BrasilCarolinaChapada das MesasMaranhão

Cachoeiras do Prata e São Romão: Chapada das Mesas Maranhão

Está pensando em viajar para o Maranhão? Conheça as maiores e as mais fascinantes cachoeiras da Chapada das Mesas no sul do Maranhão: Prata e São Romão.

Chapada das Mesas é um destino encantador que nos surpreendeu com tantas belezas naturais, incluindo as cachoeiras do Prata e São Romão. O passeio tem duração de um dia inteiro.

Partimos do município de Carolina que é a base principal para quem visita a Chapada das Mesas e após 30 km de estrada asfaltada e um pequeno trecho de estrada de chão, paramos para conhecer o Morro das Figuras – uma série de formações rochosas com formatos inusitados, inclusive tem até o “dedo do ET” ou outra coisa que sua imaginação acreditar que seja 😊

Dedo do ET
Dedo do ET
Chapada das Mesas
Formações rochosas com formatos inusitados
Chapada das Mesas onde fica
Formação rochosa parecida com uma “galinha”
Chapada das Mesas como ir
Partimos para mais um pequeno trecho de carro em estrada de chão para conhecer a cachoeira do Prata

Cachoeira do Prata

Logo após gastarmos toda a nossa imaginação nas formações, partimos para mais um pequeno trecho de carro em estrada de chão para conhecermos a Cachoeira do Prata, que faz a divisa dos municípios de Carolina e Estreito. Vale dizer que é necessário pagar uma taxa de entrada para manutenção da área já que o atrativo fica em propriedade particular.

Um cafezinho de bule e água de filtro de barro são cortesia para os turistas antes de pegarem uma trilha fácil e uma pequena ponte de madeira para chegar até a cascata.

A Cachoeira do Prata é formada por 2 quedas d´água (no período de estiagem) de cerca de 26 metros que se juntam para formar uma grande queda com um volume razoável de água na época das chuvas.

+ Encontre seu hotel em Carolina Maranhão e garanta os melhores preços no Booking!

Cachoeira do Prata
A cachoeira do Prata faz a divisa dos municípios de Carolina e Estreito
Cachoeira do Prata
A cachoeira do Prata é formada por 2 quedas d´água (no período de estiagem) de cerca de 26 metros
Cachoeira do Prata
Cachoeira do Prata
Chapada das Mesas quando ir
Após curtirmos a beleza da cachoeira do Prata, partimos para mais 30 km de estrada arenosa para chegar até a cachoeira São Romão

Cachoeira São Romão

Após curtirmos a beleza da Cachoeira do Prata, partimos para mais 30 km de estrada arenosa para chegarmos até a Cachoeira São Romão. Optamos por almoçar no restaurante do empreendimento antes de conhecermos a cascata. Os pratos são simples, mas muito saborosos. Provamos a galinhada, uma porção que serviu bem 3 pessoas (acompanha salada, arroz, feijão, farofa e macarrão a vontade).

Após um breve descanso pós-almoço, partimos para uma leve caminhada em direção a São Romão. O primeiro contato com a cachoeira é de cima sobre a sua cabeceira, para após descermos e avistarmos uma prainha e logo atrás a enorme queda d’água. De baixo da corredeira dá para se ter uma maior ideia do seu tamanho que impressiona pelo volume de água, além da sua fotogenia.

Cachoeira São Romão
O primeiro contato com a cachoeira São Romão é de cima sobre a sua cabeceira
Cachoeira São Romão
A Cachoeira São Romão impressiona pelo volume de água
Cachoeira São Romão
A prainha e logo atrás a enorme cachoeira São Romão

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre as cachoeiras do Prata e São Romão e veja as maiores e as mais fascinantes quedas d’água da Chapada das Mesas!

Quer saber mais?

As águas do rio em que desembocam a cachoeira são um convite para um banho refrescante. No local você vai encontrar locação de caiaques ao valor de 15 reais/por pessoa para chegar bem próximo da cascata.

Outra experiência incrível foi ter entrado embaixo da cachoeira por uma passagem lateral, sempre acompanhados por um guia credenciado. O barulho e o vapor das águas são insanos e não há como sair seco se for até lá, então tome cuidado com celulares e máquinas fotográficas.

A energia é incrível e saímos de lá revigorados pelas suas águas e ansiosos pela próxima maravilha que a Chapada das Mesas iria nos oferecer.

O guia que nos acompanhou neste passeio foi o Zeca da Zecatur, indicação do guia Ilton da Iltontur, que montou a logística e nos acompanhou em todos os demais passeios. Ambos são muito competentes, responsáveis e muito pontuais. Indicamos sem medo!

Cachoeira São Romão
Há locação de caiaques no local para chegar bem próximo da cachoeira
Chapada das Mesas roteiro
As águas do rio em que desembocam a cachoeira são um convite para um banho refrescante
Cachoeira São Romão
Outra incrível experiência foi ter entrado embaixo da cachoeira por uma passagem lateral
Cachoeiras Maranhão
O barulho e vapor das águas são insanos e não há como sair seco se for até lá

Como Chegar?

Cerca de 30 km de estrada asfaltada muito boa (BR – 230 em direção a Estreito, km 26), e sofridos 50 km de estrada de terra passando por propriedades particulares.

O trecho de estrada de chão é bem irregular e com areia fofa. Há bifurcações abertas devido a pontos precários, além da presença de diversas porteiras e colchetes (porteira rústica de arame e estacas) pelo caminho. Por essa razão, é recomendado a utilização de veículos 4×4 e guias experientes que conheçam bem a região.

+ Compre Produtos em Diversas Categorias com os Melhores Preços na Amazon!

Shopee Viagem

Informações Úteis

  • É necessário pagar uma taxa de 20 reais por pessoa por cachoeira;
  • O guia que nos acompanhou neste passeio foi o Zeca da Zecatur, indicação do guia Ilton da Iltontur, que montou a logística e nos acompanhou em todos os demais passeios;
  • É recomendável reservar o almoço na Cachoeira São Romão com o seu guia;
  • Há uma simples estrutura turística na entrada das duas cachoeiras com toaletes e lanchonete;
  • Nossa visita ocorreu na segunda quinzena de junho;
  • Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Post atualizado em 09 de março de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve na Chapada das Mesas? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as cachoeiras do Prata e São Romão, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

2 thoughts on “Cachoeiras do Prata e São Romão: Chapada das Mesas Maranhão

  • Mauro Carrusca

    Oi Marcelo e Paula, estou indo pra chapada das mesas na segunda quinzena de junho. Dicas.
    Estou pensando em alugar um carro e fazer apenas as cachoeiras são Romão e prata com agência. Vcs fizeram isso?
    Qual o contato do Zeca e do Ilton?

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: