O que fazer em Itacaré Bahia: 13 razões para você conhecer

Natureza que fala? Itacaré é um paraíso escondido próximo à Ilhéus e vem atraindo cada vez mais pessoas que procuram praias paradisíacas, cachoeiras e ecoturismo.

Suas praias fogem um pouco do padrão quando comparadas com as demais praias da Bahia, pois estão rodeadas pela mata atlântica, montanhas e rios que desaguam no mar. Inclusive, o acesso a maioria delas é feito através de trilhas em meio as árvores, coqueiros e mirantes com vistas panorâmicas da região. Também tem sido procurada há muito tempo para a prática de arvorismo.

E tem mais, o que não faltam são boas opções passeios. Então veja o que fazer, onde se hospedar, as melhores praias e muito mais!

Navegue por tópicos

O que fazer em Itacaré?

  1. Arvorismo e Tirolesa em Itacaré
  2. Jeribucaçu e a Cachoeira da Usina
  3. Prainha e a Cachoeira do Tijuípe
  4. Trilha das quatro praias de Itacaré
  5. Rafting em Itacaré
  6. Passeio de canoa até a Cachoeira do Cleandro
  7. Praia de São José

As praias urbanas da Concha, Rezende, Tiririca, Costa e Ribeira estão localizadas no centro turístico de Itacaré, ficam próximas umas das outras e podem ser facilmente acessadas a pé.

8. Praia da Concha

A praia da Concha é a mais próxima do centro da cidade está localizada junto ao Rio de Contas. Além disso, tem águas tranquilas, muitos quiosques e várias pousadas em seu entorno. Outro ponto alto é curtir o belo pôr do sol no Mirante do Xaréu, localizado do lado esquerdo da orla.

Praia da Concha
A praia da Concha é a praia mais próxima do centro, está localizada junto ao Rio de Contas
Itacaré como ir
Tem águas tranquilas, muitos quiosques e várias pousadas em seu entorno
Farol da Praia da Concha
Farol da Praia da Concha
Bahia turismo
Paraíso escondido próximo à Ilhéus na Bahia
O que fazer Itacaré
O lugar tem atraindo cada vez mais pessoas que procuram praias paradisíacas, mas também cachoeiras e ecoturismo
Mirante do Xaréu
Mirante do Xaréu
Por do Sol Itacaré
O ponto alto é curtir o belo pôr do sol no Mirante do Xaréu, localizado do lado esquerdo da praia

9. Praia do Rezende

A Praia do Rezende oferece ondas que atraem os surfistas, mas também possui trechos em que o mar é mais tranquilo. Conta com barracas que vendem água de coco e tapioca.

Praia do Rezende
A Praia do Rezende oferece ondas que atraem os surfistas
O que conhecer em Itacaré
Também possui trechos em que o mar é mais tranquilo
Praia do Rezende
Conta com barracas que vendem água de coco e tapioca
Guia de viagem
As praias estão rodeadas pela mata atlântica, montanhas e rios que desaguam no mar

10. Praia da Tiririca

Essa praia é muito procurada pelos surfistas devido suas fortes ondas. Apesar de ser o reduto dos praticantes de surfe, a praia também é uma boa opção para um banho de mar. Conta com pista de skate, quiosques e pousadas à beira-mar.

O que visitar em Itacaré Bahia
Esta praia é muito procurada pelos surfistas, devido suas fortes ondas
Praia da Tiririca
Apesar de ser o reduto dos surfistas, a praia também é opção para um bom banho de mar

11. Praia da Costa

A praia da Costa é pequena e com ondas fortes o que a torna perigosa para banho. Por este motivo, fica praticamente deserta. Outro ponto que vale a pena mencionar é que não tem infraestrutura para os turistas.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Praia da Costa
A praia da Costa é pequena e com ondas fortes, o que a torna perigosa para banho
Itacaré Bahia
Não tem infraestrutura para os turistas

12. Praia da Ribeira

A Praia da Ribeira está cercada pela Mata Atlântica, inclusive é considerada uma das mais bonitas da região devido suas águas claras. Além disso, o litoral abriga um rio que desemborca no mar e muitos quiosques.

Vale dizer que é a última praia urbana de Itacaré, vizinha da empresa Conduru Ecoturismo que oferece atividades de arvorismo e tirolesa. (Confira nosso post sobre o arvorismo e tirolesa com a Conduru Ecoturismo).

Praia da Ribeira
A Praia da Ribeira está cercada pela Mata Atlântica, é considerada uma das praias mais bonitas da região
Onde fica Itacaré
A praia da Ribeira é a última praia urbana da região
Praia da Ribeira
Tem um rio que desemborca no mar e muitos quiosques

13. Pituba

A Rua Pedro Longo conhecida como Pituba liga o centro às praias urbanas, além do mais abriga os principais restaurantes, bares, lojas de artesanato e agências de turismo. Ou seja, para quem busca o agito da vida noturna, vai encontrar casas de forró e barzinhos cercados de gente que curte a badalação até o dia amanhecer.

Ainda no centrinho de Itacaré provamos um chocolate artesanal feito com 100% do cacau produzido na região. A textura e o sabor são totalmente diferentes se comparados aos chocolates industrializados que estamos acostumados. Gostamos bastante e até trouxemos para presentear os familiares, trata-se de um doce caseiro com um gostinho da Bahia! 😊

Já na Rua Pituba II assistimos uma apresentação dos capoeiristas da escola Filhos de Zumbi e ficamos impressionados com a habilidade e com a técnica do grupo que se apresentou naquela noite.

+ Encontre seu hotel em Itacaré e garanta os melhores preços!

Itacaré o que fazer
A rua Pedro Longo conhecida como Pituba liga o centro às praias urbanas, abriga os principais restaurantes, bares, lojas de artesanato e agências de turismo
Rua Pedro Longo
Para quem busca o agito da vida noturna, vai encontrar casas de forró e barzinhos cercados de gente que curte a badalação até o dia amanhecer
Casa de Forró
Casa de Forró
Itacaré a noite
Casa de Forró

Filhos de Zumbi
Apresentação dos capoeiristas da escola Filhos de Zumbi

Onde comer em Itacaré?

Falando de gastronomia, não podemos negar que a expectativa original era apenas encontrar os pratos triviais das regiões turísticas do nordeste, como o famoso peixe frito com purê de macaxeira (mandioca ou aipim). Mas fomos surpreendidos positivamente pela culinária da cidade que nos apresentou algumas delicias que ainda nos dão água na boca só de lembrar!

Uma boa opção para saborear os peixes e frutos do mar é o restaurante Jiló que fica na orla da cidade. Outra sugestão para experimentar os frutos do mar é o Tia Deth e a sua famosa moqueca que faz a felicidade dos turistas.

Agora para um lanchinho rápido e leve, não tem como ignorar o Tio Gu Creperia, lá os crepes são os astros do cardápio, sejam eles salgados ou doces. Por fim, um pouco mais afastado do centrinho, mas que vale a visita é o Restaurante Terra Boa que na verdade é uma pousada com um restaurante anexo.

+ Encontre seu hotel em Itacaré e garanta os melhores preços!

Mais opções de restaurantes

Para quem quer aliar a refeição e já emendar com uma baladinha, o Bar e Restaurante Mar e Mel foi uma das nossas visitas no quesito jantar/forró. As terças, quintas e sábados uma banda anima os dançarinos.

Se já estiver enjoado dos pratos com peixes, também há outras alternativas como o Restaurante Panela de Barro, onde o forte são as carnes grelhadas e o Espaço Brasil, onde as pizzas e massas são os destaques. Ambos ficam na rua principal com fácil acesso.

Há tantos lugares gostosos para fazer a refeição na região que certamente estamos sendo injustos por não citar alguns dos estabelecimentos. Inclusive, muitos deles não conseguimos visitar, mas já são uma ótima desculpa para voltar a Itacaré.

Como chegar em Itacaré?

O acesso mais fácil é pelo Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus, a 70 km de Itacaré, recebe voos direto de São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Vale dizer que quem chega a Ilhéus tem a opção de alugar um carro, contratar um transfer/táxi ou ir de ônibus até o município.

A viagem de ônibus é feita pelas empresas Águia Branca e Cidade Sol pela BA-001, estrada asfaltada que liga Ilhéus a Itacaré, que está localizada no estado da Bahia. Veja as distâncias das seguintes cidades:

  • Ilhéus: 70 Km
  • Porto Seguro: 370 Km
  • Salvador: 397 Km

Aluguel de Carro

Alugar carro não é uma má opção, principalmente se você pretende conhecer regiões mais distantes. Porém, não será necessário se você planeja ficar somente em Itacaré, uma vez que algumas atrações estão próximas do centro e você poderá chegar até elas a pé. Para outros passeios mais distantes é possível contratar os serviços de uma agência de turismo local.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Itacaré Google

Quando ir para Itacaré?

O calor predomina durante o ano todo no nordeste, no entanto, sempre é aconselhável levar um casaquinho e uma calça. Em geral, na primavera quase não chove, no verão chove pouco, já no outono e inverno chove mais. Confira nosso “checklist” de verão, criança e aventura do que levar para sua viagem.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de repelentes, fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

Informações Úteis

  • A maioria dos estabelecimentos aceitam dinheiro ou cartão de débito. Pouquíssimos lugares aceitam o cartão de crédito, portanto, programe-se!;
  • Em Itacaré a voltagem é de 110v. Você encontrará o novo modelo de tomada de três pinos redondos, no entanto, alguns lugares ainda podem manter tomadas com plugues antigos. Na dúvida, o melhor é levar um adaptador, ou solicitar um adaptador na recepção do seu hotel;
  • Tomada no Brasil
  • Site oficial Itacaré;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 12 de abril de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve em Itacaré? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Itacaré, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: