Aquário de São Paulo: como ir e quais são as novas atrações

Aquário de São Paulo: conheça as novas atrações do primeiro aquário temático da América Latina com inúmeras espécies aquáticas e terrestres.

Quando se fala em aquário, se imagina encontrar apenas peixinhos e outros seres marinhos, certo? Mais ou menos – isso porque, o Aquário de São Paulo é um espaço totalmente diferente, uma vez que abriga algumas espécies de animais terrestres e aéreos, não comuns nesse tipo de ambiente.

O que fazer em São Paulo
O aquário oferece ótima infra-estrutura, está dividido por áreas temáticas bem sinalizadas e com placas informativas de cada espécie

Aquário de São Paulo

Visitamos o Aquário de São Paulo depois de reformado – a primeira vez que estivemos por lá, foi em sua inauguração em 2006 e para nossa grata surpresa encontramos um aquário mais moderno, ampliado e com diversas atrações temáticas – tudo isso em um espaço de 15 mil m².

O empreendimento oferece ótima infra-estrutura, dividida em áreas temáticas bem sinalizadas e com placas informativas sobre cada espécie. Vale muito a pena uma visita! Isso porque, além de ver diferentes tipos de animais, o aquário desperta no visitante a importância de preservar e proteger a natureza.

Florestas brasileiras

O passeio começa em um túnel com diversas espécies de peixes de água doce. Além dos peixes, você vai encontrar sapos, rãs, aranhas, cobras, jacarés e tartarugas que fazem parte da fauna e flora das florestas brasileiras.

  • Raia de Água Doce – são peixes cartilaginosos, assim como os tubarões, passam grande parte do tempo enterradas na areia, possui um ferrão serrilhado e pontudo na cauda coberto por um muco venenoso;
  • Jiboia – não são serpentes venenosas, tem dentição áglifa e para capturar e matar suas presas fazem compressão, ou seja, utilizam de seu porte para se enrolar e apertar suas presas até que fiquem sem ar;
  • Jacaré-do-Pantanal – habita a parte central da América do Sul, mede entre dois a três metros de comprimento e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Aquário SP onde fica
O passeio começa em um túnel com diversas espécies de peixes de água doce
Passeios com criança
Além dos peixes, você vai encontrar sapos, rãs, aranhas, cobras, jacarés e tartarugas que fazem parte da fauna e flora das florestas brasileiras
Como é o Aquário de SP
Coral
Passeios em São Paulo
Jacaré
Como é o ambiente marinho
Tartarugas
Como ir ao Aquário SP
Placa informativa sobre cada espécie

Réplica de Submarino e Tanque dos Tubarões

Entramos no “submarino” do aquário e avistamos os tubarões das espécies lixa e mangona, o interessante é que parece que você está de fato em um submarino. Inclusive, existem janelas de vidros na frente e no teto que passam a sensação de você estar no fundo do mar – até conseguimos ver alguns tubarões nadando por cima de nossas cabeças.

  • Tubarão Mangona – espécie de hábito noturno, apesar da sua aparência assustadora por conta dos seus dentes pontudos, tem um comportamento e natação calmo e lento;
  • Tubarão Lixa – bastante amistoso e calmo – passa boa parte do tempo parado devido sua capacidade de bombear a água e pelo uso de brânquias para respirar. Dessa forma, tem mais atividade a noite quando está a procura de alguma presa para se alimentar;
  • Tang Azul – peixe famoso por ser a personagem Dory do filme “Procurando Nemo“.
Submarino do aquário
Entramos no “submarino” do aquário, o interessante é que parece que você está de fato em um submarino de verdade
Tubarão Mangona
Tubarão Mangona – de hábito noturno tem um comportamento e natação calmo e lento
Tubarão Mangona
Tubarão Mangona

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre o Aquário de São Paulo e conheça o primeiro aquário temático da América Latina!

Sul da Argentina (Patagônia)

Logo à frente, encontramos os simpáticos pinguins, uma lojinha de souvenires e uma praça de alimentação.

Pinguins de Magalhães – são característicos da costa da Argentina, Chile, Uruguai, Malvinas e também do Sul do Brasil. Essa espécie de pinguim não habita o gelo, vivendo normalmente em temperaturas mais amenas e são ótimos nadadores podendo atingir até 40km/h. Incrível, não?!

Como funciona o Aquário de São Paulo
Logo à frente, encontramos os simpáticos pinguins

Lar do Bicho preguiça

Próximo à praça de alimentação, está o bicho preguiça, aquele bichinho pacato que se move em câmera lenta. A tratadora estava alimentando-o e adivinhem? O bicho tem preguiça até na hora de comer, rsrsr.

Bicho Preguiça – são animais de hábitos noturnos e dormem por cerca de 15 horas durante o dia. Apesar de não parecer, podem ser bastante agressivos, se defendendo com suas garras e dentes.

O Mergulho das Sereias

Tivemos a sorte de ver 3 sereias, isso porque, a atração é esporádica e sem horário pré-definido. Foi muito legal ver as sereias pelo vidro do aquário, pois rendem ótimas fotos e as crianças ficam encantadas com a interação que elas proporcionam. Entre em contato com o aquário para confirmar a disponibilidade da atração.

Quer saber mais? No folclore as sereias são seres aquáticos com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Sereia no Aquário de SP
Tivemos a sorte de ver as 3 sereias, isto porque, a atração é esporádica e sem horário pré-definido
Sereias no Aquário de São Paulo
É muito legal ver as sereias pelo vidro do aquário, rende ótimas fotos e as crianças ficam encantadas com a interação que elas proporcionam

Caravela dos Piratas de 15 metros

Nesta área você vai encontrar lontras e focas lindinhas. Fique de olho no movimento dos tratadores e se possível aguarde ou pergunte pelo horário da alimentação – a paciência lhe renderá ótimas fotos.

  • Lontra – mamífero semi-aquático, possui hábito noturno e habita rios e lagos. Apresenta corpo alongado, patas curtas com membranas interdigitais, cauda longa e adaptada para o nado na água;
  • Foca – são carnívoras se alimentam de peixes e cefalópodes. São excelentes e ágeis nadadoras, suas orelhas são internas e possuem poucos pelos no corpo, sendo que eles são grossos e curtos, tendo a coloração cinza ou marrom escuro.
Lontra
Lontra | Imagem de eliver22 por Pixabay
Como funciona o Aquário de SP
Caravela dos Piratas de 15 metros
Aquário de São Paulo
Aquário de São Paulo

Aeroporto (entrada para novos setores)

O aeroporto do aquário simula um terminal de embarque com direito a esteira de bagagem, aeromoça virtual e área de raio X. Os destinos são para a África, Indonésia, Austrália e Pólo Norte – onde estão os ursos polares. Falamos desses setores a seguir!

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Como visitar o Aquário SP
O aeroporto do aquário simula um terminal de embarque, com direito a esteira de bagagem, aeromoça virtual e área de raio X

África

Encontramos alguns animais típicos dessa região, como os divertidos suricatos, macacos colubus e as travessas lêmures. Não tem como não se lembrar dos filmes: O Rei Leão e Madagascar.

  • Suricato – animal diurno que vive em bandos. São muito valentes, apesar de medirem apenas 30 cm de altura;
  • Macacos Colubus – são diurnos e passam grande parte do dia descansando na copa das árvores. Vivem em grupos de um macho dominante com várias fêmeas e seus filhotes.
O que tem no Aquário de São Paulo
África
O que tem no Aquário de SP
Encontramos alguns animais típicos da região da África
O que fazer em SP
Encontramos os divertidos suricatos, macacos colubus e as travessas lêmures
O Rei Leão e Madagascar
Não tem como não se lembrar dos desenhos: O Rei Leão e Madagascar
Aquário de São Paulo
Aquário de São Paulo

Indonésia

Encontramos os morcegos – primos do Batman!. Brincadeiras à parte, eles ficam o tempo todo de ponta cabeça e voando de galho em galho. Aliás, é muito curioso ver estes mamíferos de perto e como eles interagem entre si.

Outra curiosidade é que a Indonésia está localizada entre o Sudeste Asiático e a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo, composto no total por 17.508 ilhas.

Morcegos (Raposas Voadoras) – vivem em bandos, onde os machos dominantes ocupam os galhos mais altos das árvores, seguidos por outros machos e, por último, pelas fêmeas. Para conseguir comida podem voar até 50 km em uma só noite.

Aquário de São Paulo onde fica
A Indonésia está localizada entre o Sudeste Asiático e a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo, composto no total por 17.508 ilhas
Atrações turísticas em SP
Encontramos os morcegos (os primos do Batman!), eles ficam o tempo todo de ponta cabeça e voando de galho em galho

Austrália

Conseguimos ver vários cangurus, só que eles estavam tirando uma sonequinha de final de tarde. Na área da Austrália você vai encontrar também um casal de coalas muito fofinhos, lojinha de souvenires e a nova praça de alimentação. Mas não para por aí! Neste setor também fica o tanque do leão-marinho.

Vamos lá! Localizada na Oceania – região geográfica composta por vários grupos de ilhas do oceano Pacífico, a Austrália possui uma variada gama de florestas tropicais, regiões mais áridas e desérticas. Entre os membros mais conhecidos da fauna australiana estão os cangurus, coalas e grandes aves.

  • Canguru – possuem patas traseiras muito desenvolvidas e as fêmeas possuem uma bolsa na barriga, onde o filhote completa seu desenvolvimento. O canguru é o animal-símbolo da Austrália;
  • Coalas – possuem uma dieta restrita as folhas de eucalipto – apesar de ser uma planta tóxica, os coalas se beneficiam dos eucaliptos, por estes serem, ricos em água. Logo, esses animais não precisam descer de suas árvores para beber água nos rios.
Atrações para crianças
Localizada na Oceania, a Austrália possui uma variada gama de habitats, florestas tropicais, regiões mais áridas e desérticas
Como é o Aquário de São Paulo
Conseguimos ver vários cangurus, só que eles estavam tirando uma sonequinha de final de tarde
Passeios com criança em SP
Aquário de São Paulo
Aquário de SP
Aquário de SP

Jurassic Aquarium

Trata-se de um mini museu do vale dos dinossauros. Você embarca em um carrinho e encontra algumas espécies pré-históricas, além de “dinos” que se mexem conforme o veículo se aproxima.

Vale dizer que o passeio é rápido com duração de menos de 5 min. (ingresso à parte).

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Como é o Aquário SP
Mini Museu do vale dos dinossauros, você embarca em um carrinho e encontra algumas espécies pré-históricas
Jurassic Aquarium
Os dinos” se mexem conforme o veículo se aproxima

Aquário Abaixo de Zero e Cinema 7D

Atração semelhante ao brinquedo dos dinossauros, mas que tem como protagonistas alguns animais da Era do gelo. São mamutes, tigres dente de sabre e até um povo esquimó. (Ingresso à parte).

No mesmo setor fica o Cinema 7D – um simulador que apresenta dois tipos de filmes: o Parque dos Dinossauros e a Corrida na Neve – você escolhe qual deseja assistir. (Ingresso à parte).

Aquário Abaixo de Zero
O Aquário Abaixo de Zero é uma atração semelhante ao brinquedo dos dinossauros
Aquário Abaixo de Zero
Aquário Abaixo de Zero
Como funciona o Aquário de São Paulo
Aquário Abaixo de Zero
Era do gelo
Tem como protagonistas alguns animais da Era do gelo

Recinto dos Ursos-Polares

Finalizamos o nosso passeio com a mais nova atração do aquário, o casal de Ursos Polares (Aurora e Peregrino). Conversamos com um tratador que nos contou que eles foram trazidos da Rússia e que estão bem adaptados em uma enorme área com temperatura em torno de 10 graus.

Os “ursinhos” são gigantes, para você ter ideia, a fêmea pesa 300 kg e o macho 600 kg. Também é possível ver esses bichinhos pelos visores do andar inferior e se você tiver sorte, poderá vê-los nadando no imenso tanque.

Urso Polar – é um animal carnívoro e sua principal presa é a foca, vive no círculo polar ártico e em áreas continentais adjacentes, como Groenlândia, Noruega, Rússia, Alasca e Canadá.

Como visitar o Aquário de São paulo
Finalizamos o nosso passeio com a mais nova atração do aquário, o casal de Ursos Polares (Aurora e Peregrino)

Informações Úteis

  • Acessibilidade: possui rampas e elevadores para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • O Aquário de São Paulo tem a responsabilidade de manter o bem-estar dos animais, conta com uma equipe de profissionais composta por oceanógrafos, veterinários, biólogos e gestores ambientais. Mantem uma preocupação em tentar reproduzir ao máximo o habitat das espécies;
  • Endereço: Rua Huet Bacelar, 407 Ipiranga – São Paulo;
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo das 9h às 17h;
  • Ingressos: para mais informações consulte o site oficial;
  • Post atualizado em 05 de dezembro de 2020.
Lojinha do Aquário de SP
Lojinha do Aquário de SP
Lanchonete do Aquário de SP
Lanchonete do Aquário de SP

Leia mais

Zona Central

Zona Oeste


E aí? Já esteve no Aquário de São Paulo? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Aquário de SP, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

7 thoughts on “Aquário de São Paulo: como ir e quais são as novas atrações

  • 16/06/2017 em 00:49
    Permalink

    É um passeio e tanto!! Pena o alto valor dificulta muito um passeio desse em família. Mas acredito que vale a pena!!
    Otimo post!!

    Resposta
    • 16/06/2017 em 01:18
      Permalink

      Nos surpreendem0s com o tamanho do aquário…tinhamos ido a alguns anos atrás antes de reformarem e parece outro lugar!😉Agradecemos o comentário!

      Resposta
  • 03/07/2017 em 21:07
    Permalink

    O aquário é uma ótima opção de passeio , fácil acesso e local super agradável.

    Resposta
  • 11/09/2019 em 17:51
    Permalink

    Nossa muito legal parece gigantesco adorei o post!!se quiser visitar na minha página tem a visita ao aquário da nova Zelândia que eu fui no de sp ainda não fui mas não vejo a hora de ir

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: