Mini Mundo Gramado: o que tem, ingressos e horário de funcionamento

O Mini Mundo é uma atração turística de Gramado que você não pode deixar de visitar. O Parque é a céu aberto e tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores que o tamanho real. São mais de 140 obras, dentre elas, castelos europeus, igrejas e estações ferroviárias, tudo feito com ricos detalhes e de forma artesanal.

A história do parque começa com a família de imigrantes alemães “Ritta Höppner” que resolveram presentear seus filhos e netos com a construção de pequenas casas e castelos, com o passar do tempo decidiram ampliar as construções criando uma cidade em miniatura ao ar livre, recriando cenários brasileiros e europeus, tudo feito com muito cuidado e capricho ao longo de mais de 30 anos, até se tornar o atual Mini Mundo de Gramado.

Algumas construções chegaram a exigir meses de dedicação, tudo isso, para que possam suportar as variações climáticas da cidade que alcança temperaturas de 47 graus no verão e até 10 graus abaixo de zero no inverno.

O que fazer em Gramado
O Parque é a céu aberto e tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores que o tamanho real
Gramado e Canela
O Mini Mundo é uma atração turística de Gramado que você não pode deixar de visitar
Mini Mundo Gramado
O passeio é feito em ambiente a céu aberto, ideal para os dias não chuvosos

Mini Mundo

O Mini Mundo é uma graça, lá você encontrará alguns personagens que interagem com as crianças, além disso, na época de Natal, o parque é todo decorado com o tema natalino. Conheça os personagens:

  • Ursinho Gui: sonhador e o anfitrião do parque;
  • Ursinha Ana: criativa e ajuda a cuidar do Mini Mundo;
  • Bruxinha Ju: representa a proteção do amor e da família;
  • Limpador de Chaminés: representa a figura da sorte e cuida da parte eletrônica do parque.

A dica é apreciar as miniaturas com calma, prestando atenção aos mínimos detalhes. Para deixar a sua visita ainda mais interessante, compre o jornalzinho do Mini Mundo e procure pelas placas de “mãozinhas” que estão devidamente numeradas e que apontam para os cenários da notícia.

+ Encontre seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

Mini Mundo Gramado
O Mini Mundo é uma graça, lá você encontrará alguns personagens que interagem com as crianças
O que fazer em Gramado
São mais de 140 obras, dentre elas, castelos europeus, igrejas e estações ferroviárias, tudo feito com ricos detalhes e de forma artesanal

Conheça as histórias de algumas construções:

Casinha de Bonecas

Foi à primeira construção do parque feita pelo patriarca da família Sr. Otto Höppner, hoje considerada o “Marco Zero” do Mini Mundo. (Construída em 1979, no Mini Mundo).

Casinha de Bonecas Sr. Otto Höppner
A Casinha de Bonecas foi à primeira construção do parque feita pelo patriarca da família Sr. Otto Höppner

Igreja Católica de São Francisco de Assis de Ouro Preto

Construída em estilo Barroco é um dos monumentos mais importantes da arte colonial e uma das mais celebradas criações do artista brasileiro Aleijadinho. (Construída em 1986 e reconstruída em 2007, no Mini Mundo).

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Igreja de Ouro Preto Mini Mundo
A Igreja Católica de São Francisco de Assis de Ouro Preto foi construída em estilo Barroco é um dos monumentos mais importantes da arte colonial

Aeroporto de Bariloche

É o quarto maior aeroporto da Argentina, em termos de tráfego. Atende passageiros da cidade de San Carlos de Bariloche e da região da Patagônia argentina. Opera voos domésticos e alguns destinos internacionais para o Brasil e Chile. (Construído em 2002, no Mini Mundo).

Gramado pontos turísticos
O Aeroporto de Bariloche é o quarto maior aeroporto da Argentina, em termos de tráfego
O que fazer em Gramado
Atende passageiros da cidade de San Carlos de Bariloche e da região da Patagônia argentina

Castelo de Neuschwanstein

É um palácio alemão erguido na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen. Serviu de inspiração para o “Castelo da Cinderela”, símbolo dos estúdios Disney e é considerado o “cartão postal” da Alemanha. (Construído em 2005, no Mini Mundo).

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Quanto custa a entrada no Mini Mundo
O Castelo de Neuschwanstein é um palácio alemão erguido na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen

Portal da Cidade de Lübeck

Estilo gótico foi construído na Idade Média na Alemanha. A cidade é marcada por um ambiente medieval e sua arquitetura foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade. (Reconstruída em 2007, no Mini Mundo).

Porto de Porto Alegre

É um porto brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Sul. As primeiras ideias para a construção do porto datam de 1833, sendo o primeiro projeto da obra em 1899. Atualmente as principais cargas embarcadas são: soja, celulose, bobina de ferro/aço, petróleo e óleo combustível. (Construído em 2011, no Mini Mundo).

Navio cargueiro Cap San Diego

Hoje é um “navio-museu” restaurado e ancorado no Porto de Hamburgo na Alemanha. Curiosidade: a inauguração contou com a presença do superintendente da Hamburg Sud, a empresa construtora da obra original. (Construído em 2011, no Mini Mundo).

Passeios Gramado e Canela
Navio cargueiro Cap San Diego

Museu Paulista (Museu do Ipiranga)

Foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895, é considerado um importante símbolo da Independência do Brasil, faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência, este, patrimônio histórico cultural brasileiro devido ao Grito da Independência do país, ali proclamada por D. Pedro I em 1822. (Construído em 2012, no Mini Mundo).

+ Encontre seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

Mini Mundo fotos
O Museu Paulista foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895, é considerado um importante símbolo da Independência do Brasil

Informações Úteis

  • Loja do Mini Mundo vende lembrancinhas e os bichinhos de pelúcia Ana, Gui, o Limpador de Chaminés e a simpática Bruxinha Ju, além de cartões postais da cidade e do Mini Mundo e Livros da série “Coleção das histórias do Mini Mundo”;
  • Outras atrações do parque: loja Guiana Presentes, chafarizes, poço dos desejos e casa de doces;
  • Café Mini Mundo: chocolates quentes, cappuccinos e tortas alemãs;
  • Área infantil Playground e brinquedos;
  • Acessibilidade: o parque possui acessos para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Preço: 28 reais (Adulto) / 18 reais (Crianças de 2 a 12 anos) / 14 reais (Melhor idade > 60 anos);
  • Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 Gramado-RS;
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente das 09:15 às 17:30;
  • O passeio é feito em ambiente a céu aberto, ideal para os dias não chuvosos;
  • A atração fica próxima ao centro de Gramado e nos finais de semana e feriados recebe muitos visitantes, já nos dias úteis o passeio é mais tranquilo;
  • Site oficial Mini Mundo;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 09 de dezembro de 2016.
Passeios com crianças
Área infantil com playground e brinquedos
Mini Mundo crianças
Área infantil com playground e brinquedos
Gramado Papai Noel
O parque todo decorado com o tema natalino

Leia mais


E aí? Já esteve no Mini Mundo Gramado? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Mini Mundo, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: