Parque do Pinheiro Grosso em Canela: tratativas para a reabertura
Conheça o Parque do Pinheiro Grosso que abriga uma das maiores e mais antigas árvores da espécie Araucária do mundo, localizada no município de Canela.
Além de curtir a natureza, você vai conhecer o Pinheiro Grosso, uma araucária brasileira que foi descoberta no final da década de 70 e no qual sobreviveu a época de derrubadas de árvores naquela região, isto porque, não era considerada madeirável.
Com cerca de 700 anos, 42 metros de altura e 7,5 metros de circunferência, a gigantesca árvore atrai estudiosos de várias partes do Brasil e do mundo que pesquisam sua permanência intacta ao longo dos séculos.
Parque do Pinheiro Grosso


Origem
Este tipo de árvore teve origem a mais de 200 milhões de anos no solo brasileiro, sua principal característica está no tronco coberto com casca grossa e escamosa. Outra curiosidade é que para fechar um círculo em volta dela, são necessárias aprox. 12 pessoas. Incrível, não?!
O parque conta ainda com uma trilha principal acessível aos cadeirantes e que chega até o Pinheiro Grosso. Além de outras trilhas cercadas por árvores típicas da região, porém, essas passarelas possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas.
No local você vai encontrar um deck de observação e o Museu da Araucária com exposição de fotos sobre a origem do Município de Canela e sobre a exploração da madeira da Araucária ou Pinheiro Brasileiro.


Informações úteis
- O parque está permanentemente fechado, no entanto, o Município de Canela e a incorporadora Novalternativa estão em tratativas para uma possível reabertura. Para mais informações, acesse o site oficial do Município de Canela;
- Endereço: RS 466 – km 4,5 N° 1701 – Canela – RS;
- Site oficial da Prefeitura de Canela;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 27 de outubro de 2020.


Leia mais
- Canela
- Gramado
- Alpen Park
- Bondinhos Aéreos
- Ecoparque Sperry
- Mundo a Vapor
- Parque do Caracol
- Parque Terra Mágica Florybal
- Vale da Ferradura
- Vale dos Dinossauros
- Castelinho Caracol
- Canela aeroporto mais próximo
- Onde ficar em Canela
E aí? Já esteve no Parque do Pinheiro Grosso? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Parque do Pinheiro Grosso, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Como montar sua viagem
- Confira atrações em Foz do Iguaçu
- Guia de viagem para Campos do Jordão
- O que fazer no Rio de Janeiro
- Guia completo de Monte Verde, MG
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Que parque lindo😍
A maior emoção foi conhecer o pinheiro centenário com idade estimada em 700 anos…dificil imaginar que ele já estava lá muito antes dos portugueses chegarem aqui..🌲👀
Estivemos lá em dezembro de 2016 e concordo plenamente. Emoção e reverência frente a um ser vivo tão poderoso e ao mesmo tempo vulnerável a ganância dos homens.