Chapada das Mesas: saiba o que fazer, onde ficar e onde comer
Pensando em viajar para o nordeste e quer incluir no roteiro um destino diferente? Conheça a Chapada das Mesas um lugar que esconde cachoeiras lindas e com água transparente. Um verdadeiro paraíso para quem ama ecoturismo e quer se conectar com a natureza!
A Chapada das Mesas é um destino relativamente pouco conhecido frente a outras chapadas: Diamantina e Veadeiros, mas não menos lindo. O seu bioma preponderante é o cerrado que apresenta aos turistas belezas naturais de cair o queixo, como lagoas de águas cristalinas, inúmeras cachoeiras de diferentes tamanhos e formações rochosas que deram nome ao lugar.
A região foi decretada área de proteção ambiental em 2005, criando o Parque Nacional da Chapada das Mesas que cobre os municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz.
Veja só! Nossa visita ao Maranhão veio na sequência da viagem que fizemos ao Jalapão e nada mais maravilhoso do que encontrar em suas lindas paisagens um lugar para relaxar. Então confira agora os detalhes da nossa viagem!
Navegue por tópicos
- O que fazer na Chapada das Mesas
- Como chegar na Chapada das Mesas
- Onde Comer na Chapada das Mesas
- Onde ficar na Chapada das Mesas
- Quando ir para a Chapada das Mesas
- O que levar para a Chapada das Mesas
O que fazer na Chapada das Mesas?
- Cachoeiras do Prata e São Romão
- Poço Azul e Encanto Azul
- Portal da Chapada das Mesas
- Complexo da Pedra Caída
- Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru
- Trilha do Morro do Chapéu
- Expedição Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas)
Trilha Veredas
A trilha Veredas está localizada na Estância Ecológica Vereda Bonita, nela é possível escolher pelos trajetos de 4,5 km, 6 km ou 9 km, que percorrem uma área de transição onde notadamente pode-se observar a variação dos biomas e dos diferentes tipos de vegetação: caatinga, cerrado e mata pré-amazônica.
Vale dizer que um guia credenciado acompanha o grupo descrevendo os diferentes biomas, inclusive mostrando plantas medicinais da região. É feita uma parada para hidratação com frutas fresquinhas e para um relaxante banho em uma piscina natural. Há também uma atividade educativa de plantio de muda para recuperação de uma nascente.
A trilha passa ainda por duas cachoeiras antes de finalizar com um almoço.
+ Encontre seu hotel em Carolina Maranhão e garanta os melhores preços no Booking!

Pôr do Sol no Rio Tocantins
Reserve um dos seus finais de tarde para assistir ao belo pôr do sol no rio Tocantins.
Há opção de contratar pequenos barcos que navegam pelo rio até a Pedra Encantada, uma grande rocha de 8 metros de altura que foi “engolida” pelo rio após a construção da hidrelétrica de Estreito. Outra opção mais simples é ver o pôr do sol do deque do restaurante Chega Mais, logo ao lado da balsa.

Como chegar e circular em Carolina?
Para quem chega de avião o mais comum é desembarcar no Aeroporto de Imperatriz (IMP), que recebe voos das empresas LATAM e GOL. A distância de Imperatriz até Carolina (onde os turistas costumam ficar) é de 220 km por uma rodovia asfaltada e de boa qualidade.
O translado entre Imperatriz e Carolina pode ser feito com guia, contratação de transfer com a Torre da Lua ou carro alugado que pode ser retirado e devolvido no aeroporto de Imperatriz.
Nós optamos por contratar um pacote com o guia Ilton Tur, que já inclui o translado Imperatriz-Carolina. Aliás foi uma opção bastante conveniente para nós que estávamos um pouco cansados vindos do Jalapão.
Monte sua trip com o Ilton Tur, diga que viu a recomendação em nosso blog e você ganhará um desconto especial no seu pacote.
Outra boa opção para circular pela região é com a locação de carro alugado. A maioria dos atrativos fica próximo à rodovia em uma estrada muito bem conservada, exceção para o passeio da Cachoeira da Prata e São Romão feito em estrada de terra com veículo 4×4.


Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre a Chapada das Mesas e conheça um destino diferente do nordeste brasileiro!
Onde comer em Carolina?
É bem verdade que a gastronomia ainda não é o forte da região, tanto que a cidade de Carolina possui pequenos restaurantes com preços justos, não muito rebuscados, mas saborosos.
Uma opção que visitamos e indicamos é a Tribo do Crepe, uma alternativa simples e barata para um lanche gostoso. Tanto a versão salgada quanto a doce levam uma massinha leve e crocante que é uma delícia (um dos melhores crepes que já provamos!!).
Endereço: Rua Jose Augusto dos Santos, Carolina.

Outra boa escolha para uma refeição ou mesmo petisco é o restaurante Chega Mais, que fica nas margens do rio Tocantins e que tem um deque muito agradável onde você faz a sua refeição com vista para o rio.
Dispõe de pratos para dividir como, por exemplo, a moqueca de peixe que provamos. Foi nesse restaurante que fizemos lindas fotos do pôr do sol que descrevemos acima.
Endereço: Praca Goias N° 01, Carolina, Maranhão.

Restaurantes em Carolina
Uma opção tradicional e certa em Carolina é o Restaurante Mocotozin, que desde 1982 apresenta pratos variados da culinária local. Também tem serviço de buffet self-service e pratos executivos com bom custo/benefício.
Abre no almoço e jantar.
Endereço: Rua Cidade de Grajau, 172 | Vl Varela (ao lado da Balsa).

O restaurante Churrascaria Estrela do Sul é uma alternativa para quem enjoou dos peixes. Tem um bom buffet self-service e opções de carnes pagos por kilo. Fica um pouco distante do centro, recomendável para quem está de carro.
Rodovia Br 010 3 Km 230 1 | Cibrazem, Carolina.
Onde ficar em Carolina?
As melhores opções para ficar estão na cidade de Carolina. Vale dizer que não há grandes redes de hotelaria, mas hotéis menores com bom custo/benefício. Veja abaixo algumas dicas de onde se hospedar:
New Center Hotel – foi nele que ficamos e aprovamos. Tem suítes bastante funcionais com ar-condicionado, TV a cabo e frigobar. O café da manhã também nos agradou sempre com frutas variadas e bolos caseiros muito gostosos.
A localização é outro ponto positivo, pois fica no centro de Carolina sendo possível sair para jantar a pé.

Canto das Águas Pousada – bom custo/benefício em uma pousada familiar.
Rancho as Estrelas Hotel – boa opção para quem quer ficar mais afastado e imerso na tranquilidade de um rancho, já que esse hotel fica a 12 km do centro de Carolina.
Quando ir para a Chapada das Mesas?
Qualquer época do ano é perfeita para visitar a Chapada das Mesas. As temperaturas são altas durante o dia e frescas durante a noite. Entre os meses de maio a setembro quase não chove, o clima é quente com o céu azul e praticamente sem nuvens. Já entre os meses de outubro a abril é mais chuvoso, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Viajamos para o Maranhão no mês de junho e para nós foi uma ótima escolha com dias ensolarados e noites amenas.
+ Encontre seu hotel em Carolina Maranhão e garanta os melhores preços no Booking!
O que levar para a Chapada das Mesas?
- Leve repelente e protetor solar, no entanto, evite usar antes de entrar no Poço Azul e no Encanto Azul, pois o uso não é recomendado com o intuito de preservar a qualidade da água e o meio ambiente;
- Há muitas atrações molhadas então não esqueça os seus chinelos e capa de proteção contra água para o seu celular;
- Para quem for fazer alguma trilha (subida ao Morro do Chapéu ou Veredas) é importante ter um tênis no pé;
- Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet.
Informações Úteis
- Em Maranhão a voltagem é de 220v;
- Site oficial do Estado do Maranhão – Turismo;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 04 de março de 2020.
Rota incluindo Carolina, Imperatriz e Araguaína
Leia mais
- Cachoeiras do Prata e São Romão
- Poço Azul e Encanto Azul
- Portal da Chapada das Mesas
- Complexo da Pedra Caída
- Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru
- Trilha do Morro do Chapéu
- Expedição Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas)
E aí? Já esteve na Chapada das Mesas? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre a Chapada das Mesas, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Jalapão – fervedouros, cachoeiras e muito mais
- O que fazer em Maragogi
- Como montar sua viagem
- Confira as principais atrações de Itacaré
- Passeios turísticos em Porto de Galinhas
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |