Padrão dos Descobrimentos em Lisboa – monumento, estátuas e história

O Padrão dos Descobrimentos é um imponente monumento em frente ao rio Tejo construído em homenagem aos desbravadores portugueses que navegaram pelos oceanos mundo afora. A obra tem o formato de uma caravela se lançando ao mar. Alguns dos heróis portugueses homenageados são os navegadores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral e o poeta Luís Vaz de Camões.

O Padrão dos Descobrimentos foi erguido em 1960, em referência aos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. Possui 56 metros de altura e está aberto para visitação, você pode subir até o topo de elevador e ter uma vista espetacular do Rio Tejo e de várias outras partes de Lisboa.

Lá do alto é possível ver o pátio da entrada decorado com um enorme desenho conhecido como “A Rosa dos Ventos”, a obra é composta por um mapa mundi de 50 metros de diâmetro e foi doada pela África do Sul.

Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é um imponente monumento em frente ao rio Tejo
Padrão dos Descobrimentos altura
Torre de Belém (ao fundo)
Torre de Belém Lisboa
Torre de Belém vista a partir do Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos – Entrada

  • Horários: horário de verão – Março a Setembro das 10:00 às 19:00 – Todos os Dias, última entrada: 18:30 / Horário de inverno – Outubro a Fevereiro das 10:00 às 18:00 – Terça a Domingo, última entrada: 17:30. Fechado nos dias 1 de Janeiro; 1 de Maio; 25 de Dezembro;
  • Endereço: Brasília 1400-038 Lisboa (Metrô Cais de Sodré);
  • Perto do monumento estão outros pontos turísticos de Lisboa, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e a antiga Confeitaria de Belém que desde 1837 vende o delicioso pastel de Belém, sendo recomendável fazê-los em um único passeio;
  • Site oficial: Padrão dos Descobrimentos;
  • Post atualizado em 16 de agosto de 2017;
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro dos Jerónimos visto a partir do Padrão dos Descobrimentos
Ponte 25 de abril Lisboa
Ponte 25 de abril visto a partir do monumento
Mosteiro dos Jerónimos - Vista do Padrão dos Descobrimentos
A Rosa dos Ventos | Foto: By Paulo Juntas (Own work) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0) or GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)], via Wikimedia Commons
Rosa dos Ventos Padrão dos Descobrimentos
A Rosa dos Ventos vista do alto do Padrão dos Descobrimentos
Lisboa Google Maps
Fonte: Google Maps | Documento de Viagem

Leia mais


Já esteve em Lisboa? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas.

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 comentários em “Padrão dos Descobrimentos em Lisboa – monumento, estátuas e história

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: