Conheça os bairros turísticos da cidade de São Paulo

Você está procurando lugares para conhecer em São Paulo? Quem visita a cidade sabe que opções de roteiros não faltam, desde os que buscam passeios culturais até os que estão mais dispostos a curtir noites agitadas. Tem opções para todos os gostos e bolsos.

Conhecida também como selva de pedras por causa dos seus prédios altos, a capital paulista surpreende até mesmo seus próprios moradores, pois sempre há um lugar novo para ser descoberto, no entanto, explorar cada canto dessa cidade pode não ser uma tarefa muito fácil.

Sampa é tão grande que é impossível explorá-la a pé, além do que organizar um roteiro turístico pode ser complicado. Pensando nisso, listamos os lugares imperdíveis para entrar na sua programação de viagem. Confira!

Bairros turísticos de São Paulo

São Paulo

Anhangabaú e República (Centro)

Quem mora ou passeia pela cidade não pode deixar de conhecer os bairros do Anhangabaú e da República, ambos estão rodeados de atrações históricas para todos os gostos, como o prédio da Prefeitura de São Paulo, o Teatro Municipal e a Galeria Prestes Maia, além dos famosos edifícios Matarazzo, Itália e Copan.

A região reúne ainda outros pontos turísticos, como a Praça da República, a Feira da Praça da República, a Galeria do Rock e a Biblioteca Mário de Andrade.

Como chegar: Metrô Estações Anhangabaú e República.

Theatro Municipal de São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo

Avenida Paulista / Jardins / Rua Augusta / Vila Madalena (Centro-Sul)

A Avenida Paulista é um dos maiores cartões postais da cidade de São Paulo, foi inaugurada em 1891, sendo considerada um dos principais centros financeiros do Brasil e do mundo. Trata-se de um roteiro que preenche um dia inteiro com museus, shoppings, lojas, bares e restaurantes.

Suas principais atrações são o Museu de Arte de São Paulo MASP,Centro Cultural FIESP, o Parque Trianon, a Casa das Rosas, o Sesc Avenida Paulista e a Japan House.

Sesc Avenida Paulista Bairros de São Paulo
Sesc Avenida Paulista

Outras atrações próximas da Avenida Paulista

A famosa Rua Augusta, lá você vai encontrar galerias de arte e casas noturnas.

O bairro boêmio da Vila Madalena, conhecido por reunir ótimos bares, restaurantes e hotéis, sempre disputados devido ao fácil acesso à Avenida Paulista.

E os bairros nobres como o Jardim Europa e o Jardim Paulista, além do Museu da Casa Brasileira e o Museu da Imagem e do Som.

Como chegar: Metrô Estações Brigadeiro, Trianon/Masp, Consolação e Paulista.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Beco do Batman Vila Madalena
Beco do Batman na Vila Madalena

Barra Funda / Lapa / Pompeia (Zona Oeste)

Cercado por uma excelente infraestrutura de comércios e serviços, a região da Zona Oeste foi criada no começo do século 20 e é conhecida por oferecer diversas atrações, entre elas:

O Memorial da América Latina, a Casa Mário de Andrade, o Theatro São Pedro, o Espaço das Américas, o Parque da Água Branca , o Sesc Pompéia, o Teatro Cacilda Becker, o Estádio de Futebol Allianz Parque, o Mercadão da Lapa e o Terminal Rodoviário da Barra Funda, além de diversos shoppings, bares e casas noturnas.

Como chegar: Metrô Estação Barra funda.

Memorial da América Latina
Memorial da América Latina | Imagem: Governo do Estado de São Paulo | Flickr | CC BY 2.0

Bixiga (Centro)

Bairro italiano cercado por muitas cantinas, padarias, casarões e a famosa escadaria do Bixiga, local onde diversos eventos de música e dança acontecem ao ar livre, durante os finais de semana e feriados.

Além disso, recebe todos os anos a tradicional Festa de Nossa Senhora de Achiropita que ocorre na primeira semana de agosto. A festa da Achiropita é uma homenagem à padroeira do bairro e aos imigrantes italianos.

Os teatros Ruth Escobar e Bibi Ferreira, além da sede da escola de samba Vai-Vai completam as atrações da região.

Como chegar: Metrô Estação São Joaquim.

Festa Achiropita
Festa Achiropitapor AndreaMatarazzo is licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Bom Retiro / Luz / Campos Elíseos (Centro)

Em busca de mais sugestões? Bem ao lado da estação de metrô Luz, o Bom Retiro é conhecido por ser um bairro de comércio, principalmente de tecidos e roupas, com ótimos preços e qualidade, com destaque para a famosa Rua José Paulino.

Na região o visitante também encontrará algumas construções históricas, herança deixada pelos barões do café, como os casarões do Museu Histórico Energia São Paulo e o Museu da Obra Salesiana no Brasil.

Também vale uma visita às estações de trem Luz e Júlio Prestes. Outras atrações são a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Memorial da Imigração judaica e do Holocausto, o Teatro Porto Seguro e o Parque da Luz.

Como chegar: Metrô Estações Luz e Tiradentes.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pinacoteca do Estado de São Paulo

Brás (Centro)

O bairro do Brás também merece destaque. A região já foi uma colônia de italianos e hoje caracteriza-se por ser um dos maiores polos de comércio popular do Brasil.

Lá é possível encontrar lojistas e revendedores de moda de diversos estilos. O destaque fica para a Feirinha da Madrugada que acontece de segunda a sábado, das 2 horas da manhã às 4 horas da tarde (não funciona aos domingos e feriados), tem uma grande variedade de roupas, acessórios e calçados.

Vamos lá! A tradicional Festa de São Vito promovida pela colônia italiana, acontece todos os anos, entre os meses de junho e julho. Para participar e apreciar a deliciosa culinária da “mamma” é necessário reservar antecipadamente.

Endereço: Rua Polignano A Mare, 255 – Brás.

Como chegar: Metrô Estação Brás.

Brás São Paulo
Brás | Imagem: Revista Esquinas | Flickr | CC BY 2.0

Ipiranga (Zona Sul)

O bairro do Ipiranga é conhecido como o berço da independência, isso porque em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil às margens do rio Ipiranga.

Mais que um cenário da história brasileira, o local se transformou em uma ótima oportunidade de diversão e lazer. Abriga importantes atrações, como o Parque da Independência, o Monumento da Independência, a Cripta Imperial, onde estão os restos mortais de D. Pedro I, o Museu Paulista, conhecido popularmente como Museu do Ipiranga e o Museu de Zoologia.

Outras duas atrações que também valem uma visita são: o Aquário de São Paulo e o Sesc Ipiranga.

Como chegar: Metrô Estação Alto do Ipiranga.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Parque da Independência Bairros de São Paulo
Parque da Independência

Liberdade (Centro)

Liberdade é o bairro mais oriental de São Paulo, uma atração turística imperdível, especialmente para as pessoas apaixonadas pela cultura Japonesa e pelos países orientais. São diversas ruas com várias lojas, restaurantes e mercados típicos que vendem produtos vindos principalmente do Japão, China e Coreia.

Vale a pena uma visita a Praça da Liberdade, a Feira da Liberdade,Museu da Imigração Japonesa, o Templo Busshinji, o Jardim Oriental e a Livraria Sol, além da tradicional padaria Bakery Itiriki.

Como chegar: Metrô Estação Liberdade.

Bairro da Liberdade
Bairro da Liberdade

Mooca (Zona Leste)

Outro bairro paulistano influenciado pela cultura italiana, a Moóca oferece excelentes opções gastronômicas com inúmeras cantinas, pizzarias e a festa anual italiana que reúne os mais deliciosos quitutes, a Festa de San Gennaro.

O Teatro Gamaro, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Teatro Arthur Azevedo e o passeio de Maria Fumaça também marcam presença na região.

Como chegar: Metrô Estações Bresser-Mooca ou Brás.

Quer saber mais? Continue lendo este post!

Pacaembu

O Pacaembu é um bairro nobre da cidade de São Paulo, apresenta diversos centros culturais, como a Casa Modernista, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, o Museu Guilherme de Almeida e o Museu do Futebol, localizado dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Estádio do Pacaembu.

Como chegar: para quem vai de metrô, a estação mais próxima é a Clínicas (linha 2/verde), são cerca de 20 minutos de caminhada até o Estádio do Pacaembu.

Estádio do Pacaembu Bairros de São Paulo
Estádio do Pacaembu (acesso pelo museu)

Pinheiros (Zona Oeste)

Fundado em 1560, às margens do rio que leva seu nome, Pinheiros é um dos bairros mais antigos de Sampa, cresceu significativamente e hoje abriga altos e modernos edifícios.

As principais atrações da região são o Instituto Tomie Ohtake, o Beco do Batman, o Sesc Pinheiros, o Parque Villa-Lobos, a Praça Benedito Calixto, com sua feira de antiguidades e a Praça do Pôr do Sol.

Como chegar: Metrô Estações Faria Lima ou Fradique Coutinho.

Beco do Batman
Beco do Batman

Sé e São Bento (Centro)

O bairro da Sé está localizado no coração da velha São Paulo, conta com os mais importantes pontos turísticos da cidade, como a Praça da Sé, a Catedral da Sé e o marco zero de São Paulo.

Também estão presentes o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento, o Largo São Francisco, o Mercado Municipal, a Rua 25 de Março e os famosos mirantes de São Paulo: o Farol Santander e o Edifício Martinelli.

Como chegar: Metrô Estações Sé, São Bento ou Anhangabaú.

Catedral da Sé
Catedral da Sé

Vila Mariana e região (Zona Sul)

Considerada uma das regiões mais desenvolvidas de Sampa, o bairro da Vila Mariana oferece diversos programas culturais, bares, hotéis e uma variedade de hostels, muito disputados devido ao fácil acesso à Avenida Paulista.

Abriga também uma das mais importantes áreas verdes da capital, o Parque do Ibirapuera, famoso reduto dos paulistanos que o procuram para fazer caminhadas, relaxar e praticar esportes.

A atração merece um dia inteiro ou mais de visita, pois além do enorme espaço verde, oferece diversas atividades culturais, como o Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Afro Brasil, Planetário e a Oca do Ibirapuera.

Como chegar: Metrô Estações Vila Mariana, Santa Cruz e Ana Rosa. A estação de metrô mais próxima do Ibirapuera é a AACD/Servidor.

Oca do Ibirapuera Bairro de São Paulo
Oca do Ibirapuera

+ Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios com os Melhores Preços!

Shopee Viagem

Informações úteis

  • Acessibilidade: São Paulo é uma cidade que está melhorando cada vez mais a questão de acessibilidade para todos. A maioria dos hotéis possuem acomodações adaptadas, assim como as casas de show, museus e restaurantes. Diversas atrações estão equipadas com rampas para cadeiras de rodas, elevadores e entradas de fácil acesso para deficientes físicos. Entretanto, outras áreas possuem calçadas desniveladas que dificultam a mobilidade;
  • Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Post atualizado em 29 de fevereiro de 2020.

Leia mais

Zona Central

Zona Oeste

Zona Sul


E aí? Já esteve em São Paulo? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre os bairros de São Paulo, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

3 thoughts on “Conheça os bairros turísticos da cidade de São Paulo

  • 04/01/2020 em 12:25
    Permalink

    Estou morando em São Paulo há quase dois anos e ainda não conheci a maioria desses lugares, haha. Eu não passo um mês sem visita a Liberdade e Pinheiros, mas os outros bairros vão entrar na minha lista esse ano também. Muito legal o post, adorei as dicas!
    Se tiver um tempinho, estou voltando aos poucos com o meu blog, o https://maridx.com! Sua visita vai ser muito bem-vinda. Beijos, Marina. 🙂

    Resposta
    • 04/01/2020 em 16:50
      Permalink

      Hahaha…SP é mesmo impossível de se conhecer 100%….agradecenos a visita!💙💚 Vamos acompanhar o seu trabalho…vc tem potencial .. vimos o seu post de Ushuaia …muito legal!!!👏👏👏

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: