Como ir para o Poço Azul e Encanto Azul: Riachão Maranhão

Conheça tudo sobre o Complexo Turístico do Poço Azul e Encanto Azul? Um passeio inesquecível na Chapada das Mesas para quem gosta de natureza, cachoeiras e poços de águas transparentes e cheias de peixinhos. Foi amor à primeira vista!

O nosso passeio começou primeiramente pelo Encanto Azul que fica um pouco distante do Complexo Poço Azul, cerca de 6 km, por isso é bem comum fazer essas duas atrações no mesmo dia.

Encanto Azul

Trata-se de um poço de águas transparentes cercado por paredões de onde brotam nascentes. E para chegar até ele é preciso descer alguns lances de escada de madeira, o que pode exigir um certo esforço na volta. Mas a recompensa é poder contemplar esse deslumbrante cenário.

Vamos lá! Segundo o guias locais, o melhor horário para ver o azul intenso na água é quando a luz do sol costuma entrar entre às 10h e 14h. No entanto, o horário muda um pouco dependendo da época do ano.

Riachão Maranhão
O nosso passeio começou primeiramente pelo Encanto Azul.
Onde fica Encanto Azul
Flor de Bolota planta típica da região
O que fazer na Chapada das Mesas
É incrível imaginar um cenário como este
Encanto Azul Chapada das Mesas
Paredões de onde brotam nascentes
Onde fica a Chapada das Mesas
Águas transparentes e cheias de peixinhos, foi amor à primeira vista

Complexo Poço Azul

Após passarmos a manhã no Encanto Azul, era hora de retornarmos para o almoço que reservamos no restaurante do Poço Azul. Provamos um peixe frito muito gostoso e bem servido. Em seguida, resolvermos dar uma pausa para descansarmos antes de partirmos para a próxima aventura. Afinal, ninguém é de ferro!

O complexo tem ótima estrutura com restaurante grande, banheiros e áreas de descanso, além dos atrativos naturais.

+ Encontre seu hotel em Carolina Maranhão e garanta os melhores preços!

Complexo Poço Azul
Um passeio inesquecível
Restaurante do Complexo Poço Azul
Restaurante com ótima infraestrutura

Que saber mais?

Depois fizermos uma boa caminhada por uma trilha com plataformas e escadas de madeira para conhecermos o poço – o ponto turístico mais concorrido do complexo. Assim como o Encanto, o Poço Azul é lindo demais com o diferencial de ser mais aberto e ensolarado.

Conforme mencionado acima, se possível escolha dias ensolarados para visitar o empreendimento, pois os raios de sol batendo na água transparente e as nascentes caindo no seu entorno, fazem desse lugar uma pintura perfeita. Além disso, os felizes peixinhos que ali vivem fazem a alegria de quem pratica mergulho livre.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Como ir Chapada das Mesas
Início das trilhas ecológicas do Complexo Poço Azul
Como visitar Chapada das Mesas
Caminhada por uma trilha com plataformas e escadas de madeira para conhecer o Poço Azul
Onde fica Poço Azul
Poço Azul visto do alta da plataforma
Como ir para Poço Azul
O Poço Azul é lindo demais

Cachoeiras do Poço Azul

Para fechar o dia com “chave de ouro”, visitamos as cachoeiras de Santa Paula, fotogênica, mas apenas um aperitivo para a cachoeira de Santa Barbara com seus 76 metros de altura. Vale muito a pena passar o dia todo lá, dividindo o seu tempo para conhecer os dois complexos e também as cachoeiras, além de almoçar e aproveitar a estrutura local.

O guia que nos acompanhou neste passeio foi o Ilton, ele montou a logística e nos acompanhou em todos os demais passeios. Recomendamos! Se liga na dica! Fale que viu o post pelo nosso blog e ganhe um desconto especial fechando o seu pacote com o Ilton da Iltontur.

Cachoeira de Santa Paula Poço Azul
Visitamos a fotogênica cachoeira de Santa Paula
Cachoeira de Santa Barbara Riachão
A cachoeira de Santa Barbara com seus 76 metros de altura

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre os complexos Poço Azul e o Encanto Azul e conheça essas duas atrações imperdíveis da Chapada das Mesas!

 

Como Chegar no Encanto Azul e Poço Azul?

Os dois empreendimentos estão localizados no município de Riachão, são passeios mais distantes de Carolina, cerca de 130 e 135 km. É bem tranquilo chegar no Encanto e no Poço Azul, pois o trajeto é feito quase todo em uma estrada asfaltada, em boas condições e um pequeno trecho de estrada de terra (também de boa qualidade).

Vale dizer que a cidade de Carolina costuma receber muitos turistas que visitam o Parque Nacional da Chapada das Mesas e também é a melhor opção para se hospedar.

Informações Úteis

  • Complexo Poço Azul entrada 60 reais/pessoa e demais atrações são pagas a parte. Horário de funcionamento: Bares e Restaurante das 08h00 às 22h00 e Passeios todos dias das 08h00 às 17h00;
  • Encanto Azul entrada 30 reais/pessoa;
  • Leve máscara de mergulho para ver os peixinhos;
  • No período de outubro a abril, há mais incidência de chuvas que pode deixar a água dos poços menos transparentes;
  • Os complexos ficam mais cheios nos finais de semana e feriados prolongados;
  • Os complexos aceitam apenas dinheiro e cartões de débito;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 05 de março de 2020.

Rota do Encanto Azul até o Complexo Poço Azul:

Leia mais


E aí? Já esteve na Chapada das Mesas? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre a Chapada das Mesas, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 comentários em “Como ir para o Poço Azul e Encanto Azul: Riachão Maranhão

  • 17/07/2020 em 15:29
    Permalink

    Uau! Adorei ler a postagem de vocês. Muito feliz que gostaram desse pedacinho do meu Maranhão que eu tanto AMO. Já fui 5 vezes em Riachão e sou apaixonada por este lugar. As fotos de vocês ajudaram a diminuir a saudade. Parabéns elo site. Adorei. Ótimas dicas. Desejo muito sucesso e muitas viagens. ☺

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: