O que tem na Catedral de Notre-Dame: como era antes do incêndio
Construída entre 1163 e 1245 em uma pequena ilha circundada pelo rio Sena, a Notre-Dame é uma das catedrais góticas mais antigas da França. Veja como era o templo antes do incêndio e conheça a sua história.
Dedicada à Virgem Maria seu nome significa “Nossa Senhora” em português. A Notre-Dame foi construída onde antes havia uma igreja antiga e considerada um grande projeto urbano na época.
A obra impressiona não só pela imponente beleza, mais também pelas suas dimensões, sendo: 41 m de largura, 43 m de altura até a base das torres e 63 m no topo das torres, que oferecem uma vista incrível de Paris.
A sua fachada tem diversas estátuas de reis e santos em tamanho natural que impressionam pela riqueza de detalhes, incluindo uma estátua da Santa Joana D´Arc em seu interior.


Qual a história da Catedral de Notre Dame?
Em seus oito séculos de história, a Notre-Dame já passou por diversas reformas, incluindo uma importante restauração feita por Eugène Viollet-le-Duc, famoso arquiteto francês do século XIX.
Desde sua construção, a catedral já testemunhou importantes acontecimentos, tais como: a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador, em 1804, a beatificação de Joana D’Arc, em 1909 e a coroação de Henrique VI da Inglaterra, em 1431.
+ Encontre seu hotel em Paris e garanta os melhores preços!



Veja como era a igreja antes do incêndio
Em abril de 2019, um incêndio atingiu a catedral causando danos ao teto e em boa parte da estrutura. No momento, o edifício está fechado ao público e sem previsão de reabertura.
Antes de pegar fogo a igreja ficava aberta para visitas e era possível subir as escadas até as duas torres para ter uma visão panorâmica da cidade e das gárgulas. Segundo a lenda as gárgulas são estátuas usadas para afastarem o mal e agirem como uma espécie de guardiãs da catedral, mantendo espíritos malignos à distância.
Inclusive, estas estátuas estão presentes em vários edifícios com arquitetura gótica, especialmente na Idade Média.



Catedral de Notre Dame Fechada
Outra curiosidade é que na torre há um sino (campanário), onde “viveu” o Corcunda de Notre-Dame, personagem criado pelo escritor francês Victor Hugo em 1831. Contudo, apesar de ser uma figura fictícia, é impossível não lembrar do Corcunda tocando o sino ao chegar ao campanário nos diversos filmes da Disney, concorda?
Além desses detalhes, vale dizer que durante a Revolução Francesa no século XIII, muitos sinos de Notre-Dame foram derretidos e utilizados para a fabricação de canhões, restando apenas o famoso sino “Bourdon Emmanuel”.
Em 2013, a Catedral inaugurou novos sinos em comemoração ao seu 850º aniversário de construção.


+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços na Amazon!
Informações úteis
- Desde 15 de abril de 2019, após o incêndio, a Catedral de Notre-Dame permanece fechada ao público para reconstrução;
- Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Place Jean-Paul II 75004 Paris (metrô Cité);
- Site oficial Notre Dame Paris;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 16 de março de 2020.
Leia mais
- Dicas de Paris
- Museu do Louvre
- Arco do Triunfo
- Torre Eiffel
- Torre Montparnasse
- Jardim de Luxemburgo
- Basílica Sacré-Coeur
- Disneyland Paris
E aí? Já esteve na Catedral de Notre-Dame em Paris? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre a Notre-Dame, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Como emitir passaporte brasileiro
- Como montar sua viagem
- Dicas de passeios em Lisboa
- Os principais pontos turísticos de Madrid
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Linda! Fiquei com vontade de conhecer!
Vale muito a pena…não só pela beleza da catedral, mas também pela sua história. Abraços e obrigado pela visita!💙💙