Parques da Serra: Bondinhos Aéreos e Cascata do Caracol, Canela RS

Conheça o “Parques da Serra”, famoso por abrigar 12 bondinhos aéreos com vista para a Cascata do Caracol em Canela, no Rio Grande do Sul.

Sim! Não é só no Rio de Janeiro que os bondinhos “trabalham”, brincadeiras à parte, consulte a previsão do tempo na Serra Gaúcha e reserve um dia de sol para visitar o “Parques da Serra” e o Parque do Caracol. Assim, você ganhará tempo, já que essas duas atrações estão próximas uma da outra e compartilham uma vista privilegiada da Cascata do Caracol. Vamos ver?!

Parques da Serra
Localizados a 500 metros após o Parque do Caracol encontram-se os bondinhos aéreos que estão dentro do “Parques da Serra”

Bondinhos Aéreos

Localizados a 500 metros após o Parque do Caracol, os bondinhos aéreos ficam dentro do “Parques da Serra”, lugar cercado por muito verde em uma área de 60 hectares e a 750 metros acima do nível do mar.

No entanto, a maior atração do complexo são os modernos bondinhos (substitutos dos antigos teleféricos), são 12 coletivos com capacidade para oito pessoas cada, que percorrem 840 metros passando por belas paisagens e terminando em um mirante com vista para a famosa Cascata do Caracol.

Parques da Serra
Além de uma ótima infraestrutura com estacionamento, lanchonete e lojinhas, o parque abriga três estações

Cascata do Cacacol

Além de uma ótima infraestrutura com estacionamento, lanchonete e lojinhas, o parque abriga três estações. São elas:

Estação Central

Plataforma principal e o ponto de partida para o seu passeio nos bondinhos, conecta as Estações Animal e Cascata. Conta também com lojas de souvenires, alimentação e um mirante.

Estação Animal

Estação mais alta de todas, abriga um mirante e uma pequena trilha de 230 metros bastante arborizada e com algumas árvores típicas da região identificadas por placas.

Aqui você também encontrará um espaço dedicado ao artista e escultor japonês Masaharu Hata. Trata-se de uma exposição com cerca de 85 peças de madeira que reproduzem a aparência e o som de vários animais.

O interessante é que o visitante consegue interagir com as obras seguindo as instruções e imaginando os sons dos bichos. Inclusive, vale a pena fechar os olhos para ver se fica mais real! 😊

O que fazer em Canela
Pequena trilha de 230 metros bastante arborizada e com algumas arvores típicas da região identificadas por placas
Parques da Serra
Espaço dedicado ao artista e escultor japonês Masaharu Hata
Masaharu Hata
Exposição com cerca de 85 peças de madeira que reproduzem a aparência e o som de vários animais
Estação Animal
O interessante é que o visitante consegue interagir com as peças seguindo as instruções e imaginando os sons dos animais
Estação Animal
Vale fechar os olhos pra ver se fica mais real

Estação Cascata

Plataforma que permite apreciar ainda mais de perto a Cascata do Caracol – cachoeira com queda livre d’água de 131 metros. Veja que interessante, enquanto estávamos no mirante conseguimos ver uma família de “quatis” passeando por ali. Incrível, não?!

+ Encontre seu hotel em Canela e garanta os melhores preços!

Cascata do Caracol
Plataforma que permite apreciar ainda mais de perto a Cascata do Caracol

Eagle

Atração para quem gosta de aventura e contato com a natureza, trata-se de um tipo de tirolesa, com uma cadeira para até duas pessoas, suspenso por um cabo instalado em inclinação.

Simulando o voo de uma águia, a cadeira se desloca a 180 metros de distância presa por cabos de aço com um desnível de 45 metros em relação à saída e à torre de reenvio, onde se pode observar a Cascata do Caracol e a vista do vale por um ângulo diferente. Demais, né?!

Eagle Parques da Serra
Eagle | Fonte: Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Parque & Escola

Além das estações, o complexo possui um projeto chamado “Parque & Escola”, programa de educação ambiental que aborda temas, como natureza, proteção e conservação dos recursos naturais e culturais do país. O projeto é realizado através de visitas guiadas por monitores que tratam dos seguintes assuntos:

  • Localização e história do parque;
  • Geografia, formação do Vale e da Cascata do Caracol;
  • Vegetação, características da região e das florestas;
  • Fauna e animais da região do parque;
  • Educação ambiental e plantio de árvores;
  • Ecologia e preservação.

Para mais informações acesse o site oficial: Parques da Serra. 

Mapa do Parque
Mapa do Parque | Fonte: Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Parques da Serra

  • Acessibilidade: o complexo possui rampas para facilitar o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Endereço: Estrada da Ferradura, nº 699 – Caracol Canela – RS;
  • Horário de Funcionamento: todos os dias das 9h às 17h00;
  • Site oficial: Parques da Serra;
  • Post atualizado em 07 de janeiro de 2021.

Leia mais


E aí? Já esteve no “Parques da Serra”? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o “Parques da Serra”, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

One thought on “Parques da Serra: Bondinhos Aéreos e Cascata do Caracol, Canela RS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: