O que fazer no Jalapão Tocantins: 9 atrações imperdíveis
O post de hoje é sobre um paraíso bruto na Terra chamado Jalapão, e não é exagero não. A diversidade de belezas naturais com dunas, fervedouros, cachoeiras, rios e formações rochosas nos encantou.
O seu nome tem origem em uma planta chamada Jalapa (popularmente conhecida como maravilha) que dá flores de diferentes cores e é bastante comum na região do cerrado. Outra curiosidade é acreditar que essa parte do cerrado brasileiro um dia já foi coberta pelo mar.
Isso mesmo! De acordo com estudos realizados por pesquisadores esse território era ocupado por águas marinhas e devido às mudanças atmosféricas e climáticas, o mar foi se afastando deixando espaço para o atual cerrado. Incrível, não?!


Organize a sua viagem e deslumbre-se!
Apesar de ainda ser relativamente pouco conhecido e explorado pelos turistas, o Jalapão ganhou notoriedade após ser cenário de uma recente novela global. E, para os que ainda têm receio de conhecer a região devido a sua rusticidade, saiba que atualmente já há uma simples, mas boa estrutura hoteleira local e ótimas empresas que montam e te acompanham em todo o passeio.
No nosso caso, desbravamos o cerrado do Tocantins com a Jalapão Oficial e altamente recomendamos. A logística foi perfeita para conhecermos o maior número de atrações sem pressa e com toda a segurança.
Fechamos o pacote com estadias, translados e refeições inclusas e apenas nos preocupamos em desfrutar do lindo Jalapão. Somos gratos aos guias Cristiano, Jailson e Burithago que nos mostraram o melhor da região.
Gostou? Aproveite e monte sua trip com a Jalapão Oficial, diga que viu a recomendação em nosso blog e você ganhará um desconto de 5% no seu pacote.
Confira como foi a nossa aventura de intensos cinco dias pelo Tocantins!
Navegue por tópicos
- O que fazer no Jalapão
- Como chegar no Jalapão
- Onde Comer no Jalapão
- Onde ficar no Jalapão
- Quando ir para o Jalapão
- O que levar para o Jalapão
O que fazer no Jalapão?
- Fervedouros do Jalapão
- Lagoa do Japonês
- Serra do Espírito Santo
- Pedra Furada do Jalapão
- Dunas do Jalapão
- Principais Cachoeiras do Jalapão
- Expedição Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas)
8. Serra da Catedral
Uma das paradas especiais inclui a Serra da Catedral, uma imensa rocha esculpida gentilmente pela natureza e que tem este nome devido lembrar uma catedral gigantesca. Ela fica entre as cidades de São Félix e Novo Acordo e foi incluída em nosso roteiro no último dia quando estávamos indo embora para Palmas.
Vale dizer que normalmente apenas são feitas fotos da estrada, mas também é possível agendar um passeio para subir o monte com a Jalapão Ecolodge, que são proprietários e preservam a reserva onde fica a serra.


9. Morro Vermelho
Ainda no caminho de volta para Palmas paramos para visitar o Morro Vermelho, também conhecido como Morro do Gorgulho, uma montanha avermelhada com formações rochosas bem diferentes, esculpida pela ação dos ventos ao longo de anos (até nos lembrou um pouco a Capadócia na Turquia).
Veja só! O Morro Vermelho é muito procurado para fazer trilha e a caminhada até o topo é relativamente tranquila, o ponto mais difícil é escalar um pequeno paredão com auxilio de uma corda. Mas o esforço compensa, porque lá do alto você vai ter uma vista incrível.
Outra dica é que tem uma pequena lanchonete e banheiros disponíveis no local.
Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.




Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre o Jalapão e conheça uma das mais belas regiões do Tocantins!
Como chegar nos municípios de Tocantins?
O aeroporto mais próximo é o de Palmas, a partir daí são cerca de 190 km por estrada asfaltada em boas condições até a cidadezinha de Ponte Alta do Tocantins, a principal porta de entrada da região.
Os municípios de Ponte Alta, Novo Acordo, Mateiros e São Félix servem como base para pernoitar e estão mais próximos dos principais atrativos do parque do Jalapão.
Vale dizer que as cidades têm infraestrutura básica, as estradas são de terra com muitos trechos esburacados e outros de solo arenoso. É aconselhável o uso de veículos com tração 4×4 e um motorista experiente em estradas de areia.
+ Encontre seu hotel em Palmas e garanta os melhores preços!

Sinal de Celular e GPS
Não é aconselhável fazer o tour por conta própria, pois a sinalização ainda é precária e o sinal de celular/GPS não abrange todo o parque. No total percorremos mais de 1.000 km de estrada de terra, incluindo o primeiro trecho de Palmas que era asfaltada.
Existem diferentes roteiros oferecidos pelas agências, há pacotes mais curtos ou que tem hospedagem fixa que costumam fazer apenas as atrações próximas de Mateiros. E outros roteiros como o nosso que foi mais completo com saída e chegada em Palmas, passando por Ponte Alta, Novo Acordo, Mateiros e São Félix com hospedagem em diferentes cidades e maior número de atrações visitadas.
Se você está planejando fazer essa viagem, nossa sugestão é que você monte um roteiro circular, pernoitando em mais de um município para não ter que “viajar” tanto entre uma atração e outra.

Confira como foi a nossa expedição de 5 dias no Jalapão:
- Chegada de São Paulo e pernoite em Palmas;
- Palmas até Ponte Alta com parada nas Cachoeiras da Roncadeira, Escorrega Macaco e Elvison, ida para Ponte Alta;
- Ponte Alta parada na Lagoa do Japonês e pôr do sol na Pedra Furada, retorno para Ponte Alta;
- Ponte Alta passando por Novo Acordo até Mateiros parada no cânion Sussuapara, Cachoeira da Velha, Prainha do Rio Novo e pôr do Sol nas Dunas, ida para Mateiros;
- Mateiros saída de madrugada para ver o nascer do sol na Serra do Espírito Santo, Fervedouros do Buriti, Ceiça e Buritizinho e Cachoeira do Formiga, retorno para Mateiros;
- Mateiros passando por São Félix até Palmas parada nos fervedouros do Alecrim e Bela Vista, Serra da Catedral e Morro Vermelho, ida para Palmas.


Onde comer no Jalapão?
Fechamos o nosso pacote com o Jalapão Oficial, os restaurantes foram escolhidos pela agência, o que nos trouxe certa comodidade, pois no Parque do Jalapão não há muitas opções de restaurantes, pelo contrário, os poucos estabelecimentos que tem estão localizados próximos de algumas atrações, sendo necessário reservar com antecedência.
Ou seja, quem viaja com agência não precisa se preocupar que o almoço já vai estar reservado. Aliás, não precisamos nos preocupar com a comida para os 5 dias da expedição, porque as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) já estavam inclusas no nosso pacote (bebidas a parte).
E tem mais, estava incluso também garrafinhas de água e snacks durante os passeios (verifique com a sua agência a disponibilidade do serviço).
+ Encontre seu hotel em Palmas e garanta os melhores preços!

Opções de restaurantes
Nas cidadezinhas como Ponte Alta, Novo Acordo, Mateiros e São Félix há opções de restaurantes e bares que funcionam normalmente, servindo uma comida simples, mas bem saborosa.
Em Ponte Alta do Tocantins, jantamos no Bar do Belêco e provamos espetinhos acompanhados de guarnições de arroz, feijão tropeiro, farofa e vinagrete. Comida simples, mas bem servida e gostosa.
Em Mateiros, adoramos conhecer o restaurante Capim Dourado, um self-service no estilo “coma a vontade” e com aquela culinária que pede para você encher o prato.
Outra refeição que deixou saudades foi a que fizemos no Restaurante do Fervedouro Bela Vista, um self-service de comida caseira muito boa.

Onde ficar no Jalapão?
A maioria dos turistas costuma ficar em três dos seus principais municípios: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Felix, e a partir deles conhecer os pontos turísticos.
A propósito não há resorts ou hotéis de grandes redes no Jalapão, pois definitivamente não combinam muito com a vibe do cerrado. Espere por pequenas hospedagens, pousadas e até campings que atendem bem a uma noite de sono após um dia de passeios.
Vale dizer que todos os hotéis que ficamos tinham banheiro privativo, Wi-Fi, café da manhã e ar-condicionado, até um luxo para o que estávamos esperando.
Veja abaixo algumas dicas de onde se hospedar em sua viagem pelo Tocantins:
Hotel Castro
Fica em Palmas e foi o nosso ponto de partida para o Jalapão. O hotel está bem localizado no centro da cidade com restaurantes e comércios próximos a ele. O quarto tem bom tamanho e apesar de simples é bem completo com ar condicionado, TV a cabo e banheiro privativo.
Oferece café da manhã variado, estacionamento e Wi-Fi gratuitos.

Pousada Coelho
Está localizada em Ponte Alta do Tocantins, paralela à rua da praça e a 5 minutos a pé da praia de Ponte Alta. Foi a nossa primeira estadia no Jalapão, é simples, mas bem completa com ar-condicionado, banheiro privativo, TV.
O café da manhã estava bem gostoso e tinha boa variedade de frutas.

Auto Posto Rota 10
Localizado em Ponte Alta do Tocantins, foi a nossa primeira experiência em pernoitar em um posto-hotel. Ele é bem novo, possui apenas 6 quartos sendo os 3 quartos do piso superior com uma sacadinha.
Segue o padrão simples, mas completo. O café da manhã já vem montado em uma bandeja e é bem completinho.

Pousada Buritis do Jalapão
Foi aqui que ficamos nas duas noites em Mateiros. Tem muitos quartos, mas que lotam em um piscar de olhos com a chegada de grandes grupos de turistas. Tem boa estrutura com banheiro privativo, TV e ar-condicionado.
No entanto, o Wi-Fi sofreu um pouco nos horários de pico. Há uma área coberta nos fundos que caiu como uma luva para o happy-hour patrocinado pela Jalapão Oficial.

Pousada São Felix do Jalapão – hospedagem bem estruturada na pequena São Felix. Uma das poucas que tem piscina e bar, um luxo no Jalapão.
Quando ir para o Jalapão?
Qualquer época do ano é perfeita para visitar o Jalapão, uma vez que, as temperaturas são altas durante o dia e frescas durante a noite. Entre os meses de maio a setembro quase não chove, o clima é quente com o céu azul e praticamente sem nuvens. Já entre os meses de outubro a abril é mais chuvoso, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Setembro é o melhor mês para ver o capim-dourado, uma espécie de grama com coloração dourada muito utilizada pelos moradores locais na produção de inúmeras peças de artesanato, tais como: bolsas, chapéus, bijuterias e artigos de decoração.
Viajamos para o Tocantins no mês de junho e para nós foi uma ótima escolha.


O que levar para o Jalapão?
- Leve repelente e protetor solar, no entanto, algumas atrações como os fervedouros, lagoas e cachoeiras o uso não é recomendado com o intuito de preservar a qualidade da água e o meio ambiente;
- Outra dica é levar sabonete, shampoo e condicionador (não têm em todas as pousadas);
- Leve chinelo e para quem for fazer as trilhas da Serra do Espírito Santo é importante levar uma calça, jaqueta corta vento e tênis;
- Carregue uma mochila com saídas de banho (canga), ou toalha para se secar e uma muda de roupa para trocar e assim não ficar molhado por muito tempo. Uma blusa fina também ajuda os mais friorentos a enfrentar o ar condicionado dos carros no translado entre as atrações;
- Se puder leve máscara de mergulho, sapatilha aquática para evitar machucar os pés (há algumas pedras pontiagudas na Lagoa do Japonês), equipamentos a prova de água (capinha impermeável para celular, GoPro com acessórios para mergulho);
- Ande com dinheiro em espécie, nem todos os lugares aceitam cartão;
- Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet;
- Lembre-se: o Jalapão é lindo mas continua bruto!!! 😊
+ Compre Produtos em Diversas Categorias com os Melhores Preços!
Informações Úteis
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Em Tocantins a voltagem é de 220v;
- Post atualizado em 05 de março de 2020.
Rota incluindo Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Mateiros e São Félix do Tocantins
Leia mais
- Fervedouros do Jalapão
- Lagoa do Japonês
- Serra do Espírito Santo
- Pedra Furada do Jalapão
- Dunas do Jalapão
- Principais Cachoeiras do Jalapão
- Expedição Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas)
E aí? Já esteve no Jalapão? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Jalapão, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- O que fazer em Maragogi
- Como montar sua viagem
- Confira as principais atrações de Itacaré
- Passeios turísticos em Porto de Galinhas
- O que fazer na Chapada das Mesas
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Sem duvida uma bonita região e com imensos lugares a conhecer!
É lindo Dulce! Até vale a pena vir de Portugal para conhecer!😉❤
Olá Marcelo e Paula, tudo bem?
Parabéns pela postagem rica em informações e de belas imagens.
Dúvida:
1- Durante as trilhas vocês sentiram a necessidade de usar camisas de mangas longas com FPS 50 e calças, tipo ciclista ou de corrida de trilhas, devido à vegetação e à exposição solar?
Olá casal corredor! Na epoca em qur fomos nao estava tão quente…levamos sim camisetas de ml com fps e foram muito úteis nas trilhas…principalmente pra se proteger do sol. Agradecemos a visita! Boas viagens e corridas!✌❤