City tour pelo centro histórico de Paraty: Free Walkers Tours

Descubra os segredos de Paraty em um passeio divertido e especial. Veja o centro histórico de uma perspectiva diferente através de uma caminhada com um guia credenciado.

Pois bem, podemos afirmar que fazer o city tour pelo centro de Paraty é um passeio imperdível, não somente para quem gosta de história, mas também para aqueles que desejam sentir a atmosfera do período colonial ao percorrer as charmosas ruas de pedra, conhecidas também como calçamento pé-de-moleque.

City Tour em Paraty
O citytour pelo centro de Paraty é um passeio imperdível
City Tour em Paraty
Visitamos o centro histórico com guia credenciado
City Tour em Paraty
O passeio passa por construções históricas e culturais

City Tour em Paraty

Mas não para por aí! Até dá para dizer que nos sentimos muitas vezes como um Sherlock Holmes descobrindo os segredos desta linda cidade. É intrigante imaginar a quantidade de símbolos que tem nas suas construções e mais ainda descobrir os detalhes e o significado delas. Certamente deixou a nossa viagem muito mais interessante, além de poder enxergar o centrinho visto sob uma nova perspectiva.

Veja só que legal! Além de conhecer muita história e curiosidades de Paraty, durante o tour o guia também dá dicas preciosas de passeios e de onde comer na cidade. Inclusive, visitamos o Armazém da Cachaça e degustamos deliciosas bebidas.

Quer saber mais? Há diversas agencias que fazem o tour. Nós optamos por fazer com a Free Walkers Tours, que não tem preço fixo e você paga o quanto achar justo ao final do passeio. Veja abaixo os pontos que visitamos!

Armazém da Cachaça
Durante o tour o guia também dá dicas preciosas de passeios e de onde comer na cidade
Armazém da Cachaça
Visitamos o Armazém da Cachaça e degustamos deliciosas bebidas
Free Walkers Tours
Optamos por fazer o passeio com a Free Walkers Tours

Igrejas do Centro Histórico

Apesar da área pequena, é de se estranhar que o centro de Paraty tenha quatro igrejas históricas! Isso porque na época da construção da cidade, elas eram divididas por classes sociais e gêneros! Ou seja, ricos e pobres, homens e mulheres frequentavam basílicas diferentes! São elas:

Igreja da Nossa Senhora dos Remédios

É utilizada como ponto de encontro de onde parte o tour. Também conhecida como igreja da matriz, está localizada em frente a principal praça do Centro Histórico: Praça da Matriz.

Inclusive, essa é a maior e mais imponente catedral da cidade, já que foi frequentada pelos homens ricos e brancos da época! E tem mais, por ser o templo principal, deveria possuir duas torres que não foram finalizadas.

+ Encontre seu hotel em Paraty e garanta os melhores preços!

Igreja da Nossa Senhora dos Remédios
A Igreja da Nossa Senhora dos Remédios também é conhecida como Igreja da Matriz

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Localizada em frente ao mar, com uma vista maravilhosa da baía, a igreja era frequentada pelas mulheres brancas da cidade. Como as mulheres eram consideradas menos importantes pela sociedade da época, o santuário não é tão grande e possui apenas uma torre.

Vale destacar que símbolos portugueses e arquitetura para defesa da cidade podem ser vistos em sua fachada.

Igreja de Nossa Senhora das Dores
A Igreja de Nossa Senhora das Dores possui uma vista maravilhosa da baía de Paraty

Igreja do Rosário

Essa pequena capela era frequentada apenas pelos escravos, que apesar de possuírem sua própria religião de origem africana, eram obrigados a se tornarem católicos quando chegavam ao Brasil.

Por se tratar de uma pequena igreja e de pouca importância econômica para sociedade naquela época, não possui nenhuma torre!

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e de São Benedito, Paraty | Imagem de Fulviusbsas por Wikipedia

Igreja de Santa Rita

Principal cartão postal da cidade, também está localizada em frente a baía. Além disso, a igreja era frequentada por escravos libertos e mulatos. A capela com menor status de antigamente é hoje, na nossa opinião, a mais bela e fotogênica.

Difícil imaginar que mulatos, negros e brancos frequentavam igrejas diferentes há apenas 200 anos em Paraty. Por outro lado, é bom ver que evoluímos como pessoas nos tornando mais igualitários e sem distinção de cor e gênero.

Igreja de Santa Rita
A Igreja de Santa Rita é o principal cartão postal de Paraty

Símbolos da cidade de Paraty

Portas do Paço da Paixão

Parecem apenas uma porta grande, mas na verdade são acessos que pertencem a igreja, e curiosamente só abrem uma vez por ano, durante a semana santa!

Vamos lá! Ao todo são 6 portas espalhadas pelo centro histórico, que representam os 6 dos 7 passos da paixão de Cristo. O sétimo fica dentro da própria igreja da matriz.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Casas com símbolos maçons

Paraty foi projetada por maçons e os símbolos dessa sociedade secreta podem ser vistos em todos os cantos do centro histórico. Ficou curioso? Vamos desvendar alguns deles e contar um pouco mais sobre essa sociedade secreta e sua influência na cidade. Se jogue na aventura e quem sabe você não descobre algum sinal para um tesouro maçom perdido por lá 😊

Vamos lá, o guia nos contou que segundo pesquisas baseadas em documentos, é muito provável que a maçonaria tenha surgido em Paraty por volta de 1700. Época de quando os primeiros maçons teriam chegado na cidade fugindo das perseguições do Velho Mundo. A partir daí, passaram a influenciar no modo de vida e nos costumes do povoado.

Pois bem, com o passar do tempo os maçons começaram a demarcar a vila com sinais característicos de sua simbologia. Inclusive, todos estes sinais tinham por objetivo indicar para aqueles que chegassem a Paraty que ali eles seriam bem acolhidos. Parece pouco, mas a Maçonaria tem por objetivo trabalhar para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.

Maçonaria Paraty
Os símbolos da Maçonaria podem ser vistos em todos os cantos do centro histórico

A maré alta

Alguns chamam Paraty de a Veneza dos trópicos!! Isso porque quando a maré está alta a água invade a cidade e alaga todo o Centro Histórico! É com certeza um dos visuais mais lindos da cidade!

Muitos acham que a entrada da maré foi acidental, mas na realidade ela foi planejada e proposital! Foi uma forma de fazer uma limpeza “automática” de suas ruas pelas águas do mar. E tem mais, durante a maré alta, não deixe de observar o espelho d’água que se forma em frente a Igreja de Santa Rita.

Maré alta em Paraty
Maré alta em frente a Igreja de Santa Rita
Paraty maré alta
Paraty | Imagem de Shinzato Gilson por Pixabay

City Tour em Paraty

Casa do Príncipe

O descendente dos nossos antigos imperadores, D. Pedro I e D. Pedro II, possui uma casa de verão em Paraty! A residência possui vários símbolos reais e eventualmente é possível encontrar o príncipe durante o passeio! No entanto, nós não tivemos o prazer de encontrá-lo e nem vê-lo dormindo na rede, senão teríamos pedido uma foto com ele.

Para quem não lembra, antes de virar uma república o Brasil foi um império e essa família real ainda existe!

Casa do Príncipe City Tour em Paraty
Casa do Príncipe: descendente dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II
City Tour em Paraty
A residência possui vários símbolos reais

Casa da Cultura

Centro cultural de Paraty construída em um grande sobrado, que preserva quase todo com seu estilo original. Além disso, recebe exposições temporárias e organiza projetos sociais para o desenvolvimento da cidade com os seus moradores.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Casa do Abacaxi

Na nossa opinião, é, sem dúvida, a casa mais bonita do centro histórico. A construção é toda enfeitada de abacaxis e com muitos símbolos maçons. Um encanto só 😍

Casa do Abacaxi City Tour em Paraty
A Casa do Abacaxi, é, sem dúvida, a mais bonita do centro histórico

City Tour em Paraty

  • Consulte a disponibilidade do passeio no site oficial Free Walkers Tours;
  • Não é preciso agendar, apenas compareça no ponto de encontro (praça da Matriz- a maior praça do centro), e procure pelos guias de camiseta vermelha;
  • Opção de tour em Português e inglês (2 grupos simultâneos);
  • Saídas diárias às 10h30 e 17h (exceto de quarta-feira);
  • O tour dura aproximadamente 2 horas;
  • Site oficial da cidade de Paraty;
  • Se liga na dica! Os restaurantes poderão fazer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais dos estabelecimentos;
  • Post atualizado em 27 de junho de 2020.

*Post NÃO patrocinado!

Leia mais


E aí? Já esteve em Paraty? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o City Tour em Paraty, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: