O que fazer em Monte Verde MG: 16 razões para você conhecer

Quem aí gosta de destino de inverno? Hoje vamos falar sobre um dos nossos lugares prediletos, a pitoresca Monte Verde. Uma ótima opção para quem gosta de frio!!

Famosa por abrigar os casais que vão até lá curtir o friozinho romântico das montanhas e comer muito bem nos seus restaurantes. Monte Verde vem sendo muito procurada por aqueles que buscam contato com a natureza através de suas inúmeras trilhas, passeios de quadriciclo e curtir o belo pôr do sol.

Pois bem, a cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, no município de Camanducaia, em Minas Gerais – a partir daí, são mais 30 km de distância por estrada asfaltada, mas cheia de curvas. No passado era bem mais “sofrido” chegar a Monte Verde, pois a estrada era de terra batida – o que ficou para trás, ainda bem!

Vamos lá! Somente estar por lá, sentir o clima da região e provar da sua gastronomia já é uma delicia. Mas a cidade reserva muito mais, principalmente para os mais aventureiros. Então bora conferir?!

Navegue por tópicos

Portal Monte Verde
Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia-MG, estando localizada a 30 km de distância a partir de uma estrada asfaltada, mas cheia de curvas
Onde fica Monte Verde
Os casais vão até a cidade curtir o friozinho romântico das montanhas e comer muito bem nos seus restaurantes

Monte Verde MG
A pequena vila vem sendo muito procurada pelos turistas em busca de contato com a natureza, através de suas inúmeras trilhas

O que fazer em Monte Verde?

  1. Trilhas de Monte Verde
  2. Passeio de Quadriciclo
  3. Fazenda Radical
  4. Patinação no Gelo
  5. Lojas e Fábricas de Chocolate
  6. Fritz Cervejaria Artesanal
  7. Galeria de Arte Paula Unger

8. Bóia-Cross no rio Jaguari

O bóia-cross acontece entre os meses de novembro a maio, quando a temperatura sobe nos termômetros. Já a descida é feita no rio Jaguari, a principal corrente de água do município de Camanducaia, localizado a 15 km de distância de Monte Verde.

Mas não para por aí! Todo o equipamento de segurança como capacete, colete salva-vidas, joelheira e cotoveleira são fornecidos pela empresa, além da bóia. A descida dura cerca de 1 hora e é feita com o acompanhamento de instrutores especializados. O translado de Monte Verde até o rio Jaguari é feito com um Jipe 4×4 onde é possível conhecer as belezas naturais da região.

  • Para contratar o passeio indicamos a Multisport Mantiqueira;
  • Endereço: Av. Monte Verde, 1095 (em frente ao Bradesco).

9. Passeios de Land Rover e Jipe

Há vários quiosques de empresas turísticas espalhados pela avenida principal e que vendem passeios pela região. Alguns tours tem duração aproximada de 3 horas e incluem trilhas com parada pelas fábricas de chocolate, casas de queijo, destilarias, entre outros atrativos, incluindo mirantes para ver o pôr do sol.

Passeios de Land Rover Monte Verde
Passeios de Land Rover / Jipe com as operadoras locais
Monte Verde pôr do sol
Na avenida principal, há vários quiosques de empresas turísticas que vendes os passeios que duram cerca de 3 horas e passam pelos principais atrativos turísticos
Pôr do sol
Algumas trilhas incluem o passeio para ver o pôr do sol a partir do aeroporto ou de outro ponto da cidade

10. Passeios de Mountain Bike

Respirar um ar puro pedalando por Monte Verde é sensacional, mas exigirá certo esforço devido a sua geografia montanhosa. A região permite fazer diversas trilhas de bike aos mais experientes. Caso não leve sua bicicleta, você poderá alugar uma com o Bernardo no fone (35) 3438-2538.

+ Encontre seu hotel em Monte Verde e garanta os melhores preços!

11. Orquidário Monte Verde

Boa opção para os amantes das plantas, as orquídeas são o carro chefe da casa. Veja só! Há cerca de 1500 espécies diferentes, incluindo variedades exóticas, além das curiosas plantas carnívoras, em torno de 150 tipos.

As estufas ficam abertas para visitação e também é possível comprar algumas plantas.

  • Sazonalmente são ministrados cursos e palestras para grupos com o biólogo e proprietário José Mauricio Piliackas;
  • Abre apenas as sextas das 10hs às 15hs,  sábados, domingos e feriados das 10hs às 17hs;
  • Endereço: Avenida Sol Nascente, 1000 – MV – MG.

12. Paulo das Trutas

Nosso passeio de Land Rover incluiu uma passadinha no Paulo das Trutas, onde encontramos diversos viveiros com a criação de peixinhos. O guia nos explicou um pouco sobre o processo de criação das trutas e nos mostrou os peixes em seus diferentes estágios.

  • No local há um restaurante que serve a truta como carro chefe em diferentes pratos;
  • Há também um alambique;
  • Não há necessidade de pagar entrada;
  • Endereço: Rua da Floresta, 810 – MV.
Paulo das Trutas
Nosso passeio de Land Rover inclui uma passadinha no Paulo das Trutas, onde encontramos diversos viveiros com a criação dos peixinhos
O que fazer em Monte Verde
O guia nos explicou um pouco sobre o processo de criação das trutas e nos mostrou as trutas em seus diferentes estágios

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre Monte Verde e se apaixone por esse lugar lindo!

 

13. Destilaria Monte Verde

Vale uma visita para conhecer esta recém-aberta destilaria que migrou de Atibaia para Monte Verde, em busca de um clima mais frio e por consequência, menor perda por evaporação no processo de fabricação da sua saborosa cachaça.

Tem degustação de cachaças variadas sendo a de banana a que mais gostamos. O espaço é bem bonito com os equipamentos de fabricação a mostra, corredores de barris de madeira e a loja ao fundo.

Endereço: R. do Mato.

Destilaria Monte Verde
Vale a visita para degustação e compra de cachaças artesanais
Destilaria Monte Verde
Visitamos as instalações e provamos as cachaças oferecidas
Destilaria Monte Verde
A destilaria migrou de Atibaia para Monte Verde em busca de um clima mais frio
Destilaria Monte Verde
O espaço é bem bonito com os equipamentos de fabricação a mostra a frente, os corredores de barris de madeira e a loja ao fundo
Alambique Monte Verde
O alambique produz grande variedade de cachaças e licores, e você pode provar todos eles
Destilaria Monte Verde
Tem degustação de cachaças variadas sendo a de banana a que mais gostamos
Cachaça Monte Verde
Essa visita é imperdível, afinal o clima da montanha é um convite para experimentar uma deliciosa cachacinha

14. Skina Queijos e Doces

Recomendamos a visita a esta nova loja da região, inclusive é impossível não sair de lá com as sacolas cheias de comidas e bebidas. E tem mais, os atendentes são muito simpáticos e te presenteiam com uma degustação fantástica de queijos, salames, cachacinhas e licores… uma delícia!

Outro ponto que vale a pena mencionar é que não foi desta vez que conseguimos provar o famoso doce de leite artesanal da fazenda Boa Esperança. Por isso, já está anotado em nossa agenda para fazer a reserva com eles em nossa próxima visita a nossa amada Monta Verde.

Lembrando que eles fazem entrega no seu hotel, basta chamar o simpático Marcos pelo whatsapp (+55 35 8843-9615).

Endereço: Rua da Baixada, 277.

Skina Queijos e Doces
Loja mineira reúne uma variedade de queijos e doces em Monte Verde
Skina Queijos e Doces
Os atendentes são muito simpáticos e te presenteiam com uma degustação fantástica de queijos, salames, cachacinhas e licores
Skina Queijos e Doces
Dividem espaço, nas prateleiras queijos, embutidos, doces e bebidas

15. IceBar Monte Verde

Procurando algo novo e divertido para fazer em Monte Verde? Recém inaugurado na cidade, o IceBar é uma aventura congelante, uma experiencia única! Com o termômetro marcando entre -15º e -18º graus, é até possível tomar uma bebida em copos de gelo. Isso mesmo! O ambiente é todo feito de gelo. Incrível, não?!

E não somente isso, mas o IceBar oferece roupa apropriada para aguentar o frio congelante. O ingresso custa 55 reais por pessoa e inclui 1 bebida (vodka, tequila, whisky, suco, refrigerante, entre outras), e também cachaça artesanal da região.

Pois bem, o tempo permitido para ficar lá é de até 40 minutos, mas quem não aguentar o frio pode sair antes. Aproveite para tirar muitas fotos com as esculturas e móveis de gelo que tem dentro do bar e divirta-se muito! 😊

Endereço: Avenida Monte Verde

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

IceBar Monte Verde
Que tal tomar um Drink e se divertir a -15 º graus no IceBar Monte Verde?
Ice Bar Monte Verde
Aproveite para tirar muitas fotos com as esculturas e móveis de gelo que tem dentro do bar
Ice Bar Monte Verde
O ambiente é todo feito de gelo

16. Compras em Monte Verde

As roupas e acessórios para o frio e os produtos alimentícios locais são inegavelmente os principais atrativos para deixar o seu dinheirinho por lá. Também há diversas lojas de comidinhas que são ótimos presentes. Inclusive, dá para enlouquecer com a variedade de queijos, geleias, chocolates e biscoitinhos.

Dito isso, recomendamos uma passadinha no Shopping Center Celeiro que fica bem no centrinho e tem diversas lojinhas a céu aberto. Lá você vai encontrar desde roupas, acessórios, artesanato local, comidinhas, vinhos e muitas outras lembrancinhas. Outro ponto que vale a pena mencionar é que no fundo do shopping há um pequeno parquinho infantil com um observatório, onde alguns esquilinhos podem aparecer. Incrível, não?!

Endereço: Avenida Monte Verde, 743.

O que fazer em Monte Verde
O Shopping Center Celeiro fica bem no centrinho da vila
Shopping Center Celeiro
Tem diversas lojinhas a céu aberto onde se vende desde roupas e acessórios, artesanato local, comidinhas, vinhos, etc…

O que fazer em Monte Verde?

Outro lugar que vale uma passadinha é no Atelier Monte Verde, ideal para quem gosta de apreciar o artesanato local. Inclusive, em sua fachada há diversas plaquinhas com frases engraçadas que já vale a visita. Endereço: Alameda Pinheiral, 27 (travessa da Avenida Monte Verde).

Listamos outros lugares para fazer comprinhas localizados na principal avenida da cidade:

  • Vila Alpina sabonetes artesanais
  • Vila Germânica
  • Vila Europa
Monte Verde fim de semana
Monte Verde é uma ótima opção para passar o fim de semana

Minas Gerais destino de inverno
Aproveite para circular pela vila

Como circular em Monte Verde?

Se optar por ficar hospedado próximo da Avenida Monte Verde, você conseguirá fazer a maioria dos passeios a pé, exceto as trilhas mais distantes. Pois bem, quase tudo gira em torno da via principal e você conseguirá fazer quase tudo caminhando, além de queimar as calorias dos chocolates e fondues.

Fica a dica: na alta temporada é bem difícil parar o carro no centro, no entanto, há alguns estacionamentos disponíveis que lotam rapidamente.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Dicas de Monte Verde
Se optar por ficar hospedado próximo a avenida principal (Av. Monte Verde), indicamos fazer a maioria dos passeios a pé

O que vestir em Monte Verde?

Se você for visitar a cidade no inverno, vá preparado para o frio com meias de lã, luvas, gorros, cachecóis e roupas mais pesadas. Quando cai a noite os termômetros despencam muito rápido. Vale também levar um pijama quentinho para dormir. Mesmo no verão é sempre bom ter uma blusa na mão ao anoitecer.

Confira nosso “checklist” de verão, inverno, criança e aventura do que levar para sua viagem.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

+ Encontre seu hotel em Monte Verde e garanta os melhores preços!

Quando ir para Monte Verde?

É inegável dizer que o frio é o protagonista e os meses de inverno são os mais procurados pelos turistas. Mas isto não tira o brilho de se visitar Monte Verde em outros meses e estações. Apenas atente-se a previsão das chuvas que costumam ser mais corriqueiras no verão. Visitamos a cidade nos meses de maio, junho e julho.

Monte Verde temporada de inverno
Se você for visitar a região no inverno, vá preparado para o frio com meias de lã, luvas, gorros, cachecóis e roupas mais pesadas
Camanducaia MG
É inegável dizer que o frio é o protagonista em Monte verde e os meses de inverno são os mais procurados pelos turistas
Destinos de inverno no Brasil
Quando cai a noite os termômetros despencam muito rápido

Informações úteis

  • Na baixa temporada os restaurantes se revezam no funcionamento;
  • O dia de “folga” é na quarta-feira, na baixa temporada vai ser um dia com mais comércios fechados;
  • Em Monte Verde a voltagem é de 110v. Você encontrará o novo modelo de tomada de três pinos redondos, no entanto, alguns lugares ainda podem manter tomadas com plugues antigos. Na dúvida, o melhor é levar um adaptador, ou solicitar um adaptador na recepção do seu hotel;
  • Tomada no Brasil
  • A distância de Monte Verde a São Paulo é de 196 km;
  • Acessibilidade: a principal “Avenida Monte Verde” e algumas atrações contam com acesso para o deslocamento de portadores com necessidades especiais. Outras áreas possuem calçadas desniveladas que dificultam a mobilidade;
  • Clique aqui para ver o mapa da cidade;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 26 de junho de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve em Monte Verde? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Monte Verde, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

11 thoughts on “O que fazer em Monte Verde MG: 16 razões para você conhecer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: