Como ir para o Poço Azul e Encanto Azul, Riachão Maranhão?

Um belo dia recebi um vídeo que me fez escolher a Chapada das Mesas como destino das próximas férias. Era exatamente um vídeo sobre o Poço Azul e o Encanto Azul com suas águas transparentes e cheias de peixinhos, foi amor à primeira vista.

Coincidentemente foi o nosso primeiro passeio na Chapada e um belo início de viagem. O Complexo Poço Azul tem ótima estrutura com restaurante grande, banheiros e áreas de descanso, além dos atrativos naturais. Confira!

Encanto Azul

O nosso passeio começou primeiramente pelo Encanto Azul, que fica um pouco distante do Complexo Poço Azul, cerca de 6 km. É incrível imaginar um cenário como este, com águas transparentes cercadas por paredões de onde brotam nascentes.

Riachão Maranhão
O nosso passeio começou primeiramente pelo Encanto Azul.
Onde fica Encanto Azul
Flor de Bolota planta típica da região
O que fazer na Chapada das Mesas
É incrível imaginar um cenário como este
Encanto Azul Chapada das Mesas
Paredões de onde brotam nascentes
Onde fica a Chapada das Mesas
Águas transparentes e cheias de peixinhos, foi amor à primeira vista

Complexo Poço Azul

Após passarmos a manhã no Encanto Azul, era hora de retornarmos para o almoço que reservamos no restaurante do Complexo Poço Azul. Provamos um peixe frito muito gostoso e bem servido. Em seguida, resolvermos dar uma pausa para descansarmos antes de partir para a próxima aventura. Afinal, ninguém é de ferro!

+ Encontre seu hotel em Carolina Maranhão e garanta os melhores preços!

Complexo Poço Azul
Um passeio inesquecível
Restaurante do Complexo Poço Azul
Restaurante com ótima infraestrutura

Logo depois, fizermos uma boa caminhada por uma trilha com plataformas e escadas de madeira para conhecermos o Poço Azul, o ponto turístico mais concorrido do complexo. Assim como o Encanto Azul, o Poço Azul é lindo demais, com o diferencial de ser mais aberto e ensolarado.

Se possível escolha dias ensolarados para visitar o complexo, os raios de sol batendo na água transparente e as nascentes de água caindo no seu entorno fazem deste local uma pintura perfeita. Os felizes peixinhos que ali vivem fazem a alegria de quem pratica mergulho livre.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajudará a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Como ir Chapada das Mesas
Início das trilhas ecológicas do Complexo Poço Azul
Como visitar Chapada das Mesas
Caminhada por uma trilha com plataformas e escadas de madeira para conhecer o Poço Azul
Onde fica Poço Azul
Poço Azul visto do alta da plataforma
Como ir para Poço Azul
O Poço Azul é lindo demais

Poço Azul Cachoeiras

Para fechar o dia com “chave de ouro”, visitamos as cachoeiras de Santa Paula, fotogênica, mas apenas um aperitivo para a cachoeira de Santa Barbara com seus 76 metros de altura. Vale muito a pena passar o dia todo lá, dividindo o seu dia para conhecer o Poço Azul/Encanto Azul e também as cachoeiras, além de almoçar e aproveitar a estrutura do complexo.

O guia que nos acompanhou neste passeio foi o Ilton (Iltontur) que montou a logística e nos acompanhou em todos os demais passeios. Recomendamos! Se liga na dica! Fale que viu o post pelo nosso blog e ganhe um desconto especial fechando o seu pacote com o Ilton.

Cachoeira de Santa Paula Poço Azul
Visitamos a fotogênica cachoeira de Santa Paula
Cachoeira de Santa Barbara Riachão
A cachoeira de Santa Barbara com seus 76 metros de altura

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre o Poço Azul e o Encanto Azul e conheça essas belas atrações da Chapada das Mesas!

 

Como Chegar no Encanto Azul e Poço Azul?

O Encanto Azul e o Complexo do Poço Azul estão localizados no município de Riachão, são passeios mais distantes de Carolina (cerca de 130 e 135 km), onde costumam ficar os turistas que visitam a Chapada das Mesas. Apesar disso, é bem tranquilo chegar lá, pois o trajeto é feito quase todo em uma estrada asfaltada em boas condições e um pequeno trecho de estrada de terra (também de boa qualidade).

Informações Úteis

  • Complexo Poço Azul entrada 60 reais/pessoa e demais atrações são pagas a parte. Horário de funcionamento: Bares e Restaurante das 08:00 às 22:00hs e Passeios todos dias das 08:00 às 17:00hs;
  • Encanto Azul entrada 30 reais/pessoa;
  • Leve máscara de mergulho para ver os peixinhos;
  • No período de Outubro a Abril, há mais incidência de chuvas que podem deixar a água dos poços menos transparentes;
  • O complexo fica mais cheio nos finais de semana e feriados prolongados;
  • O complexo aceita apenas dinheiro e cartões de débito;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 05 de março de 2020.

Rota do Encanto Azul até o Complexo Poço Azul

Leia mais


E aí? Já esteve na Chapada das Mesas? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre a Chapada das Mesas, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC e pós-graduando em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Empreendedora Digital, pós-graduanda em Marketing Digital pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: