Gramado e Canela: qual o aeroporto mais próximo e cidades vizinhas

O que fazer em Gramado e Canela? Como chegar até lá? A Serra Gaúcha é conhecida por ter cidades lindas e acolhedoras, entre elas Bento Gonçalves, Canela, Canyon Itaimbézinho, Gramado e Nova Petrópolis, que se destacam pela beleza e pelo charme do interior.

Conheça os principais pontos turísticos e passeios dessas cidades. Vamos começar?

Gramado e Canela aeroporto mais próximo

O aeroporto de Porto Alegre está a 120 km de Gramado e 127 km de Canela, possui linhas regulares de ônibus e translado no trajeto do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre até as duas cidades. Veja outras opções de como chegar e circular na região:

Aluguel de carro

Essa é uma ótima opção para conhecer Gramado-Canela e região, a nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura, sendo assim, ao chegar em Porto Alegre o ideal é já retirar o carro no RentCars do Aeroporto Internacional Salgado Filho onde ficam todas as empresas (Movida, Avis, Localiza, Budget, Ponto a Ponto, GMC, BM Veículos, Locacyn, Canoense, Infinit e Alemanha), assim já economiza o gasto com táxi até o hotel.

Pois bem, o carro que nós alugamos tinha GPS integrado ao painel – caso alugue um carro que não tenha, recomendamos solicitar um. A nossa parceira RentCars centraliza algumas operadoras e você pode comparar preços e escolher a o que melhor lhe convier.

Sem Carro (Passeio de Ônibus Turístico)

Se escolher essa opção, você conseguirá circular por Gramado e Canela através do BusTour, trata-se de um ônibus de dois andares, sendo a parte de cima aberta que permite uma visão privilegiada. Essa é uma boa opção de conhecer a região.

São oito ônibus e 38 paradas nos principais pontos turísticos das duas cidades – a vantagem desse tipo de passeio é que você não fica “preso” a horários e você mesmo escolhe aonde quer ir e ficar mais tempo.

O BusTour também oferece descontos nos atrativos que fazem parte do roteiro e para ter acesso ao benefício basta apresentar o ticket do ônibus turístico nas bilheterias das atrações. Veja algumas paradas da rota:

Canela

  • Igreja de Pedra
  • Alpen Park
  • Parque Terra Mágica Florybal
  • Parque dos Dinossauros
  • Parque Do Caracol
  • Bondinhos Aéreos
  • Mundo a Vapor

Gramado

  • Casa do Chocolate Florybal
  • Museu de Cera
  • Harley Motor Show
  • Super Carros
  • Museu do Automovel Hollywood Dream Cars
  • Mini Mundo
  • Lago Negro
  • Snowland

Você consegue comprar seu ingresso em lojas e outros pontos de vendas em Gramado e Canela.

BusTour
Você conseguirá circular por Gramado e Canela através do BusTour
Gramado e Canela
Trata-se de um ônibus de dois andares, sendo a parte de cima aberta que permite uma visão privilegiada

Cidades Próximas e Passeios

Roteiros de Agroturismo

Trata-se de um roteiro para conhecer os vilarejos do interior de Gramado. São eles:

  • O Quatrilho lugar onde viveram os protagonistas do livro e filme “O Quatrilho“. O turista pode observar o cultivo de frutas e a produção de vinho;
  • Tour do Vale antigas casas alemãs e italianas, cercadas por belas paisagens, rios e cachoeiras;
  • Linha Ávila entender como homens e mulheres descendentes de alemães, italianos e portugueses colonizaram a região, seus costumes, religiosidade e empreendedorismo.

Os passeios partem da Praça das Etnias, ao lado da Rodoviária de Gramado em um ônibus característico da década de 50. Os tours duram cerca de quatro horas com direito a um café colonial.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Roteiros de Agroturismo
Roteiro para conhecer os vilarejos do interior de Gramado

Nova Petrópolis

A 35 km de Gramado, na BR-116, encontra-se Nova Petrópolis, uma cidadezinha muito charmosa no coração da Serra Gaúcha. Têm várias opções de atividades ao ar livre, parques temáticos, museus e restaurantes.

A Praça das Flores é o pronto principal da cidade, é lá também que fica o famoso “Labirinto Verde”, um labirinto de verdade, projetado e moldado com arbustos. Então, decidimos brincar na atração e adivinhem? Chegamos ao centro do labirinto, até ai tudo bem, o problema foi para sair. Ficamos perdidos por alguns minutos, mas no final deu tudo certo. Foi uma experiência divertida 😊. A atração é gratuita.

Veja outros pontos turísticos da cidade:

  • Rua Coberta fica em frente à Praça das Flores, é o palco de diversas apresentações como: Natal em Cores de Nova Petrópolis, Festival Internacional de Folclore, além de outros espetáculos de músicas da região;
  • Parque Aldeia dos Imigrantes, atração arborizada, possui um lago com pedalinhos e retrata através de construções antigas e vilas históricas dos imigrantes alemães;
  • Ninho das Águias fica a 684 metros de altitude e possui uma ampla vista da serra e do Vale do Caí, de lá é possível apreciar o pôr-do-sol.

+ Encontre seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

Nova Petrópolis Gramado e Canela
Nova Petrópolis é uma cidadezinha muito charmosa no coração da Serra Gaúcha
Nova Petrópolis
Têm várias opções de atividades ao ar livre, parques temáticos, museus e restaurantes
Nova Petrópolis Gramado e Canela
A Praça das Flores é o pronto principal da cidade
Praça das Flores Nova Petrópolis
A Rua Coberta fica em frente à Praça das Flores
Labirinto Verde
Labirinto de verdade, projetado e moldado com arbustos
Nova Petrópolis Gramado Canela
A atração é gratuita

Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos)

Região conhecida pelas vinícolas e pelo famoso passeio de trem “Maria Fumaça”. Necessário fazer reserva. Atração de um dia inteiro.

Para quem tiver mais tempo – pelo menos dois dias em Bento Gonçalves, poderá fazer outros passeios, como os Caminhos de Pedra e a Vinícola Cave Geisse produtora de espumante.

Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é conhecida pelas vinícolas e pelo famoso passeio de trem “Maria Fumaça” | Imagem de nathsegato por Pixabay

Canyon Itaimbézinho em Aparados da Serra

Trilhas para conhecer um dos maiores Canyons do Complexo Aparados da Serra. Passeio de um dia inteiro. Site oficial: Guia Aparados da Serra.

Canion Itaimbezinho
Trilhas para conhecer um dos maiores Canyons do Complexo Aparados da Serra | Imagem de InaeMiranda por Pixabay

O que vestir na Serra Gaúcha?

Depende quando visitará o sul do país, como qualquer região serrana os períodos da primavera e verão são quentes durante o dia e à noite esfria, já o inverno pode registrar temperaturas negativas.

Bom, em qualquer época do ano é importante levar roupas e calçados confortáveis para caminhadas, chapéu-boné e óculos de sol. Durante o dia andávamos com uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar-labial, blusa de frio e capa de chuva. Confira nosso “checklist” de verao, inverno e criança do que levar para sua viagem.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

+ Encontre seu hotel em Canela e garanta os melhores preços!

Qual a melhor época para ir?

Nossa primeira dica é: verifique como estará o tempo no sul, pois as cidades citadas neste post contam com muitas atrações abertas, ideais para serem feitas ao ar livre.

As estações da primavera e verão (setembro a fevereiro) são as mais chuvosas. Já o período do outono e inverno (março a agosto) são frias e secas, portanto, chove menos.

Viajamos para a Serra Gaúcha no mês de dezembro e para nós foi uma ótima escolha.

Praça das Etnias
Na época de Natal a Praça das Etnias fica ainda mais bonita – Gramado
Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol possui uma impressionante queda livre d’água de 130 metros de altura – Canela

Informações úteis

  • Em Gramado e Canela a voltagem é de 220v. No Sul do país você encontrará o novo modelo de tomada de três pinos redondos, no entanto, alguns lugares ainda mantêm tomadas com plugues antigos. Na dúvida, o melhor é levar um adaptador, ou se preferir poderá comprar lá em alguma lojinha de acessórios;
  • Tomada no Brasil
  • A distância de Gramado a Canela é de apenas 7km;
  • Acessibilidade: as cidades do sul estão cada vez mais preparadas para receber os turistas em geral, a maioria dos hotéis e pousadas possuem acomodações adaptadas, assim como lojas e restaurantes. Diversas atrações estão equipadas com rampas para cadeiras de rodas, elevadores e entradas de fácil acesso para deficientes físicos;
  • Forma de pagamento: a maioria dos estabelecimentos recebem somente dinheiro ou cartão de débito. Pouquíssimos lugares aceitam o cartão de crédito, portanto, programe-se!;
  • Post atualizado em 30 de setembro de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve na Serra Gaúcha? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as cidades da Serra Gaúcha, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: