Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Olá viajantes! Hoje o post é sobre um destino surpreendente e certamente um dos lugares mais lindos que já visitamos. Em um mesmo dia fizemos o passeio as Lagunas Altiplânicas e ao Salar de Atacama ambos localizados na região de Antofagasta (próximos a San Pedro de Atacama).

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Este passeio é muito procurado pelos turistas e muitas agencias de turismo da vila oferecem o tour.

Lembre-se que este passeio “subirá” a mais de 4.000 metros de altitude (nas Lagunas Altiplânicas) e o “mal da altitude” conhecida por lá como “Soroche” pode fazer os seus efeitos. Tivemos um pouco de dor de cabeça, mas melhorou muito após avistarmos as lindas paisagens.

O nosso passeio começou bem cedinho, por volta das 07h00 e incluiu as seguintes atrações: Povoado de Socaire, Salar de Atacama e as Lagunas Altiplânicas.  Este tour que fizemos não é de um dia completo, algumas operadores incluem Piedras Rojas no pacote, o que recomendamos para quem tem poucos dias para curtir o Atacama.

Povoado de Socaire

A nossa primeira parada foi em Socaire, um povoado localizado cerca de 86 Km de San Pedro de Atacama, a 3.500 metros de altura acima do nível do mar. O vilarejo fica na rota 23 que leva até o Salar de Atacama.

Ao chegarmos no vilarejo encontramos a principal igreja feita de barro e argila, herança do período colonial. Os moradores da região vivem da venda de artesanato e roupas típicas feitas com tecidos de lã ovelha.

Povoado Socaire Atacama
Socaire é um povoado localizado cerca de 86 Km de San Pedro de Atacama, a 3.500 metros de altura acima do nível do mar. O vilarejo fica na rota 23 que leva até o Salar de Atacama
Povoado de Socaire Atacama
Igreja feita de barro e argila, herança do período colonial

 

Salar de Atacama

A segunda parada foi no Salar de Atacama, um imenso deserto de sal localizado na região de Antofagasta, a 2.300 metros de altura acima do nível do mar e a 55 km de San Pedro de Atacama.

Trata-se do maior deserto de sal do Chile (3º. maior do mundo) com aprox. 3.000 Km², o lugar é realmente deslumbrante, é formado por lagoas salgadas (a Lagoa Chaxa fica no seu interior)  e por um chão de sal petrificado, resultado das águas provenientes do degelo das montanhas que escoam para os espaços vazios e subterrâneos do Salar. Abriga a reserva ecológica Los Flamingos, criada em 1990 e que mantém uma grande concentração de flamingos, aves migratórias, lhamas e até raposas.

+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

No local há uma exposição sobre os flamingos com fotos e curiosidades sobre esta bonita e fotogênica ave de pernas longas e finas e pescoço comprido além de suas penas rosadas. Foi bem interessante apreender que a sua coloração é originada da alimentação de pequenos crustáceos que vivem nas lagoas, bem como suas diferentes espécies.

Foi nessa parada que a agência de turismo serviu o nosso café da manhã com pães, bolos, leite, achocolatado e frutas (incluso no preço do tour).

Salar de Atacama
Salar de Atacama é um imenso deserto de sal localizado na região de Antofagasta, a 2.300 metros de altura acima do nível do mar e a 55 km de San Pedro de Atacama
Salar de Atacama
Trata-se do maior deserto de sal do Chile (3º. maior do mundo) com aprox. 3.000 Km²
Salar de Atacama
É formado por lagoas salgadas e por um chão de sal petrificado, resultado das águas provenientes do degelo das montanhas que escoam para os espaços vazios e subterrâneos do Salar
Salar de Atacama
Abriga a reserva ecológica Los Flamingos, criada em 1990 e que mantém uma grande concentração de flamingos, aves migratórias, lhamas e até raposas
Salar de Atacama
No local há uma exposição sobre os flamingos com fotos e curiosidades sobre esta bonita e fotogênica ave de pernas longas e finas e pescoço comprido além de suas penas rosadas
Salar de Atacama
Foi bem interessante apreender que a sua coloração é originada da alimentação de pequenos crustáceos que vivem nas lagoas, bem como suas diferentes espécies
Lagunas Altiplânicas

A última parada foi nas Lagunas Altiplânicas (cerca de 115 km de San Pedro de Atacama), a 4.120 metros de altura acima do nível do mar. São duas enormes lagoas rodeadas por vulcões e montanhas cobertas por neve (realmente conseguimos entender porque este passeio é considerado um dos mais inesquecíveis em Atacama). As Lagunas ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e para entrar é necessário pagar o valor de $ 5.000 pesos chilenos (R$ 24,00) atualizado em abril/2015 (algumas operadoras já incluem o valor no preço total do tour).

O cenário composto pela água azul das lagoas, rodeada de vulcões com seus picos nevados e até algumas alpacas passando é uma pintura e dá para ficar ali admirando e suspirando por horas.

Durante o nosso tour pelas lagunas foi possível observar a fauna e flora da região. Apareceram para nos dar as boas vindas algumas lhamas, alpacas e vicunhas.

Laguna Miñiques e Laguna Miscanti

A primeira lagoa que conhecemos foi a Laguna Miñiques, possui uma superfície de 1,5 KM². Depois caminhamos até a Laguna Miscanti, uma enorme lagoa azul que reflete as lindas montanhas nevadas que acercam. As lagoas estão próximas uma da outra, separadas por uma pequena faixa de terra e são de extrema importância para os Andes, pois, fornecem água para os animais e plantas da região.

Lagunas Altiplânicas Atacama
As Lagunas Altiplânicas estão cerca de 115 km de San Pedro de Atacama, a 4.120 metros de altura acima do nível do mar
Lagunas Altiplânicas Atacama
São duas enormes lagoas rodeadas por vulcões e montanhas cobertas por neve (realmente conseguimos entender porque este passeio é considerado um dos mais inesquecíveis em Atacama)
Laguna Miscanti
As Lagunas ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e para entrar é necessário pagar
Laguna Miscanti Atacama
O cenário composto pela água azul das lagoas, rodeada de vulcões com seus picos nevados e até algumas alpacas passando é uma pintura e dá para ficar ali admirando e suspirando por horas
Laguna Miscanti Atacama
Durante o nosso tour pelas lagunas foi possível observar a fauna e flora da região.
Laguna Miscanti Atacama
Apareceram para nos dar as boas vindas algumas lhamas, alpacas e vicunhas
Informações Úteis
  • Para este passeio levamos uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar, labial, nosso kit farmácia, chapéu/boné, óculos de sol. De manhã faz muito frio, então, levamos blusa fleece, jaqueta corta vento, luvas e cachecol.
  • Confira nosso “checklist” de inverno e aventura do que levar para sua viagem.
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas.
  • Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento.
  • Vale lembrar que é sempre importante se hidratar, devido ao friozinho, você acaba bebendo menos água do que deveria.
  • Post atualizado em 08 de julho de 2017.
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Rota de San Pedro de Atacama até o Salar de Atacama.

Veja Também

Já esteve nas Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas.

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Voltar ao topo


Leia mais
Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC e pós-graduando em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital, também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

12 comentários em “Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: