O que fazer em Trancoso: Como ir para esse lugar mágico no sul da Bahia

Trancoso é um paraíso de charme na Costa do Descobrimento, destino que une badalação e belezas naturais. Aliás, é um dos locais preferidos para curtir as férias com estilo e ainda assim ter contato com a natureza.

Difícil imaginar que na sua origem era um povoado Jesuíta fundado em 1586 e que foi bem depois redescoberta por desbravadores hippies nos anos 70. Muita coisa mudou desde então, a cidade cresceu e se estruturou para receber os turistas com hospedagens e restaurantes de qualidade e baixo impacto no meio ambiente, tornando-se um dos destinos preferidos pelos brasileiros e até estrangeiros.

Não podemos negar que os preços de Trancoso são normalmente acima da média, talvez inflacionados pelo fato de ter se tornado um destino de charme. Não é um lugar para ir com os reais contados, pois parte da sua essência está na ostentação de belos pratos e também exuberantes estadias (isto sem contar as comprinhas em lojinhas de grife que tem no Quadrado!). Então bora conhecer esse paraíso?

Navegue por tópicos

O que fazer em Trancoso

Passar o dia nas praias próximas

Não precisa caminhar muito para curtir as suas duas principais praias. Coqueiros ao Sul e Nativos ao norte tem boa estrutura de praia e “bombam” na alta temporada, sendo difícil pegar uma mesa para curtir a praia.

Se for caminhar sentido praia dos Nativos, há necessidade de atravessar um pequeno rio que desemboca no mar e que dependendo da maré, pode ser necessário se molhar.

Fique atento as correntezas no local, pois há muitos incidentes de afogamentos, ou melhor dito, tão importante quanto curtir Trancoso intensamente, é voltar de lá com boas lembranças.

Praia dos Coqueiros Bahia
A Praia dos Coqueiros é uma das mais belas da região
Praia dos Coqueiros
A praia fica coladinha com o famoso Quadrado e a Praia dos Nativos

Desbravar as praias mais distantes    

Ao Norte, sentido Arraial D’Ajuda, ficam as praias do Rio da Barra (aprox. 5 km) e Taípe (10 km) .. o caminho para chegar até elas é por estrada de terra (estrada de Trancoso). Na época das chuvas a via pode ficar esburacada.

Ao Sul, fica a bela praia do Espelho, distante pouco mais de 20km por estrada de terra.

+ Encontre seu hotel em Trancoso e garanta os melhores preços!

Praia de Taípe
Praia de Taípe – A combinação de cores das falésias, mar e a vegetação preservada é maravilhosa
Praia de Taípe quiosques
Praia de Taípe – Há um pequeno estacionamento disponível no local onde estão as barracas e quiosques
Praia do Espelho
Ao Sul, fica a bela praia do Espelho, distante pouco mais de 20km por estrada de terra

Selecionar ao menos 1 diária em uma hospedagem top!

O clima de Trancoso naturalmente pede uma ostentação e caso haja possibilidade, se presenteie com ao menos 1 dia de rei/rainha em uma pousada chic como por exemplo UXUA Casa Hotel & Spa ou o Hotel Boutique Bahia Bonita.

Saborear as delicias da culinária local, selecionando ao menos 1 restaurante gourmet da vila

A culinária de Trancoso é certamente um atrativo que deve ser considerado, indo bem além do das porções de peixe frito e camarão das barracas de praia. Veja nossa seleção de restaurantes e também não deixe de fazer aqui uma ostentação.

+ Encontre seu hotel em Trancoso e garanta os melhores preços!

Caminhar pelo Quadrado, e curtir suas lojinhas e bares e restaurantes

É chamado de Quadrado, o que na verdade é um retângulo 😊 (tanto é que tem um campo de futebol no meio!) com várias, lojinhas, bares e restaurantes no entorno. Ali que os turistas se encaminham todas as noites seja para jantar, beber um drink, fazer comprinhas ou somente para ver o movimento.

Em alguns pontos chega a ser bem escuro, somente sendo iluminado pelas luzes dos estabelecimentos. Na alta temporada, melhor ir a pé até lá para não ter dor de cabeça para estacionar o carro e ainda pagar por isto….

O que fazer em Trancoso
O Quadrado é um dos lugares mais famosos e badalados da Bahia
O que fazer em Trancoso
Um lugar que faz questão de manter sua arquitetura e atmosfera originais
Onde ir em Trancoso
Os turistas se encaminham todas as noites seja para jantar, beber um drink, fazer comprinhas ou somente para ver o movimento

Tirar fotos com a Igreja de São João Batista

A igreja está localizada na região do Quadrado, construída no ano de 1656, ela é toda branca e tem arquitetura simples, mas sua sobriedade combina perfeitamente com os estabelecimentos coloridos do seu entorno. É um patrimônio histórico e palco de casamento e renovação de votos de união de muitos famosos que vão até Trancoso.

Igreja de São João Batista
A Praça do Quadrado um dos cartões postais da cidade, onde se encontra a bela Igreja de São João Batista, construída em 1650

Como chegar em Trancoso?

De carro – foi a nossa opção escolhida, alugamos um carro em Porto Seguro e fomos “pingando” pela costa do Descobrimento passando por Arraial D’Ajuda até Trancoso. A estrada é asfaltada, e de mão única.

Vai alugar um carro?  A nossa parceira RentCars centraliza algumas operadoras e você pode comparar preços e escolher a o que melhor lhe convier.

Porto Seguro (Aeroporto) – Arraial D’Ajuda – aproximadamente 9 quilômetros, utilizando a balsa que funciona 24 horas por dia de 30 em 30 minutos durante o dia e 1 em 1 hora durante a noite (na alta temporada esta frequência de tempo pode ser menor).

Preços:

  • Alta temporada e Domingos e feriados – 22 reais (carro + motorista) + 4,50 por passageiro extra;
  • Baixa temporada e Segunda a Sábados – 18 reais (carro + motorista) + 4,50 por passageiro extra;
  • Arraial D’Ajuda – Trancoso -aproximadamente 30 quilômetros por estrada asfaltada;

Se liga nas outras opções:

De Taxi – é uma boa alternativa para quem está sozinho ou não gosta de dirigir. Basta combinar a viagem com um taxista em Arraial D’Ajuda ou Porto Seguro. Indicamos os taxis do Nilson (agende com antecedência por WhatsApp (73) 98116-1610)

De ônibus –  a empresa Viação Águia Azul faz o trecho Arraial D’Ajuda – Trancoso. Há saídas durante o dia conforme tabela abaixo. O Valor do trecho custa 12 reais por pessoa.

De Segunda a  Sábado

Balsa – Trancoso Trancoso-Balsa
06:10 06:20
07:10 (Linha Caraíva – Via Terra Vista) 07:30
08:10 08:30
09:00 09:30
10:00 11:00
11:00 12:00
12:00 (Linha Caraíva – Via Terra Vista 14:30
13:30 16:00
14:30 17:00
15:30 (Linha Caraíva – Via Terra Vista 18:00
16:30
17:30
18:30
Domingos
Balsa – Trancoso Trancoso-Balsa
07:10 (Linha Caraíva – Via Terra Vista) 07:30
09:00 08:30
10:00 11:00
11:00 12:00
12:00 (Linha Caraíva – Via Terra Vista 14:30
13:00 16:00
14:30 17:00
15:30 18:00
16:30
17:30
18:30

Onde ficar em Trancoso?

Pousada Big Bambu – foi aqui que optamos ficar na nossa viagem a Trancoso, talvez pelo motivo de que queríamos ficar um pouco mais afastados da muvuca e mais conectados a natureza. A pousada tem suítes e chalés a disposição cercados pela natureza e tem um café da manhã bem diferenciado com itens não usuais em outras pousadas. Uma delícia!! A proprietária Lívia, uma italiana que se apaixonou por Trancoso e se mudou de “mala e cuia”, foi muito simpática conosco. Nos sentimos em casa!!

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Pousada Big Bambu
A pousada Big Bambu tem suítes e chalés a disposição cercados pela natureza
Pousada Big Bambu Trancoso
Tem um café da manhã bem diferenciado com itens não usuais em outras pousadas..uma delícia!!

Abaixo algumas opções que tínhamos pré-selecionado e que futuramente também pretendemos conhecer.

Pousada Calypso – Pousada completa e muito bem localizada a apenas 1 minutinho do Quadrado. Tem opções de estadia em quartos de até 4 pessoas, chalés (4 pessoas) e bangalôs (2 ou 3 pessoas).

Canto Do Quadrado – este hotel era a nossa opção caso fossemos ficar no Quadrado. É um bed and Breakfast que tem preços justos levando em consideração o padrão da região.

Trancoso House – Boutique Pousada – tem a vantagem de não estar muito distante do Quadrado, mas ao mesmo tempo não tão próximo que o som da música atrapalhe o seu sono. O estilo de pousada boutique está presente em sua decoração com toques indianos e muita madeira.

Quando ir para Trancoso?

O calor predomina durante o ano todo no nordeste, no entanto, sempre é aconselhável levar um casaquinho e uma calça. Em geral, na primavera quase não chove, no verão e no outono chove pouco, já no inverno chove mais e é o período com menos movimento na região. Confira nosso “checklist” de verão, criança e aventura do que levar para sua viagem.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de repelentes, fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

+ Encontre seu hotel em Trancoso e garanta os melhores preços!

Informações Úteis

  • Em Trancoso a voltagem é de 220v;
  • Todos os estabelecimentos que visitamos aceitaram cartão de crédito;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações.
  • Post atualizado em 29 de fevereiro de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve em Trancoso? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Trancoso, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC e pós-graduando em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Empreendedora Digital, pós-graduanda em Marketing Digital pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: