O que tem na Catedral de Notre-Dame: como era antes do incêndio

Construída entre 1163 e 1245 em uma pequena ilha circundada pelo rio Sena, a Notre-Dame é uma das catedrais góticas mais antigas da França. Veja como era o templo antes do incêndio e conheça a sua história.

Pois bem, dedicada à Virgem Maria seu nome significa “Nossa Senhora” em português. A Notre-Dame foi construída onde antes havia uma antiga igreja e considerada um grande projeto urbano na época. A obra impressiona não só pela imponente beleza, mais também pelas suas dimensões, sendo: 41 m de largura, 43 m de altura até a base das torres e 63 m no topo das torres.

A sua fachada tem diversas estátuas de reis e santos em tamanho natural que impressionam pela riqueza de detalhes, incluindo uma estátua da Santa Joana D´Arc em seu interior. E não é tudo, suas torres oferecem uma vista incrível de Paris. Então bora conferir?!

Como era a catedral de Notre Dame
A Notre-Dame é uma das catedrais góticas mais antigas da França
Catedral de Notre Dame antes do incêndio
Uma missa que foi realizada na Catedral de Notre-Dame

Qual a história da Catedral de Notre Dame?

Em seus oito séculos de história, a Notre-Dame já passou por diversas reformas, incluindo uma importante restauração feita por Eugène Viollet-le-Duc, famoso arquiteto francês do século XIX. Além de ter testemunhado importantes acontecimentos, tais como: a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador, em 1804, a beatificação de Joana D’Arc, em 1909 e a coroação de Henrique VI da Inglaterra, em 1431.

No entanto, em abril de 2019, um incêndio atingiu a catedral causando danos ao teto e em boa parte da estrutura. No momento, o edifício está fechado ao público e sem previsão de reabertura.

+ Encontre seu hotel em Paris e garanta os melhores preços!

Catedral de Notre-Dame pegou fogo
A Notre-Dame ficava aberta para visitação e era possível subir as escadas até as duas torres
Catedral de Notre Dame antes
Em seus oito séculos de história, a Notre-Dame já passou por diversas reformas
Paris onde fica
Vista panorâmica de Paris (Torre Eiffel ao fundo)
Torre Eiffel
A Torre Eiffel vista a partir da Catedral de Notre-Dame

Catedral de Notre Dame Fechada

Antes de pegar fogo a igreja ficava aberta para visitas e era possível subir as escadas até as duas torres para ter uma visão panorâmica da cidade e das gárgulas. Aliás, segundo a lenda as gárgulas são estátuas usadas para afastarem o mal e agirem como uma espécie de guardiãs da catedral, mantendo espíritos malignos à distância. Inclusive, estas estátuas estão presentes em vários edifícios com arquitetura gótica, especialmente na Idade Média.

Outra curiosidade é que na torre há um sino (campanário), onde “viveu” o Corcunda de Notre-Dame, personagem criado pelo escritor francês Victor Hugo em 1831. Contudo, apesar de ser uma figura fictícia, é impossível não lembrar do Corcunda tocando o sino ao chegar ao campanário nos diversos filmes da Disney, concorda?

Além desses detalhes, vale dizer que durante a Revolução Francesa no século XIII, muitos sinos de Notre-Dame foram derretidos e utilizados para a fabricação de canhões, restando apenas o famoso sino “Bourdon Emmanuel”. Quer saber mais? Em 2013, a Catedral inaugurou novos sinos em comemoração ao seu 850º aniversário de construção.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Veja como era a igreja antes do incêndio

A Catedral de Notre Dame pegou fogo
A sua fachada tem diversas estátuas de reis e santos em tamanho natural que impressionam pela riqueza de detalhes
Catedral de Notre-Dame por dentro
Do alto, é possível ter uma visão panorâmica da cidade, das gárgulas
Gárgulas da Catedral de Notre-Dame
Gárgulas da Catedral de Notre-Dame
Sino Bourdon Emmanuel
Sino Bourdon Emmanuel

Informações úteis

  • Desde 15 de abril de 2019, após o incêndio, a Catedral de Notre-Dame permanece fechada ao público para reconstrução;
  • Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Place Jean-Paul II 75004 Paris (metrô Cité);
  • Site oficial Notre Dame Paris;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 16 de março de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve na Catedral de Notre-Dame em Paris? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre a catedral, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 thoughts on “O que tem na Catedral de Notre-Dame: como era antes do incêndio

    • 16/11/2017 em 21:51
      Permalink

      Vale muito a pena…não só pela beleza da catedral, mas também pela sua história. Abraços e obrigado pela visita!💙💙

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: