Mundo a Vapor: Máquinas em Miniaturas em Canela Gramado

A luz do Natal já está brilhando no Mundo a Vapor! Então embarque em uma viagem sobre a evolução das máquinas desde que eram movidas a vapor.

O Mundo a Vapor é aquele tipo de atração que você fica encantado pela perfeição e detalhes. Logo na entrada os visitantes admiram uma réplica tamanho real do trem que descarrilou em Montparnasse, Paris (1895). Já dentro do parque estão locomotivas e maquinários que explicam o processo de funcionamento de diversos aparelhos, incluindo equipamentos a vapor utilizados antigamente.

O que fazer em Canela
O Mundo a Vapor é aquele tipo de atração que você fica encantado pela perfeição e  detalhes

Mundo a Vapor

A história do Mundo a Vapor começa em 1895, com a chegada de imigrantes italianos que construíram fábricas, as quais utilizavam grandes máquinas a vapor para o transporte de diversos tipos de matéria prima. No final da década de 80, os senhores Omar e Benito, decidiram criar o Mundo a Vapor retratando a história desses equipamentos na região, no entanto, só em 1991 o museu foi definitivamente inaugurado.

Mas não para por aí! O passeio conta com monitores que explicam tudo sobre o funcionamento das peças – tem até uma mini fábrica de tijolos e de papel, e você ainda leva um pedacinho de papel de lembrança.

Vale dizer que é educativo e muito legal entender como funcionam estes aparelhos e como eles facilitaram a vida do homem. Confira algumas peças da exposição:

Relógio a Vapor

O primeiro relógio a vapor do mundo está em Vancouver no Canadá, já o segundo está no Mundo a Vapor em Canela.

O que fazer em Gramado
Relógio a Vapor

Siderúrgica

Réplica de uma siderúrgica da Alemanha do ano de 1940, com produção do ferro a partir da sucata derretida. Você poderá acompanhar o metal bruto sendo transformado em um vergalhão, peça utilizada na construção civil, dentro das vigas de concreto.

Mundo a Vapor
Siderúrgica

Barco a Vapor 

Aqui você consegue ver a caldeira a vapor movimentar a roda d’água e colocar o barco em movimento.

O que fazer em Canela
Barco a Vapor

Rolo Compressor

Réplica de rolo compressor fabricado na Alemanha em 1927, usado para compactar o solo, deixando a terra plana para pavimentação.

Trator a Vapor

Modelo de trator usado na agricultura, deixando a terra pronta para o plantio, que facilitou muito a vida do homem na lavoura.

Informações úteis

  • Passeio de Trenzinho: para crianças e adultos, o trem faz uma volta na área externa do parque (incluso no ingresso);
  • Espaço Kids: local para que as crianças possam brincar a vontade;
  • Retrato antigo: você voltará no tempo em fotos feitas em um cenário antigo com roupas de época (não incluso no ingresso);
  • Loja do Mundo a Vapor: souvenir com variedade de produtos e lembrancinhas;
  • Vá com tempo, assim você conseguirá aproveitar os detalhes de cada atração com mais calma;
  • O parque é todo coberto, o que facilita a visita em dias de chuva;
  • Acessibilidade: possui acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Endereço: Dr. Luiz Guanella, 1247 RS-235 Rodovia Gramado x Canela;
  • Horários de funcionamento: aberto de quinta a terça-feira das 9h às 17h;
  • Site oficial: Mundo a Vapor;
  • Post atualizado em 22 de dezembro de 2020.
Mundo a Vapor
Passeio de Trenzinho

Leia mais


E aí? Já esteve no Mundo a Vapor? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Mundo a Vapor, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: