Parque Gaúcho ao lado do Gramado Zoo em Gramado RS

Conheça o Parque Gaúcho, um museu sobre a origem e cultura dos rio-grandense-do-sul, com infraestrutura completa, gastronomia e lazer.

O Parque Gaúcho é vizinho do Gramado Zoo (formam parte do mesmo complexo), inclusive você consegue comprar na bilheteria central o ingresso para ambas as atrações com desconto. Normalmente quem visita um, aproveita para visitar o outro.

Bilheteria Parque Gaúcho + Gramado Zoo
Bilheteria Parque Gaúcho + Gramado Zoo

Parque Gaúcho

O museu apresenta a origem e a cultura dos gaúchos, possui infraestrutura completa com atrações típicas, gastronomia e lazer em uma área de 120 mil metros quadrados.

Logo na entrada, assistimos a um vídeo rápido sobre a história do povo e costumes locais. Vale dizer que fomos ao parque sem muitas pretensões e fomos surpreendidos positivamente, pois foi um passeio agradável e enriquecedor culturalmente.

Memorial do Gaúcho

A primeira área está composta por objetos, ferramentas e vestimentas tradicionais dos rio-grandense-do-sul, com direito a recriação de uma aldeia dos tempos dos primeiros ocupantes dos pampas.

O que fazer em Gramado RS
Objetos, ferramentas e vestimentas tradicionais dos gaúchos
Parque Gaúcho Gramado Zoo
Recriação de uma aldeia dos tempos dos primeiros ocupantes dos pampas

Herbário e horta orgânica

Depois passamos pela horta orgânica e pelo herbário, conhecemos várias ervas e temperos frescos usados pelo povo dessa região.

Restaurante temático

Possui capacidade para 400 pessoas, é uma das grandes sensações do parque com comidas típicas gaúchas. O estabelecimento serve almoço, pão quentinho recém-saído do forno à lenha, linguiça assada na brasa, manteiga fresca, doce de leite, entre outras delícias. Humm… que fome!!

Galpão Mirim

Cantinho dedicado às crianças com atividades lúdicas que resgatam as tradições e os brinquedos gaúchos.

+ Encontre seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

Passeios crianças Gramado RS
Cantinho dedicado às crianças

Arena de doma

Atravessando o restaurante, chegamos à Arena de Doma utilizada para apresentação e manuseio de animais. Inclusive, o instrutor nos explicou como é feito o trabalho para adestrar um cavalo. Foi muito interessante à explicação e atenção do funcionário.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

História do gaúcho Parque Gaúcho
O Parque Gaúcho é um museu sobre a origem e cultura dos gaúchos
Passeios em Gramado RS
O empreendimento possui uma infraestrutura completa de cultura, gastronomia e lazer, em uma área de 120 mil metros quadrados

Programa de resgate de raças de animais crioulos

Área composta por animais, como gado, ovelhas, cavalos, porcos e cães que eram utilizados para ajudar na caça. Nesta área você vai poder fazer passeios de montaria – pagos à parte. Neste setor um simpático funcionário nos explicou em detalhes como era feito o tratamento dos animais e o seu papel na história gaúcha.

Cidade dos Gaúchos

Espaço temático que relembra uma vila do interior do pampa do século XVIII. O ambiente é interativo e apresenta os principais tipos de habitações daquela época. Na Cidade dos Gaúchos encontramos uma oca de capim, uma capela de pedra e um fogo de chão.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Parque Gaúcho Gramado
Área composta por animais como, gado, ovelha, cavalos, porcos e cães que eram utilizados para ajudar na caça
Pampa Gaúcho
Espaço temático que reconstitui uma vila do interior do pampa do século XVIII

Informações úteis

  • Acessibilidade: O percurso do parque é totalmente calçado e coberto, oferece acessibilidade para cadeirantes e demais portadores de necessidades especiais;
  • O parque tem o objetivo de proporcionar aos visitantes um passeio agradável, seguro e sem prejuízo aos animais, ao meio ambiente e aos visitantes;
  • Não é permitido alimentar os animais com qualquer alimento que você traga;
  • O passeio é feito em ambiente coberto, tornando-se uma ótima opção para os dias de chuva;
  • Serviços: restaurante e loja de produtos típicos (lá é vendido o chá mate que serve para fazer o famoso chimarrão);
  • Endereço: RS 115KM 35 – Bairro Várzea Grande – Gramado RS;
  • Horário de funcionamento: diariamente, inclusive domingos e feriados, exceto no dia 25 de Dezembro. | Abertura do parque: 10h00 | Última entrada no parque: 17h30 | Fechamento do parque: 18h30;
  • Ingressos Parque Gaúcho: informações no site oficial;
  • Estacionamento tarifa única R$ 15,00;
  • Site oficial Parque Gaúcho;
  • Post atualizado em 30 de novembro de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve no Parque Gaúcho? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Parque Gaúcho, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: