  • Site oficial Chandon

20. Bodega Andeluna

  • Visita guiada, degustação e almoço (somente com reserva antecipada);
  • Fica a 78 km do centro de Mendoza;
  • End: Ruta Provincial 89 s/n Distrito de Gualtallary. Tupungato, Mendoza;
  • Site oficial Andeluna

Olivícola-Laur (Fábrica de Azeite de Oliva)

  • Visita guiada e degustação de azeite de oliva servido com pães;
  • Fica a 26 km do centro de Mendoza;
  • Endereço: Videla Aranda, 2850 Cruz de Piedra – Maipu, Mendoza – Argentina;
  • Site oficial: Olivicola Laur

Informações Adicionais

  • Fechamos o passeio de meio período com a Huentata, saindo às 14h30 e retornando para o hotel às 19h30;
  • Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento;
  • Post atualizado em 03 de setembro de 2021.

Leia mais


E aí? Já esteve em Mendoza? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as vinícolas em Mendoza, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

4 thoughts on “20 melhores vinícolas em Mendoza (como visitar e reservar)

  • 06/09/2017 em 18:15
    Permalink

    Prezados,
    Parabéns pelo post, será de grande ajuda na minha viagem!
    Vi o preço que pagaram pelo passeio, achei bem em conta. Só de carro encontrei por 130 dolares (mais de 2 mil pesos). Poderia passar maiores informações sobre transporte, agencia, etc?

    Resposta
    • 07/09/2017 em 17:55
      Permalink

      Olá Gustavo! Fizemos este passeio com a huentata e fomos bem atendidos. Normalmente na recepção dos hotéis eles indicam empresas que fazem os passeios e até auxiliam no que melhor se adequa para oque vc procura. Agradecemos a visita e o comentário! Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: