O que fazer em Gramado: 17 pontos turísticos imperdíveis

Descubra os melhores pontos turísticos de Gramado, destino favorito dos turistas no Rio Grande do Sul. A cidade possui uma das melhores estruturas turísticas do Brasil e conta com atrações perfeitas para viagem em casal ou em família. 

Localizado a cerca de 130 km de Porto Alegre, Gramado tem excelente estrutura turística, atrações com acessibilidade para deficientes físicos e um dos maiores festivais natalino do mundo, o Natal Luz.

Apesar de ser pequena, a cidade abriga paisagens e arquiteturas lindíssimas – herança deixada pelos imigrantes alemães, italianos e portugueses. Além disso, é perceptível o sotaque, as vestimentas típicas e até o famoso chimarrão que os Gaúcho levam a tiracolo para todos os lugares que vão.

Gramado é conhecido pelo clima frio e ambiente em estilo europeu – no inverno a cidade tem temperaturas abaixo de zero. Mas não para por aí! O destino oferece gastronomia farta, famosos cafés coloniais, vinhos e chocolates. Ah! Não podemos deixar de citar o Festival de Cinema, evento que traz ainda mais “glamour” ao município.

Quer saber quais são os principais pontos turísticos de Gramado e o que você não pode perder? Confira abaixo, programe-se e divirta-se:

Navegue por tópicos

Gramado pontos turísticos
A herança deixada pelos imigrantes alemães e italianos é nítida em cada canto de Gramado

Eu amo Gramado
Gramado é aquele tipo de destino que agrada a todos

O que fazer em Gramado?

  1. Snowland (Parque de Neve)
  2. Mini Mundo
  3. Fábricas de Chocolate
  4. Dreamland (Museu de Cera)
  5. Exposição de Carros e Motos
  6. Gramado Zoo
  7. Parque Gaúcho
  8. Natal Luz
  9. Aldeia do Papai Noel
  10. Lago Negro
  11. Canela

12. Praça das Etnias

Localizada no centro, a Praça das Etnias é uma homenagem às três culturas responsáveis pela colonização de Gramado: italiana, alemã e portuguesa. Lá você vai encontrar artesanatos e a Casa do Colono, conhecida por vender comidas artesanais produzidas na região, como pães, doces, geleias e muitas outras delícias.

Vale dizer que durante o Natal, a praça fica ainda mais bonita.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1848 – Centro, Gramado – RS.

Praça das Etnias
A Praça das Etnias é uma homenagem às três culturas responsáveis pela colonização de Gramado: italiana, alemã e portuguesa
Casa do Colono
A Casa do Colono é conhecida por vender comidas artesanais produzidas na região, tais como, pães, doces, geleias e muitas outras delícias
Praça da Etnias Gramado
Na época de Natal a praça das Etnias fica ainda mais bonita

13. Igreja Matriz São Pedro

A Paróquia São Pedro, conhecida também como Igreja São Pedro, era uma pequena capela de madeira. Só em 1943, iniciou a construção em pedras, o que levou aproximadamente 8 anos para ficar concluída.

Em seu jardim encontram-se as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus Cristo em tamanho real.

Está localizada no centro de Gramado e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

+ Encontre seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

Igreja Matriz São Pedro
No inicio a Igreja Matriz São Pedro era uma pequena capela de madeira, só em 1943 iniciou a construção em pedras
O que fazer em Gramado
Em seu jardim encontram-se as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus Cristo em tamanho real
Gramado RS
Levou aproximadamente 8 anos para ficar concluída
Igreja Matriz São Pedro RS
Está localizada no centro de Gramado e é um dos principais pontos turísticos da cidade

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre Gramado e conheça os mais charmosos e aconchegantes pontos turísticos da Serra Gaúcha!

14. Palácio dos Festivais

Famoso por sediar o maior Evento de Cinema da América Latina, o Palácio dos Festivais é visitado por turistas e, por artistas nacionais e internacionais. Logo na entrada, você vai encontrar a estátua do Kikito – o Deus da Alegria, conhecido também como “Troféu Kikito de Ouro”, dado como prêmio aos ganhadores da cerimônia.

O festival acontece todos os anos em agosto.

O palácio mantém vários filmes em cartaz durante todo ano.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697 – Centro de Gramado/RS.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Palácio dos Festivais
Famoso por sediar o maior Festival de Cinema da America Latina, o Palácio dos Festivais é visitado por turistas, artistas nacionais e internacionais
Troféu Kikito de Ouro
Logo na entrada, você vai encontrar uma estátua do Kikito (o Deus da Alegria), ele é conhecido também como “Troféu Kikito de Ouro”, dado como premio aos ganhadores do festival

15. Rua Torta

A rua Emílio Sorgets, mais conhecida como Rua Torta, é uma ladeira íngreme – ficou conhecida por sua forma ziguezague.

Outra curiosidade é que existe outra “Rua Torta” chamada Lombard Street, só que esta fica na Califórnia, nos Estados Unidos.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Rua Emílio Sorgets Rua Torta
A rua Emílio Sorgets, mais conhecida como Rua Torta é uma ladeira íngreme
O que fazer em Gramado
Ficou conhecida por sua forma ziguezague, fica bem próximo a Praça das Etnias

16. A Mina de Gramado

Exposição de mais de 150 pedras preciosas, tais como: ametista, quartzo e muitas outras. Ao entrar na Mina de Gramado, você vai conhecer um pouco sobre a extração de minerais e rochas do Brasil e de outros países.

Vamos lá! A atração abriga um túnel com 80 metros de extensão, pequenos lagos e cascatas, além de uma loja de souvenirs onde são vendidas joias e peças para decoração feitas com as pedras preciosas.

Endereço: RS 235, Km 31, s/n – Carazal, Gramado – RS.

+ Encontre seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

17. Algum Lugar

Parque temático que apresenta os principais monumentos do mundo em miniatura, entre eles a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e a Muralha da China.

Endereço: Av. das Hortênsias, 4635 – Carniel, Gramado – RS (está localizado no piso inferior do Super Carros).

Onde comer em Gramado?

A cidade oferece uma variada e farta gastronomia herdada pelos imigrantes europeus. Inclusive, há opções para todos os gostos e apetites – destaque para as casas que servem o tradicional fondue, o café colonial, as churrascarias típicas e até bistrôs moderninhos. Veja!

Casa di Paolo

Comida típica da Serra Gaúcha. Optando pelo carro chefe da casa que é o rodízio, você será servido na mesa por uma sequência de delícias que inclui sopa de capeletti, salada, polenta, galetos e massas que podem ser repetidas. 

Há opções de pratos individuais para os mais moderados.

Ambiente agradável e bem localizado.

Endereço: Rua Garibaldi, 23 – Centro de Gramado.

Casa di Paolo Gramado
A Casa di Paolo serve comida típica da Serra Gaúcha

Belle du Valais

Refinado restaurante suíço em Gramado, possuí um cardápio especial onde a estrela principal é o fondue. Tem uma decoração clássica com ambiente a meia luz perfeito para um jantar romântico.

Endereço: Av. das Hortênsias, 1432 – Centro, Gramado.

Belle du Valais
Imagem: Belle du Valais

Chalet de la Fondue

Tradicional casa no estilo europeu que serve uma sequência de foundue – com opção sem lactose. Para os mais comedidos, também há ótimas sugestões de pratos bem elaborados e servidos a “la carte”.  

Endereço:  Av.. das Hortênsias, 1297 – Centro-Gramado.

Chalet de la Fondue
Imagem: Chalet de la Fondue

Cantina de Vícolos

Cantina com características rústicas e jeitão familiar com bom custo/benefício. Tem em seu cardápio os tradicionais pratos italianos desde massas com molhos especiais e risotos, até pratos especiais com cordeiro.

Endereço: Avenida das Hortênsias, 1377 – Centro-Gramado.

Cantina de Vícolos
Imagem: Cantina de Vícolos

San Tao

Restaurante especializado em comida japonesa com sequência de sushis e sashimis especiais, além de sabores brasileiros.

Endereço: Rua Garibaldi, 63 – Centro – Gramado.

San Tao
Imagem: San Tao

Post atualizado em 30 de dezembro de 2020.


Leia mais


E aí? Já esteve em Gramado? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Gramado, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

7 thoughts on “O que fazer em Gramado: 17 pontos turísticos imperdíveis

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: