Gramado e Canela: qual o aeroporto mais próximo e cidades vizinhas

O que fazer em Gramado e Canela? Como chegar até lá? A Serra Gaúcha é conhecida por ter cidades lindas e acolhedoras, entre elas Bento Gonçalves, Canela, Canyon Itaimbézinho, Gramado e Nova Petrópolis, que se destacam pela beleza e pelo charme do interior.

Conheça os principais pontos turísticos e passeios dessas cidades. Vamos começar?

Gramado e Canela aeroporto mais próximo

O aeroporto de Porto Alegre está a 120 km de Gramado e 127 km de Canela, possui linhas regulares de ônibus e translado no trajeto do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre até as duas cidades. Veja outras opções de como chegar e circular na região:

Aluguel de carro

Essa é uma ótima opção para conhecer Gramado-Canela e região, a nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura, sendo assim, ao chegar em Porto Alegre o ideal é já retirar o carro no RentCars do Aeroporto Internacional Salgado Filho onde ficam todas as empresas (Movida, Avis, Localiza, Budget, Ponto a Ponto, GMC, BM Veículos, Locacyn, Canoense, Infinit e Alemanha), assim já economiza o gasto com táxi até o hotel.

Pois bem, o carro que nós alugamos tinha GPS integrado ao painel – caso alugue um carro que não tenha, recomendamos solicitar um. A nossa parceira RentCars centraliza algumas operadoras e você pode comparar preços e escolher a o que melhor lhe convier.

Sem Carro (Passeio de Ônibus Turístico)

Se escolher essa opção, você conseguirá circular por Gramado e Canela através do BusTour, trata-se de um ônibus de dois andares, sendo a parte de cima aberta que permite uma visão privilegiada. Essa é uma boa opção de conhecer a região.

São oito ônibus e 38 paradas nos principais pontos turísticos das duas cidades – a vantagem desse tipo de passeio é que você não fica “preso” a horários e você mesmo escolhe aonde quer ir e ficar mais tempo.

O BusTour também oferece descontos nos atrativos que fazem parte do roteiro e para ter acesso ao benefício basta apresentar o ticket do ônibus turístico nas bilheterias das atrações. Veja algumas paradas da rota:

Canela

  • Igreja de Pedra
  • Alpen Park
  • Parque Terra Mágica Florybal
  • Parque dos Dinossauros
  • Parque Do Caracol
  • Bondinhos Aéreos
  • Mundo a Vapor

Gramado

  • Casa do Chocolate Florybal
  • Museu de Cera
  • Harley Motor Show
  • Super Carros
  • Museu do Automovel Hollywood Dream Cars
  • Mini Mundo
  • Lago Negro
  • Snowland

Você consegue comprar seu ingresso em lojas e outros pontos de vendas em Gramado e Canela.

BusTour
Você conseguirá circular por Gramado e Canela através do BusTour
Gramado e Canela
Trata-se de um ônibus de dois andares, sendo a parte de cima aberta que permite uma visão privilegiada

Cidades Próximas e Passeios

Roteiros de Agroturismo

Trata-se de um roteiro para conhecer os vilarejos do interior de Gramado. São eles:

  • O Quatrilho lugar onde viveram os protagonistas do livro e filme “O Quatrilho“. O turista pode observar o cultivo de frutas e a produção de vinho;
  • Tour do Vale antigas casas alemãs e italianas, cercadas por belas paisagens, rios e cachoeiras;
  • Linha Ávila entender como homens e mulheres descendentes de alemães, italianos e portugueses colonizaram a região, seus costumes, religiosidade e empreendedorismo.

Os passeios partem da Praça das Etnias, ao lado da Rodoviária de Gramado em um ônibus característico da década de 50. Os tours duram cerca de quatro horas com direito a um café colonial.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Roteiros de Agroturismo
Roteiro para conhecer os vilarejos do interior de Gramado

Nova Petrópolis

A 35 km de Gramado, na BR-116, encontra-se Nova Petrópolis, uma cidadezinha muito charmosa no coração da Serra Gaúcha. Têm várias opções de atividades ao ar livre, parques temáticos, museus e restaurantes.

A Praça das Flores é o pronto principal da cidade, é lá também que fica o famoso “Labirinto Verde”, um labirinto de verdade, projetado e moldado com arbustos. Então, decidimos brincar na atração e adivinhem? Chegamos ao centro do labirinto, até ai tudo bem, o problema foi para sair. Ficamos perdidos por alguns minutos, mas no final deu tudo certo. Foi uma experiência divertida 😊. A atração é gratuita.

Veja outros pontos turísticos da cidade:

  • Rua Coberta fica em frente à Praça das Flores, é o palco de diversas apresentações como: Natal em Cores de Nova Petrópolis, Festival Internacional de Folclore, além de outros espetáculos de músicas da região;
  • Parque Aldeia dos Imigrantes, atração arborizada, possui um lago com pedalinhos e retrata através de construções antigas e vilas históricas dos imigrantes alemães;
  • Ninho das Águias fica a 684 metros de altitude e possui uma ampla vista da serra e do Vale do Caí, de lá é possível apreciar o pôr-do-sol.

+ Encontre seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

Nova Petrópolis Gramado e Canela
Nova Petrópolis é uma cidadezinha muito charmosa no coração da Serra Gaúcha
Nova Petrópolis
Têm várias opções de atividades ao ar livre, parques temáticos, museus e restaurantes
Nova Petrópolis Gramado e Canela
A Praça das Flores é o pronto principal da cidade
Praça das Flores Nova Petrópolis
A Rua Coberta fica em frente à Praça das Flores
Labirinto Verde
Labirinto de verdade, projetado e moldado com arbustos
Nova Petrópolis Gramado Canela
A atração é gratuita

Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos)

Região conhecida pelas vinícolas e pelo famoso passeio de trem “Maria Fumaça”. Necessário fazer reserva. Atração de um dia inteiro.

Para quem tiver mais tempo – pelo menos dois dias em Bento Gonçalves, poderá fazer outros passeios, como os Caminhos de Pedra e a Vinícola Cave Geisse produtora de espumante.

Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é conhecida pelas vinícolas e pelo famoso passeio de trem “Maria Fumaça” | Imagem de nathsegato por Pixabay

Canyon Itaimbézinho em Aparados da Serra

Trilhas para conhecer um dos maiores Canyons do Complexo Aparados da Serra. Passeio de um dia inteiro. Site oficial: Guia Aparados da Serra.

Canion Itaimbezinho
Trilhas para conhecer um dos maiores Canyons do Complexo Aparados da Serra | Imagem de InaeMiranda por Pixabay

O que vestir na Serra Gaúcha?

Depende quando visitará o sul do país, como qualquer região serrana os períodos da primavera e verão são quentes durante o dia e à noite esfria, já o inverno pode registrar temperaturas negativas.

Bom, em qualquer época do ano é importante levar roupas e calçados confortáveis para caminhadas, chapéu-boné e óculos de sol. Durante o dia andávamos com uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar-labial, blusa de frio e capa de chuva. Confira nosso “checklist” de verao, inverno e criança do que levar para sua viagem.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

+ Encontre seu hotel em Canela e garanta os melhores preços!

Qual a melhor época para ir?

Nossa primeira dica é: verifique como estará o tempo no sul, pois as cidades citadas neste post contam com muitas atrações abertas, ideais para serem feitas ao ar livre.

As estações da primavera e verão (setembro a fevereiro) são as mais chuvosas. Já o período do outono e inverno (março a agosto) são frias e secas, portanto, chove menos.

Viajamos para a Serra Gaúcha no mês de dezembro e para nós foi uma ótima escolha.

Praça das Etnias
Na época de Natal a Praça das Etnias fica ainda mais bonita – Gramado
Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol possui uma impressionante queda livre d’água de 130 metros de altura – Canela

Informações úteis

  • Em Gramado e Canela a voltagem é de 220v. No Sul do país você encontrará o novo modelo de tomada de três pinos redondos, no entanto, alguns lugares ainda mantêm tomadas com plugues antigos. Na dúvida, o melhor é levar um adaptador, ou se preferir poderá comprar lá em alguma lojinha de acessórios;
  • Tomada no Brasil
  • A distância de Gramado a Canela é de apenas 7km;
  • Acessibilidade: as cidades do sul estão cada vez mais preparadas para receber os turistas em geral, a maioria dos hotéis e pousadas possuem acomodações adaptadas, assim como lojas e restaurantes. Diversas atrações estão equipadas com rampas para cadeiras de rodas, elevadores e entradas de fácil acesso para deficientes físicos;
  • Forma de pagamento: a maioria dos estabelecimentos recebem somente dinheiro ou cartão de débito. Pouquíssimos lugares aceitam o cartão de crédito, portanto, programe-se!;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 30 de setembro de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve na Serra Gaúcha? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as cidades da Serra Gaúcha, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: