Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama: 2 Passeios Imperdíveis

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama: dois passeios imperdíveis no Deserto do Atacama. Confira nossas dicas, como ir, altura e mais.

No post de hoje, vamos conhecer dois lugares fascinantes do deserto. Em um mesmo dia fizemos o tour Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama, ambos localizados na região de Antofagasta.

Lagunas Altiplânicas
O cenário composto pela água azul das lagoas, rodeada de vulcões com seus picos nevados é magnífico

As maravilhas do Atacama

Esse passeio começa bem cedinho, por volta das 07h e incluiu as seguintes atrações: o Povoado de Socaire, o Salar de Atacama e as Lagunas Altiplânicas.

O tour é de meio período, no entanto, para completar o dia algumas operadores incluem Piedras Rojas no pacote (opcional). Ideal para quem tem poucos dias para curtir o Atacama.

As Lagunas Altiplânicas estão a mais de 4.000 metros de altitude, portanto, é recomendado fazer esse passeio quando o seu corpo já estiver aclimatado. Devido aos efeitos do soroche, ou mal da altitude, é bastante comum sentir dor de cabeça, falta de ar e mal estar.

Lagunas Altiplânicas
As Lagunas Altiplânicas estão cerca de 115 km de San Pedro de Atacama, a 4.120 metros de altura acima do nível do mar

Povoado de Socaire

A nossa primeira parada foi em Socaire, um povoado localizado cerca de 86 Km de San Pedro e a 3.500 metros de altura acima do nível do mar. O vilarejo fica na rota 23 que leva até o Salar de Atacama.

Visitamos a pracinha principal e sua igreja feita de barro e argila – herança do período colonial, e algumas lojinhas de artesanato – os moradores locais vivem da venda de artesanato e roupas típicas feitas com tecidos de lã ovelha.

+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Povoado de Socaire
O povoado de Socaire fica na rota 23 que leva até o Salar de Atacama
Povoado de Socaire
Igreja feita de barro e argila, herança do período colonial

Salar de Atacama

A segunda parada foi no Salar de Atacama, um imenso deserto de sal localizado na região de Antofagasta a 2.300 metros de altura acima do nível do mar e a 55 km de San Pedro de Atacama.

Trata-se do maior deserto de sal do Chile e o terceiro maior do mundo com aprox. 3.000 Km².

O lugar é deslumbrante, formado por lagoas salgadas e por um chão de sal petrificado – resultado das águas provenientes do degelo das montanhas que escoam para os espaços vazios e subterrâneos do Salar. A Lagoa Chaxa fica no seu interior.

Salar de Atacama
Salar de Atacama é um imenso deserto de sal localizado na região de Antofagasta, a 2.300 metros de altura acima do nível do mar e a 55 km de San Pedro de Atacama
Salar de Atacama chile
Trata-se do maior deserto de sal do Chile (3º. maior do mundo) com aprox. 3.000 Km²
Salar de Atacama passeio
É formado por lagoas salgadas e por um chão de sal petrificado, resultado das águas provenientes do degelo das montanhas
Salar de Atacama altitude
Abriga a reserva ecológica Los Flamingos, criada em 1990 e que mantém uma grande concentração de flamingos, aves migratórias, lhamas e até raposas

Reserva Ecológica Los Flamingos

A Reserva Ecológica Los Flamingos foi criada em 1990 e mantém uma grande concentração de flamingos, aves migratórias, lhamas e até raposas.

No local há uma exposição sobre os flamingos com fotos e curiosidades sobre essa ave tão bonita. O flamingo é uma ave fotogênica de pernas compridas e finas, e penas rosadas.

Outra curiosidade é que os flamingos obtêm sua coloração rosada por meio de uma dieta de algas e crustáceos, ricos em pigmentos carotenoides que vivem nas lagoas.

Foi nessa parada que a agência de turismo serviu o nosso café da manhã com pães, bolos, leite, achocolatado e frutas (incluso no preço do tour).

+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Lagunas del Salar
No local há uma exposição sobre os flamingos com fotos e curiosidades sobre esta bonita e fotogênica ave
Salar de Atacama Los Flamingos
Foi bem interessante apreender que a sua coloração é originada da alimentação de pequenos crustáceos que vivem nas lagoas, bem como suas diferentes espécies

Lagunas Altiplânicas

A última parada foi nas Lagunas Altiplânicas localizadas cerca de 115 km de San Pedro e a 4.120 metros de altura acima do nível do mar. Imagine duas lagoas rodeadas por vulcões e montanhas cobertas por neve. A região é realmente surpreendente!

Durante o nosso passeio foi possível observar a fauna e flora da região, além das lhamas, alpacas e vicunhas que apareceram para nos dar as boas vindas.

As Lagunas ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e para entrar é necessário pagar o valor de $ 5.000 pesos chilenos (referente abril/2015). Algumas operadoras já incluem o ingresso de entrada no valor do tour.

Laguna Miñiques
As Lagunas ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e para entrar é necessário pagar

Laguna Miñiques e Laguna Miscanti

Quer saber mais? Visitamos a Laguna Miñiques com uma superfície de 1,5 km². Depois seguimos para a Laguna Miscanti, uma enorme lagoa azul que reflete as lindas montanhas nevadas.

As duas lagoas estão próximas uma da outra, separadas apenas por uma pequena faixa de terra e são de extrema importância para os Andes, pois fornecem água para os animais e para as plantas.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama
Durante o nosso tour pelas lagunas foi possível observar a fauna e flora da região
Laguna Miscanti Atacama
Apareceram para nos dar as boas vindas algumas lhamas, alpacas e vicunhas

Informações Úteis

  • Para esse passeio levamos uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar, protetor labial, o nosso kit farmácia, chapéu/boné e óculos de sol;
  • Faz muito frio ao amanhecer, então leve blusa fleece, jaqueta corta vento, luvas e cachecol;
  • Confira nosso checklist de inverno e aventura para sua viagem;
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
  • Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento;
  • Vale lembrar: é importante se hidratar, o ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto;
  • Página oficial de San Pedro de Atacama;
  • Post atualizado em 07 de julho de 2021.

Rota de San Pedro de Atacama até o Salar de Atacama

Leia mais


E aí? Já esteve no Atacama? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as Lagunas Altiplânicas e o Salar de Atacama, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

12 thoughts on “Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama: 2 Passeios Imperdíveis

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: