City tour pelo centro histórico de Paraty: Free Walkers Tours
Descubra os segredos de Paraty em um passeio divertido e especial. Veja o centro histórico de uma perspectiva diferente através de uma caminhada com um guia credenciado.
Podemos afirmar que fazer o city tour pelo centro de Paraty é um passeio imperdível, não somente para quem gosta de história, mas também para aqueles que desejam sentir a atmosfera do período colonial ao percorrer as charmosas ruas de pedra – mais conhecidas como “calçamento pé de moleque”.



City Tour em Paraty
E não somente isso, mas até podemos dizer que nos sentimos muitas vezes como um Sherlock Holmes – descobrindo os segredos desta linda cidade. É intrigante imaginar a quantidade de símbolos que tem nas suas construções e, mais ainda, descobrir os detalhes e significados delas. Certamente deixou a nossa viagem muito mais interessante, além de poder enxergar o centrinho visto sob uma nova perspectiva.
Veja só que legal! Além de conhecer muita história e curiosidades de Paraty, durante o tour o guia também dá dicas preciosas de passeios e onde comer na cidade. Inclusive, durante a nossa caminhada paramos no Armazém da Cachaça e degustamos deliciosas bebidas.
Há diversas agências que realizam o tour. Nós optamos por fazer com a Free Walkers Tours, que não tem preço fixo e você paga o quanto achar justo no final do passeio. Veja abaixo os pontos que visitamos:



Igrejas do Centro Histórico
Apesar do território pequeno – é de se estranhar que o centro de Paraty tenha quatro igrejas históricas. Isso porque, na época da construção da cidade elas eram divididas por classes sociais e gêneros, sendo: ricos e pobres – homens e mulheres, que frequentavam basílicas diferentes.
Igreja da Nossa Senhora dos Remédios
É utilizada como ponto de encontro de onde parte o tour. Também conhecida como igreja da matriz está localizada em frente a principal praça do Centro Histórico, a Praça da Matriz.
Inclusive, essa é a maior e mais imponente catedral da cidade, já que foi frequentada pelos homens ricos e brancos da época. Outro fato curioso é que por ser o templo principal, deveria possuir duas torres que não foram finalizadas.
+ Encontre seu hotel em Paraty e garanta os melhores preços!

Igreja de Nossa Senhora das Dores
Localizada em frente ao mar com uma vista maravilhosa da baía, a Igreja de Nossa Senhora das Dores era frequentada pelas mulheres brancas da cidade. Como as mulheres eram consideradas menos importantes pela sociedade da época, o santuário não é tão grande e possui apenas uma torre.
Vale destacar que símbolos portugueses e arquitetura para defesa da cidade podem ser vistos em sua fachada.

Igreja do Rosário
Essa pequena capela era frequentada apenas pelos escravos, que apesar de possuírem sua própria religião de origem africana, eram obrigados a se tornarem católicos quando chegavam ao Brasil.
Por se tratar de uma pequena igreja e de pouca importância econômica para a sociedade naquela época, não possui nenhuma torre!

Igreja de Santa Rita
Principal cartão postal da cidade, também está localizada em frente a baía. Além disso, a Igreja de Santa Rita era frequentada por escravos libertos e mulatos. A capela com menor status de antigamente é hoje, na nossa opinião, a mais bela e fotogênica.
Difícil imaginar que mulatos, negros e brancos frequentavam igrejas diferentes há apenas 200 anos atrás em Paraty. Por outro lado, é bom ver que evoluímos como pessoas nos tornando mais igualitários e sem distinção de cor e gênero.

Símbolos da cidade de Paraty
Portas do Paço da Paixão
Parece apenas uma porta grande, mas na verdade são acessos que pertencem a igreja e curiosamente só abrem uma vez por ano durante a semana santa.
Ao todo são 6 portas espalhadas pelo centro histórico e que representam os 6 dos 7 passos da paixão de Cristo. O sétimo fica dentro da própria igreja da matriz.
Casas com símbolos maçons
Paraty foi projetada por maçons e os símbolos dessa sociedade secreta podem ser vistos em todos os cantos do centro histórico. Ficou curioso? Vamos desvendar alguns deles e contar um pouco mais sobre essa sociedade secreta e sua influência na cidade. Se jogue na aventura e quem sabe você não descobre algum sinal para um tesouro maçom perdido por lá. 😊
O guia nos contou que segundo pesquisas baseadas em documentos, é muito provável que a maçonaria tenha surgido em Paraty por volta de 1700. Época de quando os primeiros maçons teriam chegado na cidade fugindo das perseguições do Velho Mundo. A partir daí, passaram a influenciar no modo de vida e nos costumes do povoado.
Com o passar do tempo os maçons começaram a demarcar a vila com sinais característicos de sua simbologia. Inclusive, todos estes sinais tinham por objetivo indicar para aqueles que chegassem a Paraty que ali eles seriam bem acolhidos. Parece pouco, mas a Maçonaria tem por objetivo trabalhar para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.



A maré alta
Alguns chamam Paraty de a Veneza dos trópicos!! Isso porque quando a maré está alta a água invade a cidade e alaga todo o Centro Histórico! É com certeza um dos visuais mais lindos da cidade!
Muitos acham que a entrada da maré foi acidental, mas na realidade ela foi planejada e proposital! Foi uma forma de fazer uma limpeza “automática” de suas ruas pelas águas do mar. E tem mais, durante a maré alta, não deixe de observar o espelho d’água que se forma em frente a Igreja de Santa Rita.



City Tour em Paraty
Casa do Príncipe
O descendente dos nossos antigos imperadores, D. Pedro I e D. Pedro II, possui uma casa de verão em Paraty! A residência possui vários símbolos reais e eventualmente é possível encontrar o príncipe durante o passeio! No entanto, nós não tivemos o prazer de encontrá-lo e nem vê-lo dormindo na rede, senão teríamos pedido uma foto com ele.
Para quem não se lembra, o Brasil, antes de ser uma República, era um Império e os descendentes da família real ainda existem.


Casa da Cultura
Trata-se de um Espaço Cultural de Paraty, construída em um grande sobrado e que preserva quase todo o seu estilo original. Além disso, recebe exposições temporárias e organiza projetos sociais para o desenvolvimento da cidade com os seus moradores.
Casa do Abacaxi
Na nossa opinião, é, sem dúvida, a casa mais bonita do centro histórico. A construção é toda enfeitada de abacaxis e com muitos símbolos maçons. Um encanto só 😍

+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços!
City Tour em Paraty
- Consulte a disponibilidade do passeio no site oficial Free Walkers Tours;
- Não é preciso agendar, apenas compareça no ponto de encontro (praça da Matriz- a maior praça do centro), e procure pelos guias de camiseta vermelha;
- Opção de tour em Português e inglês (2 grupos simultâneos);
- Saídas diárias às 10h30 e 17h (exceto de quarta-feira);
- O tour dura aproximadamente 2 horas;
- Site oficial da cidade de Paraty;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 27 de junho de 2020.
*Post NÃO patrocinado!
Leia mais
- Dicas de Paraty
- Ilhas Cedro e Pelado
- Trilhas de Paraty e Trindade
- Alambiques de Cachaça de Paraty
- Passeio de barco em Paraty
- Onde comer em Paraty
- Cachoeiras de Paraty
E aí? Já esteve em Paraty? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o City Tour em Paraty, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Rio de Janeiro – Roteiro Completo
- Dicas de São Paulo: o que fazer e muito mais
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- O melhor de Pipa (Rio Grande do Norte)
- Dicas de Fernando de Noronha
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Acessórios para Viagem na Shopee
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |