ChileChillánMundo

O que fazer em Chillán: Nevados e Termas de Chillán, Chile

Procurando um destino para curtir uma boa neve em um vilarejo pacato e charmoso? Que tal conhecer um pouco mais sobre esse charmoso povoado: Nevados de Chillán?

Localizado a 400 km ao sul de Santiago, a região conta com tradicionais centros de esqui, além das famosas Termas de Chillán, conhecidas por abrigar piscinas aquecidas de águas vulcânicas.

Chillán é uma antiga cidade fundada em 1580, e que tem em seu histórico inúmeros terremotos. Atualmente, a incidência de abalos sísmicos diminuiu, no entanto, a preocupação existe fazendo com que as atuais construções sejam cada vez mais resistentes contra novos possíveis tremores.

O vilarejo onde ficam a maioria dos estabelecimentos se chama Las Trancas e, é nele que você vai encontrar hotéis, pousadas, restaurantes, bares, mercadinhos e lojas para locação de equipamento de neve, além de algumas empresas de turismo para contratação de passeios.

Navegue por tópicos

Onde esquiar no Chile
Chillán está localizado a 400 km ao sul de Santiago

Chillán que visitar
A cidade conta com tradicionais centros de esqui

O que fazer em Chillán?

Curtir as estações de esqui e relaxar nas termas (vide informações das estações abaixo):

Nevados de Chillán

Principal centro de esqui da cidade, Nevados de Chillán conta com mais de 30 pistas, incluindo a maior da América do Sul, a Las Tres Marías, com cerca de 13 km de comprimento, onde as montanhas chegam até 2.500 metros de altura acima do nível do mar.

A Estação é conhecida pela qualidade da neve e seu terreno esquiável fora de pista. Veja só! A neve caída pode chegar a 10 metros e permanece em perfeitas condições durante toda a temporada de inverno.

Além da prática de esqui e snowboard, Nevados de Chillán oferece atividades recreativas voltadas para toda a família, tais como: caminhadas na neve com raquete para andar sobre os flocos, passeio de trenó puxado pelos cães husky siberiano e motos de neve (snowmobile).

A Estação é moderna, conta com escola de esqui, snowboard, aluguel de equipamentos, instrutores treinados, restaurantes e banheiros. Além de poder praticar os esportes de neve, você também poderá ficar hospedado em um dos três hotéis localizados junto à montanha. São eles:

  • Hotel Nevados: localizado na parte baixa da montanha, oferece serviços de transfer e teleférico para chegar até as pistas;
  • Hotel Alto Nevados: localizado na parte alta da montanha;
  • Gran Hotel: o mais caro e mais luxuoso. Endereço: Pinto ruta n55, km 80, Chillán, Región del Bío Bío, Chile.
Nevados de Chillán
Nevados de Chillán | Felipe Cerda by Flickr – Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-NC-SA 2.0)

Termas Chillán Ski & Spa Resort

Vale dizer que há outras opções de hospedagem mais baratas, no entanto, elas estão localizadas mais distantes, fora do complexo de Nevados de Chillán. Portanto, sendo necessário contratar os serviços de um transfer ou alugar um carro para se chegar até o centro de esqui.

Nós, por exemplo, ficamos hospedados no Rocanegra Mountain Lodge & Spa que está localizado aprox. 9 Km das pistas de esqui de Nevados de Chillán.

Nevados de Chillán
Nevados de Chillán conta com mais de 30 pistas, incluindo a maior da América do Sul, a “Las Tres Marías”

Parque de Águas Chillán

O Parque de Águas Chillán é outro atrativo para quem busca relaxar após um dia de atividades na neve, está localizado junto ao Hotel Alto Nevados e conta com quatro piscinas termais de diferentes tamanhos e temperaturas.

Na piscina principal você encontrará um bar que vende diversas bebidas, com destaque para o pisco sour, drink típico da região dos andes. A bebida é feita de aguardente de uva, açúcar, suco de limão, gelo, clara de ovo e algumas gotas de angostura (líquido amargo feito à base de ervas).

É uma delícia! Vale a pena provar!

Onde esquiar no Chile
A Estação é conhecida pela qualidade da neve

Valle Hermoso

Localizado a 80 km da cidade de Chillán, a apenas 5 km do hotel Nevados, o Valle Hermoso é outra Estação que está próxima a Cordilheira de Los Andes. Possui cinco pistas de esqui para todos os níveis que somam 4 km, sendo a maior com 750 metros. Além disso, é muito procurada por aqueles que querem aprender a esquiar e por toda a família que deseja passar o dia se divertindo.

Conta com escola de esqui/snowboard e aluguel de equipamentos. Já para aqueles que não sabem esquiar ou querem apenas brincar é possível alugar o “esquibunda” (prancha que desliza pela neve).

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Valle Hermoso centro Ski
Valle Hermoso possui cinco pistas de esqui para todos os níveis que somam 4 km
O que fazer em Chillán
Conta com escola de esqui, snowboard, aluguel de equipamentos

Piscinas Termais

O Valle Hermoso possui três piscinas de água termal, o ticket dá acesso às termas, vestiários e estacionamento descoberto. Também é possível se hospedar em um dos seus 36 apartamentos: Departamentos Valle Hermoso, que conta com serviços de um minimercado e restaurante nas suas dependências.

Há também atividades para quem não é fera no esqui e passeios que podem ser feitos, como a caminhada na neve com raquetes, snowmobile, skybunda, trenó, teleférico, trekking, cavalgadas e passeios de bike, além é claro de voltar a ser criança e brincar na neve.

Valle Hermoso água termal
O Valle Hermoso possui três piscinas de água termal

Como Chegar em Chillán?

Após cinco dias em Santiago, decidimos conhecer a pacata Chillán, pegamos um ônibus no Terminal Sur que oferece itinerários com saídas de Santiago, no entanto, é preciso encarar uma viagem com duração aproximada de cinco horas.

No terminal de ônibus María Teresa de Chillán pegamos um táxi até o nosso hotel. Vale dizer que algumas hospedagens oferecem transfers desde Chillán, portanto, verifique com seu hotel a disponibilidade do serviço. A distância da cidade de Chillán até Las Trancas é de aproximadamente 70 km.

Quando visitamos a região encontramos muiiiiita neve pelo caminho e a nossa pousada era uma das últimas, o resultado foi que o nosso táxi encalhou e acabamos sendo socorridos pela camionete da hospedagem (ufa!!).

Terminal Chillán
Imagem: Lanmeneses1987, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Opções de Transporte


Outras opções até Chillán, são:

  • Trem saindo do Terminal Alameda em Santiago a Chillán, a viagem também tem duração aprox. de cinco horas;
  • Avião até Concepción (194 km de Santiago/ aprox. 1 hora de voo);
  • Transfer aprox. 2h30 até Chillán.

Particularmente achamos que não valeria a pena ir de avião pelo custo/benefício.

+ Encontre seu hotel em Nevados de Chillán e garanta os melhores preços!

Estação de trem em Chillán
Estação de trem em Chillán | Imagem: Diego Chacana by Flickr – Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-NC-ND 2.0)

Onde Comer em Chillán?

O clima frio de montanha pede boas refeições sempre harmonizadas com um bom vinho chileno. Não há muitas opções na região, mas ainda assim é possível se alimentar minimamente bem no vilarejo de Las Trancas, onde ficam a maioria dos restaurantes.

Então podemos citar o Bistro Las Cabras com ótimas sugestões de massas, além da opção do menu do dia, um combo com entrada, prato principal e sobremesa. Está localizado dentro de uma área que também oferece estadias em chalés.

Também é uma boa pedida o Parador Jamon, Pan y Vino, para saborear tabua de queijos e jamon (presunto) acompanhado de um bom vinho.

Outro ponto que vale a pena mencionar é que muitas hospedagens oferecem serviço de refeições. Como, por exemplo, a pousada que ficamos (Rocanegra) tinha um menu diário para os mais friorentos que não queiram sair à noite. E, podemos afirmar que os pratos estavam uma delícia.

Aperitivo Salmão Canape Queijo Bolacha
Aperitivo Salmão Canape Queijo Bolacha | Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Ceviche
Ceviche | Imagem de Rosalio Vera por Pixabay

Onde ficar em Chillán?

Há muitas opções de apartamentos e chalés na região caso esteja em grupos maiores, melhor ainda, pode ser uma alternativa para baratear o custo. Como sugestão o Departamento Termas de Chillan fica ao lado das águas termais e conta com acesso direto as pistas de esqui e oferece quarto para até 6 pessoas.

Uma boa opção em Las Trancas é o Cabanas y Lodge Los Hualles, que oferece chalés para 6 pessoas e também quartos duplos e está a 10 minutos da estação de esqui de Nevados de Chillán.

Vale dizer que quando visitamos Chillán, nós optamos por ficar no Rocanegra Montain Lodge e Spa que fica em Las Trancas no pé da cordilheira. O Lodge é muito bonito, principalmente a sua sala toda envidraçada com vista para a montanha. Há também uma piscina que estava congelada quando visitamos e ofurôs, muito legais para relaxar após um dia de esqui.

Mas não para por aí! É possível comprar o pacote com café da manhã e jantar inclusos. Nós jantamos algumas vezes no hotel e ficamos muito satisfeitos com os pratos fornecidos. Tem opções de quartos individuais e também chalés para 8 pessoas.

Onde ficar em Chillán
Há muitas opções de apartamentos e chalés na montanha caso esteja em grupos maiores
Rocanegra Montain Las Trancas
Ficamos no Rocanegra Montain Lodge e Spa, que fica em Las Trancas no pé da montanha
Chillán turismo
O Lodge é muito bonito, principalmente a sua sala toda envidraçada com vista para a montanha
O que fazer em Chillán
Rocanegra Montain Lodge e Spa

Confira mais opções:

Uma excelente alternativa para economizar é o Onai Hostal, que tem opções de quartos com banheiro privativo e aquecimento. Inclusive, tem aquela vibe de hostal e uma bonita decoração de lodge.

Obs: apenas citamos opções na montanha, onde acreditamos ser mais vantajoso e romântico ficar.

Quando ir?

O clima em Chillán é bastante estável, sendo de junho a setembro os meses com a maior presença de neve. No entanto, se você não conseguiu agendar suas férias para o período de inverno, saiba que fora da alta temporada algumas estações chilenas também oferecem atividades para o verão, como teleférico, trekking, cavalgadas e passeios de bike.

+ Compre Produtos em Diversas Categorias com os Melhores Preços!

Shopee Viagem

O que levar?

Se for no inverno, roupas de frio mais pesadas são essenciais, além de acessórios como luvas, gorros e cachecóis. Lembre-se de passar protetor solar no rosto e tenha sempre em mãos os seus óculos de sol.

Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet

Rota de Santiago até Chillán

Informações Úteis

  • Site oficial Nevados de Chillán;
  • Caso seja um iniciante na pratica de esqui/snowboard, faça aulas antes de se aventurar;
  • Não deixe de se hidratar, mesmo no mais frio dos dias;
  • Em Chillán a voltagem é de 220v;
  • Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Post atualizado em 03 de março de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve em Chillán? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Chillán, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

14 thoughts on “O que fazer em Chillán: Nevados e Termas de Chillán, Chile

  • Miguel A. Gonçalves

    Nunca tinha ouvido falar deste sítio! Parece ser fantástico!

    Resposta
    • Documento de Viagem

      É muito legal Miguel! Mesmo para quem não sabe esquiar!⛷❄☃️

      Resposta
    • Documento de Viagem

      Obrigado Alan! Agradecemos sua visita e suas gentis palavras!💜👍

      Resposta
    • Documento de Viagem

      É uma boa alternativa a tradicional Bariloche! 👍😉☃️

      Resposta
  • Tive oportunidade de ir em Agosto para Chillán e amei mtoo, é lindo ver a imponência das cordilheiras dos Andes, linda a Criação .. E mto incrível as thermas.. tanto calor em meio do gelo.. uma experiência única. Valeu super pena.

    Resposta
  • Adorei as informações e dicas, achei fantástico! Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo. Gostaria de saber, se possível, quanto vocês gastaram em média para se deslocar e ficar no nevado e por quantos dias? Desde já, obrigada!!

    Resposta
    • Olá Paola! Td bem? O custo para ficar em.nevados de chillan até que não e alto…há hospedagens razoáveis de 300 a 400 reais a diária. Nos ficamos lá por 3 dias inteiros e foi suficiente para conhecer a região….mas se vc sabe esquiar..pode reservar mais dias. Não gastamos mto com deslocamentos(a não ser o táxi para chegar até lá), pois contratamos os passeios que já tinham os translados inclusos.
      Obrigado pela visita! O chile é um dos nossos destinos prediletos..com ctza vc vai amar!

      Resposta
  • Leonardo Januzzi

    Muito bom o conteúdo, estarei indo em julho 2023 e gostaria de saber quais passeios vc fez e por qual agência (ou como contratou o passeio).
    Já comprei as passagens para Santiago e agora estou em busca de hospedagem e qual o melhor meio de deslocamento.
    Obg.

    Resposta
    • Olá.. nós fomos de santiago até Chillán de ônibus de linha…. e depois pegamos um táxi pra subir a montanha…oque não recomendamos se tiver nevado mto…pois os táxis são comuns e podem atolar na neve …os passeios nós contratamos por lá mesmo… não há muitas operadoras e os próprios hoteis indicam e fazem o contato com elas..abs e boa viagem!

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: