O que fazer no Parque Vale da Ferradura em Canela RS

Conheça o Vale da Ferradura, um lugar de natureza exuberante, que enche nossos olhos com suas belezas naturais. O parque oferece trilhas, área de lazer e mirantes com vistas deslumbrantes. Confira!

Localizado a 13 km do centro de Canela, o Parque da Ferradura tem este nome devido há uma curva em forma de ferradura adornada pelas águas do rio Caí e que literalmente dá o formato peculiar ao vale.

Quem ama a natureza não pode deixar de visitar e conhecer a sua beleza natural. O complexo conta com alguns mirantes que proporcionam vistas espetaculares para o Vale da Ferradura, Cascata do Arroio do Caçador e Rio Santa Cruz.

O que fazer em Canela
O Vale da Ferradura tem este nome devido ao formato do cânion adornado pelas águas do rio Caí, que literalmente faz a curva e dá o formato peculiar ao vale

Parque Vale da Ferradura

Vamos lá! Conversamos com um funcionário do parque que nos contou já ter visto muitos animais na beira do rio e até mencionou uma lista interminável de bichinhos que passeiam pelas bandas de lá. Se você tiver sorte, poderá ver quatis, macaquinhos, gambás, cutias e até onças.

Mas não para por aí! Há possibilidade de contratar uma cabana para passar a noite lá embaixo no vale, ao lado do rio e em contato direto com a fauna e flora da região. Incrível, não?!

Vale da Ferradura
A sua fauna e flora são exuberantes
Canela pontos turísticos
Quem ama a natureza não pode deixar de visitar e conhecer a sua beleza natural

Mirantes do Parque

O complexo possui 3 mirantes que dão vistas para o Vale da Ferradura e Arroio Caçador em diferentes ângulos:

  • Mirante Vale da ferradura: é o principal mirante do parque e o mais fácil de chegar. Apenas 2 minutos caminhando e você já estará lá. Tem vista para a cascata do Arroio Caçador;
  • Mirante do Vale do Arroio Caçador: uma trilha fácil de 3 minutos, leva a uma bela vista da encosta do vale do Arroio Caçador;
  • Mirante da Cascata do Arroio Caçador: uma trilha de 5 minutos com cerca de 50 metros descendo alguns lances de escada e que levam a mais este ponto para apreciar a bela cascata do Arroio Caçador. É o mirante mais íngreme para se chegar, mas vale a pena.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Vale da Ferradura
O parque possui 3 mirantes que dão vista para o Vale da Ferradura em diferentes ângulos
O que fazer em Canela
Vá com tênis/botas apropriadas, há trechos íngremes e escorregadios

Trilhas do Vale da Ferradura

  • Trilha das Cutias: este é um percurso mais leve com apenas 50 metros e terreno relativamente plano – aqui é possível apreciar a paisagem de cactos e bromélias que ficam nas áreas rochosas;
  • Trilha das Pinguelas: a trilha de 50 metros é voltada para a vista do Parque Vale da Ferradura. Neste trajeto você vai encontrar um pequeno riozinho que desce a encosta;
  • Trilha do Pórtico: inicia-se a 750 metros e termina a 550 metros de altura. Você encontrará a trilha do Rio Caí que é coberta por uma Floresta Estacional;
  • Trilha do Rio Caí: percurso mais difícil e exige um certo preparo para completá-lo. Apesar de ter apenas 350 metros de trilha, leva-se cerca de 1 hora para descer e 2 horas para subir devido ao seu declive. Há placas alertando para não acessar esse trajeto após às 16 horas. Além disso, é a única opção para quem quer tomar um banho de cachoeira.

Vale dizer que não fizemos a trilha do Rio Caí, pois chegamos próximo às 16 horas. Mas não se preocupe, pois esse caminho pode ser feito parcialmente, dividido em 4 trechos. São eles:

Trechos da Trilha

  1. Primeiro trecho: leva a dois mirantes localizados a 700 metros de altura e de onde se tem uma belíssima vista da Cascata do Arroio Caçador;
  2. Segundo trecho: de 700 até 550 metros de altura, é o de maior extensão e menor dificuldade;
  3. Terceiro trecho: inicia a 550 metros de altura, ponto onde as trilhas do Rio Caí e do Pórtico se encontram, e termina a 450 metros de altura no leito do Arroio Caçador, acima da queda d’água;
  4. Quarto trecho: último trecho vai de 450 a 400 metros altura, é o de maior dificuldade, pois o declive é acentuado e as condições de umidade são elevadas. Interessante é que parte desse trecho está sujeita a borrifos d’água, porque acompanha a queda da cascata. Ele termina no pé da cascata do Arroio Caçador e às margens do Rio Caí em uma área plana, local para um descanso merecido. 😊

+ Encontre seu hotel em Canela e garanta os melhores preços!

Parque Vale da Ferradura
O parque e as trilhas não são acessíveis para o deslocamento de cadeiras de rodas

Recomendações:

  • Vá com tênis ou botas apropriados para trilhas, pois há trechos íngremes e escorregadios;
  • Leve repelente e protetor solar;
  • Garrafa de água;
  • Leve algum alimento energético se for fazer a trilha do Rio Caí;
  • Por segurança, avise um funcionário que está descendo a trilha do Rio Caí, já que não há controle de quem iniciou ou não o trajeto.
O que fazer em Canela RS
Leve repelente e protetor solar

Skyglass Canela

Você poderá passear pela primeira plataforma de vidro da América Latina e uma das maiores do mundo. Isso mesmo! A estrutura é de aço e vidro, e está construída a mais de 360 metros de altura.

Mas não para por aí! Se preferir você poderá ver o Vale da Ferradura por baixo da plataforma, sentado nas cadeiras. E aí? Você tem coragem? Conta pra nós! 😁

Outra atração da Skyglass Canela é o Memorial do Ferro de Passar, que reúne aprox. 300 peças. O museu apresenta a evolução deste utensílio ao longo da história até os contemporâneos ferros elétricos a vapor.

Site oficial da Skyglass Canela

Skyglass Canela
Imagem: Skyglass Canela
Skyglass Canela
Imagem: Skyglass Canela

Informações Úteis

  • Banheiros disponíveis na sede do parque;
  • Lanchonete;
  • Churrasqueiras (8) disponíveis para utilização;
  • Playground à disposição para os pequenos;
  • Acessibilidade: o parque e as trilhas não são acessíveis para o deslocamento de cadeiras de rodas;
  • Ingresso ao Parque da Ferradura Crianças e Idosos – 6 reais | Adultos – 12 reais;
  • Endereço: RS 466, KM 6, Estrada da Ferradura – Canela/RS;
  • Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 9:00 as 17:00 (fechado as segundas);
  • Site oficial da Prefeitura Municipal de Canela;
  • Post atualizado em 15 de dezembro de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve no Vale da Ferradura? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Vale da Ferradura, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: