Baden Baden: visita a cervejaria mais famosa de Campos do Jordão

Entre os principais atrativos, a visita à cervejaria Baden Baden já faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão. Quem gosta de cerveja artesanal vai curtir muito essa experiência, pois durante o passeio você conhece a história da empresa e quais são as etapas do processo de fabricação das geladas, além de degustar ótimos modelos da marca.

Vamos lá! A cervejaria Baden Baden nasceu em Campos do Jordão, em 1999, desde então, já foram 14 prêmios nacionais e internacionais conquistados ao longo desses anos.

Sobre a história da bebida: diz uma das lendas que a cerveja foi descoberta por acaso a partir de um “erro” em uma receita de pão na antiga Mesopotâmia, entre 8 a 10 mil anos atrás. Curiosidades a parte, este líquido alcoólico evoluiu ao longo dos milênios e atualmente é a terceira bebida mais tomada no mundo, somente perdendo para a água e café.

Então vamos ao que interessa! Confira como foi o nosso tour por uma das atrações mais procuradas da cidade!

Cervejaria Campos do Jordão
A cervejaria Baden Baden nasceu em Campos do Jordão em 1999
Campos do Jordão o que fazer
A cerveja é a terceira bebida mais tomada no mundo, somente perdendo para a água e café

Tour Baden

Para os amantes de cerveja ou até mesmo para quem não a aprecia tanto, é bem interessante fazer o Tour Baden e entender um pouco mais sobre a história desta bebida, que as vezes se confunde com a própria história da humanidade. Já visitamos outras cervejarias, mas a Baden Baden foi sem dúvida uma das que teve a apresentação mais interativa e moderna.

O Tour Baden como é chamado, inicia em uma sala de vídeo com várias telas e conta um pouco sobre a história da fábrica, da cerveja, e do processo de produção. Outro ponto que vale a pena mencionar é que a primeira cerveja produzida por eles foi a “Chopp Red Ale” com textura cremosa e um sabor sem igual.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Cervejaria Baden Baden
É bem interessante fazer o tour Baden e entender um pouco mais da história desta bebida

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre a Cervejaria Baden Baden e conheça a cervejaria mais famosa de Campos do Jordão!

Quer saber mais?

Após o vídeo, a guia mostra ao grupo os 4 ingredientes básicos da cerveja e explica a importância de cada um no processo de fabricação. E o melhor, podemos pegar as amostrar e sentir a textura e os aromas.

  • Lúpulo – é uma planta que dá o amargor a cerveja. É um antioxidante natural que auxilia na preservação das propriedades da cerveja;
  • Malte – pode ser de grãos germinados diversos como cevada, trigo, centeio, etc;
  • Leveduras – micro-organismos que fermentam o amido e “fabricam” o álcool da cerveja;
  • Água – é a base da cerveja, compondo aproximadamente 95% da cerveja.

É bem legal acompanhar a explicação em um painel interativo que conta em detalhes sobre cada etapa de fabricação da cerveja.

+ Encontre seu hotel em Campos do Jordão e garanta os melhores preços!

Cervejaria tour
É bem legal acompanhar a explicação em um painel interativo que conta em detalhes sobre cada etapa de fabricação da cerveja

Baden Baden Fábrica

Os toneis da fábrica apenas são vistos a partir de grandes janelas de vidro. Ficam expostos no mesmo local algumas cubas com algumas das cervejas que tem aromas (laranja, canela, gengibre…). Nelas podemos borrifar e sentir o aroma que acompanha cada uma das cervejas.

Campos do Jordão cervejarias
Exposição onde podemos borrifar e sentir o aroma que acompanha cada uma das cervejas
Onde comprar Baden Baden
Os toneis da fábrica apenas são vistos a partir de grandes janelas de vidro
Onde comer Baden Baden
Processo de produção

Enfim a melhor parte, a degustação!!! O kit individual vem montado em uma régua de 4 copinhos e uma explicação é fornecida para cada uma delas, incluindo informações projetadas na parede.

O tour finaliza na loja da fábrica, onde se pode comprar cervejas e outros produtos da marca.

Tour Fábrica de Cerveja
Degustação montada em uma régua de 4 copinhos

Mas não para por aí, há um bar na parte externa onde é possível degustar as cervejas acompanhadas por uma tábua de frios.

Outro ponto que vale a pena mencionar é que a Baden Baden preza pela segurança de seus visitantes, perguntando antes do tour começar quem está de carro (motorista). Pois, quem vai fazer a degustação ganha uma fitinha verde e quem está dirigindo uma fitinha vermelha e não participa da degustação. Mas fique tranquilo, ao final do tour, todos ganham um copo estilizado e muito bonito, e quem está com a fitinha vermelha ganha uma garrafa de cerveja para provar em casa 😊.

Campos do Jordão passeios
Há um bar na parte externa onde é possível degustar as cervejas acompanhadas por uma tábua de frios
Baden Baden Campos
Baden Baden Cervejaria Artesanal
Baden Baden Fábrica
Quem vai fazer a degustação ganha uma fitinha verde e quem está dirigindo uma fitinha vermelha e não participa da degustação

Como chegar

O modo mais fácil de chegar é de carro ou de táxi.

Para quem for de carro, há um estacionamento em frente a fábrica ao custo de 5 reais (pelo período todo).

Informações Úteis

  • O tour é sempre muito concorrido, então agende com antecedência;
  • O tour acontece diariamente, das 10h às 17h e tem a duração de aproximadamente de 50 minutos e custa R$30,00 por pessoa, com degustação e brinde incluso;
  • Endereço: Av. Matheus da Costa Pinto, 1653, Campos do Jordão;
  • O tour deve ser agendado com antecedência. Não é aceito agendamento na própria cervejaria;
  • Site oficial Baden Baden;
  • Post atualizado em 29 de fevereiro de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve na Cervejaria Baden Baden? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o tour Baden, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

One thought on “Baden Baden: visita a cervejaria mais famosa de Campos do Jordão

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: