Mundo a Vapor: Máquinas em Miniaturas em Canela Gramado

A luz do Natal já está brilhando no Mundo a Vapor! Então embarque em uma viagem sobre a evolução das máquinas desde que eram movidas a vapor.

O Mundo a Vapor é aquele tipo de atração que você fica encantado pela perfeição e detalhes. Logo na entrada os visitantes admiram uma réplica tamanho real do trem que descarrilou em Montparnasse, Paris (1895). Já dentro do parque estão locomotivas e maquinários que explicam o processo de funcionamento de diversos aparelhos, incluindo equipamentos a vapor utilizados antigamente.

O que fazer em Canela
O Mundo a Vapor é aquele tipo de atração que você fica encantado pela perfeição e  detalhes

Mundo a Vapor

A história do Mundo a Vapor começa em 1895, com a chegada de imigrantes italianos que construíram fábricas, as quais utilizavam grandes máquinas a vapor para o transporte de diversos tipos de matéria prima. No final da década de 80, os senhores Omar e Benito, decidiram criar o Mundo a Vapor retratando a história desses equipamentos na região, no entanto, só em 1991 o museu foi definitivamente inaugurado.

Mas não para por aí! O passeio conta com monitores que explicam tudo sobre o funcionamento das peças – tem até uma mini fábrica de tijolos e de papel, e você ainda leva um pedacinho de papel de lembrança.

Vale dizer que é educativo e muito legal entender como funcionam estes aparelhos e como eles facilitaram a vida do homem. Confira algumas peças da exposição:

Relógio a Vapor

O primeiro relógio a vapor do mundo está em Vancouver no Canadá, já o segundo está no Mundo a Vapor em Canela.

O que fazer em Gramado
Relógio a Vapor

Siderúrgica

Réplica de uma siderúrgica da Alemanha do ano de 1940, com produção do ferro a partir da sucata derretida. Você poderá acompanhar o metal bruto sendo transformado em um vergalhão, peça utilizada na construção civil, dentro das vigas de concreto.

Mundo a Vapor
Siderúrgica

Barco a Vapor 

Aqui você consegue ver a caldeira a vapor movimentar a roda d’água e colocar o barco em movimento.

O que fazer em Canela
Barco a Vapor

Rolo Compressor

Réplica de rolo compressor fabricado na Alemanha em 1927, usado para compactar o solo, deixando a terra plana para pavimentação.

Trator a Vapor

Modelo de trator usado na agricultura, deixando a terra pronta para o plantio, que facilitou muito a vida do homem na lavoura.

Informações úteis

  • Passeio de Trenzinho: para crianças e adultos, o trem faz uma volta na área externa do parque (incluso no ingresso);
  • Espaço Kids: local para que as crianças possam brincar a vontade;
  • Retrato antigo: você voltará no tempo em fotos feitas em um cenário antigo com roupas de época (não incluso no ingresso);
  • Loja do Mundo a Vapor: souvenir com variedade de produtos e lembrancinhas;
  • Vá com tempo, assim você conseguirá aproveitar os detalhes de cada atração com mais calma;
  • O parque é todo coberto, o que facilita a visita em dias de chuva;
  • Acessibilidade: possui acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Endereço: Dr. Luiz Guanella, 1247 RS-235 Rodovia Gramado x Canela;
  • Horários de funcionamento: aberto de quinta a terça-feira das 9h às 17h;
  • Site oficial: Mundo a Vapor;
  • Post atualizado em 22 de dezembro de 2020.
Mundo a Vapor
Passeio de Trenzinho

Leia mais


E aí? Já esteve no Mundo a Vapor? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Mundo a Vapor, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: