Como ir de Montevidéu para Punta del Este – Dicas do Uruguai

Como ir de Montevidéu para Punta del Este: veja como alugar um carro, viajar de ônibus, avião, aeroporto mais próximo, quando ir e mais.

Há muitas possibilidades para chegar a Punta del Este, inclusive alguns brasileiros que moram no sul do Brasil, costumam ir para o Uruguai de carro ou através do fretamento de ônibus para excursão. Já para a grande maioria, a opção é ir de avião desembarcando no Aeroporto Carrasco de Montevidéu.

Como ir de Montevidéu para Punta del Este
Chegando em Montevidéu

Montevidéu – Punta del Este

O trajeto entre Montevidéu a Punta del Este pode ser feito de carro, ônibus ou transfer. São aprox. 110 km entre as duas cidades através de uma estrada em bom estado de conservação, de mão dupla e com 2 pedágios.

O valor de cada pedágio é de 55 pesos uruguaios (aprox. 7 reais cada). Outra dica é levar pesos uruguaios do Brasil ou fazer o cambio no aeroporto antes de pegar a estrada. Valor referente novembro/2018.

Punta del Este tem um aeroporto próprio com voos diretos para algumas cidades brasileiras, no entanto, as companhias aéreas o utilizam apenas durante a alta temporada, entre dezembro a fevereiro.

+ Encontre seu hotel em Montevidéu e garanta os melhores preços!

Como ir de Montevidéu para Punta del Este
O trajeto entre Montevidéu e Punta del Este pode ser feito de carro, ônibus ou transfer

Aluguel de Carro

Alugar um carro é uma ótima opção para dirigir em Punta del Este ou em qualquer outra cidade do Uruguai. Inclusive, foi a nossa escolha e não nos arrependemos, pois otimizou os nossos passeios nos dando liberdade para passar mais tempo nas atrações que mais gostamos.

Levamos cerca de 1h40 de Montevidéu a Punta del Este, pois o limite de velocidade é em sua maioria de 90 km/h. Sendo assim, evite ultrapassar o limite de velocidade, pois há muitos radares ao longo da rodovia. Outra dica é dirigir sempre com o farol aceso, mesmo de dia, pois o não cumprimento poderá lhe render uma multa.

Pedágio Montevidéu Punta del Este
Pedágio entre Montevidéu a Punta del Este

Quer saber mais?

Uma dica que nos foi muito útil foi anotar o telefone de contato da empresa que alugamos o carro. Pois, precisamos antecipar a volta e todo o contato foi feito via WhatsApp. Ou seja, pode ser muito útil também para algum imprevisto que você venha a ter com o veículo.

Sendo assim, ao chegar em Montevidéu o ideal é já retirar o automóvel no Aeroporto Internacional de Carrasco onde ficam as locadoras, assim você já economiza o gasto com o translado até o hotel.

montevidéu Punta del Este
129,8 km via Ruta IB | Fonte: Google

Ônibus (Montevidéu – Punta del Este)

A viagem de ônibus entre Montevidéu a Punta del Este é feita por algumas companhias de ônibus, as principais são a COPSA e a COT que fazem o trajeto do Aeroporto Carrasco de Montevidéu a Punta del Este. A viagem demora cerca de 2h e durante a alta temporada é recomendado fazer a reserva pela internet.

COT Bus
COT Bus | Imagem: Iván Iparraguirre, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Táxi e Transfer

Os taxistas e transfers possuem guichês de vendas no Aeroporto de Montevidéu e trabalham com preço fechado. Para obter mais informações acesse: Táxi Aeropuerto.

Aeroportos

Montevidéu: Aeroporto Internacional de Carrasco com voos diretos para: Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Punta Del Este: Aeroporto Internacional Capitan Corbeta CA Curbelo Maldonado com voos diretos para: Porto Alegre e São Paulo.

Aeroporto Internacional de Carrasco
Aeroporto Internacional de Carrasco

Rota do Aeroporto Carrasco de Montevidéu até o centro de Punta del Este.

O que vestir?

Depende da época do ano em que você estará na cidade. Os períodos da primavera e verão são quentes durante o dia e à noite esfria um pouco, já o inverno pode registrar temperaturas muito baixas.

De modo geral, é recomendado levar roupas e calçados confortáveis para caminhadas, chapéu/ boné e óculos de sol. Durante o dia andávamos com uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar, protetor labial e blusa de frio.

Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu kit farmácia com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe e enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

Casapueblo em Punta Ballena
Casapueblo em Punta Ballena (Punta del Este)

Qual a melhor época para ir?

Qualquer época do ano é perfeita para visitar o Uruguai, no entanto, vale dizer que a maioria das atrações são feitas ao ar livre, portanto, fique atento com a previsão do tempo quando for programar sua viagem.

Os meses menos chuvosos vão de dezembro a junho. Já os meses de julho a novembro são os mais chuvosos. Viajamos para Montevidéu e Punta del Este no mês de maio e para nós foi uma ótima escolha.

+ Encontre seu hotel em Punta del Este e garanta os melhores preços!

palacio-salvo-montevideo-documento-de-viagem_edited
Plaza Independência em Montevidéu

+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços!

Shopee Viagem

Informações Úteis

  • Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Acessibilidade: Punta del Este e Montevidéu estão cada vez mais preparadas para receber os turistas. A maioria dos hotéis e pousadas possuem acomodações adaptadas, assim como lojas e restaurantes, além disso, diversas atrações estão equipadas com rampas para cadeiras de rodas e entradas de fácil acesso para deficientes físicos;
  • Documentação: Leve um documento de identidade (RG) em bom estado de conservação e com data de emissão de até 10 anos ou passaporte válido (neste caso, a carteira de motorista não é aceita como documento de identificação, no entanto, é necessário levá-la caso queira alugar um veículo). Confira mais informações sobre o documento de identidade nos sites abaixo:
  • Mercosul RG;
  • Governo de São Paulo;
  • No Uruguai a voltagem é de 220v. As tomadas têm três pinos redondos (as nossas antigas tomadas de 2 pinos são compatíveis). Recomendamos levar um adaptador, ou se preferir poderá comprá-lo lá em alguma lojinha de acessórios;
  • documento-de-viagem-tomada-chile
  • Em quase todos os hotéis, bares e cafés o acesso à internet é gratuito. Verifique com os estabelecimentos a disponibilidade do serviço;
  • Post atualizado em 25 de setembro de 2021.

Leia mais


E aí? Já esteve no Uruguai? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Montevidéu e Punta del Este, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

8 thoughts on “Como ir de Montevidéu para Punta del Este – Dicas do Uruguai

  • 30/06/2017 em 14:16
    Permalink

    Muito boas as dicas! Eu fiz o trajeto de ônibus pela COT no meu mochilão pela América do Sul e recomendo para quem quer uma opção econômica.

    Resposta
    • 11/01/2018 em 00:11
      Permalink

      Agradecemos a visita! Nós alugamos carro em Montevideo e valeu muito a pena estar motorizado por lã. Abs

      Resposta
      • 11/01/2018 em 00:27
        Permalink

        As dicas de Montevideo para Punta del Leste já estão anotadas.
        Falei um pouco sobre Malta, já conhecem? Passem lá no Blog pra conhecerem um pouquinho.

        Abraço!

      • 11/01/2018 em 01:06
        Permalink

        Que legal…ficaram lindas as fotos de Malta! Ficamos com vontade de conhecer…esta blue lagoon deve ser demais!!!!

  • 04/02/2018 em 18:18
    Permalink

    Post maravilhoso e super util! Obrigada!

    Resposta
    • 05/02/2018 em 00:10
      Permalink

      Olá Mônica! Muito bom receber o seu feedback! Agradecemos a sua visita ao nosso blog !❤❤

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: