Japan House: Centro Cultural Japonês em São Paulo
Conheça a Japan House: um centro cultural dedicado à arte japonesa com exposições, biblioteca e gastronomia em São Paulo.
Espaço dedicado a divulgação do Japão contemporâneo por meio da arte, cultura e tecnologia. A Japan House São Paulo foi inaugurada em 2017 e hoje é um centro cultural que visa inovar a percepção dos brasileiros sobre o país oriental, oferecendo ao público exposição de arte, biblioteca e gastronomia.

Japan House – São Paulo
Tal como dito acima, o centro cultural é dedicado à cultura oriental e foi idealizado pelo governo japonês. O projeto foi assinado pelo renomado arquiteto nipônico Kengo Kuma, responsável por trazer uma arquitetura inovadora em pleno coração da Avenida Paulista.
A fachada do prédio é composta por vidros e madeiras encaixadas no estilo dos templos budistas. Até o banheiro oferece uma experiência incrível, o vaso sanitário, por exemplo, têm assento aquecido e é todo iluminado, além de contar com alguns botões, entre outras funcionalidades, ou seja, é a tecnologia a serviço do homem até mesmo naquele momento de privacidade 😊.

Centro Cultural Japonês
Em sua inauguração, a Japan House exibiu a mostra “Bambu – histórias de um Japão”, do artista Tanabe Chikuunsai, a exposição temporária aconteceu entre maio de 2017 à julho de 2017 e abordou a relação dos japoneses com o bambu.
O espaço proporciona a inclusão cultural sem custos, ou seja, de forma gratuita, por meio de suas exposições e palestras, algo que realmente adoramos e sempre buscamos na cidade em que vivemos.
O prédio de 2.500 m² está localizado na Avenida Paulista e conta com três andares, sendo:
Térreo
- Café Sabor Mirai: serve salgados, doces e chás japoneses;
- Shin: vende peças artesanais;
- Espaço Multimídia: biblioteca com cerca de 2 mil livros e um espaço com sofás para leitura;
- Espaço para exposições temporárias.
+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!





Espuma | Kohei Nawa
A exposição do artista japonês Kohei Nawa, reuniu materiais criativos e inovadores. Tratava-se de uma mistura de traços orgânicos e visão microscópica. A “Espuma” era uma escultura que se modificava a cada segundo, proporcionando ao visitante uma interação única com a obra.
A ideia do artista era mostrar que tudo passa por um processo de transformação e certamente a espuma é um ótimo exemplo disso, uma vez que surge, se transforma e desaparece. Incrível, não?!
Espaço de Exposições: de 23/09/2017 a 12/11/2017 (mostra temporária).



1º andar
- Furoshiki: vende itens da arte tradicional nipônica, como o lenço japonês que vira uma bolsa após ser amarrado. Interessante ir conhecer a técnica de amarração e a simplicidade de se obter um bonito adereço sem pagar uma fortuna;
- Espaço para exposições temporárias.

Satoyama | Yoshihiro Narisawa e Sergio Coimbra
A exposição Satoyama reuniu fotos da gastronomia japonesa, além de registrar a produção de ingredientes como matchá e alga nori. O trabalho foi realizado em conjunto entre o fotógrafo brasileiro Sergio Coimbra e o chef de cozinha japonês Yoshihiro Narisawa.
A mostra contou com 80 fotografias captadas em diferentes localidades no Japão.
Conheça um pouco mais sobre esses dois artistas:
Yoshihiro Narisawa: é chef de cozinha e proprietário do restaurante que leva seu nome em Tóquio, Japão. Trabalha com novas técnicas, texturas e sabores aos tradicionais pratos da culinária japonesa.
Sergio Coimbra: é considerado um dos principais fotógrafos de cozinha do mundo, além de ser proprietário de um estúdio de fotografia especializado em capturar imagens de pratos de chefs e de profissionais de cozinha.
Espaço de Exposições: de 19/09/2017 a 12/11/2017 (mostra temporária).



2º andar
Mini Jardim

Restaurante Aizomê
Restaurante da renomada chef Telma Shiraishi, serve receitas típicas japonesas executadas com precisão e ingredientes tradicionais. O ambiente é bem clean com predominância da madeira na decoração, inclusive a cozinha é toda envidraçada sendo possível ver os chefs trabalhando.
Visitamos em um sábado a tarde e pudemos saborear a refeição com bastante tranquilidade.










+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços!
Informações Úteis
- Endereço: Avenida Paulista, 52 São Paulo (Estação de metrô: Brigadeiro);
- Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado das 10h às 20h | Domingos e feriados: 10h às 18h | Segundas-feiras: fechado;
- Entrada: gratuita;
- Site oficial: Japan House;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 06 de abril de 2020.
Leia mais
- Dicas de São Paulo
- Como circular em São Paulo
- Bairros turísticos de São Paulo
- Onde comer em São Paulo
- Hotéis baratos em São Paulo
Zona Central
- Avenida Paulista
- Bairro da Liberdade
- MASP (Museu de Arte de São Paulo)
- Fiesp Centro Cultural
- Mercado Municipal de São Paulo
- Museu da Imigração Japonesa no Brasil
- Pátio do Colégio e Mosteiro de São Bento
- Catedral da Sé
- Theatro Municipal de São Paulo
- Farol Santander (antigo Banespão)
- Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu
Zona Oeste
Zona Sul
E aí? Já esteve na Japan House? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre a Japan House, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- O que fazer em Campos do Jordão
- Como montar sua viagem
- Dicas de Brotas – Roteiro de fim de semana
- As principais atrações de Gramado
- Dicas de Monte Verde – Guia completo
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Acessórios para Viagem na Shopee
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |