Parque do Pinheiro Grosso em Canela: tratativas para a reabertura

Conheça o Parque do Pinheiro Grosso que abriga uma das maiores e mais antigas árvores da espécie Araucária do mundo, localizada no município de Canela.

Além de curtir a natureza, você vai conhecer o Pinheiro Grosso, uma araucária brasileira que foi descoberta no final da década de 70 e no qual sobreviveu a época de derrubadas de árvores naquela região, isto porque, não era considerada madeirável.

Pois bem, com cerca de 700 anos, 42 metros de altura e 7,5 metros de circunferência, a gigantesca árvore atrai estudiosos de várias partes do Brasil e do mundo que pesquisam sua permanência intacta ao longo dos séculos.

Parque do Pinheiro Grosso

O que fazer em Canela RS
O Pinheiro Grosso foi descoberto no final da década de 70
Pinheiro Grosso Canela
Sobreviveu a época de derrubadas de árvores naquela região, por não ter sido considerado madeirável

Que saber mais?

Este tipo de árvore teve origem a mais de 200 milhões de anos no solo brasileiro, sua principal característica está no tronco coberto com casca grossa e escamosa. Outra curiosidade é que para fechar um círculo em volta dela, são necessárias aprox. 12 pessoas. Incrível, não?!

O parque conta ainda com uma trilha principal acessível aos cadeirantes e que chega até o Pinheiro Grosso. Além de outras trilhas cercadas por árvores típicas da região, porém, essas passarelas possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas.

Mas não para por aí! No local você vai encontrar um deck de observação e o Museu da Araucária com exposição de fotos sobre a origem do Município de Canela e sobre a exploração da madeira da Araucária ou Pinheiro Brasileiro.

Árvore Araucária 700 anos
Tem idade aprox. de 700 anos, 42 metros de altura e 7,5 metros de circunferência
Parque do Pinheiro Grosso
Este tipo de árvore teve origem a mais de 200 milhões de anos no solo brasileiro

Informações úteis

  • O parque está permanentemente fechado, no entanto, o Município de Canela e a incorporadora Novalternativa estão em tratativas para uma possível reabertura. Para mais informações acesse o site oficial do Município de Canela;
  • Endereço: RS 466 – km 4,5 N° 1701 – Canela – RS;
  • Site oficial da Prefeitura de Canela;
  • Post atualizado em 27 de outubro de 2020.
Canela pontos turísticos
Acessibilidade no Parque do Pinheiro Grosso
Parque do Pinheiro Grosso
Espaço Cultural do Parque do Pinheiro Grosso

Leia mais


E aí? Já esteve no Parque do Pinheiro Grosso? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Parque do Pinheiro Grosso, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

2 thoughts on “Parque do Pinheiro Grosso em Canela: tratativas para a reabertura

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: