Cascata do Caracol no Parque Ecológico em Canela: como visitar

Se você gosta de natureza e está procurando o que fazer em Canela, então o Parque Caracol é o seu lugar ideal! Ele abriga a famosa Cascata do Caracol, um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha.

A cascata possui uma impressionante queda livre d’água de 130 metros de altura, fica escondida no meio de mata densa e fechada, junto ao Parque do Caracol. No local você vai encontrar um mirante e trilhas com escadas que levam à base da cachoeira.

O complexo está localizado aprox. 7 km do centro de Canela, sendo fácil o acesso pela Estrada do Caracol, RS 466, de carro ou de ônibus turístico – uma das paradas do BusTour. Outra forma de curtir o visual desse belíssimo cartão-postal é através das plataformas dos bondinhos aéreos localizados no “Parques da Serra”.

Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol é um dos principais cartões postais de Canela

Parque do Caracol

A história do complexo começa em meados do século passado, quando a região era habitada por índios, depois passou a ser colonizada pelos primeiros europeus em 1863. Só a partir de 1900 começaram a surgir novos colonos, os primeiros hotéis e casas de veraneio.

Com o passar dos anos o parque começou a ser mais visitado e hoje conta com uma moderna infra-estrutura com trilhas ecológicas, estrutura de lazer e restaurante. 

O lugar é realmente lindo, lá você vai encontrar um clima ameno, mata nativa, animais silvestres e muito ar puro. Ou seja, é uma daquelas atrações turísticas que você não pode deixar de visitar.

+ Encontre seu hotel em Canela e garanta os melhores preços!

Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol possui uma impressionante queda livre d’água de 130 metros de altura

Mirante

Plataforma para apreciar a Cascata do Caracol, o Vale e a Mata Nativa de diferentes ângulos.

Observatório Ecológico

Elevador panorâmico suspenso a 27 metros de altura e que proporciona uma bela vista 360º do parque (Ingresso vendido separadamente).

Escada da Perna Bamba

Escada com 731 degraus (equivale a um prédio de 36 andares), leva à base da cachoeira, ideal para quem deseja ver a Cascata do Caracol por outro ângulo (de baixo para cima). No entanto, essa atração é cansativa principalmente para idosos e crianças, e não é acessível para o deslocamento de cadeiras de rodas.

Centro Histórico Ambiental

Local para obter mais informações sobre o parque e sobre a região.

Estação Sonho Vivo

Passeio de trenzinho guiado pelo simpático maquinista conhecido como Zé do Apito. Tem um percurso de 800m que te leva até a Vila dos Imigrantes – espaço que retrata os povos colonizadores da região e seus costumes. (Ingresso vendido separadamente).

O que fazer no Parque do Caracol
Passeio de trenzinho guiado pelo simpático maquinista conhecido como Zé do Apito

Restaurante

Pago por quilo – o local prepara uma gostosa comida caseira e você se serve diretamente das panelas no fogão. Tem cervejas artesanais a venda.

Lojinhas

Lojinhas onde são vendidos lembrancinhas, artesanatos, produtos e alimentos da região.

Trilhas

Caminhos em meio à mata nativa, a maioria das trilhas estão pavimentadas permitindo fácil acesso aos portadores de necessidades especiais e também estão sinalizadas com placas que indicam as direções das atrações.

O que fazer em Canela
Mirante principal com vista para a Cascata do Caracol, o Vale e a Mata Nativa do parque de diferentes ângulos

Área infantil

Playground com escorregador, balanço e gira-gira.

Trilhas do Parque

  1. Arroio: a maior trilha do parque com 1.100 metros. Ela inicia próxima a Estação Sonho Vivo, passando pela barragem, seguindo o contorno do rio que desemboca na Cascata do Caracol e terminando na escada da perna bamba, já próximo do mirante;
  2. Moinho: é bem curta com 180 metros, trata-se de uma bifurcação da Trilha do Arroio que dá acesso ao rio. Atenção, pois não é permitido nadar no local;
  3. Silencio: é a mais curta de todas com apenas 120 metros.  O trajeto parte de um braço da Trilha do Arroio até chegar ao Centro Histórico Ambiental;
  4. Velha: inicia no estacionamento e explora o lado oposto do parque de onde se encontra a famosa cascata;
  5. Cutia: caminho curto que liga a estação Sonho Vivo a Trilha do Arroio.
Parque do Caracol
Trilhas com acessibilidade
O que fazer em Canela
Animais do Parque do Caracol
Parque do Caracol
Fonte: Parque do Caracol

Informações Úteis

  • Acessibilidade: o parque possui acessos para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto no trecho da “Escada da Perna Bamba”;
  • Endereço: RS 466 – km 0 – Canela – RS;
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente das 9:00 às 17:30;
  • Perfil oficial do Instagram Parque do Caracol;
  • Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Post atualizado em 12 de janeiro de 2021.

Leia mais


E aí? Já esteve no Parque do Caracol? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Parque do Caracol, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: