Parque do Pinheiro Grosso em Canela: tratativas para a reabertura

Conheça o Parque do Pinheiro Grosso que abriga uma das maiores e mais antigas árvores da espécie Araucária do mundo, localizada no município de Canela.

Além de curtir a natureza, você vai conhecer o Pinheiro Grosso, uma araucária brasileira que foi descoberta no final da década de 70 e no qual sobreviveu a época de derrubadas de árvores naquela região, isto porque, não era considerada madeirável.

Pois bem, com cerca de 700 anos, 42 metros de altura e 7,5 metros de circunferência, a gigantesca árvore atrai estudiosos de várias partes do Brasil e do mundo que pesquisam sua permanência intacta ao longo dos séculos.

Parque do Pinheiro Grosso

O que fazer em Canela RS
O Pinheiro Grosso foi descoberto no final da década de 70
Pinheiro Grosso Canela
Sobreviveu a época de derrubadas de árvores naquela região, por não ter sido considerado madeirável

Que saber mais?

Este tipo de árvore teve origem a mais de 200 milhões de anos no solo brasileiro, sua principal característica está no tronco coberto com casca grossa e escamosa. Outra curiosidade é que para fechar um círculo em volta dela, são necessárias aprox. 12 pessoas. Incrível, não?!

O parque conta ainda com uma trilha principal acessível aos cadeirantes e que chega até o Pinheiro Grosso. Além de outras trilhas cercadas por árvores típicas da região, porém, essas passarelas possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas.

Mas não para por aí! No local você vai encontrar um deck de observação e o Museu da Araucária com exposição de fotos sobre a origem do Município de Canela e sobre a exploração da madeira da Araucária ou Pinheiro Brasileiro.

Árvore Araucária 700 anos
Tem idade aprox. de 700 anos, 42 metros de altura e 7,5 metros de circunferência
Parque do Pinheiro Grosso
Este tipo de árvore teve origem a mais de 200 milhões de anos no solo brasileiro

Informações úteis

  • O parque está permanentemente fechado, no entanto, o Município de Canela e a incorporadora Novalternativa estão em tratativas para uma possível reabertura. Para mais informações acesse o site oficial do Município de Canela;
  • Endereço: RS 466 – km 4,5 N° 1701 – Canela – RS;
  • Site oficial da Prefeitura de Canela;
  • Post atualizado em 27 de outubro de 2020.
Canela pontos turísticos
Acessibilidade no Parque do Pinheiro Grosso
Parque do Pinheiro Grosso
Espaço Cultural do Parque do Pinheiro Grosso

Leia mais


E aí? Já esteve no Parque do Pinheiro Grosso? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Parque do Pinheiro Grosso, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

3 thoughts on “Parque do Pinheiro Grosso em Canela: tratativas para a reabertura

    • 24/04/2017 em 01:48
      Permalink

      A maior emoção foi conhecer o pinheiro centenário com idade estimada em 700 anos…dificil imaginar que ele já estava lá muito antes dos portugueses chegarem aqui..🌲👀

      Resposta
      • 07/05/2021 em 18:49
        Permalink

        Estivemos lá em dezembro de 2016 e concordo plenamente. Emoção e reverência frente a um ser vivo tão poderoso e ao mesmo tempo vulnerável a ganância dos homens.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: