Jalapão e seus fervedouros

 O Parque Estadual do Jalapão está localizado na porção leste do Estado de Tocantins e o aeroporto mais próximo fica na capital Palmas. A diversidade de paisagens do Jalapão nos seduziu de imediato a conhecê-lo. A região é rica em cachoeiras, fervedouros, rios, cânions, formações rochosas além da vegetação árida do cerrado e matas de galeria que crescem na nas proximidades dos rios e nascentes.

Vamos começar descrevendo os fervedouros, piscinas naturais no meio do árido cerrado de onde brotam águas límpidas. É uma sensação estranha saber que aqueles poços têm muitos metros de profundidade, mas que não te deixam afundar na areia fina. A pressão da água e gases que emanam do subsolo são os responsáveis por te manter na superfície.

A temperatura da água é agradável, cheia de peixinhos e não dá vontade de sair, então fique atento ao tempo para poder tirar lindas fotos e também curtir.

O guia nos informou que há muitos fervedouros na região, sendo que muitos ainda nem foram descobertos. Visitamos 5 deles e ficamos com um gostinho de ‘quero mais’, uma boa desculpa para voltar ao Jalapão.

Navegue por tópicos

Fervedouro do Buriti

Um dos que mais gostamos, tem um bom tamanho e um deck de entrada com escada. Tem o limite de 10 pessoas por grupo.

Fervedouro do Buriti - Fervedouros do Jalapão
Fervedouro do Buriti

Fervedouro do Ceiça

Tem o diferencial de ter um “corredor de água” para entrar e deixar as fotos ainda mais lindas. Um pouco menor, tem limitação de 6 pessoas por grupo.

Fervedouro do Ceiça
Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Buritizinho

O menor que visitamos, e o mais profundo. O único que tinha algumas pedras no fundo. Limitação de 6 pessoas por grupo. Deu-nos a impressão de ter a água mais cristalina de todos. Há um restaurante no local com comida caseira no esquema jalapão bruto…pague e coma até cair.

Fervedouro do Buritizinho
Fervedouro do Buritizinho

Fervedouro do Alecrim

Bom tamanho e muito fotogênico. Limitação de 10 pessoas por grupo.

Fervedouro do Alecrim - Fervedouros do Jalapão
Fervedouro do Alecrim

Fervedouro Bela Vista

O maior que visitamos e de um tom azul incrível. Limitação de 10 pessoas por grupo. Se tiver poucos dias no Jalapão e tiver que escolher, este fervedouro estaria dentro os nossos preferidos. Este foi o único que tem luzes para visitação noturna. Há uma pousada de mesmo nome para pernoitar e visitar o fervedouro à noite.  Almoçamos no restaurante e adoramos a comida caseira que é servida a vontade.

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista

Informações Úteis

  • Para evitar contaminação da água, recomenda-se não usar protetor solar, cremes, repelentes se for entrar nos fervedouros;
  • O tempo de permanência nos fervedouros é cronometrado (20 minutos por grupo);
  • A entrada nos fervedouros é limitada a grupos de 6 a 10 pessoas;
  • A entrada nos fervedouros é paga e varia se 15 a 20 reais;
  • As municípios de Mateiros e São Felix do Tocantins são as mais próximas dos principais fervedouros;
  • Post atualizado em 05 de julho de 2018.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.

Rota dos fervedouros do Jalapão

Leia mais

Assista nosso vídeo: Fervedouros do Jalapão


Já esteve nos fervedouros do Jalapão? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas.

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

 

Voltar ao topo


Veja também

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC e pós-graduando em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital, também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

4 comentários em “Jalapão e seus fervedouros

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: