Confira os bairros turísticos da cidade de São Paulo

Você está procurando lugares para passear em São Paulo? Então vale a pena continuar a leitura para conhecer quais são melhores bairros e regiões turísticos da capital paulistana que agradam os diversos tipos de gostos.

Conheça os bairros mais tradicionais de São Paulo

Anhangabaú e República (Centro)

Quem mora ou passeia pela cidade não pode deixar de conhecer os bairros do Anhangabaú e  da República, ambos estão recheados de atrações históricas para todos os gostos, como o prédio da Prefeitura de São Paulo, o Teatro Municipal, a Galeria Prestes Maia, os famosos edifícios Matarazzo, Itália e Copan, que além de mirantes, são de grande importância na arquitetura da capital. A região reúne ainda outros pontos turísticos, como a Praça da República, a Feira da Praça da República, a Galeria do Rock e a Biblioteca Mário de Andrade.

Como chegar: Metrô Estações Anhangabaú e República

Theatro Municipal de São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo

Avenida Paulista / Jardins / Rua Augusta / Vila Madalena (Centro-Sul)

A Avenida Paulista é um dos maiores cartões postais da cidade de São Paulo, foi inaugurada em 1891, sendo considerada um dos principais centros financeiros do Brasil e do mundo. Um roteiro que preenche um dia inteiro e inclui museus, centros culturais, lojas, bares, restaurantes e muito mais. Suas principais atrações são o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o Centro Cultural Fiesp, o Parque Trianon, a Casa das Rosas, o Sesc Avenida Paulista e a Japan House.

Mas não para por aí, a região abriga os elegantes bairros, Jardim Europa e Jardim Paulista, cercados por belas mansões e diversas atrações culturais, como o Museu da Casa Brasileira e o Museu da Imagem e do Som. Nos limites da Paulista, encontra-se uma das ruas mais famosas de São Paulo, a Rua Augusta, lá você vai encontrar galerias de arte, casas noturnas e, por fim, o boêmio bairro da Vila Madalena conhecido por reunir ótimos bares, restaurantes, hotéis e uma variedade de hostels, sempre disputados devido ao fácil acesso à Avenida Paulista.

Como chegar: Metrô Estações Brigadeiro, Trianon/Masp, Consolação e Paulista

Sesc Avenida Paulista Bairros de São Paulo
Sesc Avenida Paulista

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Barra Funda / Lapa / Pompeia (Zona Oeste)

Cercado por uma excelente infraestrutura de comércios e serviços, a região da Zona Oeste foi criada no começo do século 20, abriga Memorial da América Latina, a Casa Mário de Andrade, o Theatro São Pedro, o Espaço das Américas, o Parque da Água Branca , o Sesc Pompéia, o Teatro Cacilda Becker, Shoppings Centers, o Estádio de Futebol Allianz Parque, o Mercadão da Lapa, Terminal Rodoviário da Barra Funda e diversos bares e casas noturnas.

Como chegar: Metrô Estação Barra funda

Bixiga (Centro)

Bairro italiano cercado por muitas cantinas, padarias, casarões e a famosa escadaria do Bixiga, onde diversos eventos de música e dança acontecem ao ar livre durante os finais de semana e feriados.  Recebe todos os anos a tradicional Festa de Nossa Senhora de Achiropita que acontece na primeira semana de agosto. A festa da Achiropita é uma homenagem à padroeira do bairro e aos imigrantes italianos. Na região também estão localizados os teatros Ruth Escobar e Bibi Ferreira e a sede da escola de samba Vai-Vai.

Como chegar: Metrô Estação São Joaquim

Bom Retiro / Luz / Campos Elíseos (Centro)

Bem do ladinho da estação de metrô Luz, o Bom Retiro é um bairro de comércio e grandes lojas de tecido e roupas, com ótimos preços e qualidade, com destaque para a famosa Rua José Paulino. Na região o visitante encontrará também algumas construções históricas, herança deixada pelos barões do café, como os casarões do Museu Histórico Energia São Paulo e do Museu da Obra Salesiana no Brasil. Também vale uma visita arquitetônica às Estações de Trem Luz e Júlio Prestes, a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Memorial da Imigração judaica e do Holocausto e por fim, o Teatro Porto Seguro e o Parque da Luz.

Como chegar: Metrô Estações Luz e Tiradentes

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pinacoteca do Estado de São Paulo

Bairros turísticos de São Paulo

Brás (Centro)

O bairro do Brás também merece destaque. A região já foi uma colônia de italianos e hoje se caracteriza por ser um dos maiores polos de comércio popular do Brasil. É possível encontrar lojistas e revendedores de moda de diversos estilos. O destaque fica para a Feirinha da Madrugada que acontece de segunda a sábado, das 2 horas da manhã às 4 horas da tarde, (não funciona aos domingos e feriados), tem uma grande variedade de roupas, acessórios e calçados.

A tradicional Festa de São Vito é promovida pela colônia italiana todos os anos, entre os meses de junho e julho, na região do Brás. Para participar e apreciar a deliciosa culinária da “mamma” é necessário reservar antecipadamente. Para mais informações acesse http://www.associacaosaovito.com.br/festa-de-sao-vito-martir.html | Endereço: Rua Polignano A Mare, 255 – Brás.

Como chegar: Metrô Estação Brás

Ipiranga (Zona Sul)

Bairro conhecido por ter sido o lugar escolhido por Dom Pedro, em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, para o “grito da independência”. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, começando pelo Parque da Independência, que abriga o Monumento da Independência e Cripta Imperial (onde estão os restos mortais de D. Pedro), o Museu Paulista (conhecido popularmente como Museu do Ipiranga), apesar do museu estar fechado para reformas, o visitante poderá contemplar a sua bela arquitetura. A uma pequena caminhada do parque está o Museu de Zoologia. Outras atrações da região são o Aquário de São Paulo e o Sesc Ipiranga.

Como chegar: Metrô Estação Alto do Ipiranga

Parque da Independência Bairros de São Paulo
Parque da Independência

Liberdade (Centro)

A Liberdade é o bairro mais oriental de São Paulo,  uma atração turística imperdível, especialmente para as pessoas apaixonadas pela cultura Japonesa e dos países orientais. São diversas ruas com várias lojas, restaurantes e mercados típicos que vendem produtos vindos principalmente do Japão, China e Coreia. Vale uma visita a Praça da Liberdade, a Feira da Liberdade, o Museu da Imigração Japonesa, o Templo Busshinji, o Jardim Oriental, a Livraria Sol e a tradicional padaria Bakery Itiriki.

Como chegar: Metrô Estação Liberdade

Bairro da Liberdade
Bairro da Liberdade

Mooca (Zona Leste)

Outro bairro paulistano influenciado pela cultura italiana, oferece excelentes opções gastronômicas, com inúmeras cantinas, pizzarias e a festa anual italiana que reúne os mais deliciosos quitutes, a Festa de San Gennaro. O bairro conta com o Teatro Gamaro, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Teatro Arthur Azevedo e o passeio de Maria Fumaça.

Como chegar: Metrô Estações Bresser-Mooca ou Brás

Pacaembu

O Pacaembu é um bairro nobre da cidade de São Paulo, apresenta diversos centros culturais, como: a Casa Modernista, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, o Museu Guilherme de Almeida e o Museu do Futebol, situado dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (popularmente conhecido como Estádio do Pacaembu).

Como chegar: Para quem vai de metrô, a estação mais próxima é a Clínicas (linha 2/verde), são cerca de 20 minutos de caminhada até o Estádio do Pacaembu.

Estádio do Pacaembu Bairros de São Paulo
Estádio do Pacaembu (acesso pelo museu)

Pinheiros (Zona Oeste)

Fundado em 1560, às margens do Rio Pinheiros, é um dos bairros mais antigos de São Paulo, cresceu significativamente e hoje abriga altos e modernos edifícios. As principais atrações da região são Instituto Tomie Ohtake, o Beco do Batman, o Sesc Pinheiros, o Parque Villa-Lobos, a Praça Benedito Calixto, com sua feira de antiguidades e o belo pôr-do-Sol na Praça do Pôr do Sol.

Como chegar: Metrô Estações Faria Lima ou Fradique Coutinho

Beco do Batman
Beco do Batman

Sé e São Bento (Centro)

O bairro da Sé está localizado no coração da velha São Paulo, conta com os mais importantes pontos turísticos da cidade, tais como a Praça da Sé, a Catedral da Sé e o marco zero de São Paulo. Além disso, a região abriga o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento, o Largo São Francisco, o Mercado Municipal, a Rua 25 de Março e os famosos mirantes de São Paulo, o Farol Santander (Banespão) e o Edifício Martinelli.

Como chegar: Metrô Estações Sé, São Bento ou Anhangabaú

Catedral da Sé
Catedral da Sé

Vila Mariana e região (Zona Sul)

Considerada uma das regiões mais desenvolvidas da cidade de São Paulo, o bairro da Vila Mariana oferece diversos programas culturais, bares para curtir o Happy Hour, ótimos hotéis e uma variedade de hostels, muito disputados devido ao fácil acesso à Avenida Paulista. Além disso, abriga o mais importante parque urbano da capital, o Parque do Ibirapuera famoso reduto dos paulistanos, ideal para fazer caminhadas, relaxar e praticar esportes. A atração merece um dia inteiro ou mais de visita, além da enorme área verde, tem museus e espaços culturais muito interessantes, como o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Planetário e a Oca do Ibirapuera.

Como chegar: Metrô Estações Vila Mariana, Santa Cruz e Ana Rosa. A estação de metrô mais próxima do Ibirapuera é a AACD/Servidor.

Oca do Ibirapuera Bairro de São Paulo
Oca do Ibirapuera

Informações úteis

  • Acessibilidade: São Paulo é uma cidade que está melhorando cada vez mais a questão de acessibilidade para todos. A maioria dos hotéis possuem acomodações adaptadas, assim como as casas de show, museus e restaurantes. Diversas atrações estão equipadas com rampas para cadeiras de rodas, elevadores e entradas de fácil acesso para deficientes físicos. Entretanto, outras áreas possuem calçadas desniveladas que dificultam a mobilidade.
  • Post atualizado em 13 de setembro de 2019.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.

Leia mais

Zona Central
Zona Oeste
Zona Sul

Já esteve em São Paulo? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas.

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Voltar ao topo


Veja também

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC e pós-graduando em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital, também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: