As 16 melhores trilhas de Fernando de Noronha: escolha a sua favorita
As trilhas de Fernando de Noronha são muito procuradas pelos amantes do ecoturismo. Veja aqui as melhores e escolha a sua favorita para realizar durante a sua viagem.
O assunto de hoje é sobre duas coisas que amamos: trekking e praias. Inclusive, caminhar por algumas das trilhas de Noronha é praticamente obrigatório para o turista que quer explorar a ilha por completo.

Trilhas de Fernando de Noronha
Há diversas trilhas que percorrem os quatro cantos do arquipélago e muitas delas são os únicos caminhos para se chegar a algumas praias por terra.
Algumas trilhas tem o número de visitantes e dias controlados devido a darem acesso a praias que permitem uma quantidade limitada de pessoas. Por este motivo, achamos útil dividir os percursos existentes em dois blocos (com e sem necessidade de agendamento).

Sem necessidade de agendamento
As três primeiras trilhas são as únicas que ficam fora do Parque Nacional. São elas:
1. Costa Esmeralda (2.200 metros)
A Costa Esmeralda passa pela praia do Boldró até a Cacimba do Padre – no mar de dentro. A sua proximidade com o Morro Dois Irmãos e com o Morro do Pico faz dela uma das trilhas mais famosas. Ou seja, impossível não passar ao menos uma vez por ela ao visitar a ilha, concorda?


2. Costa Azul (2.330 metros)
A Costa Azul inicia na Vila dos Remédios indo até a Praia da Conceição, onde está o Morro do Pico. O caminho passa por mirantes com acesso as praias do Cachorro e do Meio.
Durante o percurso não deixe de admirar a vegetação e suas gameleiras, uma espécie de árvore, com suas raízes aéreas que deixam o cenário bem parecido com o do filme Avatar. Incrível, não?!
Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.



3. Jardim Elizabeth (1.600 metros)
A trilha Jardim Elizabeth dá acesso ao charmoso centro histórico da Vila dos Remédios, com suas ruazinhas de paralelepípedos. A Igreja Nossa Senhora dos Remédios e o Forte dos Remédios, são dois atrativos que permitem o visitante conhecer um pouco mais sobre a história do arquipélago.


4. Forte São Joaquim do Sueste (560 metros)
Feita em terreno de terra batida, a trilha Forte São Joaquim do Sueste não oferece área para banho durante a caminhada, apenas uma linda vista para a praia do Sueste.



5. Trilha do Leão ( 230 metros)
Uma curta caminhada com destino a bela praia do Leão – no mar de fora.

PIC – Sancho (Posto de Informação e Controle)
6. Trilha Baía dos Golfinhos (942 metros)
Inicia no PIC do Sancho em direção ao mirante dos golfinhos em passarela suspensa de madeira – trajeto com acessibilidade.
A trilha dos Golfinhos é muito acessada logo pela manhã, pelos turistas que vão até o mirante para observar a entrada dos golfinhos rotadores na Baía de Noronha.
Ah e tem mais, quase sempre há pesquisadores no local que fornecem binóculos para os visitantes, além de fazer a contagem dos golfinhos.



7. Trilha Golfinho-Sancho (1.100 metros)
Ainda dentro do PIC Sancho, a trilha Golfinho-Sancho faz a ligação dos mirantes Baía dos Golfinhos e Sancho, passando por outros mirantes com vista para a belíssima praia do Sancho.
Não deixe de admirar as varias espécies de aves que fazem sua morada nas árvores das encostas.
8. Trilha do Sancho (320 metros)
Partindo do Pic Sancho, um curto caminho sobre uma passarela suspensa de madeira te leva até o mirante Sancho, com acesso a uma escada encravada em fenda entre rochas – alternativa para chegar à praia do Sancho por terra.

9. Trilha Mirante Dois Irmãos (282 metros)
Trajeto curto a partir do mirante do Sancho que dá acesso ao mirante do Morro Dois Irmãos, com vista privilegiada para a Baía dos Porcos – talvez o ponto mais famoso de Noronha.
Se liga na dica! Não deixe de admirar as ruínas do Forte São João Batista.

10. Baía dos Porcos (170 metros)
Baía dos Porcos é uma das trilhas mais curtas, mas talvez, a que tem a melhor vista para o Morro Dois Irmãos – o principal cartão postal de Noronha. Tem início na praia da Cacimba do Padre e vai até a Baía dos Porcos, o acesso é feito somente por este caminho.
+ Encontre seu hotel em Fernando de Noronha e garanta os melhores preços!

Com necessidade de agendamento
Algumas trilhas são limitadas a uma quantidade bastante reduzida de pessoas por dia, então é necessário se programar e comparecer no centro de visitantes logo no seu primeiro dia em Noronha. Inclusive, é recomendável fazer o agendamento com antecedência de três dias. Veja a seguir:
11. Atalaia Curta (1.500 metros)
Uma das trilhas mais concorridas da ilha, a Atalaia Curta tem uma caminhada de 45 minutos, passando por um acesso tranquilo que leva os turistas até as piscinas naturais do Atalaia. Por outro lado, necessita de agendamento prévio no centro de visitantes, bem como uso de máscara, snorkel e colete salva-vidas para mergulhar nas piscinas naturais.
O tempo nas piscinas é controlado (apenas 30 minutos por grupo).
Início do trajeto é na Vila do Trinta.

12. Trilha dos Abreus (1.200 metros)
O caminho em si é tranquilo, somente a descida no final para as piscinas é um pouco íngreme e sobre rochas, então não recomendada para idosos e crianças.
Além do agendamento no centro de visitantes, algumas trilhas também necessitam de acompanhamento de um guia credenciado. São elas:
13. Atalaia Longa (4.000 metros)
É uma continuação da Atalaia curta que parte da praia do Atalaia e vai até a Praia Caieira.


14. Pontinha-Pedra Alta (3.700 metros)
A trilha leva para as piscinas naturais da Pontinha e da Caieiras, e o acesso ao percurso é feito pela Vila do Trinta. Além disso, os diferentes tipos de relevo margeiam o mar de fora e passam pelo mirante da Pedra Alta.
15. Morro São José (500 metros) maré superior a 0,4
A trilha Morro São José é um caminho curto feito a partir do Air France próximo ao Porto. É conhecida por ligar o arquipélago de Fernando de Noronha a única ilha secundária “São José”. Parte do acesso é feito sob a água ou caminhando sobre as pedras – se a maré estiver bem baixa.
Vamos lá! A Ilha de São José possui uma fotogênica piscina natural e o Forte São José, a visita é realizada até a piscina, porém a entrada ao forte não é permitida. Outro ponto que vale a pena mencionar é que devido à dificuldade e riscos da travessia, é indicado a contratação de um guia com boas referências.
Leve máscara, nadadeira e sapatilha de mergulho para caminhar sobre as pedras.

16. Capim Açu (5.200 metros)
A Capim Açu é o percurso mais longo da ilha e indicado para pessoas com algum condicionamento físico, pois passa pela região mais isolada em direção a Ponta da Sapata.
A trilha tem inicio na entrada do PIC Sancho e segue uma estrada com diferentes relevos. Há mirantes pelo caminho com belos visuais para fotos, inclusive um dos mirantes (Vor) é acessado por um curto caminho de mesmo nome.
No trajeto ainda a possibilidade de visitar o Farol da Sapata seguindo uma pequena via (Trilha do Farol). O visitante pode optar por fazer a trilha somente até o farol da Sapata e retornar pelo mesmo caminho ou fazer o percurso completo que é muito recomendável para conhecer a Caverna do Capim Açu, uma linda piscina natural e finalizar a trilha na Praia do Leão.


Unidade ICMBio Fernando de Noronha
Para mais informações sobre o agendamento e horário de acesso as trilhas: Atalaia, Abreus, Pontinha-Caieiras, Morro São José e Capim Açu, acesse o site: Parnanoronha.
+ Compre Produtos em Diversas Categorias com os Melhores Preços!
Informações Úteis
- Há dois centros de informações turísticas: um localizado ao lado do Projeto Tamar (Boldró) e outro na praça Flamboyant;
- Mantenha-se nas trilhas demarcadas;
- Traga consigo o lixo gerado durante o caminho;
- Respeite a sinalização;
- Não faça fogueiras;
- Acampamentos não são permitidos;
- Não é permitida a presença de animais exóticos (gato, cachorro, cavalos etc.);
- Não colete nada do ambiente (fauna, flora ou mesmo rochas);
- Não é permitido perseguir, abater, capturar ou alimentar os animais;
- Não é permitido mergulhar intencionalmente com os golfinhos;
- Clique aqui para ver o mapa de Fernando de Noronha;
- Clique aqui para ver as regras gerais de cada trilha de Fernando de Noronha;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 03 de março de 2020.
Leia mais
- Dicas de Fernando de Noronha
- Praias de Fernando de Noronha
- Passeio de Barco em Noronha
- Onde comer em Noronha
- Onde ficar em Noronha
- Quanto custa viajar para Noronha
- Mirantes de Fernando de Noronha
E aí? Já esteve em Fernando de Noronha? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as trilhas de Fernando de Noronha, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Jalapão – fervedouros, cachoeiras e mais
- O que fazer em Maragogi
- Como montar sua viagem
- Confira as principais atrações de Itacaré
- Passeios turísticos em Porto de Galinhas
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Your turn 😉
👍👍👍🙋♀️🙆♂️