Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas) Expedição 10 dias

Já ouviu falar da Jalapada? Trata-se de um termo usado para quem resolve desbravar o bruto Jalapão e a Chapada das Mesas em um mesmo pacote. Optamos por conhecer estes 2 destinos de uma única vez e para nós foi totalmente viável. Quer saber por quê?

A opção por iniciar pelo Jalapão é estratégica, já que é uma viagem um pouco mais cansativa (não menos bela!), deixando os dias de descanso e relaxamento para a Chapada das Mesas. Pois bem, nosso roteiro completo teve duração de 5 dias inteiros no jalapão e outros 5 dias na Chapada das Mesas, o que consideramos suficiente para conhecer a maioria dos atrativos de ambos.

Vale dizer que fomos assessorados no Jalapão pelo guia Cristiano do time da Jalapão Oficial, e na Chapada das Mesas pelo guia particular Ilton da Iltontur. Ambos nos auxiliaram na melhor logística, nos acompanharam nos passeios e também fizeram os “transfers”. Recomendamos!!!

+ Encontre seu hotel em Palmas e garanta os melhores preços!

Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão
Jalapada
Portal da Chapada das Mesas

Como chegar a Chapada das Mesas partindo do Jalapão?

Optamos por seguir de ônibus partindo de Palmas (TO) para a cidade de Carolina (MA). E, para isso, compramos nossas passagens em um ônibus com leito da empresa Real Maia, já que não achamos passagens aéreas com bom custo entre Palmas e Imperatriz.

Pois bem, optamos por viajar a noite e de leito e gostamos bastante do conforto, os coletivos são grandes e confortáveis para deixar a viagem de quase 600 km (via Araguaína) menos cansativa. Mas, é bom saber que o ar condicionado do ônibus é potente, sendo assim leve uma manta para se cobrir se for viajar à noite.

Outra curiosidade é que não havia opção de poltronas convencionais no trecho, somente havia a opção da poltrona executiva que estranhamente era um pouco mais cara (Leito teve custo aprox. 100 reais incluindo taxas em 2018).

Há uma Balsa no final da viagem para atravessar o rio Tocantins onde todos tem que obrigatoriamente descer do veículo.

Expedição Jalapada

Outra opção mais rápida, porém mais cansativa seria alugar um carro em Palmas. Mas fique tranquilo, o caminho é por rodovia asfaltada e bem conservada. Se você decidir alugar um carro, saiba que a nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Vamos lá! Voltamos para São Paulo partindo do aeroporto de Imperatriz-MA, distante pouco mais de 200km de Carolina. O aeroporto de Imperatriz é pequeno e não se tem muito o que fazer (e comer!), como chegamos cedo, pegamos um taxi (Uber) para o shopping Imperial em Imperatriz que fica bem do lado do Aeroporto e deu tempo até de pegar um cineminha. Há um guarda volumes no subsolo onde você pode deixar suas malas e passear tranquilamente.

+ Encontre seu hotel em Carolina Maranhão e garanta os melhores preços!

Ônibus leito da empresa Real Maia
Ônibus leito da empresa Real Maia
Shopping Imperatriz
Shopping Imperatriz

Resumo do nosso roteiro Jalapada

  1. SP (Campinas-VCP) –> Palmas (PMW) (Aéreo Latam-escala em Brasília-BSB) – Há voos diretos com duração de 2:20 partindo de SP, mas optamos por esta opção para chegar mais cedo;
  2. Palmas <–> Tour no Jalapão (Jalapão Oficial);
  3. Palmas –> Carolina (Ônibus Real Maia) – Viajamos de noite (Duração de 10 horas);
  4. Carolina –> Imperatriz (Transfer de carro com Guia Ilton) – (Duração de 3 horas);
  5. Imperatriz (IMP) –> SP (GRU) (Aéreo Latam) – (3:10 minutos de voo).
Fervedouro do Buriti (Jalapada)
Fervedouro do Buriti (Jalapão)
Cachoeiras do Itapecuru (Jalapada)
Cachoeiras do Itapecuru (Chapada das Mesas)

Informações Úteis

  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 05 de março de 2020.

Leia mais


E aí? Já fez algum turismo de aventura? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre a Jalapada, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

8 thoughts on “Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas) Expedição 10 dias

    • 23/09/2018 em 13:11
      Permalink

      🙋‍♀️🙋‍♂️😍

      Resposta
    • 03/10/2018 em 21:40
      Permalink

      Tanto o Jalapao como a Chapada das mesas são realmenre incríveis! 🧡

      Resposta
  • 25/10/2018 em 14:08
    Permalink

    Alguém sabe me dizer se existe alguma cidade no meio do caminho que vale a pena para????
    pois a viajem do jalapão a chapada das mesas é longa

    Resposta
    • 25/10/2018 em 14:30
      Permalink

      Olá! Não há cidades turísticas entre Palmas e Carolina…mas se o objetivo for descansar há algumas opções como colinas do tocantins que fica quase no meio do caminho.

      Resposta
  • 06/10/2019 em 09:39
    Permalink

    Oi. Bom dia.
    Obrigada pelas informações da viagem.
    Gostaria de saber se o transporte pela Real Maia vai direto do Jalapão para a Chapada das Mesas.
    Abraços,
    Renata Nencetti.

    Resposta
    • 06/10/2019 em 12:49
      Permalink

      Bom dia Renata! O ônibus que utilizamos partiu de Palmas-To até Carolina-MA, que é a cidade base para se fazer os passeios na chapada das mesas.

      Agradecemos a visita ao nosso blog e estamos a disposição para te auxiliar em qualquer outra dúvida que tenha sobre este ou outros roteiros.

      Ahh..e se puder, não deixa de nos seguir nas redes sociais.

      Abraços!
      Marcelo & Paula

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: